🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Fillers em Boruto: saiba todos os fillers do anime (e quais assistir)!

Fillers em Boruto: saiba todos os fillers do anime (e quais assistir)!
49 minutos para leitura

Se você é fã do ninja de cabelo amarelado mais carismático do mundo, o tal do Naruto, você com certeza não conseguiu se segurar e começou a assistir Boruto, a série que da continuidade direta ao anime. Porém, logo ao começar, percebeu que tinha algo… esquisito ali. Muitos episódios que pareciam bobos, desinteressantes ou desconexos demais, e logo você pensou: “Caramba, os fillers de Boruto são muitos, preciso saber quais episódios assistir e quais posso pular!”.

E agora, você está aqui! É claro que pode não ser o caso de 100% das pessoas que caem neste guia de fillers, mas garanto que a maioria só quer muito descobrir quais episódios pular. E fiquem tranquilos, vocês podem consultar esse trecho do artigo clicando aqui.

PORÉM, para aqueles que querem se aprofundar e aprender um pouco sobre o que é um filler, porque existe e ainda encontrar resumos dos episódios fillers de Boruto, junto com mais informações bacanas sobre o anime, segue lendo o guia. Não vai se arrepender! Tô certo!

Começando: o que é um episódio filler, afinal?

Episódios fillers são, em essência e primordialmente, episódios que estão ali apenas para preencher um espaço. Espaço este que serve para dar uma folga na produção de um anime, geralmente.

Vem do verbo “fill”, que em inglês significa literalmente “preencher”.

Sendo assim, é possível afirmar que os episódios fillers de um anime, como os de Boruto, tem como função primária dar um respiro para o cronograma de produção.

O objetivo pode não ser tão claro para você caso não entenda o básico do funcionamento da indústria de produção de animes. Mas, geralmente, animes são produzidos com base em um material fonte. No caso de Boruto, temos como fonte o mangá intitulado Boruto: Naruto Next Generations.

A história começou a ser produzida por Ukyō Kodachi, antigo assistente de Kishimoto, o autor de Naruto. Porém, desde o volume 14 de Boruto, Kishimoto já tomou as rédeas da produção do mangá. Enfim, é como se o mangá fosse o roteiro do anime.

Se não tem roteiro, a produção do anime “não tem o quê produzir”. Guarda essa informação!

Ukyō Kodachi assistente de kishimoto autor de boruto e naruto e volume 1 boruto
Ukyō Kodachi e volume 1 de Boruto

Logo, lembra que são para “preencher”? E deu para entender que o anime precisa do mangá para ser produzido? Dá para ver onde vamos chegar, mas vou ajudar:

É normal que um episódio de anime adapte mais do que apenas 1 capítulo por episódio. Então, se temos 1 episódio por semana, mas também temos 1 capítulo por semana, só que o episódio consome mais do que 1 capítulo… bem, é fácil ver que alguma hora o anime alcançaria o mangá.

É ai que nascem os fillers: para impedir que a produção do anime alcance o mangá e fique sem material para adaptar.

Animes de shonenzão de porrada, como Boruto, geralmente possuem fillers pois sua produção é constante. Toda semana temos coisas novas, e não temos mangá para isso tudo.

Episódios canônicos, semi-canônicos e fillers de Boruto

Antes alinhei com você, resumidamente, o que é e para que serve um episódio filler. Entretanto, precisamos ter a definição destes 3 termos importantes: episódios canônicos, semi-canônicos e fillers.

Um episódio canônico envolve a trama principal do material fonte, que no nosso caso aqui é o mangá de Boruto. Temos alguams tramas canônicas paralelas rolando em Boruto, tipo a treta dos cara da lua ou o drama família de Boruto e Naruto. Então, qualquer episódio que desenvolva alguma delas é considerado canônico.

Além disso, temos episódios semi-canônicos, que são episódios que possuem partes que contribuem para alguma das tramas principais, mas também possuem cenas criadas só pro anime (e nem sempre serão cenas que importam para o anime). Ou seja, podemos ter um episódio que começa com algo que não está no mangá, mas a segunda metade está.

Enfim, temos os malditos episódios fillers, que não contribuem para o desenvolvimento de nenhuma das tramas principais. São episódios geralmente mais leves, que apenas mostram o dia a dia da filharada de Naruto e companhia. Briguinhas internas, missões bobas, e as vezes até coisas bem fora de contexto. Geralmente, fica bem claro quando um episódio é filler.

E provavelmente você planeja pular esse tipo de episódio, e por isso está aqui. Não julgo. Fiz o mesmo. Mas lembrem-se tem gente que gosta, e tá tudo certo. Se a pessoa tem tempo livre… quem sou eu para julgar…

Episódios canônicos de Boruto (assista)

  • 19-23
  • 39
  • 53-59
  • 60*
  • 61-66
  • 148-151
  • 181-189
  • 192-208
  • 210*
  • 211*
  • 212-220

*Estão listados como “canônicos para o anime”. Ou seja, talvez sejam coisas que não estejam no mangá, porém, para o entendimento completo do anime, você precisa assistir a eles.

Episódios semi-canônicos de Boruto (assista, mas saiba que parte do episódio é filler)

  • 1
  • 18
  • 24

*Como são só 3, eu recomendaria assistir, para não ficar por fora de nada que possa ser minimamente importante para o entendimento do anime.

Episódios fillers de Boruto (não precisa assistir)

  • 2-17
  • 25-38
  • 40-52
  • 67-147
  • 152-180
  • 190-191
  • 209
  • 221-230

Este guia da fillers de Boruto foi elaborado em dezembro de 2021. Então, pode ser que já existam mais episódios fillers. Atualizaremos com o tempo!

Abaixo, deixamos um mega infográfico que ajudará você nas suas maratonas do anime. Fique a vontade para salvar nosso site nos favoritos, ou baixar esse infográfico (e até mandar para amigos, ou postar no Instagram e marcar a gente!).

Arcos de Boruto: a diferença do anime e do mangá

Abaixo, separei todos os arcos do mangá e do anime até agora. Deixei links externos para o site do fandom de Naruto pois possuem informações super detalhadas. Quem quiser se aprofundar, só navegar por lá.

No mangá, atualmente, possuímos apenas 5 arcos:

  1. Versus Momoshiki Arc
  2. Mujina Bandits Arc
  3. Ao Arc
  4. Kawaki Arc
  5. Code Arc

Porém, no anime, temos uma listagem bem maior (somando os fillers):

  1. Academy Entrance Arc
  2. Sarada Uchiha Arc
  3. School Trip Arc
  4. Graduation Exams Arc
  5. Genin Mission Arc
  6. Byakuya Gang Arc
  7. Chūnin Exams Arc
  8. Chōchō Arc
  9. Mitsuki’s Disappearance Arc
  10. Parent and Child Day Arc
  11. Jūgo Arc
  12. Steam Ninja Scrolls Arc
  13. Konohamaru’s Love Arc
  14. One-Tail Escort Arc
  15. Time Slip Arc
  16. Mujina Bandits Arc
  17. Kara Actuation Arc
  18. Vessel Arc
  19. Kawaki Arc: Kara Clash
  20. Kawaki Arc: Ōtsutsuki Awakening
  21. Chūnin Re-Examination Arc

Adaptações de novels e outras mídias

Adaptações diversas acontecem porque parece que dentro dos episódios fillers, nós temos vários episódios que não são criações originais feitos somente para o anime. Temos também arcos do anime que adaptaram acontecimentos das novels de Boruto e de Naruto.

Ou seja, Boruto tem diversas mídias onde pode ser consumido, e o anime se aproveita disso para criar alguns dos episódios e dar aquela esticada na produção.

Nesse site aqui você pode ter uma noção mais completa de qual foi o material fonte de cada episódio.

O site parece pirata, mas na verdade ele te direciona para a Crunchyroll para assistir os episódios. Não posso garantir a veracidade das classificações, porque para isso eu precisaria consumir tudo que existe de Boruto, assistir o anime, classificar episódio por episódios… Mas, como dou amor a minha vida, então é o melhor que posso fazer por você. Foi mal!

Resumo da ópera: essas histórias em outras mídias são conteúdos canônicos, é fato. Porém, são conteúdos que não são necessários para o entendimento completo das tramas de Boruto.

É tipo afirmar que o Naruto tem um pijama com a foto do Sasuke. O Kishimoto, criador da obra, pode confirmar dizendo “pô, de fato, o Naruto tem um pijama assim”. De certa forma, isso vira canônico.

Agora… é relevante para a narrativa? Você precisa assistir isso para ter o entendimento dos eventos futuros?

Cabe a você decidir. Mas a listagem de episódios fillers de Boruto lá de cima desconsiderou episódios com essa pegada, e classificou tudo como filler. Tenha isso em mente.

Então posso pular sem medo os episódios fillers de Boruto?

Sim! Afinal, como disse acima, episódios fillers estão ali apenas para um preenchimento de uma lacuna de tempo. Existem apenas para dar um respiro para a produção do anime.

Basicamente, eles distanciam o mangá do anime. Por conta disso, são histórias criadas pela produção do anime, e geralmente não possuem participação dos autores originais.

Então, pode-se dizer que “o que acontece no filler, fica no filler”. Quem já tá a mais tempo nessa jornada de shonenzão de porrada sabe do que estou falando…

Existem animes como Bleach, em que do nada, no meio da porradaria (literalmente), o anime entrava num arco filler completamente diferente. Os personagens estavam em outra local, com outro objetivo… era bem confuso!

E nem mesmo o antecessor espiritual e literal de Boruto, o anime do papai Naruto, escapa dessa. Mais de 40% de seus episódios são fillers, afinal. Apesar de os arcos fillers não começarem tão abruptamente igual em Bleach, ainda assim incomodam e raramente são interessantes.

Lembrando que só porque é filler, não é automaticamente um episódio ruim. Existem fillers divertidos. O problema é que a maioria é bem menos bacana que a trama principal, o que gera uma quebra imensa de imersão, expectativa e interesse por parte de quem assiste.

Mas, resumindo, você pode pular os fillers de Boruto!

boruto gif joinha

Descubra quanto tempo você economiza pulando os fillers de Boruto

Eu sei que muita gente não tem grande facilidade com contas. Então vou ajudar!

Neste guia, estamos considerando 230 episódios. Se considerarmos uma média de 20min por episódio, isso nos dá um total de 4600 minutos.

Porém, antes vimos que temos vários episódios fillers por aqui. Em unidades, temos 166 episódios filler em Boruto. Em minutos, isso nos dá um montante assustador de 3320 minutos.

É. Você não leu errado.

Convertendo para horas, temos, em horas, aproximadamente 55 horas de fillers. Cinquenta e cinco.

Em sua totalidade, o anime tem, em horas, 76 horas.

Ou seja, 72% do anime de Boruto é FILLER! Mais de setenta por cento, gente. É muita, muita coisa.

Com todo o tempo que você economiza, você pode assistir diversas outras coisas. Um anime inteiro de 12 episódio consome em média umas 4 horas da sua vida. Um de 24 eps, umas 8 horas.

Sendo assim, daria para assistir: Code Geass (muito bom), Odd Taxi (maravilhoso), Ousama Ranking (perfeito), Gurren Lagann (estupendo), Steins;Gate (atemporal)… olha, e pelos meus cálculos ainda sobraria tempo. Bizarro!

No fim, a escolha é sua. Mas eu prefiro economizar esse tempo.

Resumo de cada episódio (ou arco) filler de Boruto

2 ao 15 – Academy Entrance Arc!

O primeiro arco do anime foca em mostrar o dia-a-dia de Boruto, enquanto alguns de seus colegas da academia Genin fazem pouco caso dele devido a seu comportamento impulsivo, e por ser filho do atual hokage, Naruto.

Enquanto ajuda as pessoas se metendo em seus problemas pessoais, Boruto desperta uma nova habilidade e acaba descobrindo que algo ou alguém anda agindo pelas sombras, causando confusão enquanto controla a mente de diversas pessoas, posteriormente roubando seus chakras.

Assim, ele segue junto de Shikadai e o misterioso novo aluno, Mitsuki, perseguindo os “fantasmas” até chegar no responsável pelos diversos episódios estranhos que seguem acontecendo na vila.

OBS: Estes episódios servem mais para apresentar os personagens que farão parte da história nos arcos a seguir, já que o mangá mesmo não se preocupa em fazê-lo.

16 – Crise: a ameaça da reprovação!
17 – Corra, Sarada!!!

O primeiro episódio traz os personagens Iwabe e Denki, enquanto se esforçam para estudar e treinar suas fraquezas, para que não reprovem nas provas da academia. Eles sofrem um pouco para entender, isso até que decidem se unir e trabalhar em equipe.

O segundo mostra Sarada, que assume a tarefa de devolver no hospital um bicho de pelúcia que sua mãe, Sakura, consertou para uma paciente. Assim, sua mãe possa viajar junto de Ino e descansar tranquila.

25 ao 32 – School Trip Arc!

Em meio há uma crise de segurança no mar médio, e a tão batalhada paz alcançada na Vila da Folha, Naturo consegue um acordo junto ao País da Água. Assim a Academia Genin parte em uma excursão escolar, com Boruto como lider da classe, diretamente para a Vila da Névoa.

Apesar de preocupados que seu destino possa ser um pouco chato, eles acabam se surpreendendo com a verdadeira nova realidade do lugar. Isso porque encontram uma enorme e rica cidade, no lugar de uma pacata vila rural, como esperavam.

E lá, Boruto e companhia descobrem, um tanto sem querer, que as sombras do passado continuam a se mover e gerar problemas, quando algumas pessoas tentam fazer Boruto de alvo para gerar uma nova guerra.

33 – A Crise do Pergaminho da Superbesta!
34 – A noite de estrelas cadentes!

No primeiro, em preparação para os exames de graduação da Academia, Inojin acaba se vendo em um empasse. Isso porque todos os pergaminhos com cópias de de seus desenhos estão falhando na hora de utilizar seus jutsus.

Apesar das dicas de seu pai, Sai, ele acaba achando que está perdendo as capacidades de utilizar seus desenhos, e chega a cogitar abandonar o jutsu de seu pai e focar nas técnicas de sua mãe no lugar.

No fim, graças a uma ajuda inusitada, Inojin acaba entendo o que há de verdadeiramente errado consigo e seu jutsu!

No episódio seguinte, Boruto, vendo que todos de sua turma estão exaustos com os treinamentos para os exames, decide que todos deveriam fazer algo juntos antes que eles se formem e sigam caminhos separados.

Assim, entre ânimos agitados ou não, eles acabam indo acampar com o intuito de pescar e comer carpas!

35 ao 38 – Graduation Exams Arc

Apesar do desempenho bom de Boruto na academia, ele ainda não decidiu o que fazer, se tornar ou não um shinobi? Logo depois de descobrir que seus amigos já tinham tomado suas decisões quando ao futuro, e conversar com sua mãe, ele toma sua decisão e segue para os exames Genin.

Os exames porém, apesar da relativamente fácil prova escrita, trarão a ele e seus amigos bastante dificuldades. Isso porque o supervisor e, principal desafio do exame será o ex-hokage, Kakashi, que junto de outros professores da academia tem certeza que poucos alunos conseguirão ser aprovados.

Assim Boruto, a quem Kakashi mais subestima, e seus colegas de classe tem de passar pelos desafios rigorosos que os aguardam para se tornar, definitivamente, ninjas e ter seus times definidos!

40 ao 42 – Genin Mission Arc!

Agora o recém formado time 7, constituído por: Boruto, Sarada e Mitsuki, com Konohamaru como responsável, recebe diretamente do Hokage a sua primeira missão! Eles são enviados para deter ladões em um vilarejo chamado Monte Verde, onde dificuldades com a colheita da temporada tem feito com que outros vilarejos roubem seus suprimentos.

Quando chegam, eles conhecem Kiri e acabam descobrindo que a missão é mais complicada, pois os vilarejos contrataram shinobis para ajudar nos roubos, indicando que não só os suprimentos eram seu alvo.

Apesar dos avisos de Konohamaru, Boruto acaba tentando fazer tudo sozinho e Kiri é raptada, transformando sua missão em um resgate.

Depois de voltarem para Konoha, recebem diversas outras tarefas simples que deixam Boruto aborrecido. Entretanto isso muda quando um misterioso assalto a banco com reféns acontece.

43 ao 47 – Byakuya Gang Arc!

O chefe de Policia Kōtarō, e Konohamaru informam ao Time 7 que a situação dos reféns no banco era apenas uma distração, utilizada por ladrões chamados de Gangue Byakuya para roubar as joias do cofre.

Assim, após investigarem um pouco eles acabam descobrindo as possíveis motivações dos ladrões: ajudar os mais pobres. Porém sua maneira de agir, ferindo pessoas sem se importar, leva Boruto a ter sentimentos conflitantes quanto as verdadeiras motivações dos bandidos.

Depois descobrem que o líder da gangue, Gekko, na verdade estava atrás de informações sobre ninjutsus. E que havia utilizado genjutsu para controlar tanto Ryogi, um parceiro de jogo de Shikadai, como várias outras pessoas na cidade para ajudar em seus planos.

48 – O Documentário Genin!
49 – Wasabi e Namida!
50 – Reunião de Recomendação do Exame Chuunin!

No primeiro episódio, uma semana após os eventos com a gangue Byakuya o time 5, formado por Denki, Iwabe e Metal Lee é indicado por Naruto para participar de um documentario sobre genin. Entre frustrações e problemas, o time 5 acaba salvando a equipe do documentário de um prédio que vem a desabar.

No episódio seguinte, Wasabi e Namida acabam se desentendendo durante uma missão para recapturar animais que haviam fugido do zoológico. Após algumas dificuldades e a ajuda de Sumire, ambas conseguem definir uma estratégia mutua para terminar sua missão.

O episódio 50 mostra Konohamaru e Shikamaru discutindo sobre a evolução dos alunos de Shino (a turma de Boruto na academia Genin) e a chegada dos exames Chuunin, ao qual eles estariam participando. E Konohamaru se mostra preocupado sobre a participaçãode Boruto.

51 – O Aniversário de Boruto!
52 – A Sombra de Sasuke!

Esses episódios trazem Boruto frustrado com seu pai, que por mais uma vez perdeu seu aniversário. Apesar de tudo ele dá um ultimato para que Naruto pelo menos não esqueça do aniversário Himawari. E quando vai desabafar sobre a vida com Katasuke, do Centro de Pesquisa de Ferramentas Ninja, ele ganha uma nova ferramenta de presente do mesmo. Quando o time 7 é enviado para ir atrás de ladrões de Trem, eles acabam encontrando remanescentes do Clã Ōtsutsuki.

Assim, atacados por um Zetsu branco, Boruto acaba utilizando uma ferramenta ninja que ganhou de Katasuke, o que permite a eles tempo para bolar uma estratégia e, depois de muito esforço, derrotar a criatura. Graças a isso eles descobrem um estranho laboratório com restos de outros Zetsus e traços da Amaterasu… Uma técnica de Sasuke.

67 ao 69 – Chōchō Arc!

Aqui Times 7 e 10, são enviados em uma missão para proteger atores de uma novela da qual Chōchō é fã. Após serem atacados por shinobis da Vila Oculta na Chuva, e um clima estranho surgir no estúdio, acabam desconfiando da forma que as ameaças e ataques estavam acontecendo, levando-os a descobrir que eram armação de uma das atrizes, que estava frustrada com sua saída da produção.

70 – O outro lado da ansiedade!
71 – A pedra mais dura do mundo!

O primeiro mostra as dificuldades de Metal Lee em aceitar sua própria ansiedade, mostrando ele enquanto tenta usar amuletos contra ansiedade na esperança de fazer tudo dar certo. Porém ele só entende de verdade o que tanto Guy como seu pai, Rock Lee, queriam lhe ensinar depois de passar por muito sufoco e analisar muito bem a si mesmo.

No episódio 71, na missão do Time 7 de manter a ordem durante o Encontro dos Cinco Kage, Boruto e Mitsuki aceitam a oferta de Ōnoki (o antigo  Terceiro Tsuchikage). Assim seguem com ele para a vila da folha em troca de receber a resposta sobre o que é a “pedra mais dura do mundo”. Depois do ‘passeio’ Ōnoki os convida a visitá-lo caso viagem até o País da Terra.

72 ao 92 – Mitsuki Disappearance Arc!

Após o misterioso desaparecimento de Mistsuki, os fatos que a investigação descobre sobre o ocorrido levam Naruto a declarar um lockdown em toda Konoha.

Mitsuki deixa uma mensagem para que Boruto não o procure, já que estava indo embora por vontade própria. Mesmo assim, considerando sua amizade, ele e Sarada decidem ir atrás de Mistsuki, contrariando o lockdown, e entender suas verdadeiras motivações.

Depois de rastrear Mitsuki e as Fabricações com quem ele decidiu ir, eles se infiltrarem na Vila Oculta da Pedra e acabam se envolvendo em uma guerra entre Ku, que junto das fabricações, estão tentando derrotar a atual Tsuchikage, Kurotsuchi e tomar controle da vila.

93 ao 95 – Parent and Child Day Arc!

Esse pequeno arco foca em mostrar o dia de folga de Naruto, Chōji e Sasuke com seus filho, no novo feriado de Dia dos Pais e Filhos. Onde Naruto passa o dia correndo atrás de uma pelúcia de Kurama para Himawari; Hinata e Hanabi visitam seu pai Hiashi; Chōji e Chōchō participam de uma competição de quem come mais, e Sasuke… Bem ele tenta se entender e passar um tempo junto de Sarada e acaba recebendo uma ajuda de um velho ‘amigo’.

96 – Sangue, suor e Namida!
97 – A decisão de Shikadai!

O primeiro mostra as dificuldades de Namida, e as dificuldades que ela causa a suas companheiras de time. Ao ponto em que ela tenta aprender outros jutsu para evitar que sua Técnica de Forçação das Lágrimas possa ferir suas companheiras.

No seguinte, após uma oferta de Enchū, Shikadai considera entrar para uma carreira politica, porém os acontecimentos posteriores o levam a decidir de uma vez por todas que quer continuar a ser um ninja.

98 ao 103 – Jūgo Arc!

Times 7 e 15 são enviados em para um vilarejo nos arredores do país do fogo, para investigar estranhos ataques de pássaros. Lá eles acabam encontrando Jūgo, que mesmo sofrendo com a condição de sua marca de maldição, está lutando para livras os pássaros da marca de maldição colocada neles por terceiros não identificados. E que tem a intenção de livrar as aves da maldição antes do período de migração.

Entre suspeitas e combates eles acabam se unindo a Karin e Suigetsu, que pretendem levar Jūgo até Orochimaru. Desta forma, acabam descobrindo os verdadeiros culpados, que estavam tentando conseguir a marca da maldição de Jūgo para suas próprias pesquisas.

104 – O pequeno colega de quarto!
105 – Uma ferida no coração!

Durante uma perseguição a um bandido que a polícia não consegui capturar, Boruto, Mitsuki e Sarada acabam encontrando um gato, e devido as circunstâncias o gato fica junto a Mitsuki. Ele acaba nomeando o gato de Mikazuki, e corre para ajudar o pequeno animal quando ele fica doente, apenas para descobrir que o bandido não capturado havia feito o animal comer a joia que tinha roubado.

O episódio 105 mostra quando Mitsuki vai até Orochimaru e Log por não estar se sentindo muito bem e ambos ponderam sobre a possibilidade de os eventos junto as Fabricações, Ku e a Vila Oculta da Pedra possam ter afetado ele emocionalmente de forma prejudicial.

106 ao 111 – Steam Ninja Scrolls Arc!

Este arco traz Mirai Sarutobi, que parte em uma “missão” junto a Kakashi e Guy, apenas para descobrir que não há missão alguma (ou será que há?), é entretanto uma viagem de alguns dias para várias fontes termais.

Embora o choque de não haver uma missão, os eventos levam a Mirai tomar mais conhecimento sobre seu pai, Asuma, e as semelhanças entre eles dois.

112 – Conferência da Seleção Chunin!
113 – As qualidades de um capitão!

Após os atrasos causados pelo ataque dos Ōtsutsuki no Exame Chunin, a escolha de quem deveria ser promovido finalmente será feita. Contudo Naruto está em dúvida sobre quem deveria se tornar Chunin, e conta com a ajuda de Shikamaru e Sasuke para fazer sua escolha.

Agora o recém promovido Shikadai tem que lidar com as dificuldades de ser capitão de um time montado às pressas para uma missão ‘fácil’ que apareceu de repente!

114 – Guerra de Cartas!
115 – Time 25!

Durante a seleção de um ninja para uma nova leva de cartas de um novo jogo produzido pela Compania Kaminarimon, Shikadai, Boruto, Denki e Metal Lee acabam transformando a propaganda que estão fazendo para Shino e Rock Lee em uma competição de popularidade.

No episódio 115, Kakashi vai disfarçado investigar uma reclamação sobre o time 25, formado por Renga, Hako e Hōki. Onde ele descobre que Hōki tem dificuldades em lidar com os outros dois, e o time acaba desorganizado pela ausência da supervisão de um jōnin, já que o designado para eles havia se ferido em uma missão.

116 ao 119 – Konohamaru’s Love Arc!

Konohamaru e Boruto acabam salvando uma jovem desconhecida de uma queda por acaso, ela se identifica como Remon e eles acabam passando o dia conversando e interagindo. Boruto nota que o comportament de ambos Remon e Konohamaru é um tanto estranho.

Depois de irem atrás dela no vilarejo Daidai, aprendem que o destino de Remon está ligado a um antigo demônio chamado Sōma, que se alimenta das memórias das pessoas, que foi aprisionado por uma de suas antepassadas.

Por fim acabam lutando para livrá-la da maldição, mas a intervenção acaba custando algo valioso.

120 ao 126 – One-Tail Scort Mission Arc!

Apósviajar secretamente para o País do Vento, Boruto acaba atrapalhando a investigação de Sasuke sobre Urashiki Ōtsutsuki, que aproveitando a distração envia Sasuke para outra dimensão.

Com ajuda de Gaara e Kankuro, Shinki e Boruto acabam com am issão de levar Shukaku, que se tornou um alvo, até Konoha, para que fique seguro junto ao Hokage. Apesar do retorno de Sasuke e de conseguirem completar a missão de escoltar Shukaku até a Vila da Folha, Urashiki ainda não foi derrotado.

127 – Táticas dos Amassos!

Graças a algumas fotos, Boruto e Sarada acabam interessados em ler o livro escrito por Jiraya, para entender melhor quem o antigo mestre de Naruto era. Entretanto a intervenção dos adultos acaba lhes impedindo.

128 ao 136 – Time Slip Arc!

Após Urashiki roubar chakra indiscriminadamente em torno do País do Fogo, ele finalmente consegue ter acesso a um artefato antigo do clã Ōtsutsuki e se transporta no tempo, não intencionalmente levando Sasuke e Boruto consigo.

Eles acabam chegando numa Konoha de alguns anos antes, e Boruto tem a chance de interagir e conhecer seu pai quando ainda tinha sua idade. Enquanto Sasuke vigia distante, tomando cuidado para que não interfiram com nada do passado, alterando assim o presente.

Os dois acabam enfrentando Urashiki várias vezes, até que, em um conjunto de esforços entre eles, Jiraya e Naruto, o vilão finalmente é derrotado e eles podem voltar a sua era.

137 – A aluna samurai transferida!
138 – O Aniversário de Hiashi!
139 – O Terror! Onikuma Enko!
140 – O jutsu da mente que perdeu para batatinhas!

No primeiro, Namida, Wasabi, Sarada and Chocho querem preparar uma festa de despedida para Sumire, que será transferida para um laboratório de pesquisas. Porém a aluna transferida Tsubaki, que é uma samurai vinda do País do Ferro e ficará no lugar dela, tem impressões um tanto negativas dos shinobi.

No episódio seguinte, graças ao aniversário de seu avô, e um pedido de duelo recusado pelo mesmo, Boruto e Mitsuki vão atrás de entender melhor os Hyūga, e porquê todos falam que seu avô era muito mais rígido antigamente.

O episódio 139 traz os membros do Time 40, Tsuru e Dōshu contam com a ajuda do time 7 para tentar lidar com o medo que sentem que sua companheira, Enko, perca o controle de seu imenso poder.

O seguinte mostra algumas dificuldades de Inojin em dominar a Técnica de Troca da Mente do Corpo do clã de sua mãe, e a ajuda que acaba recebendo de Chocho.

141 ao 147 – Mujina Bandits Arc!

Boruto, Mitsuki e Sarada são infiltrados no Castelo Hōzuki, uma prisão shinobi administrada pela Vila oculta da Grama, afim de proteger um dos prisioneiros, Kokuri, considerado um traidor da Gangue Mujina.

Logo eles ficam sabendo por qual razão Kokuri havia sido preso, e descobrem um esquema corrupto dentro da prisão para matar Kokuri, envolvendo os Bandidos Mujina e alguns funcionários do castelo.

Com ajuda de outros prisioneiros eles conseguem repassar as informações de Kokuri para Sai, e fugir da prisão. Porém nem tudo saiu como planejado.

152 – Desenvolvendo Ninjutsu Médico!
153 – Harmonia de Ouro!
154 – O teste ninja de Himawari!
155 – O dia Chuvoso de Mitsuki!
156 – Não posso ficar na minha forma magra!

O primeiro da sequência mostra Sarada que, quase contra a sua vontade, aceita ir a uma turma avançada de ninjutsus médicos. Considerando sua mãe, tenta se esforçar em ter boas qualificação, mas nem ela entende como suas tarefas estão dando certo. Acaba confessando depois não ser nem um pouco boa com esse tipo de técnica.

O próximo traz uma missão conjunta entre os times 5 e 15. Onde as 3 membros do time 15 demonstram dificuldades no trabalho em equipe, e Tsubaki acaba achando que é responsabilidade dela melhorar o desempenho do time.

Na sequência, Himawari vai para a academia Genin, para uma aula teste, porque acreditaque pode ser divertido saber como é ser um shinobi. Porém, após a aula ela decide que quer saber mais sobre todo tipo de trabalho antes de tomar uma decisão sobre que carreira seguir.

No episódio 155, Mitsuki acaba ajudando um desconhecido num dia chuvoso, que mostra um estranho apego ao seu gato, Mikazuki. Depois Mitsuki descobre que o homem, chamado Samidare, estava em uma missão de vingança contra pessoas que tomaram decisões que causaram a morte de sua irmã (também chamda Mikazuki), e acaba tendo de impedi-lo.

O ultimo episódio desta sequência mostra Chōchō e sua dificuldade em dominar o jutsu de Modo Borboleta da família de seu pai. O que acaba fazendo ela questionar por quais motivos gostaria de utilizar a técnica.

157 ao 175 – Kara Actuation Arc!

Sai e Sasuke vão investigar uma construção abandonada, depois de informações passadas por eles pelo Time 25. Lá eles conseguem confirmar a existência da Organização Kara, embora não consigam muito mais informações sobre eles.

Depois, o time 7 é enviado para uma missão que rapidamente se desenvolve para algo mais sério e complicado, já que a suposta organização médica que ajuda eles a investigar o desaparecimento de um funcionário, é de parte dos membros de Kara, Victor e Deepa.

Deepa acaba derrotando o time 7, Mitsuki é levado para Orochimaru para ser curado, enquanto Boruto e Sarada depois de sair dos hospital acabam recebendo treinamentos especiais. Sarada treina com seu pai, tentando melhorar o uso de seu Sharingan, e Naruto vai até Kakashi, para aprender a melhorar seu Rasengan.

Após seus treinamentos, Sarada e Boruto acabam se reunindo com konohamaru e Mujino, que estão enfrentando Victor e Deepa enquanto esses estão tentando reviver uma cópia da Árvore Divina. No fim eles são “ajudados” por Orochimaru e Mitsuki, e eles vêem o resultado de seu treinamento derrotando Deepa.

176 – Tranquem o portão A-Un!
177 – O sistema sensorial da parede de ferro!

Após a luta com Victor e Deepa, Sai vai investigar a instalação de Victor, chegando a conclusão que ambos deveriam ser parte de Kara. Com a fuga de Victor, Naruto alerta os outros kages sobre seus planos, e decide renovar os sistemas sensoriais da Vila da Folha.

Com a renovação dos sistemas, vários shinobi com capacidades sensoriais são chamados para fazer testes operacionais para o time de resposta para o caso de um intruso ser detectado. Inojin, apesar da falta de interesse nos testes acaba ajudando o time da barreira e sua mãe a fazer melhorias no sistema.

178 – O exemplo de nosso pais!

Este episódio acontece no dia em que os shinobi param para lembrar de seus companheiros falecidos na Quarta Guerra Mundial Ninja. Onde os adultos se veem lembrando de seus pais, suas ultimas palavras e esperanças. E assim se perguntam se darão os mesmo exemplos aos seus filhos.

179 – O plano de Victor!

Preocupado com a demora no avanço dos planos da organização Kara, e com seu corpo em decadência, Victor decide aproveitar a oportunidade e copiar as informações sobre “o Receptáculo”, o qual ele planeja também roubar. Apesar das desconfianças de Jigen, Victor acaba conseguindo sair do esconderijo de Kara com o Receptáculo, ao qual Jigen pretendia testar.

180 – Mugino, o assassino!

Boruto, após pagar uma divida de Mugino junto a alguns restaurantes, acaba aprendendo sobre o respeito que ele sente pelo Terceiro Hokage, Hiruzen. Tendo sido enviado para Vila da Folha quando jovem para assassinar o Hokage, Mugino acabou salvo por ele e aceito na vila para se tornar um shinobi.

190 – Fuga!
191 – Cachorro vira-lata!

Depois de capturarem Kawaki, mantém ele preso em uma ala do hospital até descobrirem se ele é amigo ou inimigo, porém ele consegue fugir oubando uma ferramenta ninja.

Como Sumire se sente culpada pela sua fuga ela se concentra em ir atrás dele, e acaba o encontrando devido a um cachorro que Kawaki está ajudando. Porém, mesmo após contar para ele sua própria história, ele a ataca e continua a fugir. até enfim encontrar com Naruto e acabar desmaiando.

209 – O exilado!

Kawaki ajuda Himawari a alimentar um velho lobo branco, que ela nomeou de Jaggy. Kawaki nota que o lobo não vive com sua alcateia por seu pelo ter uma coloração diferente, e se identifica com a sitaução o lobo com a dele mesmo em Konoha. Apesar de tentar ir embora por conta própria, Shikamaru, que era contra a permanência de Kawaki na vila, o impede.

221 ao 227 – Chūnin Re-Examination Arc!

Após as interrupções feitas pelos membros do clã Ōtsutsuki, a Vila da Folha decide fazer um novo round de Exames Chūnin, levando em conta os últimos acontecimentos, Naruto afirma que eles precisam de ninjas habilidosos.

Apesar que todos passam tranquilamente pelo teste teórico, o segundo round elimina uma grande quantidade dos concorrentes, e os restantes acabam sendo todos amigos próximos, que prometem não pegar leve nas lutas individuais.

Mesmo com o horário das lutas quase chegando, Boruto e Mitsuki vão atrás de Amado, depois de ver um grupo de pessoas suspeitas empurrando ele para dentro de um trem, eles conseguem ajudá-lo, mas acabam desqualificados do exame por falharem em chegar atempo para suas lutas.

Com os novos Chūnin definidos, o Time 7 com Sarada como sua nova capitã vai para sua “última” missão, a procura de Konohamaru que havia sido capturado.

O ritmo de adaptação e a nova fórmula shounen de porrada

Diversas vezes aqui na Cúpula já conversamos sobre essa tal “nova fórmula shonen de porrada”. Para mim, ela tem base em 1 grande premissa, e é estruturada em 2 principais pilares.

A grande premissa é a de quê hoje em dia as pessoas preferem qualidade ao invés de quantidade. Em outras palavras, o pessoal curte mais um Jujutsu Kaisen ou um Demon Slayer, animes maravilhosamente bem produzidos e que impressionam demais em sua animação e estética, do que um Naruto, Bleach ou One Piece.

Estes três últimos trabalham mais com a ideia do “anime de audiência”, pois sua exibição se perdura por muito tempo, à fim de deixar a “marca” viva na cabeça das pessoas. Empresas lucram com isso, reinvestem para fazer mais episódios, e o ciclo recomeça.

Porém, Jujutsu e Demon Slayer concretizaram com muito sucesso algo diferente. A produção resolveu investir em um anime mais curto, e investir pesado mesmo, para produzir algo com qualidade altíssima. Ou seja, pegaram o shounenzão de porrada que todo mundo gosta, e deixaram belíssimo e impressionante.

Só que anime por si só não gera lucro, a não ser pela antiga metodologia de venda de Blu-ray DVDs que vem caindo muito nos últimos anos. A venda de licença para exibição em plataformas como Netflix e Crunchyroll ultrapassou a receita de Blu-rays em 2019.

Os pilares

Para mim, o primeiro principal pilar é este aí: qualidade > quantidade, com foco em venda para plataformas de streaming.

E o segundo pilar é: lança um filmão brabo, para além de vender igual o anime (Blue-ray e streaming), você ainda fatura milhões com os ingressos. Stonks.

Não sei se isso acontecerá com Boruto, pois duvido um pouco de sua popularidade perto dos exemplos que dei. Porém, Jujustu, Demon Slayer e até Black Clover já estão praticando essa estratégia. É claro que a maioria dos produtores e estúdios não tem o orçamento para meter essa toda vez, mas é uma fórmula que dá uma chance de criar uma margem de lucro deveras significativa.

Ah, e claro, essa fórmula “corrige” o problema dos fillers, pois os animes não precisam ficar continuamente sendo produzidos, o que, por consequência, sempre deixa tempo para o material original (mangá) acumular mais conteúdo para ser adaptado num ritmo mais saudável. Boku no Hero Academia trabalha assim faz um tempo (e inclusive, mete filmes também… tá vendo?).

Finalizando o guia de fillers de Boruto

Então era isso, Naruteiros e Boruteiros! Espero que este guia tenha ajudado você de alguma forma, seja para consumir os fillers ou fugir deles.

Aqui na Cúpula já temos diversos outros guias de fillers:

E também alguns guias com ordem para assistir:

E é isso ai! Valeu, até a próxima!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.