Especiais

Saiba porque personagens de anime tem olhos grandes (e de mangá)

17 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Neste artigo o foco será (tentar) explicar o motivo de os olhos dos personagens de anime serem grandes. Sabe, responder aquela velha pergunta, “por que personagens de anime tem olho grande”, ou, claro, personagens de mangás. Afinal, ambos estão inteiramente conectados.

Por mais que eu adoraria dar uma resposta 100% precisa para essa pergunta, o motivo de os olhos serem grandes em animes e derivados não é apenas 1. Talvez, diria que são 3.

Mas, na verdade, foi um conjunto de fatores que fez com que esse design fosse adotado na maioria dos animes e mangás. Mas a resposta curta para essa pergunta é fácil: Astro Boy, de Osamu Tezuka.

Há quem diga que esse anime foi o primeiro “anime de verdade”, pois é a primeira obra que teve uma história que conectava os episódios um nos outros, e trouxe uma narrativa diferenciada das demais, bem como um design único.

osamu tezuka e astro boy lado a lado

Diversas fontes confirmam que Tezuka era completamente apaixonado por obras como Bambi, Betty Boop e os filmes do Mickey Mouse (dentre outras várias obras ocidentais da época). E todos esses personagens possuem os tais olhos grandes.

Eu já falei bastante sobre o Tezuka-sama em outros artigos aqui da Cúpula onde falo sobre a origem dos mangás, e também dos animes. Esse cara não possui o título de “o Deus dos mangás” ou “o Pai dos animes” à toa.

Ninguém recebe o título de “Deus” de alguma coisa por acaso, né?

Com viés de responder porque os personagens de anime possuem olhos grandes, a partir de agora, irei discorrer um pouco sobre o possível motivo dessa escolha estética, ao mesmo tempo que trarei um breve contexto histórico sobre esse assunto.

Porque temos olhos grandes em animes, mas não bocas ou orelhas, por exemplo?

Primeiramente porque ficaria meio estranho, né.

Segundamente, porque no Japão acredita-se que os olhos são “a janela da alma”. Ou seja, em outras palavras, os japoneses, num geral, acreditam que os olhos de um ser humano não escondem suas verdadeiras intenções.

Com isso em mente, o uso de olhos grandes em animes e mangás faz com que nós, espectadores, criemos empatia com maior facilidade com os personagens.

Afinal, nós conseguiremos nos identificar de maneira mais profunda e fácil com eles se nós conseguirmos entendê-los sem muito esforço, e se ele não está “mentindo” para nós.

Com olhos grandes, fica evidente quais seriam as “verdadeiras intenções” de um personagem em específico. Tipo o que ele estaria sentindo, ou pensando, por exemplo.

É claro que existe exceção para toda regra. E neste caso, existem uma porrada de exceções, já que nem todo anime é Clannad ou Sailor Moon, com seus olhões gigantescos. E as vezes, mesmo dentro de um só anime, temos personagens com olhos grandes, e outros com olhos pequenos.

Então olhos grandes são tipo GRANDES janelas para a alma!

É… Tipo isso.

Ademais, seguindo a linha de “os olhos são a janela da alma”, pode-se dizer que eles, portanto, falam bastante sobre a personalidade do personagem.

Olhos grandes, mais brilhosos e mais arredondados (dentro do normal) costumam ser usados para representar inocência, bondade e fofura (parte também da cultura kawaii e moe).

Pequemos Gon, o protagonista de Hunter x Hunter como exemplo. Dentro dessa obra, temos muitos personagens que se enquadram nessa categoria acima. Agora, com isso em mente, compare-o com os outros personagens principais do elenco do anime.

Uma rápida análise dos olhos acima…

Talvez você não conheça Hunter x Hunter (vai assistir essa porra!!), mas a escolha dos olhos aqui faz todo sentido. Tenho certeza que você, ao analisar os olhos com calma, chegará à alguma conclusão sobre os personagens.

Eu cheguei nessas:

Gon, é inocente, corajoso, e bondoso. Dá de ver nos olhos dele isso. Certo?

Killua, por outro lado, tem olhos gentis, mas levemente mais sérios, com uma puxada do lado que dá um tom de sagacidade, deixando ele mais descolado e tornado os olhos dele muito mais propícios a ficarem sérios.

Kurapika tem um olhar sério e triste, o que conversa demais com o arco de vingança do personagem, que é sua motivação de viver.

Leorio, é o cara normal da trupe, por isso, olhos mais realistas combinam bem com ele.

Hisoka, evidentemente é um cara malvadão, com um olhar super malicioso e ambicioso (você não quer ser amigo dele).

E por fim, Illumi, um personagem que se mostra ser um vazio, afinal, nunca realmente sabemos suas intenções, é representado com olhos que nem íris tem, são só bolas pretas, representando a nossa incapacidade de ler a “alma” dele somente por seus olhos.

personagens do mangá hunter x hunter

Tudo que eu falei pareceu besteira? Bem, talvez minha análise não esteja 100% precisa, porque não fui eu quem criei os personagens.

Porém, é fato que os olhos são a janela para a alma. Eu acredito nisso.

Ademais, se você continua achando isso besteira, fale isso para os pesquisadores Masaki Yuki, William W. Maddux e Takahiko Masuda, que publicaram um artigo científico inteiramente dedicado nesse estudo de olhos grandes em animes e mangás.

Mentira, foi sobre olhos e análise de personalidade, bem como a cultura local. Mas dá no mesmo, no fim. Uma coisa reflete na outra!

“Seriam as janelas para a alma as mesmas no oriente e no ocidente?”

Em tradução livre, seria mais ou menos este título o do artigo. Mas o nome em inglês do artigo dos pesquisadores é “Are the windows to the soul the same in the East and West?“.

Segundo os autores, os olhos são muito mais difíceis de controlar do que a boca.

Ou seja, é muito difícil mascarar suas verdadeiras intenções que são inconscientemente externadas através dos olhos.

Desta forma, no Japão, o povo se acostumou a avaliar os olhos do próximo. Seja para uma negociação, uma conversa com o cônjuge ou numa discussão com um amigo; os olhos nunca mentem. Ou pelo menos mentem com maior dificuldade.

Em contrapartida, aqui no ocidente, nós focamos muito mais a boca das pessoas para fazer esse tipo de análise, porque a boca é a parte mais expressiva do nosso rosto.

Já reparou em como essa diferença é expressada até nos emoticons/emojis?

diferença entre emojis americanos e japoneses
Enquanto os emojis americanos (em cima) focam em se expressar pela boca, os japoneses (em baixo) se diferenciam pelos olhos! Fonte: vídeo do canal Get in the Robot

Conclusão sobre o estudo de olhos…

Você pode ler o artigo na íntegra clicando aqui, mas a conclusão dos autores foi, em resumo, pessoas de diferentes culturas interpretam umas as outras de maneira diferente, e elas tendem a usar expressões faciais similares quando inseridas dentro de uma mesma cultura.

gráficos do artigo sobre olhos janela da alma
Reparem que quando a moça está se expressando com a BOCA, os americanos deram um “grau de felicidade médio” MAIOR que o japoneses, indicando que, para nós, a boca é um forte demonstrativo de nosso estado interno. Fonte: “Are the windows to the soul the same in the East and West?”

Sabe aquela história de que “Os japoneses não demonstram emoções”?

Não é bem isso… É só que eu e você temos dificuldades para interpretar os pequenos detalhes da expressão facial de alguém de uma cultura tão diferente.

É tipo quando você olha pro seu crush, e sem diálogo, só nos olhares e nos movimentos da boca, você consegue perceber o famoso “cara, ela tá tão na sua!”, mas o seu amigo estrangeiro que está do lado não entende nada.

Talvez essa última frase seja besteira, mas acho que deu de pegar o feeling.

Mas de onde Osamu Tezuka trouxe a ideia dos olhos grandes em animes?

Há quem diga que, na verdade, a ideia dos olhos grandes em anime tenha surgido antes mesmo de Tezuka ter pensado em criar seu primeiro anime.

No canal Get In The Robot, os roteiristas do vídeo mostram que os primeiros desenhos animados japoneses começaram lá por 1917, sob fortes influencias de desenhos americanos. Comentei sobre isso no meu texto da história dos animes também, inclusive.

Ainda, segundo o site SukiDesu, a cultura de olhos grandes pode ter surgido muito antes do Tezuka (1928-1989), pois ilustrações de Yumeji Takehisa (1884-1934) e Katsuji Matsumoto (1904-1986) já representavam personagens kawaii com olhos redondos e grandes desde a primeira guerra mundial. Todavia, nessa época isso não foi bem visto, e foi até mesmo considerado algo vulgar.

Porém, cerca de meio século depois, em 1963, é que temos o oficial primeiro anime da história: Astro Boy. O mangá dessa série, contudo, já vinha sendo publicado desde 1952.

Então, assim como Tezuka revolucionou a narrativa dos mangás, dando mais movimento para os quadrinhos e usando uma estética mais Disney do que a que o mercado atual usava, ele também moldou o começo da estética dos olhos grandes em animes ao lançar o anime de Astro Boy.

“Olha esses olhos grandes! Devem ser eles a fórmula do sucesso!!”

Afinal, Astro Boy foi o primeiro megahit da história dos animes. Desta forma, diversos outros produtores começaram a copiar suas características principais. Dentre elas, olhos grandes!

Se considerarmos que o Tezuka fez propositalmente o lance de “usar olhos grandes porque estes são a janela da alma”, tudo que ele fez foi aplicar algo cultural em sua obra. Algo que já era intrínseco dele. Uma característica que ele nasceu e aprendeu a viver e ver as coisas dessa forma.

É tipo nascer no Rio de Janeiro e aprender onde você pode passear, e onde você não pode…

E falando em ser algo cultural…

Os olhos grandes em animes NÃO vieram exclusivamente da influência americana

Essa ideia de Tezuka nasceu não só de influências americanas, mas também porque ele viveu parte de sua infância e adolescência em Takarazuka, onde se tornou grande fã do gênero teatral do mesmo nome.

Takarazuka é um estilo teatral interpretado apenas por mulheres, usando grandes cílios postiços e maquiagem que faz com que seus olhos e expressões sejam vistos até dos lugares mais distantes na plateia.

personagem de teatro Takarazuka

No livro God of Comics: Osamu Tezuka and the Creation of Post-World War II Manga, o próprio Tezuka confirmou que as características faciais de seus personagens são tratadas como se fossem “maquiagem” das atrizes de Takarazuka.

Então, além da carga cultural de “olhos são a janela da alma”, o Deus dos mangás também teve fortes influências da cultura local de teatro, onde os olhos grandes com muita maquiagem serviam para que toda a audiência conseguisse ver com facilidade as expressões das atrizes.

Além disso, olhos grandes em animes ajudam na parte de produção!

Um fator interessante é que os recursos na época de Astro Boy eram muito limitados. Tanto na produção do mangá, quando do anime.

Por isso, acabaria ficando trabalhoso demais produzir em grande quantidade se os olhos fossem muito detalhados e realistas.

Desta forma, dizem que Tezuka adotou esses olhos grandes para facilitar o seu trabalho, e o trabalho dos animadores (no caso do anime).

Afinal, em mangás e animes, é bem mais fácil dar vida à expressão de um personagem por meio do uso do olhar.

Agora, juntando tudo, temos o fator “alma”, “cultura” e “facilitar a produção”.

Possivelmente, essa é a principal explicação do porquê de termos olhos grandes em animes e mangás.

Contudo, existem MUITOS personagens com olhos “normais”

Acho que isso já estava claro, mas eu realmente não sei qual é o seu histórico com animes. Vai que você só cruzou com imagens de Clannad e de Sailor Moon na internet, e por isso acha que “todo personagem de anime tem olho grande”.

Antes, quando analisei os olhos de alguns personagens de Hunter x Hunter, essa falsa-verdade já deveria ter sido quebrada. Porém, acho que é válido deixar esse penúltimo subtítulo só para REFORÇAR que, talvez, existam tantos personagens com olhos “normais”, quanto personagens com “olhos grandes”.

Na verdade, eu acho que o próprio adjetivo “grande” ou normal” é bem subjetivo. Digo, para mim, em Sailor Moon e de Clannad os olhos são de fato grandes demais, chegando a ocupar 1/3 ou METADE da cara das personagens.

Contudo, em animes onde temos protagonistas como o antes citado Gon, mas também Naruto, Midorioya Goku… Todos possuem olhos que quando comparados aos NOSSOS, de seres humanos DE VERDADE, continuam bem maiores. Todavia, passam longe de ser tão exageradamente grandes como os das garotas acima.

Temos ainda animes com temáticas mais sérias e mais realistas, principalmente entre os anos 70 e 90.

Muitas obras que saíram ali traziam designs muito parecidos com as séries animadas de heróis americanos, onde temos a busca de um design para o personagem ser bem parecido com seres humanos reais.

Por fim, mesmo em desenhos animados (não-animes) temos muitos personagens que possuem olhos grandes. Provavelmente por conta de algumas das características citadas neste texto, como os olhos dizerem sobre a personalidade do personagem, e ficar menos “realista” (afinal, é um desenho, nem sempre imitar a realidade é a intenção).

Pensamentos finais sobre “porque animes tem olhos grandes”

Evidentemente, é complicado para mim, um não-japonês que não tem acesso à fontes 100% quentes e fontes históricas oficiais poder afirmar alguma coisa aqui.

Tudo que eu obtive foi através de pesquisas em sites nacionais e gringos, e em canais que possuem muitos seguidores e possuem uma boa reputação em termos de informação.

Sendo assim, talvez tudo que eu tenha escrito aqui não seja a verdade absoluta do porquê personagens de anime possuem olhos grandes.

Mas acredito que grande parte do que consta aqui é, de fato, verdade. Além disso, o artigo científico do estudo dos olhos fortifica bastante minha convicção.

Um resumo do que podemos concluir aqui então:

  • No Japão, a os olhos são considerados “a janela da alma”, por não omitirem a verdade;
  • É difícil para nós entendermos profundamente o quanto as raízes históricas influenciaram o uso de olhos grandes, como o teatro Takarazuka que influenciou o Tezuka;
  • Astro Boy foi o precurssor real do uso de olhos grandes, apesar de termos muitos animes que NÃO adotem essa estética;
  • Os olhos dos personagens falam muito sobre sua personalidade. É comum vermos personagens bonzinhos e energéticos tendo olhos grandes, e personagens mais darkzinhos e vilões com olhos mais fechados, mais sagazes e sérios;
  • Olhos grandes ajudam, também, no quesito técnico de produção de um anime e de um mangá.

Enfim, é isto pessoal! Obrigado para quem leu até aqui. Se possível, curta essa postagem ou comente alguma coisa. Desta forma, este conteúdo poderá chegar em cada vez mais pessoas!

EXTRA: Quer mais conteúdo sobre olhos grandes em animes?

Para finalizar, deixo aqui o vídeo do canal Get in The Robot, que foi de onde montei boa parte deste texto (eles usam basicamente as mesmas fontes em texto que eu usei e linkei ao longo do texto inteiro, também).

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!