Regra de 3

RegraDe3 | Appare-Ranman será um dos melhores do ano?

10 minutos para a leitura

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Animes orginiais, que não tem material base como manga ou jogos, costumam muitas vezes passar despercebidos aqui no Brasil, e com Appare-Ranman! não está sendo diferente a princípio.

ID: Invaded e Sarazanmai são exemplo de animes originais recentes e que são bons, mas que pouco ou quase nada foi-se falado sobre.

Sorano-Appare-empolgado
  • Gênero: Comédia e Histórico
  • Estúdio: P. A. Works
  • Material original: Original
  • Episódios: ?
  • Novos episódios: Sexta

O staff de Appare-Ranman! conta com o diretor Hashimoto Masakazu e a direção de som fica por conta de Lida Satoki, ambos não possuem trabalhos muito expressivos.

Sinopse

A história de Appare-Ranman! se passa no final do século XIX. Após um certo acidente, o engenheiro brilhante, mas socialmente inepto, Sorano Appare e o astuto, mas covarde, samurai Isshiki Kosame, se vêem à deriva em um barco em pleno oceano, mas são resgatados por um navio cargueiro que vinha do Japão e estava indo para a América.

Antes de mais nada, estando financeiramente quebrados, os dois decidem competir na Trans-America Wild Race para ganhar o prêmio e retornar ao Japão.

A fim de completarem a corrida, os dois lutam contra rivais loucos, foras-da-lei e a sobrevivência ao ar livre enquanto correm pelo oeste selvagem desde a linha de partida em Los Angeles até a linha de chegada em Nova York – no carro movido a vapor que construíram.

Appare-Ranman! mal chegou e já me conquistou totalmente. Em meio a tanta história genérica e derivada que estamos vendo por ai, Appare é sem dúvidas uma história original muito bem-vinda.

Com sua história inusitada e com um protagonista para além das características convencionais, temos um enredo simplesmente incrível e gostoso de acompanhar.

Infelizmente o anime encontra-se em hiato por conta do COVID-19 e não tem data para seu retorno. Portanto, só temos os três primeiros episódios disponíveis até o momento.

A diferente história de Appare-Ranman!

Como de praxe na maioria dos animes, a história gira em torno de Sorano Appare, um Jovem com um QI elevado que possui a capacidade de aprender tudo muito rápido e com isso tornando-se um excelente engenheiro.

Mas não se engane, ele não possui um dom ou algo do tipo, muito pelo contrario, Appare é uma pessoa extremamente esforçada e está sempre com a cara ”enfiada” em livros.

Appare com uma pilha de livros a sua frente e o projeto do seu barco a vapor atrás

Porém, sua tradicional família não o apoia e discrimina esse seu ”hobby”, chegando até mesmo o considerar um ”vagabundo”.

Mas Appare, com sua cara de paisagem, não está minimamente preocupado com o que os outros pensam.

Em um de seus testes no mar com uma de suas máquinas a vapor, um samurai incumbido de ”proteger” Appare, esbarra em uma manivela e a quebra, deixando essa máquina totalmente desgovernada e à deriva.

Então, um navio cargueiro os resgata e os deixam nos Estados Unidos da Ámerica, expecificamente no deserto de Los Angeles.

E aqui começa o único ponto negativo desse anime até então. Pessoas do mundo inteiro se encontram nessa cidade para uma corrida trans-continental que irá acontecer em breve.

Porém, a barreira do idioma simplesmente é ignorada como se o mundo inteiro falasse japones, até mesmo índios nativos. Sendo assim, o anime abusa da nossa suspensão de descrença.

Mas, não é difícil fazermos vista grossa para esse ”detalhe”, uma vez que todo o resto é muito bem feito, com um conceito fora do padrão convencional e principalmente personagens cativantes e envolventes.

Personagens de Appare-Ranman!

Não é difícil observarmos que as histórias seguem ”fórmulas de sucesso’‘. Comumente vemos em animes shounen, a história seguir passo a passo a jornada do herói.

Mas, isso não é nem um pouco errado, o problema é quando essa fórmula gera algo raso e vazio.

Normalmente, em histórias mais comuns, costumamos ver personagens com características básicas e facilmente associados com diversos outros.

Porem, em Appare-Ranman! isso não acontece, apesar de a princípio parecerem personagens comuns, em apenas três episódios podemos perceber que não é bem assim.

Sorano Appare

Appare Sorano Sujo de gracha no rosto e segurando uma chave inglesa

O protagonista de Appare-Ranman! não é difícil de se perceber, visto que ele usa roupas e cabelos de protagonistas.

Isso é algo que me incomoda um pouco também, os personagens de destaque em Appare-Ranman! ter um design totalmente destoante de todo o resto.

Enfim, Appare é um personagem que a princípio parece apático, sem emoção e sem vontade.

Porém, tem um pequeno detalhe que nos deixa na dúvida se realmente é isso mesmo: seu olhar obstinado e determinado.

Um olhar de alguém que é capaz de conquistar tudo aquilo que deseja. Não lembro da última vez que vi um olhar tão cheio de vida em algo 2D.

Protagonista olhando com um olhar confiante

E não é apenas isso, no terceiro episódio vemos uma outra faceta de Appare.

Ao dirigir seu veículo a vapor, Appare torna-se totalmente outra pessoa. Uma pessoa insana (no bom sentido) que acredita piamente em suas ideias, além de animada, viva e acima de tudo feliz.

Appare totalmente empolgado dirigindo seu veículo a vapor

Appare pode não ter o melhor carro ou o melhor motor, porém a sua arma mais poderosa é sua inteligência e confiança naquilo que faz.

Será que veremos o Appare ”cair do cavalo” por conta de sua autoconfiança? Seria no mínimo interessante!

Isshiki Kosame

Kasame Isshiki olhando sério com um fundo azul ao fundo

Assim como Appare, Kosame parece ser aquele arquétipo do samurai virtuoso que já vimos em algum lugar.

Mas, no segundo episódio podemos perceber que não é bem assim. Diferentemente do que parecia, Kosame é extremamente habilidoso e tranquilo ao usar suas habilidades de samurai.

Kosame personagem de Appare-Ranman! mostrando suas habilidades com a espada, esquivando de um soco e mostrando que poderia ter acertado um ponto vital no processo

Porém, quando o mesmo é posto a prova, algo que aconteceu em seu passado vem à tona, o deixando incapaz de tomar uma atitude rápida que era necessária naquele momento.

Ao contrário do que parece, Kosame é bem sagaz e tem a capacidade de ver com clareza tudo que está acontecendo, porém sua relutância é o que não deixa atingir todo o seu potencial.

Isshiki Kosame é um personagem com muito potencial de desenvolvimento e espero que Appare-Ranman! siga por esse caminho.

Parte técnica de Appare-Ranman!

Inegavelmente, algo que chama a atenção em Appare-Ranman! é sua estética.

Apesar de não ser declaradamente um anime Steampunk, não é difícil notarmos as semelhanças com esse gênero.

Maquinás a vapor, vestimentas de época, equipamentos com ar de futurista, mas ao mesmo tempo condizente com seu século XIX. Essas são características principais que definem esse gênero.

Carro de Appare participando de sua primeira corrida em uma montanha

Outro elemento que chama bastante atenção são os carros. Cada carro a princípio parece único, tanto em design quanto em características. Apesar de não termos tido a oportunidade de vê-los em ação, a promessa de que será uma grande corrida é evidente.

Apesar de todos os carros serem desenhados com uma ”mescla” de 2D com CGI, não causam estranhamento, na verdade, deixou com uma estética bem interessante e diferente, o que na minha opinião condiz com a proposta.

A qualidade do anime em sí não é nenhum nível Demon Slayer, mas não deixa nem um pouco a desejar. A fluidez das cenas e as corridas, mesmo que em CGI, são fluidas e não causam estranhamento em nenhum momento.

Finalizando…

Talvez eu esteja de fato superestimando Appare-Ranman!, porém, para mim, a soma desses três episódios foram totalmente gratificantes de assistir.

Espero que esse anime tenha mais de 20 episódios, para terem tempo de desenvolverem os personagens de maneira adequada e criarem laços de amizades que sejam realmente críveis para nós, expectadores.

Inegavelmente, Appare-Ranman tem potencial de figurar entre os melhores animes da temporada e até mesmo do ano!

Mas, vamos procurar manter nossas expectativas baixas para não nos decepcionarmos.

Possivelmente estará entre os melhores do ano, ou isso é simplesmente exagero? Quem sabe, se for realmente tudo isso, não saia um guia de Appare-Ranman! ao final da temporada…

Deixa aí nos comentários sua impressão sobre o anime e vamos confabular sobre!

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo