Futsal Boys!!!!!, por questões de economia processual, como dizemos no direito, irá virar somente Futsal Boys nesse texto. Por que tanta exclamação?????? (Até coloquei mais interrogações para dar ênfase).
Bem, do que fala Futsal Boys?
Vôlei? Tênis de mesa? Polo aquático? Boccia? Como podem perceber, estou super ácida hoje. Assim, nossa RegraDe3 será um pouco diferente das normalmente realizadas por aqui.
Esse é o preço por pegar três animes deprimentes para fazer nessa temporada!
Mas não desista, jovem! Essas primeiras impressões terão um quiz, ou seja, um jogo de perguntas e respostas, para saciar a sua alma otaku abatida pelos longos anos assistindo anime.
Se você for um iniciante na arte, também poderá identificar como exatamente funciona a narrativa de um anime de esporte.
Ou, a bem dizer, o estereótipo dela. Então, vamos lá?
- Gênero: Esportes
- Estúdio: Diomedéa (Domestic na Kanojo; Ahiru no Sora)
- Material: Original
- Onde assistir: Funimation
- Novos episódios: Domingo
Pop quiz do otaku: você reconhece esse personagem?
Bem, esse jogo de perguntas e respostas funcionará assim: Eu colocarei aqui embaixo as opções, e você, que está lendo esse texto, irá aplicá-las aos personagens, cujas fotos estarão abaixo.
Como já trabalhei ministrando aulas, ainda quero deixar claro: cada personagem se encaixa em apenas UMA opção. E eu, pessoalmente, acredito que você irá acertar todas.
Então, vamos às opções!
a) Personagem principal otimista e naturalmente talentoso b) Edgy amigo do protagonista que era odiado no fundamental c) Veterano confiável e responsável d) Treinador fofo E, agora, aos personagens! Para o jogo, considere na ordem: 1, 2, 3, 4. Ao final, suas respostas estarão lá. Apesar de você não precisar delas.
Então, do que fala Futsal Boys?
Além de futsal? Como já percebido acima, o design dos personagens já diz muito. É impressionante como a informação visual denuncia diversas informações sobre alguma obra.
Helena, não é meio “julgar o livro pela capa”? Talvez, mas as nossas RegrasDe3 são justamente sobre isso! Não tanto, mas em geral sim. Nós olhamos um anime pelo que ele apresenta de potencial. Sabe o ato e a potência de Aristóteles? É meio por aí.
E, no caso, não existe Futsal Boys. O que existe é uma mistura de tudo o que você já viu em animes de esporte, com a sensação de que é uma cópia pirateada. Sim, é PÉSSIMO falar isso, mas é a verdade.
Em suma, não é nem potência e nem ato. Foi mal, brother (Aristóteles).
Li no MyAnimeList o comentário de alguém falando que é uma cópia de Haikyuu!!, e, apesar de ter os pontos de exclamação em comum, não traz nem 10% do hype que ele traz.
Futsal Boys são meninos jogando futsal em uma quadra de grama sintética. E só.
E qual o problema nisso?
A princípio, nenhum. O grande problema é quando nós temos uma referência. Como já mencionei, Haikyuu!! é, dentre os animes de esporte, aquele que abriu portas, trouxe à luz e revolucionou a possibilidade de as pessoas GOSTAREM de animes de esporte.
Sim, pode NÃO ser o seu caso.
Mas o público em geral, inclusive aqueles que não estão acostumados a animes, e sim a séries, por exemplo, veem em Haikyuu!! um modelo bem-sucedido de anime de esporte. E é. Em outro cast aqui, a gente comenta o que é importante para o hype desse gênero.
O que quero dizer, com isso tudo, é que existe um modelo. E que após esse modelo, as pessoas tentam repetir a fórmula de sucesso, o pote no fim do arco-íris.
Contudo, acaba saturando. O mercado pode ficar cheio de animes com exatamente o mesmo tipo de personagem e o mesmo tipo de enredo.
Não que isso seja incomum por lá, vide isekais que saem TODA temporada.
Por isso, em Futsal Boys, sinto que estou vendo tudo o que já vi, só que com uma animação meia boca e uma trilha sonora esquisitinha de dubstep. Os personagens parecem literalmente BONECOS que falam. Não há personalidade, não há hype, só a imensa vontade de terminar logo o episódio.
O que faria Futsal Boys ser uma fórmula de sucesso?
Originalidade. Essa era a palavra que eu estava buscando enquanto eu assistia, e é a que eu busco todas as vezes que me encontro com animes de esporte. Apesar de alguns que eu já assisti como Re:Main ou Sport Climbing Girls não serem exatamente sinônimos de bons animes, tinham essa palavra.
No entanto, quando você faz um anime de esporte coletivo ser igual a qualquer outro anime de esporte coletivo, perde-se a vontade de assistir. Você já sabe o que vai acontecer.
Sabe quem vai duelar; sabe que vão competir no torneio intercolegial; e sabe que o protagonista vai falar que vencerá o amigo edgy dele a qualquer custo.
E nesse caso, a previsibilidade impede a diversão.
Finalizando as primeiras impressões sobre Futsal Boys (!!!!!)?
Como venho aprendendo a falar sobre meus sentimentos, diria que a minha sensação é de frustração. Gosto muito de ver alguns títulos underground pelos quais as pessoas não dão um centavo; influenciada, inclusive, pelo meu irmão. É insanamente bom ter as expectativas quebradas para o melhor.
Infelizmente, eu costumo esperar boas ideias de animes de esporte. Esporte é intrigante e estimulante. Deixa o coração a mil e te faz perguntar várias vezes quem irá ganhar o jogo.
Quando a gente assiste, há dois tipos de jogos: aqueles super interessantes e aqueles que são chatos demais. E não é nada sobre o esporte em si, mas sobre a competição e a ansiedade de saber o que irá acontecer em seguida.
Parafraseando meu pai, “no jogo (de futebol), eu torço para o gol”. Eu não entendia, mas fez muito mais sentido para mim depois. A atração do esporte está no esforço, tanto individual como conjunto!
E, se isso não for mostrado, não tem como se conectar com os personagens.
E, por todo o exposto, como em redações do ENEM, creio que não seja uma boa ideia assistir Futsal Boys. Talvez valha mais a pena um rewatch de um bom anime de esporte.
Ah! E quanto às respostas…
A) 2 B) 4 C) 3 D) 1
Mas você já sabia, não é?
Até logo!