Especiais

15 animes de samurai definitivos para você entrar no gênero

27 minutos para leitura

O que dizer sobre samurais, além de que samurais são legais pra caramba? Eles estão em tudo, desde filmes, jogos, quadrinhos, e claro, também temos animes de samurai, onde o gênero que predomina geralmente é ação e aventura. Ora são os vilões, ora são os mocinhos – mas sempre são irados. Quando pensamos no Japão sempre vem à cabeça três coisas: a primeira, samurais; a segunda, animes; e a terceira: animes de samurai.

Quem me contou? Bem foi um samurai, é sobre este estilo de anime que eu, João Fagner, lá do Unicórnio Hater, estarei falando aqui hoje. 

E aliás, sei que muitos de vocês vão me questionar sobre essas três coisas que falei antes, mas a verdade é que todo mundo curte um bom anime com samurais, mesmo que não tenha sido a primeira coisa que lhe venha à cabeça quando pensa no Japão… 

Mas, o que sabemos de verdade sobre samurais?

Qual a sua origem? Onde vivem? O que comem? Quais seus hábitos na natureza? Como se reproduzem? Para todas essas perguntas e muito mais, a definição em resumo, é:

Samurai significa “servo”. Durante o período do Japão feudal, ganhou funções militares e virou um soldado da aristocracia imperial, no período de 930 a 1877, terminando a era como um ronin duelista (samurai desonrado) ou mestre de artes, como artesanato, pintura, ou de chá. Sim, sou tão preguiçoso quanto a maioria de vocês e pesquisei na Wikipedia.

Agora que já sabemos tudo sobre esses incríveis guerreiros, somos verdadeiros mestres formados em história japonesa feudal, podemos começar a nossa aventura. (Só para deixar claro, estava sendo irônico sobre ser mestre de história japonesa feudal, pois sei tanto quanto a minha pesquisa da Wikipedia).

Nessa lista, vou fazer algo diferente. Irei listar os animes de samurai da velha guarda primeiro, e depois irei abrir o espaço para a “nova” safra de animes com samurais.

1) Yoroiden Samurai Troopers – Samurai Warriors

Yoroiden Samurai Troopers Samurai Warriors visual
  • Ano: 1988 
  • Episódios: 39
  • Onde assistir: não disponível oficialmente.

Começamos com Yoroiden Samurai Troopers, mais conhecidos como Samurai Warriors aqui no Brasil e ocidente. Esse anime fez parte da minha infância feliz. Passou na saudosa Rede Manchete. 

Esse anime de samurai tem uma história tensa e um estilo gótico chocante. Isso é um contraste forte com as referências que tínhamos de animes populares da época e quando falo da época estou me referindo por volta dos anos 2000 no Brasil.

Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Shurato são bons exemplos de animes com narrativas mais “leves” e que eram muito populares nessa época. Mas, para mim Samurai Warriors, apresentava uma história mais adulta e sombria.

A história se passa há milhares de anos atrás, quando o malvado imperador Talpa tentou conquistar a Terra. Derrotado, ele foi banido para o Reino Nether e sua armadura foi dividida em 9 tipos diferentes. 

Agora, ele voltou para conquistar a Terra, tendo recuperado 4 das armaduras. As outras 5 estão nas mãos daqueles que são a única esperança de detê-lo: Os Guerreiros Ronin.

Samurai Warriors merece estar nesta lista porque fez parte da minha infância e foi um dos animes que ajudaram a popularizar o gênero no Brasil.

Se hoje você sabe o que é manga ou anime foi graças a esses pioneiros nipônicos que desembarcaram no Brasil. Esse anime em especial traz uma história mais adulta envolvendo o gênero de animes e definitivamente precisa ser homenageado pelas novas gerações.

É o seu dever como amante de anime de samurai (ou futuro amante?) assistir essa obra de arte.

2) Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan (ou, Samurai X)

samurai x visual
  • Ano: 1996 
  • Episódios: 95
  • Onde assistir: não disponível oficialmente.

Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan Kansei. Que nome, eim?

Este é o clássico anime de samurai exibido na TV Globinho, mas um nome mais enxuto seria: Samurai X. Foi o auge do programa! (Na verdade foi Dragon Ball Z, mas Samurai X é legal pra caramba!). 

A história acompanha o famoso samurai andarilho Kenshin, que desistiu de usar sua espada para tirar vidas, mas nunca parou de partir corações.

Sob a lua cheia, um menino testemunha o assassinato dos bandidos que o escravizaram e é batizado com um novo nome pelo homem que o resgatou. Este menino é Shinta, agora conhecido como Kenshin Himura, e ele está destinado a se tornar um espadachim. A suavidade de seu coração não condiz com seu estilo, mas seu desejo de proteger os inocentes é absoluto.

Um misto de amor e ódio permeia a vida do nosso herói, com sua espada de corte invertido ele encara os desafios de lutar por aqueles que ele ama sem ter que voltar a ser o assassino que já fora um dia.

O mais interessante neste anime é a história de fundo em que o protagonista se encontra. No início da Era Meiji na transição do Japão Feudal para o modernismo onde o Japão estaria enfrentando vários conflitos internos relacionados a abertura do países para estrangeiros como a Inglaterra.

Foi provavelmente um período bem turbulento entre países de culturas diferentes marcados por grandes conflitos. Esse anime ajuda a narrar essa história do ponto de vista da história japonesa.

Esse anime marcou a minha infância e com certeza irá marcar a sua, seja por sua narrativa histórica ou mesmo pelo carisma de Kenshin Himura.

3) Basilisk: Kouga Ninpou Chou

Basilisk Kouga Ninpou Chou visual
  • Ano: 2005
  • Episódios: 13
  • Onde assistir: não disponível oficialmente.

Uma história cheia de reviravoltas, mas com muita ação ao estilo samurai e ninja, Basilisk Kouga Ninpou Chou exibe dois clãs rivais tentando fazer as pazes. Um verdadeiro show de lutas incríveis entre samurais e ninjas, isso tudo porque eles deveriam resolver as suas desavenças com casamento.

Resumo da ópera: Eees ficam entediados sem saber o que fazer e decidem arrumar um casamento com a desculpa de tretarem.

Por séculos, os clãs ninja Iga e Kouga se envolveram em uma guerra amarga. Mas quando um cessar-fogo é ordenado pelo poderoso senhor da guerra Ieyasu Tokugawa, os dois clãs são forçados a baixar as armas.

Anos depois, Gennosuke Kouga, herdeiro do clã Kouga, e Oboro Iga, herdeiro do clã Iga, se apaixonam. Por meio do casamento, os dois herdeiros buscam trazer paz aos clãs. Mas suas esperanças são frustradas quando as chamas da rivalidade entre seus clãs são acendidas e eles são arrastados para outra guerra.

Vale tudo no amor e na guerra, não é mesmo? Esse anime de samurais vai te arrastar para essa guerra entre famílias de ninjas e samurais, com muita violência, mortes, traições e métodos escusos. A tensão entre esses dois clãs desde do primeiro episódio definitivamente vai te prender.

4) Samurai 7

Samurai 7 visual oficial
  • Ano: 2004
  • Episódios: 26
  • Onde assistir: Netflix.

A jovem sacerdotisa Kirara sai em busca de samurais poderosos na esperança de salvar seu povo. Nessa jornada ela se depara com samurais no mínimo questionáveis, como sacerdotisa de sua aldeia ela vai ter que convencer esses guerreiros a darem a suas vidas por sua causa.

Samurai 7 é ambientando em um mundo steampunk caótico onde samurais robotizados e humanos coexistem. O que chama a atenção são as várias abordagens que esse desenho aborda, entre humanos, robôs samurais e claro vilões repugnantes.

Esse anime vai te prender nessa aventura, venha junto com esses 7 samurais para proteger a aldeia sacerdotisa Kirara. Lutas com robôs gigantes, rixas entre samurais, batalhas com naves futuristas são apenas um bônus, o que te prende nesse anime é a evolução  e o carisma desses samurais para realizar sua missão.

Adianto que dentre os samurais existe um que nunca esteve em campo de batalha e ele deverá enfrentar seus demônios e provar que também é digno. Interessante, não?

5) Afro Samurai

Afro Samurai visual oficial
  • Ano: 2007
  • Episódios: 5
  • Onde assistir: não disponível oficialmente.

Como não citar essa obra prima Afro Samurai. Sim, essa obra você tem a obrigação de assistir. Um estilo de narração completamente diferente de tudo que você já experimentou em animes.

Quando era menino, Afro testemunhou seu pai ser morto em um duelo nas mãos de um homem conhecido apenas como Justice. Depois de tirar a vida do pai de Afro, Justice deixou de lado sua bandana Número Dois e pegou a Número Um para reivindicar seus poderes divinos como seus.

Anos depois, tendo obtido a bandana Número Dois, que lhe dá o direito de desafiar o Número Um, Afro segue em frente em busca por vingança contra o homem que assassinou seu pai. Só existe uma coisa que o atrapalha – todas as outras pessoas no mundo!

Enquanto seus inimigos se reúnem para tentar obter o título de Número Dois, Afro deve lutar contra uma miríade de inimigos e obstáculos para alcançar o Número Um e reivindicar a sua vingança de uma vez por todas.

Se você quiser ter a bandana Número Um você vai ter que embarcar nessa aventura junto com Afro e episódio por episódio trilhar seu caminho em busca do Número Um. Sinta o fogo ardente queimar dentro de você e assista esse anime não tenha medo e desafie o Número Um.

Além dessa narrativa maravilhosa o anime traz uma trilha sonora incrível com um estilo artístico marcante para as aventuras de Afro Samurai. Quem disse que os ocidentais não sabem fazer animes de samurai bons?

6) Ninja Scroll

Ninja Scroll Jubei Kibagami visual oficial
  • Ano: 1993
  • Episódios: 13
  • Onde assistir: não disponível oficialmente.

Ninja Scroll é super interessante e traz uma história muito engraçada e trágica ao mesmo tempo (na verdade é trágica mesmo), mas não se deixe enganar é uma saga clássica com muitas cenas de violência e de intensas batalhas ao estilo samurai.

Jubei é um personagem criado por Yoshiaki Kawajiri. Ele é o protagonista do show. Ele é um ninja / samurai vagabundo errante que não quer nada a não ser descansar até que um dia, ele se envolve em uma batalha entre os clãs Hiruko e Kimon.

Ninja Scroll narra uma história peculiar onde o nosso herói Jubei cai de paraquedas em uma aventura em que ele mesmo não tem noção do que se trata, mas de episódio em episódio ele vai superando os seus obstáculos e vai entendendo o que está por vir.

O que te prende nesse anime em questão são os desfechos inusitados de Jubei em suas lutas. Diferente de lutas honrosas, Jubei usa de artifícios nada convencionais para poder enfrentar seus inimigos, o que acaba tendo um desenrolar surpreendente. E é justamente por isso que eu recomendo Ninja Scroll e claro pelo trágico-cômico que esse anime traz.

7) Blade of the Immortal

Mugen no Juunin Immortal Blade of the Immortal visual oficial

O que é interessante Blade of the Immortal é o fato de ser uma anime brutal com muitas cenas violentas ao estilo Gore Slasher, é comum vermos membros do corpo voando pela tela. Sei que você deve estar se perguntando, mas qual anime de samurai bom que isso não acontece?

Manji é um espadachim infame no Japão feudal conhecido como o “Assassino de Cem Homens”, pois matou cem homens inocentes. No entanto, há algo muito mais assustador do que sua reputação sinistra: o fato de que ele é imortal.

Para pagar pelos seus crimes, Manji resolve matar mil homens maus. Yaobikuni concorda com esta proposta, dizendo que se ele tiver sucesso, ela desfará sua maldição de imortalidade. Logo após essa promessa, Manji conhece Rin Asano, uma garota de 16 anos que pede a ajuda de Manji para matar aqueles que mataram seus pais.

Esse anime vai além das cenas de Gore Slasher é o carisma do espadachim Manji que vai te fazer assistir esse anime. Mesmo sendo imortal ele perde várias lutas e em diversas vezes acaba se encontrando em situações complicadas. O anime provoca também a evolução da personagem Rin Asano no decorrer da sua busca por vingança.

Vamos dar uma pequena pausa, a partir deste ponto vou apresentar animes mais recentes com a mesma temática e que valem a pena conferir, muitos provavelmente você ouviu falar.

8) Dororo (2019)

Dororo visual

Sei que muitos vão dizer que Dororo não é um samurai, mas o vejo como um Ronin no mínimo. Além claro de ele ser uma arma viva com “membros” se transformado em lâminas.

A terra do ganancioso senhor samurai Daigo Kagemitsu está morrendo, e ele faria qualquer coisa pelo poder, até mesmo renunciar a Buda e fazer um pacto com os demônios. Suas orações são respondidas por 12 demônios que lhe concedem o poder que deseja ajudando no crescimento de sua prefeitura, mas a um preço.

Quando o primeiro filho de Kagemitsu nasce, o menino não tem membros, nem nariz, nem olhos, nem orelhas, nem pele – mas ainda assim vive.

Esta criança é descartada em um rio e esquecida para morrer. Mas, por sorte, ele é salvo por um curandeiro que lhe fornece próteses e armas, permitindo-lhe sobreviver e se defender por si mesmo.

Dororo é apenas sensacional, tudo nele chama a atenção, desde sua história extremamente dark à própria animação. Sentimos a nossa alma queimar toda vez que toda vez o protagonista enfrenta um demônio e vence parece que somos nós que estamos recuperando um dos nossos membros ou órgãos.

Você fica preso ao sentimento de que deve recuperar juntamente com Kagemitsu sua vida e nisso vingar-se deste terrível destino no qual ele foi lançado.

9) Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Demon Slayer Kimetsu no Yaiba visual
  • Ano: 2019
  • Episódios: 26
  • Onde assistir: Netflix.

Nem preciso comentar muita coisa sobre esse anime, afinal Kimetsu no Yaiba é um anime super popular atualmente e que novamente vai levar um jovem inocente para o caminho da espada.

O jovem Tanjirou se agarra a oportunidade de se tornar um samurai caçador de demônios para buscar por uma cura para sua irmã e conseguir vingança por sua família.

Desde a morte de seu pai, o fardo de sustentar a família recai sobre os ombros de Tanjirou. Apesar de viver na pobreza em uma montanha remota, a família dele pode desfrutar de uma vida relativamente tranquila e feliz.

Um dia, Tanjirou decide descer à aldeia local para ganhar algum dinheiro vendendo carvão. Na volta, anoitece, o obrigando a se abrigar na casa de um homem estranho, que o avisa da existência de demônios carnívoros que se escondem na floresta à noite. Ao amanhecer ele encontra seu triste destino.

Na minha humilde opinião esse é um dos melhores animes já criados, e não somente isso, é praticamente impossível não se envolver com a triste história de Tanjirou na busca da cura de sua irmã Nezuko e da vingança contra o demônio que matou sua família.

E a cada episódio que assistimos abraçamos ainda mais o ideal de justiça do nosso herói. Durante essa aventura seremos apresentados a personagens carismáticos, lutas incríveis, amor e compaixão.

Esse anime atualmente está em meu top 1 de animes e atualmente estou lendo manga. Pois é, não consegui esperar a segunda temporada sair para saber o que vai acontecer. Já aviso que a segunda temporada não decepcionará ninguém!

10) Gintama

Gintama visual

O anime Gintama com seu estilo cômico e divertido se destaca no meio samurai, em suas misturas de lutas nada convencionais junto extraterrestres no meio de um Japão Feudal.

Os Amanto, alienígenas do espaço sideral, invadiram a Terra e conquistaram o Japão feudal. Como resultado, uma proibição de espadas foi estabelecida, e os samurais do Japão são tratados com indiferença como consequência.

Sakata Gintoki é um preguiçoso ex-samurai que faz qualquer coisa por dinheiro. Junto com Shimura Shinpachi, um garoto que almeja ser um samurai, e Kagura, membro do clã Yato, o mais poderoso do universo, entram em grandes encrencas, aceitam qualquer trabalho para fazer o mundo melhor… e para pagar o aluguel.

Depois de vários animes com temáticas sombrias e pesadas fique esse anime como referência, as vezes tudo que queremos é assistir um anime leve e muito divertido.

Gintama traz um equilíbrio entre ação e comédia, em uma narrativa ficcional cria um ambiente feudal totalmente inusitado e divertido com personagens carismáticos em situações cômicas.

Fala pra mim imagina se fosse você vivendo em um Japão feudal e de repente acorda e descobre que alienígenas super tecnológicos existem e estão dominando o mundo. Meus amigos, só essa situação em que extraterrestres aparecem para dominar o Japão feudal já é um bom motivo para assistir esse anime.

Os 5 animes de samurai abaixo foram adicionados pelo pessoal da Cúpula (pelo Pedrão!) para deixar a lista ainda mais rica.

11) Sengoku Basara

Sengoku Basara um dos animes de samurai, protagonistas fazendo pose
  • Ano: 2009
  • Episódios: 24
  • Onde assistir: Não disponível oficialmente.

Sengoku Basara é um dos animes de samurai feito para aqueles realmente amantes das histórias desses guerreiros.

Isso se deve ao fato que esse anime conta a história e feitos de samurais que realmente existiram e se tornaram lendas devido a seus atos. Único ponto a ser levado em conta, é que essas histórias são contadas de uma maneira “levemente” só que não exagerada.

Na verdade, esse anime é baseado em um jogo homônomo do gênero Musou. Para quem não sabe é aquele tipo de jogo que você escolhe um personagem e sai, normalmente, em um campo de batalha e no minimo, você irá derrotar 1000 personagens, sendo que a cada golpe, você deita uns 10.

Enfim, essa é a pegada do anime também. Retratar o período Sengoku, mas de uma maneira que só os animes sabem fazer. Mas, não vá achando que isso é um demérito.

O anime é extremamente divertido, e por mais que algumas coisas são exageradas, o retrato dessas figuras históricas são uma boa porta de entrada para buscar o conhecimento desses samurais sensacionais.

Dante Masamune, o Dragão de um Olho só. Takeda Shingen, o Tigre de Kai. Yukimura Sanada, o Demônio Rubro. E é claro, não podia faltar ele, Nobunaga Oda, o eterno vilão da maioria dos animes de samurai.

Sério! Para quem quer conhecer um pouco mais sobre samurais lendários, esse anime é um prato cheio.

Ah, e abertura dele foi por uma das minhas preferidas por um bom tempo. Fiquem com ela:

12) Drifiters

Drifters um dos animes de samurai, capa com os protagonistas em posição de ataque
  • Ano: 2016
  • Episódios: 12
  • Onde assistir: Não disponível oficialmente.

Já que falamos de Nobunaga Oda, acho que vale a menção do anime Drifters. Mesmo não se tratando de um anime de samurai 100% samurai, ele tem mais do que o necessário para estar aqui nessa lista.

Não apenas isso, Drifters tem uma das retratações mais legais do lendário Nobunaga Oda e por incrível que pareça, ele não é o vilão nessa história.

Drifters é um anime baseado em um mangá escrito e ilustrado pelo lendário Kouta Hirano (autor de Hellsing) e só isso já vale ao menos uma conferida. Quem conhece esse autor sabe que ele tem uma maneira única de desenhar.

Mas não apenas isso, a história é centrada em várias figuras históricas invocadas num mundo desconhecido onde suas habilidades e técnicas são necessárias para salvar aquele mundo da destruição total. Ou seja, um Isekai de leves.

O núcleo principal dessa história é composto por alguns dos maiores samurais que já viveram, são eles: Toyohisa Shimazu, Nobunaga Oda, Naoshi Kanno, dentre outros.

Agora, imagina esses personagens históricos do Japão Feudal caindo na porrada com outros personagens históricos do como Joana D’arc, Hannibal, Grigori Rasputin e pasmem, Adolf “funcking” Hitler.

Tem mais personagens que esses, mas não quero dar muitos spoilers.

Isso é Drifters meus amigos!

Fora isso, esse anime também tem uma das aberturas mias marcantes do seu ano:

13) Samurai Champloo

Protagonistas de Samurai Champloo fazendo uma pose de idol, um dos animes de samurai
  • Ano: 2004
  • Episódios: 26
  • Onde assistir: Não disponível oficialmente.

Uma lista de animes de samurai de respeito não podia faltar Samurai Champloo, né?! Dentre todos os animes de samurai dessa lista, Samurai Champloo é facilmente um dos mais legais.

De maneira geral, Samurai Champloo tem tudo que um bom anime precisa. Uma trilha sonora foda, uma animação de cair o queixo, uma premissa diferenciada e uma história redondinha que vai com certeza te emocionar ao final dela.

A série se passa numa versão fictícia do Período Edo, misturando elementos reais da época com elementos modernos como hip-hop. O nome “Champloo” vem de uma palavra do dialeto de Okinawa, “Champuruu” que significa “misturar”.

Olhando assim parece meio besta, mas vai por mim, essa mistura ficou muuuuuuuito boa!

Se isso não for o suficiente para te convencer a assistir Samurai Champloo, fique sabendo que seu diretor é nada mais nada menos que Shinichiro Watanabe o mesmo de Cowboy Bebop.

Sabendo disso da para se ter uma noção que essa mistura inusitada de hip-hop com a temática samurai vai dar bom, visto que o diretor fez o mesmo com Cowboy Bebop ao misturar o clima Sci-fi com blues e jazz.

Enfim…

Assistam Samurai Champloo pra ontem!

14) Angolmois: Genkou Kassenki

Samurai vestindo uma armadura, cabisbaixo ao por do sol. Um dos animes de samurai

Angolmois pode não ter sido o melhor nome para um anime, ainda mais visto que até eu que assisti tive que pesquisar o nome dele. Mas sem dúvidas é um dos animes de samurai indispensável para quem gosta da temática.

Angomolis é um dos animes de samurai que escolheu a época errada para ser lançado, no fatídico verão de 2018, nós tivemos Steins;Gate 0, Boku no Hero Academia 3rd Season, Persona 5 the animation, Shingeki no Kyojin Season 3 e Overlord 3.

Mano! com títulos assim que liga para o anime com um nome estranho que não dá nem para pronunciar?

Fato é que apenas eu e mais umas 3 pessoas devem ter assistidos esse anime, mesmo não sendo um animezão, é um bom anime para quem gosta do gênero.

O que agrega, e muito, a esse anime, é o fato dele ser uma retratação da invasão da ilha de Tsushima pelos mongóis.

É….isso mesmo, lembrou de Ghost of Tsushima, né?!

Então, se você gostou do jogo esse anime é para você. Ele retrata de maneira interessante como se deu essa invasão e como eles combateram os mongois.

Vale a pena. São apenas 12 episódios.

Bônus: Sword of the Stranger (filme)

Um samurai ronin pronto para sacar sua espada. um dos animes de samurai
  • Ano: 2007
  • Estúdio: Bones
  • Duração: 102 minutos
  • Disponível: Não disponível oficialmente

Vou ser sincero com vocês! Eu não lembro de muita coisa desse filme. Mas se tem uma coisa que eu tenho certeza é de que ele é bom.

Algo que lembro com muita clareza é de sua animação. É absurda de boa. Lembro também de sua história que envolvia, é claro, o período Sengoku.

Provavelmente esse filme tem a melhor luta de espadas dentre os animes de samurai que eu já vi na vida. Não vou colocar aqui porque seria um spoiler. Mas se você gosta de uma luta pé no chão, bem coreografada, aliada a uma animação totalmente fora da curva, assista Sword of the Stanger.

A história é um pouco comum, sendo sobre uma criança órfã que está fugindo de pessoas que querem mata-la, e acaba encontrando um ronin, e que por conta das circunstâncias, acabam tomando o mesmo caminho e com o passar do tempo constroem um forte laço.

Mesmo com essa premissa clichê, a chance de Sword of the Stranger agradar é alta, por conta de sua qualidade técnica que impressiona até os dias de hoje. Mesmo após quase 15 anos.

E aí, já decidiu qual desses animes de samurai você vai assistir?

Era isso, gente! Espero que com essa super completa lista de animes de samurai você consiga entrar nesse mundo, ou então se aprofundar ainda mais caso já tenha assistido alguns.

Mas comentem aí! Faltou algum anime nessa lista?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

Cúpula

Blog

Interessante | Atual | Sério

Criciúma - SC

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.