Especiais

Os (possíveis) melhores animes da temporada de abril 2022 | Escolhas trovejantes

16 minutos para leitura

Graças a Deus mais uma temporada de animes! Dessa vez, estamos entrando na temporada de abril de 2022, que também pode ser chamada por aí de temporada de primavera 2022. Vale sempre lembrar que aqui estamos entrando no outono, mas lá na terra do sol nascente é primavera, por isso o nome da temporada. E olha, vou dizer para vocês: essa temporada está com TUDO!

Diversos animes estreantes que chamaram nossa atenção, como Spy x Family e Dance Dance Danseur. Estes dois chamarão a de vocês também, pode confiar.

Além disso, muitas continuações de animes ultra populares mas que não necessariamente são bons e de animes que há muitos anos não viam uma nova temporada, como Tiger & Bunny e Ikkitousen.

Nesse artigo aqui, contudo, não temos como cobrir todos os animes da temporada de primavera 2022. Falaremos aqui apenas das escolhas trovejantes da temporada, ou seja, aqueles animes que nós, junto com vocês, julgamos serem os mais promissores, os possíveis melhores animes da temporada de abril deste ano.

Sem mais delongas, vamos nessa!

ATENÇÃO:

A votação de VOCÊS, da COMUNIDADE, ainda tá rolando. Assim que terminar (dia 09/04), eu atualizo o artigo. Clica aqui para votar!

Além disso, LEMBREM-SE das nossas RegrasDe3. São as primeiras impressões dos animes da temporada. Clica aqui e já salva nos favoritos para acompanhar os textos. Também, fiquem ligados no nosso Insta. Vamos falar bastante da temporada por lá!

1) Summertime Render

Summer Time Render visual oficial
  • Estreia: 15/04/2022
  • Gêneros: Mistério, Sobrenatural
  • Estúdio: OLM (Pokémon, ODDTAXI)
  • Diretor: Watanabe Ayumu (Komi-san, Uchuu Kyoudai)
  • Material fonte: Mangá
  • Disponível oficialmente em: Não disponível oficialmente até a data de publicação deste artigo.

Antes de mais nada, convido vocês a assistirem o trailer desse anime:

Infelizmente não tem trailers em canais de plataformas oficiais. Espero que o vídeo ainda esteja online!

Lendo a sinopse de Summertime Render você consegue entender o teor do anime, mas pode ter certeza que apenas assistindo o trailer você provavelmente vai se surpreender com a virada. E na boa, quem não curte esse tipo de plot twist?

Curte a sinopse de Summertime:

Depois que seus pais morreram, Shinpei viveu com as irmãs Mio e Ushio, mas desde então ele se mudou para viver por conta própria em Tóquio.

Depois que Ushio se afoga tentando salvar a jovem Kobayakawa, ele volta para casa para lamentar sua partida. No entanto, hematomas ao redor do pescoço de Ushio trazem a causa da morte em questão…

Dando um passo atrás, Shinpei fica convencido de que deve haver outra explicação. Entidades perigosas vagam entre os ilhéus, e uma visão da falecida Ushio pede-lhe para “salvar Mio” como último pedido.

Shinpei luta para forjar um futuro no qual ele, seus amigos e família possam permanecer vivos.

Mas quanto mais ele investiga, mais impossível parece um futuro assim. Esta escuridão se infiltra em sua ilha natal.

Quanto mais sofrimento Shinpei vai passar antes de encontrar o caminho certo para salvar tudo?

É bem provável que esse anime explore o mistério e investigação. Sempre vale a pena apostar nesse tipo de história. Diversos animes ao longo do tempo exploram temáticas bem parecidas. Acredito que pode ser até considerado um clichê dentro do universo dos animes.

Porém, Summertime Render está com uma base forte. O estúdio OLM esta há muito tempo no mercado, e recentemente entregou um dos melhores animes de mistério da década: ODDTAXI.

ODDTAXI ganhou diversos prêmios no Anime Awards BR, a maior votação brasileira de animes (e nós somos jurados lá!). O reconhecimento deste prêmio apareceu até em telões em evento no Japão.

Esperamos que a experiência adquirida pelo estúdio caia como uma luva para Summertime. O diretor, contudo, não é o mesmo, então tudo isso é somente uma aposta.

Expectativas estão altas para este aqui! Apareceu como escolha trovejante da temporada primavera 2022 para 50% dos autores da Cúpula na nossa votação.

2) Dance Dance Danseur

Dance Dance Danseur visual oficial
  • Estreia: 09/04/2022
  • Gêneros: Drama, Dança
  • Estúdio: MAPPA (Jujutsu Kaisen (TV), Banana Fish)
  • Diretor: Sakai Munehisa (One Piece, Zombieland Saga, One Piece Film: Strong World)
  • Material fonte: Mangá
  • Disponível oficialmente em: Crunchyroll

Este aqui é outro que o trailer por si só já é bastante convidativo. Geralmente, animes fazer trailers bem meia-bomba, sem graça mesmo. Já falamos sobre isso diversas vezes nos CúpulaCasts KKKK’

Dance Dance Danseur, contudo, entrega uma narrativa de trailer bem chamativa. Junte isso com a parte técnica, que está pelas mãos do queridinho do otaku, o estúdio MAPPA, e temos isso:

Sério, dá vontade demais de ver!

Além do mais, o apego aos detalhes já está bem claro que será alto. O suor, os movimentos, até mesmo as roupas se mexendo enquanto os personagens dançam… Tudo isso melhora a imersão do espectador no anime.

Afinal, quanto mais próximo do natural, mais fácil nos criarmos familiaridade. E todo mundo sabe que familiaridade é um dos gatilhos mentais mais fortes para gostarmos das coisas. Falamos sobre isso num episódio do cast sobre Mushoku Tensei (sim, eu sei, o anime tem seu problemas, mas ouça e entenderá).

A sinopse de Dance Dance Danseur

Junpei está quase cochilando durante o recital de balé de sua irmã, quando um bailarino homem entra no palco. Movido pela força e habilidades que o dançarino exibe, o jovem garoto descobre seu amor por esta arte.

Mas depois que uma certa tragédia acontece, ele promete deixar seu passado para trás e se transformar no epítome da virilidade!

O que ele fará quando seu amor pelo balé reacender?

Vô fala a real que eu nem sei o que é epítome, mas basicamente, o cara decide virar um machão, na mais pura definição boba da palavra. Porém, ao que nos dá a entender o trailer, ele resolve retomar o contato com o mundo da dança. É aí que a história de Dance Dance Danseur cria vida.

Ademais, a Crunchyroll já anunciou o anime em seu catálogo, então, temos ai a maior plataforma de animes do planeta apostando no título.

O diretor Sakai Munehisa já dirigiu arcos completos de One Piece, filmes, e outras obras do MAPPA. Isso contribui positivamente para acreditarmos que é um cara competente.

A parte técnica nem é mais questionada num ponto desses da trajetória do estúdio MAPPA, né? Animação, trilha sonora, direção… é improvável que eles fracassem e entreguem algo abaixo do que esperamos.

É claro, não vá com a expectativa de ver um Jujutsu Kaisen ou Shingeki no Kyojin, ainda mais porque o MAPPA está atualmente trabalhando na nova temporada do próprio Jujutsu, em Shingeki, e ainda em Chainsaw Man. Os cara não tão pra brincadeira. Espero que isso não influencie a produção de Dance Dance Danseur, pois acreditamos fortemente que este será sim um dos melhores animes da temporada de primavera 2022.

Assim como Summertime, apareceu em 50% das votações dos autores aqui da Cúpula. Surpreendente!

3) Spy x Family

SPY×FAMILY visual oficial
  • Estreia: 09/04/2022
  • Gêneros: Ação, Comédia
  • Estúdio: Wit Studio (Shingeki no Kyojin), CloverWorks (Yakusoku no Neverland, Horimiya)
  • Diretor: Furuhashi Kazuhiro (Hunter x Hunter 1999, algumas coisas de Rurouni Kenshin)
  • Material fonte: Mangá
  • Disponível oficialmente em: Crunchyroll

Quem ouve o CúpulaCast (e quem não ouve, vem conhecer!) já sabe o quanto o Dudi já me empurrou esse anime goela abaixo. Rapaz, meu hype só aumenta, e não é pouco.

Olhando para o contexto todo de Spy x Family, já vemos que o negócio tem tudo para ser um grande hit. Curte o checklist:

  • É publicado na Shonen Jump, a maior revista de quadrinhos do Japão
  • O mangá vende bem no Japão, inclusive
  • A produção está na mão de 2 estúdios super competentes
  • O diretor já pegou obras de altíssimo calibre para dirigir
  • A Crunchyroll já apostou no anime, pois trouxe pro catálogo
  • Até a Panini já apostou nessa história, porque o mangá saiu e o anime nem estava anunciado ainda! (inclusive você pode comprar por esse link e apoiar a Cúpula!)

Analisando tais fatos, não haveria como Spy x Family não enquadrar como um possível melhor anime da temporada de abril de 2022. Seria uma votação simplesmente inválida.

É claro, pode ser que não seja tudo aquilo? Pode. Afinal, a brincadeira das escolhas trovejantes é justamente “julgar animes pela capa”. No caso, pelo contexto, pelos visuais, pelo trailer… Nem sempre acertamos. Erramos já, pode acreditar. Deus, e como erramos!

Veja o trailer de Spy x Family e veja se fica na expectativa junto com a gente:

Sinopse de Spy x Family

Há décadas, as nações de Ostania e Westalis promovem uma guerra fria sem fim. Para investigar os movimentos do presidente de um importante partido político, Westalis mobiliza Twilight, seu melhor agente, a montar uma família falsa e se infiltrar nos eventos sociais promovidos pela escola do filho do político.

Mas por um acaso do destino, Twilight acaba adotando Anya, uma jovem com poderes telepáticos, e se “casando” com Yor, uma assassina profissional!

Sem saberem das identidades uns dos outros, este trio incomum vai embarcar em aventuras cheias de surpresas para garantir a paz mundial.

Além de todo o contexto, o anime parece ser legitimamente engraçado. Comédia não é igual para todos, mas assim… eu ri assistindo o trailer. Na Cúpula, a maioria se divertiu também. Aí com o Dudi vendendo a parada… não teve como!

Apareceu em 100% (sério!) das escolhas. Todo mundo apostou uma de suas três fichas aqui. Impressionante! Fazia várias temporadas que isso não ocorria.

Menções honrosas da temporada de primavera:

Não tiveram votos o suficiente para estarem no top 3 melhores animes da temporada de primavera 2022, mas ainda chamaram a atenção o suficiente. Na verdade, como é difícil acertarmos todas as escolhas, pode ser que os animes abaixo realmente acabem sendo os melhores da temporada KKKKK’

i) Thermae Romae Novae

Thermae-Romae-Novae-visual-oficial-netflix
  • Gêneros: Comédia, Histórico, Slice of life
  • Disponível oficialmente em: Netflix

Esse aqui bateu na trave para enquadrar como uma das escolhas trovejantes, aparecendo em 40% das escolhas do pessoal. Foi por pouco, e sendo sincero, se ficasse no top 3, eu não estaria surpreso (até porque eu votei nele, rs).

Afinal, Thermae Romae Novae parece entregar uma comédia de PONTA, daquele tipo nonsense com humor sério. Para mim, é o melhor tipo de comédia. Apesar de não ser tão raro, é mais incomum vermos comédias que trilham por esse caminho.

Posso estar enganado, mas tenho impressão de que a maioria das vezes são piadas de personagens bravos, gritando um com o outro e fazendo caretas ou humor físico, com gente se batendo. Muito mais chatinho… o humor nonsense te surpreende com a criatividade. Para mim, ser surpreendido em comédias é tudoooo.

Sem dúvidas esse aqui será um dos melhores animes da temporada. Enfim, fiquem com o trailer:

ii) Aharen-san wa Hakarenai

Aharen san wa Hakarenai visual oficial
  • Gêneros: Comédia
  • Disponível oficialmente em: Não disponível oficialmente até a data de publicação deste artigo.

Procurando uma comédia com aquela pitadinha de romance? Provavelmente Aharen-san wa Hakarenai será para você.

A premissa do anime é tão simples, mas tão simples, que é impossível dar errado. Basicamente, acompanharemos o dia a dia na escola desses 2 adolescentes. ACHO que são um casal, ou apenas são amigos bem próximos.

Mas o ponto é: a menininha é daquele tipo de cabeça de vento, e não sabe exatamente como medir a distância pessoal das pessoas. Com isso, teremos varias situações inconvenientes e engraçadas para assistir.

Precisa de mais algo? Acho que não.

Possivelmente um dos melhores da primavera 2022. Confia!

iii) Healer Girl

Healer Girl visual oficial
  • Gêneros: Música
  • Disponível oficialmente em: Não disponível oficialmente até a data de publicação deste artigo.

Eu sei, eu sei. Ao bater o olho no visual de Healer Girl você não dá 2 pila pro anime. Observando os gêneros, tenho certeza que você não da nem 1 pila. Ao ler a sinopse abaixo, talvez desça para 0 pila:

“A história seguirá quatro garotas que procuram usar suas canções para curar e acalmar as pessoas de seu mundo. O slogan diz: “Canções bondosas e poderosas curam o mundo. São lindos milagres cantados pela humanidade.”

PORÉM, ao olhar pro diretor, quem sabe, você considere reconsiderar.

Irie Yasuhiro, também conhecido como Ô diretor de Fullmetal Alchemist: Brotherhood. É claro que a maior parte do mérito é de Hiromu Arakawa, responsável pelo mangá de FMA. Mas, assim, é inegável que a direção do anime ficou ótima.

Além disso, Healer Girl é um anime original. Ou seja, o diretor terá muito mais liberdade para fazer as coisas do jeito que desejar. Então, talvez a experiência dele acabe permitindo que ele entregue algo muito legal.

Afinal, ele tem vários outros ótimos trabalhos além de FMA no portfólio, como o storyboard do icônico filme de Cowboy Bebop (Cowboy Bebop: Tengoku no Tobira), Code:Breaker e BLACKFOX. Deste último não gostei muito não, confesso. Mas acho que a maioria das pessoas curtiu.

Será um dos melhores da temporada de abril 2022? Não sei. Mas julguei fazer sentido trazer pra cá.

iv) Shikimori’s Not Just a Cutie

Kawaii dake ja Nai Shikimori san visual oficial
  • Gêneros: Comédia, Romance, Slice of life
  • Disponível oficialmente em: Crunchyroll

Esse aqui se vende bem em sua premissa. Comédia romântica, ok. Nada demais. A diferença aqui é que a menina, a de cabelo rosa, além de linda e aparentemente fofa, é também muito badass.

Em definição, badass é aquela pessoa que você acha fodona. Respeito, saca? Qualquer movimento, qualquer fala… ela manda bem e impressiona em tudo. Ou pelo menos é assim que o namoradinho dela olha para ela. Acho justo!

É uma premissa interessante. Nada demais, mas também nada de menos. Para fãs de anime de romance como eu, provavelmente este aqui é merecedor de estar dentre os melhores da temporada.

v) Tomodachi Game

Tomodachi Game
  • Gêneros: Jogo, Psicológico
  • Disponível oficialmente em: Crunchyroll

Esse aqui é complicado. Tem tudo para ser um Jogo do Rei, ou Mirai Nikki. Só não sabemos se será uma versão 2.0 dos citados, ou uma versão 0.5 KKKKK’

Vou deixar vocês com a sinopse + trailer, e vocês decidem:

Yuuichi Katagiri lutou contra dificuldades financeiras a vida toda, mas aprendeu a se controlar graças a seus amigos.

Para manter uma promessa que ele fez a eles, Yuuichi economiza dinheiro suficiente para se juntar a eles na viagem escolar.

Mas quando o dinheiro recolhido desaparece misteriosamente, a suspeita recai sobre dois amigos de Yuuichi: Shiho Sawaragi e Makoto Shibe, que estavam encarregados de receber os pagamentos.

Embora inocentes, Shiho e Makoto assumem a responsabilidade pela falha em proteger o dinheiro quando ninguém mais se apresenta.

Alguns dias depois, Yuuichi e seus amigos recebem cartas misteriosas que enganam cada um deles para se encontrarem. Ao chegarem, são emboscados e inconscientes.

Eles acordam em uma sala misteriosa na presença de “Manabu-kun”, um personagem de um controverso programa infantil que parou de ir ao ar devido ao seu conteúdo malicioso. Ele informa ao grupo que um deles os reuniu indiretamente para quitar uma grande dívida.

Eles devem jogar um “jogo de amizade”: uma série de jogos que testarão a força de seu vínculo e confiança uns nos outros.

À medida que a fé do grupo vacila devido ao crescente número de segredos e traições, Yuuichi deve descobrir em quem de seus “amigos” ele pode realmente confiar e, finalmente, descobrir a identidade do traidor.

E aí, meme ou dentro dos melhores da temporada? Luiz falou na nossa reunião das RD3 que falaram para ele que é bom.

Continuações relevantes da temporada de animes de abril 2022…

Antes de concluirmos o guia da temporada de primavera 2022, considere nos apoiar no Catarse!

fundadores da cúpula montagem

Curtiu o conteúdo? Curte a gente? Tem 5 pila por mês sobrando? Então, curte só:

Seu apoio vai nos “comprar tempo”, pois com ele bonificaremos os autores, quitaremos os custos mensais do site e contrataremos editores externos.

Só com mais tempo conseguiremos entregar ainda mais conteúdo. E esse é nosso maior interesse.

Conheça e apoie nossa campanha!

Escolhas trovejantes da Cúpula

Escolhas trovejantes da nossa comunidade

A votação de VOCÊS, da COMUNIDADE, ainda tá rolando. Assim que terminar (dia 09/04), eu atualizo o artigo. Clica aqui para votar!

Finalizando o guia da temporada com os melhores animes da temporada de primavera 2022!

Não é fácil acertar os melhores animes de uma temporada. São mais de 30 animes novos, e somando as continuações, são mais de 50! Essa temporada de primavera 2022 está insana. Esse número surpreende, pois cada vez mais vemos a indústria produzindo MENOS animes por temporada.

Os dados do relatório anual (referente a 2020) da AJA, Association of Japanese Animators nos mostra isso. É claro, pode ser que em 2021 isso tenha mudado, mas ainda não temos dados. O Yuri Petnys, Portuguese Region Lead da Crunchyroll, fez um tweet recentemente que resume um pouco a situaçao do mercado de animes:

Esperamos que vocês tenham curtido nosso guia da primavera 2022!

Caso queira complementar sua experiência e entrar ainda mais preparado na temporada de primavera 2022, convido você a conhecer nosso guia completo da temporada, clicando aqui. Ali você pode filtrar por gênero, público-alvo, ano. É bem legal!

Conheça nosso guia da temporada! Lá tem todos os animes das respectivas temporadas de animes que saem!

CONHECER O GUIA!
Anime novo da temporada de primavera (abril) de 2022
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Você pode gostar também

Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.