Cúpulacast
E08

Suspensão de Descrença + Deus Ex Machina = Suspensão Deuxcrença?

Duração: 0h44min
Podcast editado por Lucas "Dudi" Souza

Resumão

Com viés de debater sobre esse título maluco, ou melhor, sobre a Suspensão de Descrença e o Deus Ex Machina, mais uma vez no CúpulaCast, André e Dudi iniciam um debate!

Você já se perguntou alguma vez o porquê de não conseguir se conectar com alguma obra muito maluca, porque, para você, aquilo tudo não faz sentido?

Ou então, que uma solução para um problema foi tão absurdamente conveniente que praticamente estragou sua experiência com um anime ou mangá? Até mesmo em filmes ou séries, por exemplo?

Até que ponto é possível abdicar da lógica para se divertir? Vale a pena aceitar uma solução bizarramente “tirada da cartola” para salvar o protagonista, simplesmente por ser o protagonista?

Escute agora mesmo o episódio caso você já tenha refletido sobre qualquer uma das perguntas acima. Ou então, ouça para entender melhor o que a Suspensão de Descrença e o Deus Ex Machina.

Depois, claro, sinta-se a vontade para ir contra (ou a favor) das opiniões dos participantes na sessão de comentários!

Deixe sua opinião sobre o assunto na sessão de comentários! Ou, caso preferir, envie sua sugestão/opinião para [email protected].

Links

Sobre o episódio…

A Suspensão de Descrença e o Deus Ex Machina são recursos narrativos que você com certeza já teve de lidar com. Isso é fato.

Afinal, ambos são usados em diversas (provavelmente todas) as obras do mercado de animes e mangás, seja em grande ou pequena intensidade.

Pois, um se trata sobre a imaginação do espectador e sua capacidade de tolerar o impossível em prol do entretenimento. E o outro, por sua vez, é uma solução sem pé nem cabeça para diversos problemas que, até então, não poderiam ser resolvidos.

Esse assunto já fora debatido algumas vezes pelos participantes do cast ao longo dos episódios (e até mesmo em alguns artigos aqui na Cúpula), mas, ao perceber que que talvez ainda exista a possibilidade de alguns ouvintes nunca terem ouvido falar desses termos mágicos e perigosos, os rapazes decidiram gravar um podcast em tom mais explicativo e de exemplificação.

Contudo, apesar de ter sido um episódio mais voltado para “ensinar” o pessoal que acompanha o CúpulaCast, o mesmo continuou sendo bem divertido.

Além disso, elencou importantes questionamentos e diferenças entre as terminologias.

Até mesmo plot twist, que é muito utilizado em obras como Yakusoku no Neverland, foi discutido por aqui, e os exemplos dados não ficaram só dentro do mundo dos animes e mangás.

Alguns acontecimentos de filmes e séries da cultura pop ocidental também foram comentados e discutidos, pois, afinal, quando se trata de Suspensão de Descrença e de Deus Ex Machina, todo mundo está no mesmo barco.

Um barco que, caso esteja sem um bom capitão, vai afundar. Todavia, caso tenha um ótimo capitão, pode até mesmo chegar ao One Piece!

Animes e mangás que usam muito bem a Suspensão de Descrença:

Animes e mangás em que, para os participantes, não ficou bacana o uso da Suspensão de Descrença ou do Deus Ex Machina:

Deixe sua opinião sobre o assunto na sessão de comentários!

Participantes
André Uggioni
André Uggioni InstagramTwitter
Lucas
Lucas "Dudi" Souza InstagramTwitterFacebook
Convidados

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.