Notícias

Morre o dublador Araken Saldanha, do Mestre Ancião (Cavaleiros do Zodíaco)

3 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

O famoso dublador Araken Saldanha, de Cavaleiros do Zodíaco e de obras de sucesso no mundo das animações, tinha 92 anos. Além disso ele foi ator, radioator, radialista, locutor e diretor de dublagem.

dublador de cavaleiros do zodíaco Araken Saldanha

Ele iniciou sua carreira aos 26 anos, na extinta Tv Tupi, participando de séries como O Falcão Negro. Posteriormente, nos anos 60, ingressou na dublagem pelos estúdios Gravasom e AIC.

Na década de 80 dublou pelos estúdios Herbert Richers e Mauricio de Souza produções. Logo depois nos anos 90 trabalhou na Gota mágica e no século 21 no Álamo.

A noticia de seu falecimento foi dado pelo seu amigo e também dublador Francisco Brêtas em um post no facebook. Francisco é também um dos dubladores de Cavaleiros do Zodíaco, imortalizando sua voz em Hyoga de Cisne.

Araken Saldanha em Cavaleiros!

É a voz do Mestre Ancião em todas as mídias que foram lançadas, seja filme, animacão ou jogos. Além disso ele também dublou o personagem Cassius, que disputou a armadura de pégaso com o protagonista Seiya no começo da história.

Foi revelado que teve grande dificuldade em dublar no remake da Netflix, pois estava sofrendo com enfisema pulmonar, doença que o levou a óbito.

Apesar da doença revelou o entusiasmo pelo convite ao amigo Brêtas, que também é o diretor de dublagem do remake, de que mesmo aposentado e sem voz faria a dublagem do velhinho ate morrer.

Além de Cavaleiros do Zodíaco, ele dublou a primeira voz de Balrog (Street Fighter II Victory), Hailah (Shurato), Soldozer (Solbrain) e o Dragão de 6 estrelas (Dragon Ball GT). Fora dos animes dentre outros inúmeros trabalhos ele dublou o Space Ghost e o Sr. Cogswell/Cósmico (os Jetsons).

Enfim, sua morte é uma perda irreparável para nós, amantes do mundo das animações. Todos nós da Cúpula do Trovão desejamos os mais sinceros votos de força a sua família e amigos.

Fonte: Jbox

Escrito por

Diego Mariano

Escritor

Músico | Oldschool | Shonenzero

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo