🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Yurei Deco | Primeiras impressões

Yurei Deco dá as mãos a George Orwell e sai andando

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

8 minutos para leitura

Yurei Deco é apenas uma das nossas três escolhas trovejantes. Para aqueles que não sabem, as escolhas trovejantes são os animes – potencialmente – mais interessantes da temporada.

E, apesar da nossa escolha, Yurei Deco parece não ter gerado uma boa impressão geral nesses primeiros episódios (6,30 por enquanto no Myanimelist). Mas não pra mim. Eu definitivamente achei interessante.

Também, apesar de figurar como um dos primeiros nessas escolhas, não é o mais comentado da temporada. Ando vendo bem mais posts de Call of the Night por aí. Talvez seja a minha bolha.

O importante aqui é: nessas primeiras impressões, do que Yurei Deco se trata? Vale a pena assistir? É pra todo mundo?

berry andando pela cidade
  • Gêneros: Ficção científica, Cyberpunk
  • Estúdio: Science SARU (Devilman: Crybaby, Ping Pong the Animation)
  • Diretor: Shimoyama, Tomohisa (Super Shiro)
  • Material fonte: Original
  • Onde assistir: Crunchyroll
  • Novos episódios: Domingo

O worldbuilding de Yurei Deco chama bastante atenção logo de primeira

Porque se parece muito com algo que a gente conhece. Uma mescla de cores em um ambiente tecnológico, meio cyberpunk. Vários imóveis cercados por “coraçõezinhos”, indicando o número de likes desses locais.

E não demoramos muito a perceber, já que isso é mencionado o tempo todo: o “Amor” é o que movimenta esse mundo. Basicamente, o número de curtidas.

cidade tecnológica em yurei deco

Suas curtidas te ajudam a comprar roupas maneiras, a ir a lugares maneiros e ter todo o tipo de influência. Se parece com alguma coisa?

Bem, isso se chama distopia. Você já viu isso antes, e ela é o contrário de utopia. É, dessa forma, uma sociedade idealizada no futuro – mas que tem consequências ruins. Apesar de eu adorar adentrar na discussão do conceito, voltaremos posteriormente nisso.

Nessa sociedade aparentemente linda, colorida e tecnologicamente avançada, há alguém que não se encaixa muito bem: Berry.

Ela, além de muita curiosidade, tem um problema com o seu Deco. A partir de um determinado momento na história, todos os seres humanos passaram a fazer uma cirurgia no olho para transitar entre a realidade e o hiperverso, e esse sistema ocular é Deco.

O hiperverso é um lugar onde você pode assistir aulas, encontrar as pessoas, trabalhar… fazer literalmente tudo. Então, quando Berry tem um problema em um de seus olhos, começa a ser um produto “defeituoso”, de alguma forma. E não é a única.

O anime traz uma discussão de muitos anos atrás de forma leve

Toda a curiosidade da nossa personagem gira em torno de um Fantasma chamado “Zero“. E, bem, o que eles dizem sobre o Zero?

zero é mentira e tudo o que não é zero é verdade

Por si só, isso já diz muito. No entanto, para elucidar: fantasmas são, na verdade, pessoas sem registro. Gente que nunca nasceu, nem nunca morreu. Pelo menos no papel. E o Zero é o que mais incomoda deles – simplesmente porque rouba curtidas, levando todo mundo a um total de… zero.

Portanto, a discussão é a mesma que existe em muitas obras gigantescas. George Orwell, em 1984, discutia essas mesmas características.

Quando o Ministério da Verdade de Orwell passa a manipular informações (e fingir que elas nunca existiram), o nosso protagonista, recém-acordado à rebelião, se incomoda com o estado de um governo de mentira.

A mesmíssima coisa acontece com Berry, quando descobre que os fenômenos do fantasma “Zero” estão sendo totalmente apagados.

Berry vai atrás de descobrir tudo, e aprende que não só as informações desses fenômenos são apagadas, mas que seu pai trabalha ativamente nisso todos os dias.

O governo esconde Zero e todos os outros fantasmas como ele, bem como eventos e informações que consideram ruins.

Qual é o público-alvo de Yurei Deco?

Quando Berry conhece um menino fantasmagórico que só consegue ver com seu olho defeituoso, decide que vai atrás da verdade não importa como. Que vai descobrir quem é o Zero, por que isso está acontecendo, por que o seu pai e sua mãe estavam escondendo isso dela.

E, por fim, por que a verdade é escondida de todos.

Quando as informações são deletadas, são esquecidas. Se tornam invisíveis, como todos os fantasmas. E a febre do fantasma Zero parece algo jocoso, um jogo, uma piada.

fantasma zero em yurei deco

Novamente, isso se parece com algo que você conhece? É mais do que óbvio que Yurei Deco faz uma crítica dura à sociedade de tecnologia em massa e gerenciamento de informações. Bem como faz à liberdade das pessoas.

E sempre colocamos alguns interesses em xeque, como a possibilidade de consumo e “segurança” perante a liberdade de reconhecer os males de uma sociedade, que, por sua vez, tenta esconder seus podres.

Agora vamos à pergunta: Helena, posso assistir a isso tudo sem fazer nenhuma crítica profunda? Pode. Você vai achar divertidinho e emocionante. Mas não vai passar disso.

A gente recentemente conversou em um podcast aqui sobre animes que não eram para todo mundo, e eu adiciono Yurei Deco nessa lista. Yurei Deco é muito interessante, se pensado a partir de uma perspectiva social.

No entanto, não vai passar de um anime bonitinho se não houver interesse crítico. Por isso, talvez, tenha sido desprezado pela comunidade. Não, definitivamente não é para todo mundo.

Finalizando as primeiras impressões de Yurei Deco

Enfim, posso dizer que é para mim. Eu AMO histórias distópicas com tecnologia. Distopias são sempre um “medidor” de avaliação e crítica perante a desigualdade social e problemas econômicos atuais.

E não me parece uma boa ideia depender de quantidade de curtidas para viver sua vida.

No caso em específico, Yurei Deco, nessas primeiras impressões, critica muitas das normalizações que temos feito, como a de nos medirmos pelo número de likes ou vivermos muito mais online do que presencialmente.

Ademais, critica o controle estatal sobre interesses privados e a invisibilidade de pessoas não aceitas pelo sistema.

Ufa! E é tudo coloridinho.

Pessoalmente, espero que ele continue nesse ritmo, e que eu possa terminar convicta de que votamos bem. Até agora, estou gostando bastante.

Por fim, se você tem interesse de saber quais foram os outros animes votados para nossas escolhas trovejantes, não se esqueça de dar uma passadinha por lá. E se quer ver as regras de 3 que já escrevemos dos animes dessa temporada, é só clicar aqui! Au revoir!

Conheça nosso guia da temporada! Lá tem todos os animes das respectivas temporadas de animes que saem!

CONHECER O GUIA!
temporada-verao-2022
Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

Helena Nunes

Advogada | Professora | Concurseira triste

Máquina de spoiler | Jojofag

Campos - RJ

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.