Especiais

Os melhores memes de JoJo e por que a comunidade é tão apaixonada

14 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Aqui estou eu novamente; a fã de JoJo entra em cena para salvar o dia! Depois de ter feito um guia maneiríssimo de como assistir a JoJo, vamos falar sobre o carro-chefe da série: os memes de JoJo. Se você já assistiu, é provável que você tenha chegado a essa série pelos memes, com quase 100% de certeza. Então, você vai amar isso aqui!

Portanto, vou dissecar aqui os memes mais comentados da comunidade e dos fãs, bem como as famosas JoJo referências. A princípio, tinha pensado em um ranking, e até comentei com o André sobre a possibilidade de elencar os memes. Não é possível, no entanto. Porque são muitos (muitos mesmo) – e são todos ótimos.

Do que se trata a série JoJo’s Bizarre Adventures

Como já falei anteriormente, já escrevi um guia totalmente sem spoiler para aqueles que nunca assistiram à série JoJo. Então é bom que você leia e assista à série antes de continuar aqui. Afinal, se você tiver uma memória boa, dessas fotográficas, os memes são uma fonte inesgotável de spoiler.

Se você é igual a mim e tem memória de peixe, e coloca o celular na geladeira enquanto fala com uma maçã, talvez você não se importe tanto assim com os memes e esqueça depois. Bem, fica por seu risco.

Mas JoJo é a história de uma família, que começa com o gentleman Jonathan Joestar, um aristocrata inglês, que defenderá sua honra e sua vida frente ao grande vilão Dio Brando, primeiro vilão da série, que irá tentar roubar a fortuna, a família e o lugar de Jonathan.

Em suma, cada “parte” de JoJo (temos oito até agora, incluindo o mangá) irá ter como protagonista um diferente JoJo.

  • 1ª parte (Phantom Blood): Jonathan Joestar
  • 2ª parte (Battle Tendency): Joseph Joestar
  • 3ª parte (Stardust Crusaders): Jotaro Kujo
  • 4ª parte (Diamond is Unbreakable): Josuke Higashikata (parece não ter o segundo “Jo”, mas o “suke”, em kanji, também pode ser escrito como “Jo”, sem contar que ele também tem o sobrenome Joestar).
  • 5ª parte (Vento Aureo): Giorno Giovanna (O gi aqui foi para ficar bem italiano. Mamma mia!)
  • 6ª parte (Stone Ocean): Jolyne Kujo (parte ainda não adaptada para anime)
  • 7ª parte (Steel Ball Run): Johnny Joestar
  • 8ª parte (Jojolion): Josuke Higashikata

Ufa! Quase cansei. Assim, vamos ao que interessa: os memes de JoJo.

O começo de todos os memes de JoJo

Vamos, portanto, ao primeiro gerador de todos os memes que se seguiram na série.

sou eu, o dio!
Você achou que este fosse um especial sobre memes de JoJo, mas SOU EU, O DIO!

KONO DIO DA! ou “Sou eu, o Dio!” foi o primeiro de muitos. Ah, que saudade dos primeiro episódios! Enfim, até que o Dio estava bem bonito aí, na parte 1. Posteriormente, ele acaba virando um motorista de rolos compressores…

A parte 3, Stardust Crusaders, é também uma fonte inesgotável de memes entre os fãs. Fora de contexto, é repugnante. Dentro de contexto, contudo, é hilário. Saca só:

Tem um tão famoso, mas tão famoso, que até mesmo aqueles que nunca assistiram JoJo conhecem: “oh, você está se aproximando?” Para mim, embora goste de português, em inglês é lindo: “oh, you are approaching me?” Para os otakus fedidos, “oh, mukatte kuru no ka?”

Certo, sou trilíngue agora.

dio brando chegando ao jotaro
Luta brabíssima.

Antes de eu passar para outras partes, deixe só eu colocar mais um. Revendo, eu estava rindo sozinha aqui. Não sei, no entanto, se os não-fãs rirão também, mas esta parte é ótima.

Tem até copypasta

Meu nome é Yoshikage Kira. Tenho 33 anos. Minha casa fica na parte nordeste de Morioh, onde todas as moradias são, e eu não sou casado. Eu trabalho como funcionário das lojas de departamento Kame Yu, e chego em casa todos os dias às oito da noite, no máximo. Eu não fumo, mas ocasionalmente bebo. Estou na cama às 23h e me certifico de ter oito horas de sono, não importa o que aconteça.

Depois de tomar um copo de leite morno e fazer cerca de vinte minutos de alongamentos antes de ir para a cama, geralmente não tenho problemas para dormir até de manhã. Assim como um bebê, eu acordo sem qualquer fadiga ou estresse pela manhã. Foi-me dito que não houve problemas no meu último check-up. Estou tentando explicar que sou uma pessoa que deseja viver uma vida muito tranquila.

Eu cuido para não me incomodar com quaisquer inimigos, como ganhar e perder, que me faria perder o sono à noite. É assim que eu lido com a sociedade e sei que é isso que me traz felicidade. Embora, se eu fosse lutar, não perderia para ninguém.

Kira, Yoshikage (Diamond is Unbreakable).

Com isso, ainda rolou um “Brasília is Unbreakable” referente à quarta parte:

Quem diria que uma mãezona geraria memes em JoJo?

Bruno Bucciarati (ou Buccellati) é o líder mafioso da Passione, e tem uma carinha irresistível quando cuida de seus subordinados. Por isso, o fandom de JoJo insiste em chamá-lo de mãezona, tendo em vista sua dedicação na luta às drogas e no cuidado ao seu grupo. Ah, claro, acontece na parte 5!

Tente, por favor, não se apaixonar.

Com muita frequência, comparam a mãezona com a Lisa Lisa, que é mãe do Joseph. Também com a mãe do Giorno, que não conseguiu cuidar do garoto. De fato, o Bucciarati dá um banho de amor, além de ser um gerador ambulante de memes da série JoJo.

meme de jojo que compara a lisa lisa e o bruno buccelatti
Já aviso que este meme saiu de uma dos grupos aleatórios de JoJo em que eu estou e, por isso, não sei de onde veio. Mas a comparação é feita diariamente!

Por último nessa categoria, mas não menos importante (porque foi um dos primeiros a estourar), foi o meme do congelamento de uma cena chave em que alguma coisa vai acontecer, geralmente no final do episódio, num climáx.

A tela vai ficando meio descolorida/sépia, brota uma mensagem no canto da tela de “to be continued”, e começa a tocar uma das músicas de encerramento de JoJo, “Roundabout do Yes.

No anime, é mais ou menos assim:

Mas as pessoas traduziram do climáx do episódio para momentos de climáx nas vida real. Simplesmente genial, dá uma olhada:

Depois de navegar um pouco, esse foi o compilado mais engraçado que eu achei hands down

Os memes de JoJo em outros animes

Você já deve ter visto, mas nunca deve ter prestado atenção: JoJo aparece por aí de vez em quando, em um anime ou outro. Afinal, a série começou em 1987, e com certeza iria servir de referência para outros.

No Game No Life abusou nas referências. Além da foto acima, que repete a icônica frase de Rohan Kishibe, eles aproveitaram mais situações:

Saiki Kusuo no Psi-nan também não ficou atrás:

saiki kusuo stand powers
“Parece que fomos atacados por um novo poder de Stand!”

Achou pouco? Que tal, então, Gintama?

meme de JoJo em gintama
Sem chance! É um usuário de Stand!

Vai, já dá para parar, não é? Não, porque tem mais um monte! Sabia que até em Boku no Hero temos também? Esse “oraoraoraora” do final realmente aconteceu nesta luta.

JoJo é cheio de memes vivos. A arte imita a vida ou a vida imita a arte?

O Araki é o cara. Não dá pra discordar, ainda que você queira, por um simples motivo: JoJo é um punhado de referências mundiais. Ah, você não acredita? Dá uma olhada nisso.

É fashion DEMAIS.

Estou começando aqui só com as coisas Levi’s.

Pois é, caro(a) infante: JoJo já fez uma colaboração desenhando nada mais nada menos que a GUCCI, marca mundialmente famosa de roupas! Diga-me, você conhece alguma outra série que tenha feito esta proeza?

Esta incrível JoJo referência, portanto, aconteceu no spin-off Rohan Kishibe Goes to Gucci, para a revista feminina de moda Spur. Em suma, o Araki é o mestre das poses (e, claro, dos memes de JoJo).

rohan kishibe colaboração com a gucci imagem promocional

As referências ao mundo da moda não param por aí… por isso as poses se tornaram marca registrada dele, e são fonte primária de memes!

E temos referências de Jojo também na música!

Além disso, um humano de cultura sabe apreciar uma boa música. Considerando, pois, que o Araki é uma máquina de referências, também não poderia faltar!

Estes aqui são da parte 1, então vale a pena comentar primeiro.

Acredito que, sem dúvida, já deu para ligar os pontos. O primeiro é o Dire, o segundo (bonitão demais) é o Straights. Então, fazem referência à banda britânica Dire Straits.

banda referência

Ademais, temos também os homens do pilar! Ou Pillar Men, se você preferir o inglês. Aiaiaiaiaiaiai (quem pegou, pegou. Não vale reclamar, pois isso aqui é um artigo de meme de JoJo, não uma wikia. Vai ver a série depois). Aqui entra a parte 2!

os homens do pilar personagens de jojo da parte 2

Adivinhe seus nomes? Pois é, são eles: Wham, Cars e ACDC. Talvez você não reconheça os dois primeiros, mas o último deixa fácil. São, portanto, NOMES DE BANDAS! Fala sério, que genialidade. Stands, pessoas e lugares todos cheios de inspirações reais.

Além disso, poderíamos citar também o stand protagonista da parte 4: Crazy Diamond!

stand de josuke higashikata

O nome te recordou algo? Sim, com certeza, porque a referência é Shine on You Crazy Diamond, pérola musical da banda Pink Floyd. Obrigada, Araki. Ah, também vale lembrar que o Josuke, usuário desse stand, foi inspirado no cantor Prince.

É claro, eu poderia citar aqui diversas outras referências musicais, porque isso não falta em JoJo. Tem até wikia só para isso, sabia?

Afinal, por que os fãs são tão apaixonados por JoJo?

Se você ainda não conseguiu entender depois de ver essa coletânea, confesso que eu já não sei mais o que fazer. Porque JoJo é um punhado de referências, memes e originalidade que faz com que todo fã procure um pouco mais.

Assim, é absolutamente inútil resistir ao poder de carisma que a série tem! Inútil!

E você? Tem algum meme ou referência de JoJo que te chamou a atenção e que fez você asssistir à série? Deixe por aí, assim vamos poder conversar e assistir vídeos de JoJo fora de contexto.

Você sabia que tem bastante coisa de JoJo publicada aqui no Brasil? Dá uma olhada no link abaixo (e se comprar por alí, você até vai ajudar a gente!)

KONO LINK DA! (AMAZON)

Escrito por

Helena Nunes

Estudante desesperada

Revisora textual | Cantora de chuveiro

Campos - RJ

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!