Especiais

Guia JoJo: Qual a ordem para assistir Jojo? Como começar o anime?

21 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Estou certa de que você já viu algo sobre JoJo’s Bizarre Adventure em algum lugar e sempre quis saber a ordem de como assistir JoJo. Afinal, a internet está repleta de memes absolutamente bizarros que, de fato, refletem a grandeza da esquisitice da série. Dessa forma, uma fã inveterada vem aqui humildemente trazer a solução para a sua dor: posso pular alguma parte de JoJo? Qual a ordem de Jojo? Como começar Jojo?

Antes de mais nada, adianto que JoJo não é só meme, e se você for esperando só comédia, provavelmente irá se decepcionar. Então, primeiro, me deixe explicar um pouco mais sobre como assistir a JoJo no Kimyou na Bouken.

ATENÇÃO: ESTE GUIA É SPOILER-FREE! Pode ler com o coração tranquilo, que eu não vou te falar nada que impeça sua experiência completa.

Além disso, vou acrescentar, a cada final de explicação, as músicas de abertura. Por quê? Porque elas fazem parte do imenso prazer que é assistir a essa obra incrível!

A mente maquiavélica e criativa do criador de JoJo

Hirohiko Araki criador de jojo (1)
Hirohiko Araki

Primeiramente, Hirohiko Araki é o homem do qual falamos, e começou a escrever a série em 1987!

Se você pesquisar, verá que ele tem uma cara de novinho… mas não se engane, são 60 anos de experiência e sangue de humanos.

Apesar de ter outros trabalhos (bem menores), Araki dedica sua vida à produção de JoJo, que já está (no mangá), na oitava parte.

Cada parte de JoJo tem um protagonista, e, por isso, é comum que as pessoas pulem as partes que não lhes interessam. Os protagonistas são, por sua vez, aqueles que possuem a “estrelinha” em suas costas, os que herdaram o sangue de luta do primeiro JoJo (já falo dele!).

De fato, os mais entendidos veem em JoJo certa semelhança com Hokuto no Ken (de Buronson e Tetsuo Hara), e é real: Araki se inspirou nesta para roteirizar e desenhar seres musculosos de 1,95 de altura com dezessete anos. Todavia, apesar dos pesares (e das bizarrices), vale bem a pena ver.

Mas vamos direto ao ponto, sem rodeios! Falarei aqui sobre a ordem de como assistir Jojo, mas só do que temos EM ANIME, ou seja, não irei entrar no mangá.

Vou tentar não ser prolixa aqui, apesar de acreditar que poderia escrever sobre JoJo o dia inteiro.

Preciso, então, ver tudo? Qual é a ordem para assistir JoJo?

JoJo não tem, na verdade, muitos segredos. Como já falei anteriormente, o roteiro criado segue uma linha genealógica, de herança, que começa com o gentleman Jonathan Joestar. Vou comentar cada uma das partes abaixo, mas antes, um resumão para quem só quer o básico.

Ordem de JoJo resumidaça:

Guia de como assistir jojo bizarre adventure
Clique na imagem para ampliar
  • JoJo’s Bizarre Adventure (Part 1 e Part 2) – 26 episódios
    • Phantom Blood (episódios 1~9) (volume 1 ao 5 do mangá)
    • Battle Tendency (episódios 10~26) (volume 5 ao 12 do mangá)
  • JoJo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders (Part 3) – 24 episódios (volume 13 ao 28 do mangá)
  • Stardust Crusaders – Battle in Egypt (Part 3, continuação) – 24 episódios (volume 29 ao 47 do mangá)
  • JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable (Part 4) – 39 episódios
  • JoJo’s Bizarre Adventure: Golden Wind (Part 5) – 39 episódios (volume 48 ao 63 do mangá)

Falaremos agora, sobre a ordem de Jojo, com sinopses e comentários pessoais meus sobre as principais características de cada parte:

1) JoJo’s Bizarre Adventures

Este é o nosso starting point em JoJo, mas precisamos primeiro entender que, quando formos assistir a Jojo, essa primeira temporada estará dividida em duas partes.

Primeira parte: Phantom Blood. Conta a história de Jonathan Joestar, o britânico que salvaria o mundo inteiro se pudesse (ocorre entre os episódios 1 e 9 da primeira temporada).

Segunda parte: Battle Tendency. Conta a história de Joseph Joestar, o inconsequente que gosta de correr de todos os seus oponentes (ocorre entre os episódios 10 ao 26 da primeira temporada).

1.1) Phantom Blood

arco Phantom Blood de jojo
  • Episódios: 1 ao 9 da primeira temporada
  • Lançamento: 2012 (mas o mangá é de 1987!)
  • Adaptação: do volume 1 ao 5 do mangá
  • Estúdio: David Production

A primeira parte de JoJo costuma ser a mais renegada pelos fãs, mas AQUI NÃO. Aqui a gente valoriza o cortês e primordial Jonathan Joestar, um elegantérrimo jovem aristocrata de 1888 que doaria o seu coração a qualquer um que precisasse de uma transfusão imediata.

Jonathan é um garoto um tanto quanto solitário pela perda de sua mãe, mas vive uma vida relativamente confortável na mansão de seu pai, principalmente contando com seu cachorro e uma nova paixão, a Erina Pendleton.

erina pendleton parte 1

O que Jonathan não esperava era que algo que acontecera anos atrás no acidente da sua mãe poderia lhe causar algum mal. Quando, surpreendentemente, sofreram o acidente de carruagem em que sua mãe falecera, um homem chamado Dario Brando, que estava tentando roubá-los, foi mal interpretado pelo pai de Jonathan, George Joestar, que achou que Dario estava tentando salvá-los.

George então acredita que tem uma dívida eterna e impagável com Dario, que viria a pagar com a alma, igual a gente paga a faculdade anos depois, adotando Dio Brando.

Este último é filho de Dario, e bate à porta dos Joestar após o falecimento do pai biológico. George Joestar o aceita e o adota, criando-o ao lado de Jonathan como um filho.

dio brando parte 1 jojo

O que Dio pretende? Será que ele quer a fortuna dos Joestar? O prestígio? Será que ele irá matar o pai de Jonathan? E se o fizer, como irá impedir que Jonathan herde a fortuna? Tudo isso e muito mais em JoJo! (Estou ótima de merchandising).

É a primeira parte, e é MINÚSCULA. Então a pergunta é: por que NÃO assistir? A primeira parte te introduz um pouco no mundo JoJo e vai te ajudar a compreender a linha genealógica depois. Pessoalmente, eu não acho que valha a pena pular nenhuma parte, porque todas têm seu valor.

1.2) Battle Tendency

joseph e caesar parte 2 jojo
  • Episódios: 10 ao 26 da primeira temporada
  • Lançamento: em 2012, porque é a segunda parte da 1ª temp.
  • Adaptação: do volume 5 ao 12 do mangá
  • Estúdio: David Production

A segunda parte de JoJo tem como estrela o debochado Joseph Joestar, que é, na minha opinião, um dos personagens mais cheios de personalidade da série. Os vilões são as meninas dos olhos do Araki, mas eu acredito que o Joseph tenha sido pensado com um carinho maior.

Já estamos agora em 1938, e a história irá se passar na América do Norte (o Joseph é americano) e Europa. Não é spoiler, até porque estou evitando spoilers aqui, mas Joseph é NETO de Jonathan Joestar. Como saíram da Grã-Bretanha para os Estados Unidos… só vendo.

Primeiramente, em Battle Tendency, ele aprende um pouco mais sobre as técnicas deixadas em sua família por meio de familiares importantes, e sua paz é ameaçada quando descobertas arqueológicas sugerem que seres imortais petrificados podem retornar à vida. Depois do desaparecimento de um amigo da família, Joseph sai por aí para chutar umas bundas resolver a situação.

Ele irá descobrir que sua linhagem está destinada à salvação das pessoas, e que ele herdou seu poder de seu avô, ainda que tivessem tentado guardar isso dele por tanto tempo.

Diferentemente de Jonathan, Joseph é escrachado, boca-suja e provavelmente chama a mãe dos outros de nomes que não falarei aqui. A personalidade aparentemente pouco heroica deste safado de marca maior protagonista acaba cativando qualquer um.

Ele sabe quais batalhas pode vencer, e sabe quais pode perder, porque é um lutador nato, e pretende usar isso a seu favor. Vampiros, homens imortais, uso de técnicas de respiração… tudo é balela para ele. Ao final, o importante é ficar vivo!

Nem preciso dizer que é uma parte valiosa, não é? Estou certa de que Joseph se chatearia com você se você pulasse a parte dele, e provavelmente chutaria seu bumbum também.

2) JoJo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders

promo Stardust Crusaders
  • Episódios: 48 (duas temporadas de 24 episódios)
  • Lançamento: em 2014/2015
  • Adaptação: do volume 13 ao 28 do mangá
  • Estúdio: David Production

As poses, nesta parte, começam a ser INEVITÁVEIS! Se você se incomodar com as “bizarrices” e com a fantasia do mundo JoJo, nem precisa assistir à parte três. De todas, foi a que eu menos curti, mas ainda assim, tem a sua importância (e eu jamais faria ninguém pular).

Stardust Crusaders é dividida em duas partes, cada uma com vinte e quatro episódios, o que nos dá 48 episódios para uma parte. Tenha em mente que vão acontecer diversos encontros com inúmeros inimigos, e eles só chegarão ao objetivo final na segunda parte de Stardust Crusaders.

No entanto, esta parte tem algo de MUITO positivo: os personagens secundários serão bem mais desenvolvidos e terão tempo maior de tela.

Poderemos ver mais interação do protagonista com os demais e criar afeição por eles. Apesar de não ter nenhum pingo de realidade, a parte três é daquelas com cara de shonenzão mesmo, de força e poder da amizade (e eu adoro).

A estrela desta parte é o Jotaro Kujo, um japonês, neto de Joseph Joestar (de Battle Tendency). A história se passa por volta de 1987, quando “espíritos malignos” começam a despertar nas pessoas, os famosos stands. Também não é spoiler, mas os stands são manifestações da força vital dos personagens, e o Jotaro também terá um.

O problema é que a mãe do Jotaro, Holly Kujo, ao tentar desenvolver um stand, terá sua vida ameaçada, porque seu corpo não será capaz de sustentá-lo. Jotaro e seus amigos resolvem, então, alcançar o mal pela raiz, encontrando a pessoa que foi o gatilho para o desenvolvimento dos stands.

Descobrem, então, que o inimigo está localizado no EGITO, e que devem sair em uma jornada para salvar a mãe do Jotaro e derrotar um poderoso inimigo da família estrela.

foto personagens stardust crusaders jojo

Então, vale a pena assistir a Jojo – Stardust Crusaders?

Como já falei, esta parte é um pouquinho enrolada para o desenvolvimento da luta mais poderosa, que é o inimigo final e mais importante. Eles encontram com vários stands inimigos no meio do caminho, mas trabalham juntos para superar as dificuldades.

De fato, posso dizer que, ainda que não seja a minha parte favorita, me diverti muito assistindo a Stardust Crusaders. E essa não dá para deixar passar: ela explica várias coisas sobre os stands que são fulcrais no universo. Se você realmente não pretende assistir às partes 1 e 2 e ver um resuminho básico (o que me deixaria triste), não PODE JAMAIS pular a terceira. Confia!

Opening da primeira parte de Stardust Crusaders:

Opening da segunda parte:

3) JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable

personagens parte 4 jojo diamond is unbreakable
  • Episódios: 39
  • Lançamento: em 2016
  • Adaptação: do volume 29 ao 47 do mangá
  • Estúdio: David Production

Diamond wa Kudanenai ou Diamond is Unbreakable é a parte mais slice of life de JoJo. Tem cores lindas, uma arte exuberante e uma animação bem fluida se comparada às anteriores. Pessoalmente, eu AMO! Não é, no entanto, uma opinião comum: a maior parte dos fãs se derrete de amores por Stardust Crusaders e ignora esta parte aqui (que é a quarta parte).

Josuke Higashikata, que também herda o sangue dos JoJo (não vou falar como, porque seria spoiler), mora em uma cidade japonesa chamada Morioh, que é aparentemente tranquila. A história se passa em 1999, quando, aleatoriamente, usuários de stand começam a surgir de todos os lados, e se reúnem exatamente em Morioh.

Com a ajuda de seus amigos e de um outro JoJo, Josuke irá tentar salvar a pequena cidade onde sempre morou. Surge, todavia, um perigoso assassino em série que parece imbatível e inalcançável. Será que eles irão conseguir detê-lo? (Insira aqui a música de suspense).

Esta parte tem um clima inicial bem mais leve comparado às partes anteriores, e os músculos diminuem um pouco. Mas não se engane: as roupas e poses vão ficando cada vez mais estranhas! Faz parte da excentricidade do universo e torna os personagens mais caricatos. Também temos aqui um tempinho de tela para cada um.

Pessoalmente, creio que o vilão final desta parte é magnífico, porque ele destoa um pouco do tom colorido e good vibes de Morioh, e é desgostosamente perturbador. A parte 4 entra para o meu rol de favoritismo em grande parte porque acho seu final genial e irônico.

Em suma, não deixe a parte quatro de lado: é especialmente bizarra, e é incrível!

Primeira opening de Diamond is Unbreakable:

Segunda opening:

Terceira opening:

4) JoJo’s Bizarre Adventure: Golden Wind

JoJo no Kimyou na Bouken Part 5 Ougon no Kaze visual
  • Episódios: 39
  • Lançamento: em 2018
  • Adaptação: do volume 47 ao 63 do mangá
  • Estúdio: David Production

Também chamada de Vento Aureo, a parte 5 é a última parte canônica animada até então. Ainda acredito que a David Production irá investir mais na série JoJo, então espero ansiosamente a sexta. Mas direto ao que importa: esta parte tem uma animação linda! Seguindo o mesmo modelo da quarta, as cores são vibrantes e chamativas, na pegada JoJo de ser.

Portanto, agora, estamos em 2001, na Itália, e os acontecimentos serão narrados pelo ponto de vista de Giorno Giovanna, que é um nipo-italiano de 15 anos que quer dominar a máfia.

giorno giovanna falando que tem um sonho

Mas e aí, Helena, ele é um JoJo? Ele tem sangue JoJo, mas se eu te contasse de quem ele é filho, estaria fornecendo informação privilegiada não autorizada pelo teor deste guia. Basta dizer que o Giorno ficou sozinho por muito tempo e precisou aprender a sobreviver, desenvolvendo seu stand e utilizando-o em momentos críticos.

Em suma, Giorno Giovanna é um justiceiro desmedido, e faria qualquer coisa possível para atingir seus objetivos. Com a ajuda de Bruno Bucciarati e sua gangue, ele irá lutar para alcançar o maior posto da máfia italiana e impedir que injustiças ocorram.

promo de jojo parte 5 golden wind

E vale a pena assistir?

Apesar de achar a motivação do Giorno pouco palpável e acreditar, também, que sua história poderia ter uma direção mais profunda (devido ao seu passado), gosto muito da parte 5 pelos demais personagens e pela criatividade dos stands.

Digo, portanto, que Golden Experience é, de longe, um dos stands mais legais e originais da série JoJo, e eu acho que se eu fosse escritora da série, nunca iria considerar essa possibilidade. O Araki fez, e fez com louvor: ele consegue encaixar perfeitamente todas as habilidades nos momentos certos, utilizando-as com perspicácia.

golden experience parte 5 jojo

É aquela questão: às vezes vemos uma situação na qual a tomada de decisão x parece ÓBVIA, mas o personagem NÃO FAZ DE JEITO NENHUM. Isso não acontece aqui. Portanto, tudo o que você pensar ser possível eles também irão, e as situações serão resolvidas da maneira mais louca (e bizarra) possível! Haja cérebro!

Nem preciso dizer que super recomendo! P.S.: O homem abaixo irá fazer você morrer de amores.

Bruno Bucciarati parte 5

Segue, então, a primeira opening de Golden Wind:

Segunda opening:

EXTRAS DE JOJO!

I) OVAs Stardust Crusaders

kujo jotaro OVA parte 3
  • Duração do OVA: 13 episódios
  • Ano: 1993
  • Estúdio: A.P.P.P (Golden Boy)

A princípio, achei que havia algo diferente nos OVAs que poderia me fazer gostar um pouco mais do que já gosto da série JoJo. No início, assisti à parte do Jonathan, e nem tinha, de fato, considerado assistir a essa adaptação de 93. Mas não se engane: ela na verdade cobre a jornada de Jotaro e seus amigos em Stardust Crusaders, só que o faz de maneira bem resumida.

Sem contar que, pela data de produção, sabemos que tudo vai ser diferente, até porque não foi o mesmo estúdio que produziu. Nesta versão mais antiga, as sombras são exageradas, e, para além disso, não há aquela vivacidade de cores e há muita estática para um anime com muitas lutas. Em minha visão, é dispensável.

Assista ao Stardust Crusaders feito pelo estúdio David Production, porque será infinitamente mais satisfatório. Tudo é mil vezes mais detalhado, e você consegue criar vínculos com os personagens que não criaria se fosse direto a esses OVAs.

Assistir a JoJo é sempre divertido, mas não acredito que valha a pena ver esse aqui.

II) OVA Kishibe Rohan wa Ugokanai

kishibe rohan OVA
  • Duração do OVA: 4 episódios
  • Ano: 2017, 2018, 2020 (cada OVA saiu em um desses anos, e dois saíram em 2020)
  • Estúdio: David Production

Achei que fosse me decepcionar com esse aqui, mas foi uma bela de uma surpresa. Estes OVAs estão ligados à quarta parte da série. Então, não dá para assistir antes de ver Diamond is Unbreakable. Sério. Você não irá entender nada.

O protagonista é, surpreendentemente, um dos personagens secundários da série. Nada contra; aliás, tudo a favor, já que é um dos meus favoritos.

Rohan Kishibe tem muito estilo e personalidade, e é um mangaká ávido e curioso por mais material de escrita. E, de certa maneira, o Araki sempre privilegia as histórias relacionadas ao Rohan. Acho que se identifica.

Cada episódio dos quatro que envolvem esse especial, portanto, irão tratar de uma história diferente, e todas terão a ver com as tentativas desenfreadas de Rohan de arranjar material para seus mangás. O diferencial, na verdade, está no teor: os episódios são bem dark, com uma carinha disfarçada de terror misturado com suspense. São eletrizantes e bem bolados, mesmo com menos de vinte e cinco minutos.

Não estava esperando muito, mas eles com certeza me surprenderam. Para quem viu a parte quatro, esse aqui a consagra com chave de ouro.

III) Jojo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood (filme)

jojo e dio filme phantom blood
  • Duração do filme: 91 minutos
  • Ano: 2007
  • Estúdio: A.P.P.P (Golden Boy)

Estamos chegando ao fim da nossa lista, e esse último foi uma recomendação do Pedro que eu colocasse. Sinceramente, não o vi, e aqui listo meus motivos.

Primeiramente, cabe dizer que é feito pelo estúdio A.P.P.P, o primeiro a fazer a versão de Stardust Crusaders, que eu coloquei ali em cima. Eu não gostei da maneira que foi adaptado, porque ficou bem confuso e sem emoção, nada como o resto de JoJo adaptado pela David Production.

Em seguida, vale ressaltar que esse filme é uma recapitulação dos acontecimentos de Phantom Blood, a primeira parte da história. Já falei, anteriormente, que a primeira parte é bem pequena e definitivamente VALE A PENA ser assistida. Mas se você é emo e quer pular a primeira parte, vá em frente e assista a esse filme que provavelmente não vai ser nem 1/3 da grandeza da produção feita pela David Production!

Pretendo ver? Nem um pouco. Mas se você quiser… quem sabe? Esse definitivamente não contempla o meu guia de como assistir JoJo. Fica por sua conta e risco!

O guia de como assistir JoJo (ou, da ordem de JoJo) chega ao seu fim!

Por fim, espero que o nosso guia tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como assistir a JoJo, ou pelo menos tenha entendido a ordem Jojo!

Enfim, espero, em breve, atualizá-lo, trazendo novas notícias sobre próximas adaptações.

Ora, ora, ora!

Escrito por

Helena Nunes

Estudante desesperada

Revisora textual | Cantora de chuveiro

Campos - RJ

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!