Regra de 3

Isekai Ojiisan | Primeiras impressões

6 minutos para leitura

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Isekai Ojiisan pode causar uma dúvida a quem normalmente vê anime. O nome “isekai” (outro mundo) já deixa muita gente desanimada, mas o título pequeno pode fazer repensar. Títulos grandes cansam.

E Ojiisan, para aqueles que não conhecem, significa “tio” em japonês. Então, em tradução literal, seria algo mais ou menos como “tio do outro mundo”.

O isekai, como gênero, engloba toda história em que pessoas saem de seus mundos e entram em outros, e tem muitas variações. O pioneiro do gênero é Sword Art Online, que foi muito aclamado por muita gente na época em que saiu.

Depois dele, muitos outros surgiram, a ponto de pensarmos: caramba, outro isekai? Sim, eu entendo a frustração. Entretanto, você vai jogar essa frustração de lado aqui.

O nosso “tio do outro mundo”, na verdade, agora está no mundo real. 17 anos depois de ter estado em outro mundo. O que Isekai Ojiisan tem a oferecer?

ojiisan
  • Gênero: Comédia, Fantasia
  • Diretor: Shigeki Kawai
  • Estúdio: AtelierPontdarc (Ganbare Douki-chan)
  • Material: Mangá
  • Onde assistir: Netflix
  • Novos episódios: Quartas

Isekai Ojiisan é uma das mais acertadas escolhas da Netflix

VIVEMOS comentando aqui sobre como a Netflix aceita péssimas produções ou impõe péssimos calendários. Aquela ideia maluca de soltar tudo de uma vez e com animação slideshow. Normalmente o prazo estraga tudo.

Se você gosta de slideshow, não tem nenhum problema com isso, mas a verdade é que todo mundo aqui na Cúpula é meio cadelinha de boa animação.

Isekai Ojiisan, por sua vez, traz tudo o que a gente queria. Boa animação, personagens interessantes, episódios semanais, comédia, história e um gostoso slice of life. É, tudo isso junto.

Assim, bem, o que é Isekai Ojiisan?

Inicialmente, um senhor acorda de um coma. Aparentemente, ele ficou em coma por incríveis DEZESSETE ANOS. Quer dizer, imagina se dezessete anos da sua vida fossem simplesmente apagados?

Claro, estudante de medicina (e afins), seria quase impossível que algo assim acontecesse. De fato. Mas vamos lá, é ficção! E esses dezessete anos de coma foram, na verdade, uma visita desse tiozão em outro mundo. Um daqueles com orcs, elfos, magia e tudo a que se tem direito.

Quando ele chega ao mundo real, fala palavras completamente desconexas e incompreensíveis, que fazem o seu sobrinho, o Takafumi, acreditar que ele seja um completo malucão.

takafumi chocado com os poderes que o tio recebeu do outro mundo
Takafumi completamente perplexo

Ele até pode ser, mas não é só isso. Ele veio com muita bagagem desses dezessete anos, e ainda carrega todos os feitiços, línguas e memórias do outro mundo.

Depois de tudo isso, ninguém quer ficar com o tio maluco. E quem fica? O pobre coitado do sobrinho.

O que um tiozão faria em pleno século XXI?

Coisas de tiozão, é claro. Mandar joinha amarelo pelo zap, corrente sobre babosa ser cancerígena, propaganda política… essas coisas que já sabemos. No entanto, o tiozão do Takafumi, além de ir morar com ele, decidiu que iria ser… Youtuber!

tio usando o youtube para ganhar dinheiro mostrando seus poderes
Ele tentando mostrar os poderes dele pelo Youtube. Ganhou um dinheirinho bom, mas ainda tem gente que acha ser uma grande farsa.

E é ÓBVIO que isso iria me lembrar outro anime muitíssimo parecido, que é o Paripi Koumei. O André, aqui da Cúpula, adorou, e por razões óbvias. Tem bastante quebra de expectativa (pro jeito bom).

E, apesar de concordar que Paripi Koumei é de fato bem legal, Isekai Ojiisan traz algo que eu estava esperando por lá e nem sabia. Muita comédia! Nossa, é bem divertido. Para mim isso faltou por lá, e tem bastante por aqui.

E em Isekai Ojiisan, também temos muita quebra de expectativa! A ordem de prioridades do velho parou no século passado: telefone flip-flop da Nokia, jogos da SEGA e experiências amorosas baseadas em videogame (mas ainda tem isso, não é?).

Enfim, ele passa a ser um Youtuber que faz magia, e que TODO MUNDO acredita de pés juntos que é um CGI do balacobaco (para combinar com as gírias antigas).

isekai ojiisan tio mostrando seus poderes ao sobrinho
Aparentemente, esse feitiço aí consegue mostrar as memórias dele do outro mundo.

Além disso, é claro que ele ainda não conhece a internet, nem haters, muito menos sabe como responder a todo mundo. Ou seja, não tem a menor ideia de como a internet funciona. Tiozão mesmo.

Mas ele voa, sabe apagar mentes e mostrar memórias da vida no outro mundo. Equilíbrio é tudo.

Nessa história, quem se ferra mesmo é o sobrinho dele, que precisa explicar tudo para alguém que viveu fora da Terra por 17 anos. Não é tarefa fácil.

Finalizando as primeiras impressões de Isekai Ojiisan

Vale MUITO a pena ver! Em três episódios, já consegui dar umas boas risadas, mesmo sendo inimiga do humor. É um humor bem geral, que tem a ver com cultura pop internacional, jogos e animes. Tem algumas referências bem fáceis de identificar:

Para vocês terem noção, o Takafumi ficou pensando em como iria explicar para o tio o conceito de tsundere, para identificar a relação do tio com uma personagem de outro mundo. Mas a lerdeza é de família. Na época do tio, a Asuka, de Evangelion, já estava por aí.

Fora a direção, que aproveita muito bem os momentos cômicos, fazendo cortes na tela, imprimindo boas trilhas sonoras e expressões grotescas dos personagens. Ponto para o diretor Shigeki Kawai, que, apesar de não ter muitos trabalhos, para mim, brilha bastante por aqui.

Ademais, vale destacar que o estúdio que o produz, além dele, só fez Ganbare Douki-chan! É bem legal ver estúdios mais desconhecidos com trabalhos interessantes e destacados.

Com isso tudo, quero dizer que Isekai Ojiisan é MUITO divertido, e vai tirar de você muitas risadas sinceras. Com certeza vale a pena assistir! Vai lá, vê, e depois me conta o que achou.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

Helena Nunes

Estudante desesperada

Revisora textual | Cantora de chuveiro

Campos - RJ

Entre na conversa, deixe seu comentário!​

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.