Especiais

Sakura Haruno merece todo o ódio que recebe?

10 minutos para leitura

Não é segredo para ninguém que Sakura Haruno é uma das personagens mais odiadas de Naruto. Ela recebe um hate gigantesco por grande parte do fandom, principalmente dos fãs masculinos. Hoje separei alguns dos “argumentos” usados por esses haters para debatermos um por um, de forma saudável e racional.

Será que Sakura Haruno realmente merece todo esse hate que ela recebe? 

Sakura no Shippuden, dos ombros para cima, olhando em alguma direção, sorrindo.

“A Sakura é inútil em Naruto Clássico” 

Vamos aos fatos aqui: toda vez que os meninos lembram das aulas da escola ninja, eles estão lutando uns contra os outros e treinando. Quando as meninas lembram das aulas, elas estão fazendo arranjo de flores

Agora, você espera que, uma criança, que não nasceu em uma família ninja, e não teve aulas de treinamento decente na escola, seja esperta e saiba se defender sozinha? 

Adoram comparar Sakura com Naruto e Sasuke. Mas, convenhamos, além de nascerem em famílias ninjas, tiveram contato com outros ninjas logo cedo, foram preparados na escola e tiveram que se virar sozinhos, afinal a vila não deu o mínimo de apoio aos órfãos. 

O histórico dos três é muito diferente, então sim, a Sakura era fraca no início do anime, mas, conforme foi tendo mais contato com o mundo ninja, ela foi se tornando mais e mais forte. 

Em um momento do Exame Chunin, tanto Naruto, quanto Sasuke, ficaram desacordados e quem teve que defendê-los foi a Sakura. Quando ela corta o próprio cabelo para se soltar das mãos de uma outra ninja, foi uma forma dela se libertar daquele passado e se transformar em uma verdadeira ninja. 

Sakura, toda machucada, após cortar seu cabelo com uma kunai, e a mão de outra ninja segurando o restante do cabelo cortado

“Na luta contra o Pain, a Sakura não ajudou Naruto” 

Vamos voltar um pouco na história, antes do Naruto chegar. Quando Pain aparece na vila e começa a atacar, deixa inúmeros feridos. Os hospitais estavam lotados, os ninjas médicos perdidos, até quando um deles pede à Sakura que coordene a equipe médica

Ou seja, até o Naruto aparecer, Sakura estava liderando uma equipe médica e salvando todos os feridos, que estariam mortos se não fosse por eles. E, caso não saiba, curar exige chakra e, depois de curar tantas pessoas, uma hora o chakra se esgota. 

Quando Sakura grita por Naruto, pedindo ajuda, é porque ela chegou em seu limite, a vila chegou em seu limite. E, quando ele chega, deixa bem claro que não quer a ajuda de ninguém, que vai lidar com Pain sozinho. E não é a primeira e nem a última vez que ele faz algo do tipo.

Sakura ajoelhada no chão, em volta de escombros, gritando pelo nome do Naruto

Em algum momento, Hinata assume a luta, quando Naruto está apanhando de Pain, mas, até então, Hinata não havia feito nada além de correr de um lado para o outro com outro Hyuuga. 

E não é querendo colocar uma personagem feminina contra outra, mas louvam a Hinata por esta atitude que ela tomou, mas crucificam Sakura por não ajudar, mesmo depois dela ter salvo milhares de vidas? Não tem coerência

O pior é que criticam somente a Sakura, mas vários amigos do Naruto estavam lá, observando a luta, e não fizeram nada. Então, a questão aqui talvez seja muito mais um machismo do que de fato uma crítica construtiva. 

“Ela se declara para Naruto para enganá-lo” 

Em algum momento do Shippuden, os ninjas decidem matar Sasuke, porque ele está ficando cada vez mais perigoso. Então, tanto Shikamaru, quanto Sai, atacam Sakura, culpando-a por não ter salvo Sasuke e por ter prendido Naruto em uma promessa de salvá-lo, colocando um peso em suas costas.

Mas se você reassistir o Naruto Clássico, Naruto, Shikamaru, Chouji, Neji, Kiba e Lee vão atrás de Sasuke para trazê-lo de volta. Qual o resultado? Nenhum deles consegue também. Então, a Sakura é inútil por não ter parado o Sasuke, mas os meninos não? 

E assim que eles voltam da missão fracassada, Sakura diz a Naruto para ele esquecer a promessa que fez a ela e desistir. Mas ELE decide continuar com essa busca incessante, ou seja, ele mesmo se prendeu à essa promessa. 

Depois de Sai e Shikamaru encherem a cabeça de Sakura no Shippuden dizendo que ela o prendeu com a promessa, e todo mundo só consolar a Ino que mal conviveu com Sasuke, Sakura decide tomar uma decisão. Ela acredita que realmente o fez, então decide se declarar ao Naruto, para ver se isso o libertaria da prisão que supostamente ela o colocou

Rosto de Sakura envergonhada, sorrindo, após se declarar para Naruto

Mas o que ninguém percebeu, é que o Naruto fez isso consigo mesmo e nunca foi culpa de Sakura. Neste momento, ela queria poupar o Naruto de ter que matar o amigo, de continuar nessa busca cansativa. Mas todo mundo só soube criticá-la. 

“A Sakura precisa ser salva toda hora”

Sim, realmente há momentos em que a Sakura precisa ser salva, assim como vários outros personagens da história. Mas ela salvou muito mais pessoas e, sem ela, boa parte do elenco teria morrido.

Se não fosse ela, Kankuro teria morrido envenenado na saga do Gaara e Sasori. Apenas ela conseguiu achar a cura, algo que até o próprio Sasori considerava impossível. Mas ela conseguiu e ainda em tempo recorde. 

Hinata ficou seriamente ferida na luta contra Pain e quem foi socorrê-la foi Sakura, que não a deixou morrer. Ela corria sério risco, mas sobreviveu graças a competência e agilidade da ninja médica

Naruto mesmo, em dado momento da Quarta Grande Guerra Ninja, quando Kurama é retirada de seu corpo, ele quase morreu. Sakura precisou colocar sua mão dentro do peito de Naruto e bombear o coração do protagonista para que ele não morresse. E não foi a primeira vez que ela o salvou.

Sakura ajoelhada em uma núvem de areia de Gaara com as mãos com chakra em Naruto, que está deitado, inconsciente.

Fora tudo isso, ainda temos todas as pessoas que ela salvou na luta contra Pain e na própria Quarta Grande Guerra Ninja, como Shikamaru. Não só no hospital improvisado, mas também durante a luta, quando invocou e separou Katsuyu, sua lesma, em vários pedaços para curar o máximo de pessoas possíveis

O efeito manada dos fãs antigos e novos

Não dá para saber quando começou e quem começou essa história de que a Sakura é uma personagem inútil. Mas uma coisa é certa: isso se tornou um meme na comunidade de fãs, gerando um efeito manada. 

Quem nunca assistiu Naruto ou quem começou agora, já vai com essa visão da personagem e, muitas vezes, pode até reproduzir esta fala, mesmo sem conhecê-la direito. Isso acontece com diversos personagens, de diversos animes, e a Sakura é um deles. 

Até conversei com alguns amigos homens sobre a personagem e, de primeiro momento, eles fizeram piada e zoaram. Mas, depois que pararam para pensar, perceberam o quanto a Sakura foi importante para a trama, o quanto ela fez pelos outros e o quanto ela foi mal aproveitada. 

Então, muitas vezes a julgam pelo meme, para se encaixar na rodinha (as vezes inconscientemente), mas, se parar para pensar, não é bem assim. Sim, de início ela não fazia muito, mas a sua evolução é clara. Em Shippuden, ela já não é mais a mesma, em Boruto então… 

Com certeza, a Sakura é uma das personagens com a evolução mais orgânica e real do anime, só que todos ficam apegados à primeira fase dela e ao meme que surgiu. 

E onde entra o machismo nessa história?

A partir do momento que você julga uma personagem pelas suas atitudes, jeito ou decisões, mas quando é um personagem maculino fazendo as mesmas coisas, você não julga e ainda acha certo, bom, aí temos um problema

Por exemplo, Naruto e Sakura são extremamente parecidos no jeito explosivo e barulhento — principalmente no Clássico — e ambos correm atrás de pessoas que não estão nem aí para eles. Sakura corre atrás de Sasuke e Naruto corre atrás de Sakura. 

Mas é muito mais fácil encontrar pessoas criticando essa atitude e o jeito de Sakura e ninguém se lembrando que o Naruto fez o mesmo e era do mesmo jeito

Muitos fãs de Naruto colocam os personagens masculinos em um pedestal, enquanto as personagens femininas servem apenas para serem sexualizadas ou criticadas. E sim, o autor tem parte de culpa, por retratar as personagens assim. 

E o pior, ficam tentando propagar que a personagem é inútil, utilizando argumentos sem sentido, como estes falados no artigo. Não faz sentido essa dedicação toda para espalhar o ódio. 

Mesmo se fosse um personagem masculino sendo criticado sem fundamento, não seria certo. Porque isso não fica só no desenho, isso vai para a vida real. E muitas críticas que a Sakura sofre, mulheres da vida real também sofrem. Isso vai além do desenho. 

O problema não é a Sakura Haruno, é o mal desenvolvimento de personagens femininas em Naruto

O triste do anime de Naruto é que as personagens femininas são muito mal desenvolvidas.

Enquanto os ninjas homens estão treinando e lutando, Kishimoto colocou as personagens femininas para fazer arranjos e brigar por homens. 

Hinata realmente não se encontra na lista dos piores personagens de Naruto e não falo isso por um apego à personagem, mas por tudo o que ela representa no anime. Enquanto há outros que realmente não agregam em nada na história e realmente são inúteis.

Em Boruto, Sakura já se tornou a maior ninja médica do mundo e a melhor kunoichi de sua geração. Depois que viu o que aconteceu com Naruto, Sasuke e na guerra, criou o hospital de Konoha ao lado de Ino, onde é diretora e cuida crianças traumatizadas pela Quarta Grande Guerra Ninja.

Rosto de Sakura em Boruto, olhando para frente, com um olhar sério, mas sorrindo

Sakura é inútil? Não. Ela não precisou de uma bijuu, um selo amaldiçoado, um clã poderoso e ser reencarnação de ninjas antigos. Ela é incrível por mérito próprio. 

E se você “odeia” Sakura Haruno por achar que ela é inútil, então talvez você não tenha assistido ao anime com a devida atenção, ou só replica o meme sem refletir. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

Natalia Tojal

Redatora/Copywriter

Otaka, gamer e cansada

Arujá - SP

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.