Quando nos reunimos para analisar os animes dessa temporada, muitos dos membros da Cúpula disseram ter alguma expectativa em Deca-Dence.
Eu, com o coração destruído de relacionamentos abusivos com animes (BNA, eu estou falando com você), ainda me apresentava cético a qualquer expectativa.
Será que meu ceticismo está correto?
- Gênero: Ação, Aventura
- Demografia: Indefinida
- Estúdio: Nut
- Fonte: Original
- Episódios: 12
- Novos episódios: Quartas-feiras
- Página do anime (MAL)
Caso você queira saber um pouco mais, acesse a nossa página de animes da temporada.
Deca-Dence está sendo dirigido por Yuzuru Tachikawa (Mob Psycho 100, Death Parade). Nesse momento, já surgiu um ponto de exclamação acima da minha cabeça.
Tanto Mob Psycho 100 (que ele dirige as duas temporadas) quanto Death Parade são obras que eu tenho muito carinho, sem falar que são obras bem surpreendentes no quesito “andamento da história”.
Lembrem disso…
A construção de Deca-Dence
Deca-Dence conta a história de humanos sobrevivendo em um futuro distópico dentro de uma fortaleza móvel gigantesca, chamada de (surpreendentemente) “Decadence”.
Além dos humanos, existem também os Gears, uma raça ligeiramente diferente dos humanos, que possui uma maior aptidão para o combate Aliás, os humanos são normalmente chamados de Tankers.
Nesse mundo existem monstros nominados Gadoll, um estilo de animal meio deformado de diversas cores e tipos. Eles teoricamente são o motivo de os humanos terem que viver todos juntos na fortaleza.
E vou dizer, muito úteis esses bichos. Eles te atacam, o que torna necessário o abate deles, e ao mesmo tempo eles fornecem um líquido verde, que serve de energia. Acima de tudo, ainda dá de tirar a carne para comer.
E a história?
A história começa com a protagonista, Natsume, ainda criança sendo atacada por um grupo de Gadolls. Seus pais morrem, ela consegue sobreviver, porém ela perde o braço. Depois disso ela vai em busca da pedra filosofal, é claro.
Brincadeiras à parte, ela cresce (um pouco) e tem o sonho de se juntar a Força (um com força, você se tornará). Natsume quer se tornar uma soldado e proteger Decadence.
Infelizmente, ela é inapta, já que perdeu o braço e sua prótese, embora muito boa, não possibilitaria as melhores condições em combate. Assim, ela se torna a moça da limpeza, encarregada de limpar a parte externa de Decadence.
Lá ela conhece seu chefe, Kaburagi, que é aquele clássico protagonista quieto… misterioso. Ademais, falaremos dele logo logo.
Ela é a protagonista, tu acha que ela vai ficar de boas? Vamos assistir 12 episódios de “passação de pano”? Te digo que existem vários animes que tu mesmo tem que passar o pano pra ele…
Mas esse não é um desses! Panos não serão passados, e logo, durante um ataque de Gadolls, ela e seu chefe caem de Decadence, no meio do combate.
Logo o Kaburagi se mostra o verdadeiro bicho-piruleta, pulando para todos os lados e metendo agulhadas em Gadolls desavisados, tudo isso com os equipamentos que ele pega de um corpo em queda.
Primeiramente, aconselho que vocês assistam Deca-dence, é uma história que eu acredito valer a pena.
Contudo, entramos agora em uma parte complicada…
Qualidade técnica
Antes de entrar na parte realmente complicada, vamos falar um pouco sobre a qualidade técnica de Deca-Dence.
A animação é fluída, tem estilo e é muito bonita… quando é 2D. Aqui, novamente temos uma animação 3D (CG) truncada, parecendo que tem poucos frames e “meio borrada”.
Eu realmente não sei o que eles estavam pensando, contudo é deprimente comparado com o padrão de qualidade do anime.
Porém, isso é algo facilmente ignorável. O CG é muito pouco usado, e se você ignorar isso, todo resto te dá margem para que você esqueça.
Eu entendo que é uma forma de viabilizar animes, entretanto não posso deixar de criticar a falta de qualidade dessas partes.
Por outro lado, não tenho o que reclamar da parte sonora. Tanto a abertura quanto a trilha sonora são de boa qualidade, nada muito surpreendente, mas bem sólidas.
E agora, chegamos ao problema. Mas o problema não tá no anime, tá comigo. Não da de continuar falando, sem dar spoiler… então, acho que ninguém deveria ler antes de assistir pelo menos os 2 primeiros episódios.
Já digo que o anime é bem interessante e eu aconselho muito você a assistir, pelo menos, faça sua RegraDe3 dele!
Spoilers que não deveriam ser lidos
A partir de aqui, vou dar spoilers que eu preferia que você não lesse. Só aconselho seguir se você já viu pelo menos a metade do segundo episódio.
Ainda há tempo de desistir.
A escolha foi sua…
Nada é o que parece! Esse vestido não é azul, e muito menos branco.
Na verdade, os Gears são avatares de seres androides. Humanos estão em extinção, Decadence não é uma fortaleza, mas sim a maior forma de entretenimento da Terra.
Androides podem fazer um avatar chamado Gear e sair em batalha contra os Gadolls, como forma de entretenimento, tendo até um sistema de “Ranking”.
Porém, Decadence não é uma simulação, é um local físico real. O próprio lugar é uma grande estrutura criada pelo “Sistema”. Aliás, humanos tem chips instalados para controlar sua população.
Não sei se esse plot-twist é bom ou não, já que ele sai meio do nada. Entretanto, como é no segundo episódio, eu acho uma ideia interessante no meio de tantos animes clichês.
As vezes, é bom vir algo completamente viajado, veremos agora como a história seguirá.
Outro aspecto é o design dos androides, que muitas pessoas não gostaram. Eu, pessoalmente, não vejo nenhum problema nesse estilo mais cartunesco, porém é um gosto pessoal. Acho que ele trás essa quebra, combinando com o roteiro meio maluco.
Aliás, aqui está a abertura, que tinha os spoilers.
Finalizando as primeiras impressões de Deca-Dence
Deca-Dence me surpreendeu. Faz tempo que não vejo uma obra tão corajosa em sua premissa e estilo.
Contudo, nem tudo são flores. As vezes o anime nos confunde demais tentando explicar aspectos básicos desse novo mundo. Compreendo que não explicar nada seria demais, porém as coisas ficam mais claras naturalmente.
No começo do segundo episódio, nos jogam uma tonelada de informação, porém temos pouco tempo para assimilar isso tudo, já que somos tirados da realidade que acreditávamos ser a “verdadeira”.
Em contra ponto, ao longo dos episódios, lentamente vamos entendendo organicamente como essa sociedade androide funciona de verdade, embora ainda demore bastante.
No fim, acompanharei com certeza. No mínimo, é muito interessante. Veremos se ao longo dos episódios eles conseguirão fazer uma trama envolvente. E você, vai dar uma chance?
Na dúvida do que assistir nessa temporada? Dá um pulo no nosso eletrizante GUIA DA TEMPORADA!
GUIA DA TEMPORADA