Especiais

Os melhores animes da temporada de verão de 2022 (ou, julho) | Escolhas trovejantes

10 minutos para leitura

Perdão pelo atraso! Nessa temporada acabei me enrolando, e não consegui fazer nosso clássico guia de animes da temporada logo no começo da temporada. Para quem não está ciente, funciona assim: toda temporada fazemos uma reunião interna para votar nos animes que ACHAMOS que serão animes ótimos. Em outras palavras, potencialmente serão os melhores da temporada. Não significa, contudo, que serão mesmo. A gente erra. E como erra… cof cof Platinum End e Aquatope.

Mas, sem mais delongas, vamos iniciar nosso guia da temporada de animes de verão de 2022, ou de julho de 2022! Aliás, para os não conhecedores das estações do ano e como elas influenciam o lançamento dos animes de temporada.

Agora sim! Vamos nessa?

1) Yurei Deco

Yurei Deco
  • Estreia: 03/07/2022
  • Gêneros: Ficção científica, Cyberpunk
  • Estúdio: Science SARU (Devilman: Crybaby, Ping Pong the Animation)
  • Diretor: Shimoyama, Tomohisa (Super Shiro)
  • Material fonte: Original
  • Disponível oficialmente em: Crunchyroll

Sabe todo aquele papo maluco de metaverso? Aquele lance de que as pessoas vão viver no seu próprio mundo, mudando a realidade à seu bel prazer, sabe? Pois é. Disso que se trata Yurei Deco, o provável anime mais fora da curva da temporada de julho 2022. Para não desmerecer a sinopse oficial, aqui vai ela:

Quando Berry, uma jovem normal de um lar qualquer, conhece Huck, uma garota que parece um garoto, ela fica encantada e acaba se envolvendo com o clube que Huck montou: o Clube dos Detetives Fantasmas. Seus membros estão “mortos para a sociedade”, invisíveis para a cidade de Tom Sawyer e sua opressão digital. É lá que Berry ouve falar de Zero, uma misteriosa figura que habita os subterrâneos de Tom Sawyer. A dupla decide correr atrás do estranho sujeito, e assim revelar a verdade sobre a cidade“.

Eu sei, eu sei. A sinopse não é lá essas coisas. Afinal, com certeza só por ela não estaríamos colocando Yurei Deco como uma escolha trovejante. PORÉM, é inegável que ao ver que o estúdio Science SARU está na condução da animação, o mesmo dos excêntricos Devilman Crybaby e Ping Pong the Animation, dá aquela pitada de curiosidade. Curte o trailer:

Concluindo, provavelmente foi o combo de estética e temática que chamaram a atenção para este anime. Pelo menos, foi o que aconteceu com a maioria dos membros aqui da Cúpula. Afinal, Yurei Deco apareceu em 57% das escolhas trovejantes do nosso time, empatando com o anime abaixo.

2) RWBY: Ice Queendom

RWBY
  • Estreia: 24/06/2022
  • Gêneros: Ação
  • Estúdio: Shaft (Bakemonogatari, Nisekoi)
  • Diretor: Okada, Kenjirou (3-gatsu no Lion, Heroic Age)
  • Material fonte: Série animada Americana (!?)
  • Disponível oficialmente em: Crunchyroll

Cores vibrantes. Trilha sonora paulera. Ação com animação fluída e detalhada. Meninas lindas.

Precisamos de mais o quê para dar a RWBY: Ice Queendom a chance de ser uma das escolhas trovejantes da temporada de julho 2022?

De onde RWBY vem?

RWBY, que se lê “Ruby”, é uma série animada criada por Monty Oum, que infelizmente faleceu cedo, aos 33 anos, em 2015.

Oum ficou famoso lá em 2007, quando ele fez um curta animado chamado “Haloid“, onde ele botou personagens de Halo para lutar contra personagens de Metroid. Tá aqui o resultado:

Sim, parece EX-Arm, mas não se esqueçam… Isso aí é de 2007, feito basicamente por 1 cara só. Já EX-Arm… é… pois é.

Eventualmente, Oum estava trabalhando na indústria americana de animações, na empresa Rooster Teeth. Lá, produziu outra animação, chamada Red VS Blue, também inspirada em Halo. Existem muitos vídeos no Youtube sobre os trabalhos de Oum, você pode facilmente encontrá-los pesquisando um pouquinho.

RWBY (2013) foi seu último trabalho mais relevante. Nos primórdios da série, ela era assim:

Na época isso aqui ficou bem popular fora do Brasil

Em 2015, ano de seu falecimento, a Rooster Teeth publicou um vídeo tributo ao profissional. Afinal, Oum viralizou quando o conceito de viralizar ainda nem existia, e a internet estava em seus primórdios perto do que é hoje… F!

Esse anime tem tudo para ser aquele edgy gostoso que otaku adora idolatrar. Tipo a série Fate, saca?

Enfim, RWBY: Ice Queendom começa assim:

Quando o destino dos futuros caçadores se cruzam no Instituto Beacon, Shion se une a Ozpin para acompanhar os novos alunos e caçar os Nightmares, os Grimms que consomem a aura dos humanos.

Bonitão!

Um fato curioso é que os 3 primeiros episódios de RWBY: Ice Queendom saíram juntos, e até mesmo antes da temporada de verão começar. Mas fiquem de boa, porque não assistimos eles antes de votar as escolhas trovejantes. Ta disponível oficialmente até no canal da Crunchyroll, no Youtube!

3) Cyberpunk: Edgerunners

Cyberpunk
  • Estreia: 09/2022
  • Gêneros: Sci-Fi
  • Estúdio: Trigger (Kill la Kill, Darling in the FranXX)
  • Diretor: Imaishi, Hiroyuki (Kill la Kill, Tengen Toppa Gurren Lagann)
  • Material fonte: Jogo
  • Disponível oficialmente em: Netflix

Tá aí um anime que chama atenção de qualquer pessoa sã que o analise com atenção.

Na boa, não há 1 ponto sequer que não chame a atenção aqui. Temos o estúdio Trigger na parte técnica, e pra quem já acompanha a Cúpula a um tempo (ou me acompanha) sabe o quanto esse estúdio é representativo dentro da indústria dos animes. Mesmo não sendo os melhores animes do mundo, toda obra deles é única e marcante.

O diretor, Imaishi Hiroyuki, esteve na direção de 2 dos animes mais icônicos das últimas décadas: Kill la Kill e Tengen Toppa Gurren Lagann (que também são do Trigger).

A dona Netflix, que apesar de sabermos que investe em animes duvidosos, ainda mantém um saldo positivo de animes em seu catálogo (principalmente nos últimos tempos, tendo adicionado diversos clássicos na plataforma).

E, por último mas não menos importante, a inspiração do anime: o jogo Cyberpunk 2077, que teve sua trágica estreia em 2020, onde foi massacrado pela crítica e pelos fãs por conta de incontáveis bugs que deixavam o jogo “injogável”, na linguagem popular.

De lá para cá, contudo, o jogo voltou aos trilhos, e os remanescentes que já deram a segunda chance ao game dizem que é um ótimo jogo. Porém 1 ponto específico é o que mais chama a atenção: a ambientação. E é disso que Cyberpunk: Edgerunners vai se aproveitar.

Já tem mais de 1 milhão de views!

Mas e o anime? Vai tratar do quê?

De acordo com a sinopse oficial, “Cyberpunk: Edgerunners segue um rapaz de rua que tenta sobreviver numa cidade do futuro obcecada por tecnologia e modificação corporal. Com tudo a perder, ele escolhe tornar-se um fora-da-lei mercenário.

Será basicamente uma história de começo, meio e fim, que vai se passar no mesmo universo do jogo, mas com outros personagens. Teremos 10 episódios, e a estreia será meio atrasada na temporada de verão, saindo só lá para setembro (provavelmente para fugir do hype de qualquer outra obra, rs).

Por fim, não temos certeza ainda, mas conhecendo a Netflix, provavelmente todos os 10 epis sairão juntos, de uma só vez, compactuando com a lógica “maratonável” da plataforma.

Sem dúvidas esse será um dos melhores animes da temporada de verão 2022, talvez ele acabe por ser Ô melhor anime da temporada.

Menções honrosas da temporada de verão de 2022

  • Isekai Ojisan
  • Bastard
  • Lycoris Recoil

Isekai Ojisan é aquele anime que pega o gênero saturado da indústria e o subverte para entregar uma comédia pautada no conhecimento prévio do espectador sobre o assunto. Eu adoro obras assim! Nesse anime, vamos acompanhar a vida de um tiozão que RETORNA de um isekai.

Sim!!!! Ele acorda no mundo real novamente, depois de ter vivido uma vida de maravilhas (ou será que não!?) num clássico isekai. A ideia é bizarramente criativa, e apesar de eu não ter assistido ainda, tenho certeza que pode funcionar muito bem.

Bastard, por outro lado, basicamente inventou alguns clichês. Esse anime é a adaptação de um mangá super antigo, lá do final dos anos 80. Inclusive, a chance de ser mais velho que você que está aqui lendo esse texto é grande! Afinal, é mais velho que eu. Mas não que eu seja muito velho…

Pelo pôster, você pode imaginar um pouco do que vamos encontrar nele: violência, poderes, espadas, e muita menina semi-nua. Apesar deste último item ser meio cansado, é fato que Bastard é importante para a história dos mangás. Termos a chance de ver um anime dessa obra é bem interessante. E vai dizer que a imagem promocional não daria uma baita capa de CD de rock dos anos 80~90?

O nosso erro da temporada!?

Lycoris Recoil chamou a atenção de muita gente por conta de sua sinopse. Afinal, é um anime sobre meninas que cuidam de um café que aceita pedidos. Só que aceita pedidos de todos os tipos, do nível omelete com arroz até “mata aquele monstro gigante pra mim?”.

Além disso, se não bastasse a premissa por si só, a animação do negócio está cheia de detalhes que deixam o anime super vívido e realista. Mas não no sentido “nossa mano, olhas esses gráficos, que reais”, mas sim no sentido de “esses personagens parecem vivos”.

Sendo sincero, acho que ERRAMOS ao não colocar isso aqui como escolha trovejante, porque acho que tem potencial para ser um dos melhores da temporada de julho 2022. Olha essa interação das protagonistas no final da abertura do anime… tem personalidade demais para ser ruim!

Continuações relevantes da temporada de animes de julho 2022…

Sem dúvidas essa temporada não é a melhor temporada quando tratamos de estreias de animes. Sendo bem sincero, não foi tão fácil assim escolher as escolhas trovejantes, o que indica que o nível PARECE estar bem parecido. Nada despontou, sabe? Pelo menos não na nossa visão.

Porém, é fato que nessa temporada de julho 2022 teremos MUITAS continuações de animes super populares. Inclusive, vários deles nós assistimos em watch-party no nosso Discord oficial. Considere entrar para assistir coisas com a gente, porque é bem divertido!

Enfim, fiquem com as continuações mais relevantes da temporada de verão 2022:

Espera! Antes de concluirmos o guia da temporada de primavera 2022, considere nos apoiar no Catarse!

fundadores da cúpula montagem

Curtiu o conteúdo? Curte a gente? Tem 5 pila por mês sobrando? Então, curte só:

Seu apoio vai nos “comprar tempo”, pois com ele bonificaremos os autores. Além disso, quitaremos os custos mensais do site e contrataremos editores externos.

Só com mais tempo conseguiremos entregar ainda mais conteúdo. E esse é nosso maior interesse!

Conheça e apoie nossa campanha!

Escolhas trovejantes da Cúpula

Escolhas trovejantes da nossa comunidade

Pela primeira vez (eu acho) as escolhas trovejantes ficaram com 2 animes distintos entre as nossas e a da nossa comunidade. Assim parece que nós acabamos apostando em animes mais “excêntricos”, enquanto o pessoal acabou por trilhar pelo lado mais… hmm… bonito? Não sei dizer.

Mas olha, todos parecem ótimos animes, então fica a dúvida: quais serão os que de fato ficarão como os melhores da temporada de julho 2022?

Finalizando o guia da temporada com os melhores animes da temporada de verão 2022!

Por fim, caso queira complementar sua experiência e entrar ainda mais preparado na temporada de verão 2022, convido você a conhecer nosso guia completo da temporada, clicando aqui. Afinal, ali você pode filtrar por gênero, público-alvo, ano.

Conheça nosso guia da temporada! Lá tem todos os animes das respectivas temporadas de animes que saem!

CONHECER O GUIA!
temporada-verao-2022
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Você pode gostar também

Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.