Análise

9 animes de harém invertido (inverso) que farão seu kokoro fazer doki doki

9 animes de harém invertido (inverso) que farão seu kokoro fazer doki doki
14 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Você já ouviu o termo “anime estilo harém”, né? Sabe, os animes haréns são histórias nas quais há um protagonista homem que durante a trama vai se envolvendo com os demais personagens – que são quase todos (as vezes todos mesmo) lindas mulheres. Mas, e de “anime de harém invertido” ou “anime de harém inverso“, ou ainda, “harém reverso“, você já ouviu falar?

Nos harém “normais”, fan service costuma rolar solto e é natural que você espere que em alguma cena o protagonista caia de cara no peito de alguma menina da história. Na verdade, isso certamente acontecerá bem mais de uma vez.

Todas as waifus de To Love Ru
Tá aqui um belo exemplo dos acidentes de mão no peito sem querer

Agora, refaço a pergunta: você já ouviu falar de harém invertido (ou inverso/reverso)?

Esse tipo de anime é exatamente a troca dos gêneros dos personagens que participam de harém “normal”. São histórias na qual uma protagonista mulher interage com diversos personagens masculinos.

Vale ressaltar que esses tipos de animes são normalmente frutos de visual novels (apesar de haverem exceções).

Espera, o que é uma visual novel?

Visual novel é aquele tipo de jogo no qual você tem diversas opções de rotas para seguir baseado no modo como você interage com os personagens ao longo do jogo. A série Fate se encaixa aqui.

Geralmente, nas visual novel de harém reverso os jogos trazem de 4 a 6 lindos homens para que você escolha a rota do que você gostar mais e ter uma maravilhosa paixão com ele.

Na maioria desses títulos a protagonista é uma cabeça de vento que vai se deixando levar pelos homens bonitos, altos e cheirosos que compõem a história.

Esse é um probleminha que algumas pessoas têm com os haréns invertidos, pois a ideia ali não é transformar a protagonista em alguém que você quer se espelhar.

Na verdade, é bem o contrário: a tentativa do estúdio (do anime e do jogo) é, primordialmente, de criar uma personagem sem sal a fim de que você, seja você quem for, independente da sua aparência ou idade, consiga se pôr no lugar dela. Entende o motivo?

Para mim, isso tira a graça da história, mas algumas pessoas não têm problema nenhum com esse fator. Certamente, se você não vê problema, vai poder aproveitar muitos mais animes de harém invertido.

Em geral, quando os animes vem de mangás, apesar da protagonista estar sempre cercada de lindos ikemens, ela geralmente tem um pretendente principal na qual a história vai se desenvolver.

Você já viu algum anime assim? Talvez já tenha visto e nem tenha percebido!

Continue a leitura e dê uma checadinha em 8 (oito) haréns invertidos que farão seu coração fazer doki doki, ou que pelo mens mexeram comigo de alguma maneira.

1) Ouran High School Host Club

Ouran High School Host Club Elenco masculino surpreso
  • Gênero: Romance, Harém Invertido, Comédia
  • Estúdio: Bones
  • Material Original: Mangá (Setembro 2002 – Setembro 2010)
  • Episódios: 26

Haruhi Fujioka acaba de ganhar uma bolsa de estudos para o aclamado colégio Ouran, instituição de elite para podres de ricos.

Haruhi, no entanto, é tão pobre que não possui dinheiro nem para comprar o uniforme da escola.

Em seu primeiro dia de aula, ao procurar por um local tranquilo para estudar, se depara com o Host Club, um club no qual alguns estudantes ricos e bonitos do colégio passavam seu tempo como anfitriões para as meninas também lindas e ricas do colégio.

Descabelada e sem uniforme, ela acaba sendo confundida com um menino e, envergonhada com a situação, Haruhi procura sair dali às pressas, porém, sua saída se tornou uma triste oportunidade em que acaba por derrubar no chão, pasmem, um vaso de 8 milhões de ienes (R$ 298587,00 de reais!).

Endividada e pobre, Haruhi terá que trabalhar no Host Club como um anfitrião até se formar para pagar a dívida, virando assim o “cachorrinho” do club.

Protagonista de Ouran High School, as duas faces

Para quem gosta de comédia, recomendo fortíssimo esse anime.

Ele desenvolve um pouco a relação da protagonista com todos os pretendentes, porém existe claramente uma “rota” já estabelecida.

Um extra é que se você for o que alguns chamam de “fujoshi”, ainda vai entender umas piadas exclusivas kkkkk

Ouran High School Host Club Elenco com um bouquet de flores

2) Uta no Prince-sama

UTA NO PRINCE-SAMA elenco masculino, arrumadinho
  • Gênero: Romance, Harém Invertido, Comédia, Musical, Drama
  • Estúdio: A-1 Pictures
  • Material Original: Visual Novel (muitas)
  • Episódios:
    • Primeira Temporada: 13 (Julho 2011)
    • Segunda Temporada: 14 (Junho 2013)
    • Terceira Temporada 13 (Abril 2015)
    • Quarta Temporada: 13 (Outubro, 2016)

Nanami Haruka, nossa protagonista, sonha em ser compositora e escrever uma música para seu amado, Idol Hayato. Para isso, ela tenta entrar na famosa academia de artes cênicas, Academia Saotome.

Entretanto, Haruka é meio desajeitada e, por ajudar uma criança perdida a achar a sua mãe, chega atrasada no próprio teste de admissão.

Nesse momento, ela se encontra com alguns já então estudantes da academia que viram ela fazer a boa ação, e, por causa, disso ela consegue fazer o teste, passando para frequentar a almejada escola.

Dentro do dia a dia da academia, Haruka se vê envolta de diversos estudantes prodígios e da duro para acompanhar a rotina, até que em uma noite, uma série de eventos levam ela até um homem misterioso, e ela acha ele bem familiar…

Uta no Prince Sama Elenco, com a protagonista no meio

Esse anime é bem peculiar então, ou você vai amar, ou odiar. Nada demais de romance acontece nele e a protagonista é muito envergonhada e tímida (a famosa não faz nada, mas isso fecha com a descrição que passei no começo desse artigo).

Contudo, a arte do anime é muito bonita e por ser um anime musical as músicas são bem legais também. Os homens que cercam Nanami são personagens bonitos e divertidos, o que acaba por suprir um pouco a falta proposital de sal da heroína principal.

Como eu disse, tem gente que acha esse anime incrível, já outros, acham meio “meh”.

O que será que você vai achar? Vê e me conta!

Príncipes de Uta no Prince Sama, um anime de harém invertido

3) Akatsuki no Yona

Yona, ruiva, de Akatsuki no Yona, um anime de harém inverso
  • Gênero: Romance, Harém Invertido, Comédia, Drama
  • Estúdio: Studio Pierrot
  • Material Original: Mangá (Outubro 2014 – em andamento)
  • Episódios: 24

Yona é a filha única do rei do reino de Kouka, e, enquanto seu país é tomado pela miséria, vive sua vida luxuosa livre de preocupações.

A vida de Yona vira de cabeça pra baixo quando em uma noite que aparentava qualquer outra, ela presencia o assassinato de seu bondoso pai (isso é parte do enredo, não é spoiler, relaxem). E, para piorar, descobre que o assassino dele fora o homem pela qual sempre esteve apaixonada…

Durante a confusão, com a ajuda de seu guarda-costas Yona consegue fugir, porém logo a princesa descobre que a vida não é tão fácil fora do castelo.

Agora, Yona pretende salvar o reino das mãos do novo sujo governo do reino, tudo isso com apenas uma lenda a guiá-la; a lenda dos Dragões.

Alguns dos Dragões de Akatsuki no Yona, conversando

Esse título desenvolve bem a história, não se focando apenas nos pretendentes que cercam a todo momento a protagonista. Confesso que em alguns episódios eu quase dormi de tão monótonos, mas em geral vale a pena sim, e, dentre os animes de harém invertidos, é um dos que merecem destaque.

A nossa protagonista é desenvolvida de uma maneira incrível, onde passa de mera inocente princesa à uma líder corajosa e que realmente inspira seus seguidores. Aliás, essa é com toda certeza o ponto principal da série.

Visual da primeira temporada de Akatsuki no Yona, anime de harém inverso

Se você ficar curioso demais após terminar de ver o anime, fique tranquilo, porque você pode continuar a trama lendo o mangá. Além disso, o anime termina de um jeito beeem aberto, estão estejam avisados.

4) La Storia della Arcana Famiglia

LA STORIA DELLA ARCANA FAMIGLIA, protagonista centralizada
  • Gênero: Romance, Harém Invertido, Comédia, Drama
  • Estúdio: J. C. Staff, Sentai Filmworks
  • Material Original: Visual Novel (Dezembro – 2011)
  • Episódios: 12

Felicitá é a filha do chefe de uma organização chamada Arcana Famiglia, e essa organização protege a ilha Regalo com a ajuda dos poderes Arcana, poderes estes que foram obtidos por meio de um contrato com cartas de Tarô, cartas que usam os sentimentos como base.

No aniversário do seu pai, Mondo, ele avisa que irá se aposentar e que, conforme as regras da “família”, em dois meses o novo chefe será decidido através do Duelo Arcana. Além disso, ele decide por conta própria que Felicitá deverá se casar com o vencedor.

Elenco de Arcana Familia, visual novel, 8 personagens

Nesse anime, a nossa protagonista não é nem um pouco cabeça-de-vento, inclusive Felicitá desde a sua primeira cena no episódio 1 já se mostra cheia de personalidade.

Ela não concorda em se casar com o vencedor e desafia Mondo ali mesmo no aniversário, mas perde feio, é claro.

Por ter aceitado entrar na família, agora ela é obrigada a seguir as regras da Organização. Agora, resta a Felicitá ganhar o duelo e conquistar sua liberdade, enquanto os outros competidores lutam pelo seu coração.

Visual maneiro de La Arcana Familia, anime de harém invertido

Confesso que adorei esse anime e tentei jogar a visual novel em japonês mesmo. Não deu certo. Espero que um dia traduzam o jogo.

5) Brothers Conflict

BROTHERS CONFLICT anime, com um cara de óculos e a protagonista de fundo
  • Gênero: Romance, Harém Invertido, Comédia, Drama
  • Estúdio: Brain’s Base
  • Material Original: Visual Novel (Dezembro 2010 – Julho 2012)
  • Episódios: 12 + 1 especial

Ema Hinata descobre que seu pai irá se casar novamente, mas dessa vez com Miwa Asahina, uma famosa fabricante de roupas.

Ema se sente confusa e insegura, e acaba decidindo por não incomodá-los, aceitando se mudar para a Sunsire Residence, o complexo cuja propriedade é de Miwa.

Chegando lá, ela descobre que terá 13 meio-irmãos (SIM KKKKKK).

Todos os 13 irmãos do anime de harém inverno, Brothers Conflict

Esse anime vem de uma visual novel e isso explica bem o fato do enredo do anime ser meio fantasioso apesar de se passar no mundo real.

Ema possui agora 13 irmãos das mais diferenciadas idades, profissões e personalidades.

Um deles inclusive é um menino de sua sala que gostava dela. Com tantas opções, impossível não gostar de pelo menos um né? Ou, essa era a intenção do game? Afinal, se não é irmão de verdade, não é pecado (rs).

Conforme o tempo vai se passando os meninos vão desenvolvendo sentimentos por Ema, e agora vai caber a ela escolher um (ou todos rs)

Brother Conflict visual com todos do elenco

O anime basicamente mostra o dia a dia de Ema enquanto ao lado de seus mais novos irmãos, com direito a bastante fan service, imitando as rotas do game.

No anime ela não chega a escolher ninguém, como evidentemente já era esperado, mas é certamente um harém invertido mais bem humorado.

6) Kamisama Hajimemashita

Kami-sama Hajimemashita personagens com protagonista sendo abraçada por dois yokais
  • Gênero: Comédia, Demônios, Sobrenatural, Romance, Harém Inverso
  • Estúdio: TMS Entertainment
  • Material Original: Mangá (2008-2016 – 25 volumes)
  • Episódios: 13 na 1ª temp. e 12 na 2ª temp.

Essa trama se encaixa mais em “shoujo” do que de fato, o harém inverso. Alguns sites inclusive não consideram Kami-sama um harém inverso, apesar de da nossa personagem contar com muitos bonitões a sua volta.

Nanami é uma escolar que sofre com a ausência e o vício de seu pai em jogos de azar. Após ir embora, ele deixa uma dívida gigante para ela, que acaba por, inclusive, perder a casa onde mora.

Sem ter para aonde ir, Nanami vaga pelas ruas quando encontra um homem sendo perseguido por cachorros. Após ajudar ele, Nanami conta a sua situação, e emocionado e grato, o homem dá e ela a sua casa.

Após chegar ao local, ela descobre que a casa na verdade é um templo abandonado habitado por dois espíritos e um familiar raposa chamado Tomoe. Percebendo então que o Deus daquele templo havia mandado Nanami em seu lugar, Tomoe recusa-se a servir a uma humana.

Melhor do que morar na rua sem ter para onde ir, Nanami fica no templo e mergulha em seus novos afazeres divinos.

Kami-sama é um harém inverso cheio de alegrias e conflitos. Nanami, nossa personagem principal é cheia de vida e personalidade, e seus “pretendentes” são muito bem-humorados e possuem histórias por trás de suas personalidades.

Ainda, Nanami tem uma “rota” muito clara desde o início da história, e diferente de alguns haréns como Brothers Conflict, esse show é muito mais amorzinho do que pegaceira.

Os pontos fortes desse anime certamente são a sua história, a comédia e romance desenvolvido. Bem completinho.

Confesso que me diverti muito vendo esse anime e recomendaria ele de olhos fechados.

7) Fruits Basket

Personagens da da série Fruits Basket reunidos
  • Gênero: Romance, Comédia, Supernatural, Harém Inverso, Drama
  • Estúdio: TMS Entertainment (2001 e 2019)
  • Material Original: Mangá (1998 – 2006 – 23 volumes)
  • Episódios: 25 na 1ª Temporada (2001)
    • Remake:
      Fruits Basket (2019), 1ª temporada, 25 episódios
      Fruits Basket (2019), 2, temporada, 25 episódios

Decidi incluir esse anime logo abaixo de Kami-sama por seguir a mesma lógica: “é shoujozão, mas também é harém”.

Apesar dessa história ser bem conhecida e possuir um anime bem antigo do ano de 2001, decidi incluir ele aqui pois foi feito um remake da série no ano passado, em 2019.

Eu nunca havia visto esse anime antes, e comecei a ver inclusive por causa de uma notícia aqui na cúpula! Leia a sinopse comigo e veja que ela desperta bastante curiosidade:

Tooru é uma colegial que perdeu sua mãe e agora mora com seu avô. Devido a uma reforma na casa, seu avô gentilmente pede que Tooru fique na casa de uma amiga por um tempo.

Acontece que Tooru é boazinha demais para ficar perturbando os outros, então ela decide viver em uma barraca na floresta (KKKK).

Após um deslizamento de terra, a barraca de Tooru fica completamente destruída, e a menina é ajudada por dois homens gentis que esbarraram pela situação: Yuki Souma, o príncipe da sua escola, e Shigure Souma, um autor famoso.

Eles oferecem abrigo à Tooru e ela acaba descobrindo seus segredos: se alguém da família Souma é abraçado por alguém do sexo oposto ela vira um animal do zodíaco (KKKK SIMMMM).

Uma premissa BEM diferente nesse harém invertido!

Sinceramente, a sinopse é tão surreal que eu fiquei extremamente curiosa para entender o que seria virar um animal do zodíaco. Isso me levou a dar uma chance para o anime.

Fruits Basket 2a temporada gato

Confesso que apesar de Tooru ser uma heroína bem calorosa e única, o fato é que nada de mais acontece nesse anime (ANIME) em questão de romance – no mangá a Tooru fica com uma pessoa!

Não que nada aconteça, não entenda errado. O fato é que assim como Kami-sama, esse anime entrou na lista de haréns pelo fato da personagem principal estar sempre cheia de bonitões a sua volta.

Se fosse para dar um gênero principal a essa obra, seria Shoujo. E você sabe que quando o shoujo se sobressai os personagens se limitam a estar quase se beijando e aí na verdade eles só se abraçam.

8) Diabolik Lovers

diabolik lovers elenco com protagonista cercada de vários homens
  • Gênero: Escola, Harém Reverso, Shoujo, Vampiro
  • Estúdio: Zexcs
  • Material Original: Visual Novel (2012)
  • Episódios: 12 episódios

Esse anime é bem polêmico, e sendo bem direta, você só vai gostar dele se for masoquista, pois o game por trás desse jogo visa basicamente satisfazer esse tipo de fetiche.

Em Diabolik Lovers, Yui Komori vai viver em uma mansão isolada a pedido do seu pai. Lá ela conhece os seis irmãos Sakamaki, e logo eles entendem que ela foi mandada para ser uma “oferenda”.

Após conhecer melhor os irmãos e perceber que cada um é mais sádico do que o outro, logo Yui começa a se questionar o porquê seu pai teria mandado ela para lá, e porquê ela sente uma estranha dor no peito.

De acordo com a sinopse no My Anime List: “Enquanto seus dias se transformam em noites intermináveis, e cada irmão promete fazer dela sua, e Yui vai cada vez mais caindo em loucura e ecstasy”.

Apesar da sinopse do anime parecer incrível com “caindo em loucura e ecstasy”, ecstasy não é bem a palavra certa na minha opinião, é mais “sofrimento” mesmo.

Uma premissa meio duvidosa nesse harém reverso…

Isso por que a nossa Yui está sempre passando mal bocados nesse anime. Mal bocado a ponto de um dos personagens jogar ela em uma piscina só para ver ela se afogar (isso não é legal).

Vale lembrar que os irmãos são vampiros. Vi alguns reviews de pessoas defendendo que vampiros são seres do mal mesmo, é assim que eles agem. Bom, talvez não em um mangá de gênero shoujo, como é o caso.

A arte do anime é bonita, mas as vezes fica mal desenhada. Esse é mais um daqueles animes que foi feito visando o aumento das vendas do game, logo, história não é muito o seu forte, mas sejamos sinceras? Você não está realmente interessada na história mesmo né? Kk

Certamente você vai entender melhor o que se passa se você já jogou algum dos jogos da série antes, isso acontece com quase todos os animes de visual novels, pois os produtores querem que você consuma cada vez mais conteúdo.

Enfim, o gosto por esse anime é relativo.

9) Koi to Producer

personagens de koi to producer fazendo bolo de morango juntos
  • Gênero: Harém Reverso, Sci-fi, Mistério, Sobrenatural
  • Estúdio: Mappa
  • Material Original: Jogo (Mr. Love: Queens Choice)
  • Episódios: 12 episódios

Oi, aqui é a Helena, e estou invadindo o artigo da Dai para adicionar mais um harém invertido à nossa lista! Esse é um dos meus favoritos, e, inclusive, foi o primeiro a receber uma análise minha aqui na Cúpula.

Acredito que eu tenha gostado muito dele porque todos os personagens (masculinos) são, de certa forma, realmente encantadores. Não tem aquela vibe possessiva, masoquista ou fetichista de muitos dos haréns. São realmente personagens empenhados em salvar a vida da protagonista.

Loveland é uma cidade cheia de mistérios, e é onde nossa protagonista (sem nome) mora. Ela é dona de um programa de televisão que fala sobre eventos sobrenaturais, que fora herdado de seu pai após seu falecimento. Ela, então, acaba encontrando quatro pessoas que são muito poderosas, e possuem um tal gene chamado Evol. O que seria isso?

O Evol é um gene que permite às pessoas terem superpoderes. Uns levitam, outros controlam o tempo, outros conseguem curvar mundos ao seu favor… e não necessariamente isso é positivo.

O que é único em Koi to Producer

Gavin, Victor, Kiro e Lucien vão fazer seu coração derreter pouco a pouco. É como se você não visse erros nos personagens, porque eles foram feitos para isso. No perigo, eles estarão lá. Nos acidentes, eles estarão lá. No incêndio, eles estarão lá. No banheiro, eles estarão lá.

Fato é que eles são apaixonantes justamente porque não a deixam nunca, e porque se preocupam genuinamente com a saúde e bem-estar dela. Seria isso despretensioso ou teria um certo motivo por detrás? Nossa heroína teria algo a ver com o projeto dos genes Evol? Não preciso nem dizer que sim. Ela não teria como ser uma pessoa normal.

Por isso, os mistérios que envolvem a trama fazem com que não seja só mais um anime qualquer de harém invertido.

O estúdio claramente fez um bom trabalho com a arte, que ficou bem parecida com a do material original. A animação não é lá grandes coisas (visto que o estúdio pegou diversos animes ao mesmo tempo – e saíram outros grandes animes daí), mas acho que a história vale a pena. Vai lá, dá uma olhada! Tenho certeza de que vai ser bem divertido!

E, depois de assistir, vá jogar o jogo. Tenho certeza de que você não vai se satisfazer só com os doze episódios. (O jogo tá incrível!) Spoiler: ela não escolhe ninguém no anime, mas VOCÊ pode escolher quem você quiser para ser o seu favorito!

Finalizando essa lista de animes de harém invertido

Em geral, sendo solteirona ou casada, ver um harém invertido sempre aquece um pouco o coração. Se você nunca viu, vale muito a pena dar uma olhada.

Ah, e claro que você também, homem solteirão ou casado, é convidado a assistir esse tipo de obra. Tenho certeza que você terá uma experiência completamente diferente do que você vivenciou até agora com haréns convencionais (se é que você seques os assistia).

O bom também dos haréns vindos de visuals novels é que você pode sempre procurar o game online para continuar a história com o personagem na qual você gostou mais.

Existem ainda alguns outros animes que se confundem muito com shoujos adolescentes. Aliás, vou trazer alguns desses na segunda parte dessa postagem, fique de olho!

E falando em shoujos adolescentes, temos aqui na Cúpula alguns bons animes de romance, parte 1 e parte 2, caso você seja um amante de amores.

E aí, você já tinha visto algum desses títulos de harém inverso ou harém invertido (chame como quiser)? Gostou?

Certamente é um estilo diferenciado de anime, mas que, no fim, é um anime comum, e não uma aberração. Então, abaixo aos preconceitos com harém reverso, harém inverso ou harém invertido!

Escrito por

Daiane Tomé

Escritora (as vezes)

Costureira | Amante de Pandora Hearts

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!