Já começo essa notícia deixando super claro que isso é um pensamento que eu tive após ler sobre um tweet de Naoki Hiramura, um dos diretores de animação da 2ª temporada de Re:Zero, que está atualmente em exibição na TV Japonesa e na Crunchyroll.
No tweet, o diretor comenta que desde a produção (produção, não exibição) do episódio 5 da segunda temporada eles estão trabalhando em casa por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Eu trabalhei no episódio 5 de Re:ZERO como diretor de animação. Após esse episódio, estou preso em casa trabalhando na série por conta do coronavírus. E eu ainda estou preso dentro de casa.
Considerando que a pandemia bateu forte no Japão mais ou menos na mesma época que foi aqui no Brasil (acho), ali por março/abril, foi nessa mesma época que as medidas restritivas começaram por lá.
E o estúdio White Fox, o responsável por essa nova temporada de Re:Zero, está trabalhando com seus funcionários (ou a maioria deles, pelo menos) em home-office tem um tempo.
A qualidade técnica dos primeiros episódios dessa segunda temporada estão inquestionáveis (mesmo que os diálogos um pouco apressados). Mas o que me preocupa é o fato de, a partir do episódio 6, a produção ter mudado drasticamente seu modus-operandi.
Afinal, a indústria dos animes é algo que pouco evoluiu com o tempo, pelo menos em termos de produção. Temos sim tecnologias novas que auxiliam (e muito, como vimos em The God of High School), mas a produção ainda é bem análoga, burocrática e eu diria até “cultural”.
Na dúvida do que assistir nessa temporada? Dá um pulo no nosso eletrizante GUIA DA TEMPORADA!
GUIA DA TEMPORADAConcluindo meu pensamento sobre isso tudo…
Onde quero chegar: essa mudança pode, na minha opinião, comprometer, nem que somente um pouco, a qualidade da produção do restante da segunda temporada de Re:Zero.
Esse modus-operandi é novo para eles lá. Eles tem equipes que trabalham com verificações e revisões constantes. Por isso, duvido que seja muito fácil de fazer isso de casa. Pelo menos a parte de revisão.
A parte boa é que para os animadores isso pode ser até bacana, porque como já falamos algumas vezes por aqui, a qualidade de vidas deles não é bacana. Então, trabalhar de casa, pode minimizar custos e facilitar as jornadas de trabalho, bem como os horários de trabalho.
Vai saber, né?
Enfim, espero estar errado, porque essa temporada está fenomenal.
Fonte: Crunchyroll