Especiais

Fillers em Fairy Tail: saiba todos os filler do anime (e quais ver, ou não)

28 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Não muito distante do que já fiz com animes tipo Bleach e Naruto, estou aqui, mais uma vez, para ajudar você com um guia de episódios fillers. Mas, dessa vez, com Fairy Tail, um shonenzão de porrada menos popular aqui no Brasil (mas que ainda é bastante conhecido). Neste guia, portanto, tratarei sobre os fillers de Fairy Tail, acompanhados de resumos dos arcos, sugestões do que você deve pular e, ainda, infográficos maneiríssimos que resumem o conteúdo inteiro! Vem comigo que tá mágico esse guia.

hiro mashima e natsu de fairy tail montagem
Hiro Mashima e Natsu, seu personagem mais famoso (provavelmente)

“Ah André, mas eu gosto de ver os fillers, pois acredito que eles contribuem bastante para minha relação com os personagens”. Sim, isso é válido, caros leitores e leitoras.

É fato que, fillers, em suma, são “válidos” (principalmente quando você entende os motivos para seu uso). Contudo, acho bacana reforçar que este guia não tem intuito de condenar muito os fillers em Fairy Tail.

Tudo o que farei aqui é reunir as principais informações sobre fillers de Fairy Tail (e até não-fillers), anime este que adaptou o mangá feito pelas mãos de Hiro Mashima.

Ah, um último aviso que fica é: eu, André, gosto de como Fairy Tail começa, mas eu detesto como ele se desenvolve e, principalmente, como termina. Ainda tenho boas memórias do anime porque fez parte da minha adolescência, então ele se enquadra no clássico: é ruim, mas é bom. Sendo assim, você provavelmente encontrará comentários mais ácidos ao longo deste guia. Be ready.

Sem mais delongas, vamos nessa!

OBS: para os sem muita paciência, pode clicar aqui para ir direto para as listas de episódios fillers.

Antes, algo que sempre é válido conferir: você sabe o que é filler?

Os fillers são, a grosso modo, episódios que estão ali para encher linguiça. Em inglês, o verbo “fill” significa “preencher”, portanto “filler” é um “preenchimento”, um “enchimento”.

Eles servem, resumidamente, para “ganhar tempo” na produção de um anime, pois os animes geralmente são adaptações de mangás (não são todos, mas dá para falar que a maioria é).

Os mangás, por sua vez, são publicados em revistas semanais ou mensais no Japão. O mangá de Fairy Tail era publicado na Weekly Shōnen Magazine, uma concorrente da Weekly Shonen Jump (sendo esta última mais famosa, pois é a que publicou Naruto, Bleach e publica One Piece, etc.). Como o nome já diz, “weekly”, ambas são revistas semanais.

Ou seja, tínhamos 1 capítulo de Fairy Tail por semana.

Porém, um episódio de anime costuma adaptar mais de 1 capítulo por vez, e mesmo assim temos 1 episódio por semana.

Desta forma, não precisa ser o Einstein para ver que a conta não fecha. Eventualmente o anime alcançaria o mangá, fazendo com que os produtores do anime ficassem sem material original para adaptar.

Como contornar a situação, então? Fillers!

Afinal, os episódios filler são episódios (ou arcos inteiros/parciais) feitos exclusivamente para o anime. Sendo assim, o mangá continua sendo publicado, e o anime dá uma segurada, para não ficar sem material original.

Acontece com qualquer “anime de audiência“. Com Fairy Tail não foi diferente.

Só que o que acontece geralmente é que os fillers são bem mais fracos que os arcos canônicos (arcos que estão no mangá).

Por serem tão destoantes, sem impacto e muitas vezes chatos de verdade, os fillers acabam sendo pulados por muitos otakus. Afinal, se não agrega, para que perder tempo vendo? Ainda mais com Fairy Tail

Todas as temporadas de Fairy Tail

Um fato curioso sobre Fairy Tail é que mesmo sendo um anime bastante grande, ele não é um anime que se manteve semanal, sem interrupções, durante toda sua exibição (tipo como foi Naruto, que só pausou para a passagem de clássico para Shippuden).

A história dos magos que vencem tudo no poder da amizade, na verdade, foi dividida em 3 partes:

I) Fairy Tail, com 175 episódios, 2009 até 2013

II) Fairy Tail (2014), com 102 episódios, de 2014 até 2016

III) Fairy Tail: Final Series, com 51 episódios, de 2018 até 2019

CONTUDO, não se enganem. Mesmo tendo feito “pausas”, o Fairy Tail não escapou dos fillers.

O motivo verdadeiro pelas pausas é desconhecido por mim, um mero mortal não-fã da série, mas notei que cada parte foi feita por um conjunto diferente de estúdios. O A-1 Pictures foi o único estúdio que esteve presente em todas as 3 partes, mas não sei medir o quão impactante isso foi para a série num geral.

Enfim, somando os episódios das três partes, chegamos na quantia de 328 episódios.

Ou seja, trezentos e vinte e oito episódios de poderes saindo do além, ninguém morrendo mesmo em situações de morte evidente e o melhor: vários arcos com todo mundo derrotado e o Natsu ganhando com um socão no vilão.

Mas, quanto tempo eu economizo pulando os fillers de Fairy Tail?

Infográfico com temporadas e informações de Fairy Tail

Como antes citado, Fairy Tail conta com 328 episódios ao total.

Destes, 63 episódios são fillers. Ou seja, 19% do anime é filler (o que é um número baixo quando comparamos com alguns outros shonenzão de porrada, como os próprios Naruto e Bleach).

Traduzindo para minutos, chegamos em uns 1260 minutos, que, em horas, correspondem a 21 horas.

Você não quer perder quase um dia inteiro da sua vida com fillers de Fairy Tail, né? Ou quer?

Com esse número de horas você poderia ver outros diversos animes que possuem uma pegada até parecida com a de Fairy Tail, como Soul Eater (51 episódios), Magi: The Labyrinth of Magic (50 episódios), ou até mesmo Rave Master (51 episódios), sendo este último do mesmo autor de Fairy Tail (as obras possuem até crossovers).

Bem, como tem louco pra tudo, vou deixar abaixo as listas resumidas não só dos episódios fillers de Fairy Tail, mas também resumos dos episódios canônicos e dos semi-canônicos.

Lembrando:

  • Canônico: você precisa assistir esses para entender a história principal sem faltar informações;
  • Semi-canônico: episódios do anime que possuem cenas canônicas, porém também possuem partes que são originais do anime e que muitas vezes não contribuem para a história principal;
  • Fillers: não contribuem para a história principal pois estão ali apenas para os produtores ganharem cronograma sem comprometer o ritmo de adaptação do mangá para anime. Esses são os que o pessoal costuma pular.

Episódios canônicos de Fairy Tail (assista)

1-8, 10-18, 21-48, 51-68, 76-124, 152-200, 227-245, 246*, 247-254, 256*, 257-259, 261-267, 269, 271-311, 313-328.

*Os episódios 246 e 256 estão listados como “canônicos para o anime”. Ou seja, talvez sejam coisas que não acontecem no mangá, porém, para o entendimento completo da narrativa do anime, você precisa assistir a eles.

Episódios semi-canônicos de Fairy Tail (assista, mas saiba que parte do episódio pode ser filler)

20, 151, 201, 255, 260, 270, 312.

Episódios filler de Fairy Tail (não precisa assistir)

9, 19, 49-50, 69-75, 125-150, 202-226, 268.

Bônus: um infográfico sobre fillers em Fairy Tail

Lista dos episódios filler de Fairy Tail com títulos e resumos + sugestão de “assistir ou não”

Prontinho, agora que todo mundo que gostaria de informações mais objetivas e rápidas já estão satisfeitos, vou tentar agradar a parcela de pessoas que buscam um tchan a mais sobre os fillers de Fairy Tail.

Use essa sessão do guia para relembrar os fillers, ou para saber mais ou menos o que rola naquele arco ou episódio sem ter que assistir, etc. Enfim, use como quiser!

Mas o melhor é: o Fancos (um amigo meu que me ajudou com essa parte) reassistiu e revisou tudo para vocês não terem que fazer isso. De nada!

Ah, mas antes de prosseguir, é legal você saber o que é um “omake”, pois teremos vários aqui abaixo.

Omake significa, literalmente, “extras” lá no Japão. É um termo usado para os capítulos extras ou tirinhas nos mangás, ou extras nos DVDs e nos jogos incluídos na compra de algum produto, por exemplo.

Então, se um episódio listado estiver com “omake” do lado, quer dizer que ele é proveniente de um material extra feito pelo próprio autor (ou pelo menos que tem envolvimento dele, provavelmente). Os que tiverem apenas “filler” são os episódios originais que foram criados para o anime, exclusivamente.

Começando…

Episódio 9 – Natsu come uma vila! (omake)

Natsu e seus amigos estão perdidos no desfiladeiro de Clover enquanto tentam voltar para a cidade de Magnolia. Ao procurar por algum alimento para matar sua fome, acabam encontrando uma aldeia estranha onde há residências que viram monstros…

Pule. É o clássico filler de “estamos com fome, vamos procurar comida!!”, mas no fim é só um episódio meia boca.

Episódio 19 – Changeling (filler) 

Natsu encontra um pedido diferente na placa de solicitação da Guilda. Esse pedido vai pagar bem, e tudo que ele precisa fazer é descobrir o significado de uma escrita antiga. Então, ele lê o pedido em voz alta e algumas pessoas da guilda que estavam por perto acabam trocando de corpo...

Pule. Poderia ser um episódio interessante onde veríamos interações únicas, porém teve pouca coisa e muita enrolação, fora que o filler termina sem reverterem por completo o feitiço, o que é bem bizarro.

Episódio 49 – O dia do encontro destinado (omake) 

Lucy está com problemas financeiros, e para ajudar, perdeu o concurso Miss Fairy Tail. Cana, a vendo deprimida, vai conversar com ela e acaba descobrindo que Lucy nunca saiu com um cara antes. Então, Cana olha nas suas cartas e vê que naquele dia Lucy teria um “encontro fatídico”. Ao saber que um repórter vem escrever um artigo sobre a guilda, Lucy acaba achando que ele vai ser seu encontro fatídico…

Pule, mas recomendo assistir aos 5 primeiros minutos, pois mostra algumas interações do fim da última saga. Esse filler acabou não tendo nada de especial, tirando que no final no trem, a Lucy acaba vendo seu encontro fatídico, que era a Wendy. Algo interessante sobre esse filler é que daqui alguns anos a Lucy acaba trabalhando para esse repórter.

Episódio 50 – Pedido especial: Fique de olho no garoto que você gosta! (omake)

Num dia chuvoso, Juvia resolve ir comprar uma poção do amor para utilizar no Gray. Sem saber, ela acaba comprando a poção de um charlatão. No momento que Juvia vai utilizar a poção defeituosa, o Gray sai de sua frente, e a Juvia acaba acertando o resto da guilda…

Talvez. Ao contrário do filler “Changeling”, esse realmente teve algumas interações divertidas de se assistir, porém por ser um filler mais “bobinho” só recomendo assistir se você tiver mais tempo livre.

Episódios 69 ao 75  – Saga Dragonoide (filler)

  • 69 – Convite do Dragão (filler)
  • 70 – Natsu VS Gray (filler) 
  • 71 – A amizade vai superar a morte (filler)
  • 72 – Os magos da Fairy Tail (filler) 
  • 73 – Flores de cerejeira no arco-íris (omake)
  • 74 – O primeiro trabalho de wendy (filler)
  • 75 – Maratona Fairy Tail (filler) 

Depois de voltarem a Fairy Tail, Gray fala que uma mulher chamada Daphne viu um dragão, então Natsu e Wendy vão investigar. Chegando na pousada que Gray contou, descobrem que a Daphne estava mentindo para atrair clientes para comprar seus produto. Depois disso, Natsu, ao tentar sair do lugar, percebe que está preso em uma prisão. 

Daphne, com a ajuda do Gray, coloca o Natsu numa escuridão oculta, e começa a realizar o sonho dela, que é criar um dragão artificial (absorvendo o poder do Natsu). Gray a ajudou por causa de uma promessa que fez quando criança aos cidadãos de uma cidade.

Os três últimos episódios são fillers separados, no primeiro Makarov decide comemorar os feitos da guilda do ano passado, no segundo a Wendy busca um trabalho e no terceiro é uma corrida da guilda.   

Pule. Eu achei esses fillers bem enrolados, então acho que vale pular e continuar vendo a história principal. 

Episódios 125 ao 150 – Saga Chave para o Céu Estrelado (filler) 

  • 125 – Baile mágico
  • 126 – A verdadeira gangue das bundas dançantes
  • 127 – O terror da Lucy invisível
  • 128 – O presente do papai
  • 129 – Confronto furioso: Natsu VS Laxus
  • 130 – O alvo é a lucy
  • 131 – A fúria da legião
  • 132 – A chave para o céu estrelado
  • 133 – Companheiros de viagem
  • 134 – Rapsódia do labirinto
  • 135 – Pegadas do mito
  • 136 – O verdadeiro problema, novamente
  • 137 – Algo além da conta
  • 138 – O paradeiro da cruzada 
  • 139 – O tempo começa a se mover
  • 140 – A Renascida Oración seis aparece
  • 141 – Persiga o relógio do infinito
  • 142 – A batalha da dissonância 
  • 143 – Anti-link
  • 144 – Desespero liberado
  • 145 – Pesadelo real
  • 146 – espiral do tempo
  • 147- Para o castelo do infinito 
  • 148 – As lágrimas de um anjo
  • 149 – A voz de um amigo é ouvida
  • 150 – Lucy e Michelle

Os três primeiros episódios são fillers separados. No primeiro eles vão em um baile (esse inclusive eu achei divertido de se assistir); no segundo, Natsu tem que escoltar uma carga de ouro; no terceiro, a Lucy acaba ficando invisível depois de utilizar uma pomada velha. 

Agora vamos falar do arco filler… 

A prima da Lucy visita a guilda para dar a ela uma lembrança do seu pai; a lembrança é um dispositivo antigo selado por séculos, e então uma nova guilda das trevas chamada de Legião aparece e começa a atacar a Fairy Tail em busca do dispositivo, e eles conseguem roubar o dispositivo.

Lucy pesquisa sobre o dispositivo e descobre que é parte de um relógio e que ele tem seis partes, então se separa com a guilda para ir atrás das partes. Quando é explicado que o caos vai surgir quando as peças do relógio estiverem juntas, os membros da guilda Fairy tail se encontram com as partes, e o relógio é reparado, e então surge a Oracion Seis renascida.  É revelado que o plano da Oracion Seis era fazer Fairy Tail e Legião juntarem o relógio, pois eles não conseguiam tocar nas partes, e agora cabe a Fairy Tail deter eles.

Talvez. Eu pessoalmente gostei dos grupos separados e gosto da Oracion Seis, porém os poderes da Legião são meio chatos de se assistir e as lutas são demoradas. 

Episódio 202 – Bem vindo de volta Frosch (omake) 

Enquanto fazia compras, o Frosch acaba se distraindo e se separando do Lector. Lector volta para Sabertooth e os avisa e então eles vão procurar o Frosch, quando eles encontram Frosch ele está tentando descobrir como voltar para a guilda sozinho, e resolvem seguir ele para ver se ele consegue.

Pule. É um filler bem simples, sem nada a acrescentar a história.

Episódio 203 – Moulin Rouge (omake)

Gray e Juvia voltam de uma missão com uma mesa de bilhar que um cliente deu para eles. A Erza aparece e conta para eles a história de como ela jogou sinuca pela primeira vez, onde tem uma mulher chamada Moulin Rouge usando o nome da Fairy Tail para roubar.

Pule. Acaba não tendo nada interessante a história em si, porém a mulher era a Bisca, então esse filler acaba mostrando como ela se juntou a Fairy Tail (lembrando que é um omake, então veio do autor, provavelmente).

Episódios 204 ao 218 – Saga Espíritos Celestiais do Eclipse (filler)

  • 204 – Vidas em jogo na recepção
  • 205 – O farol da rebelião
  • 206 – Pânico na biblioteca
  • 207 – Levante-se, Hisu
  • 208 – Astral Spiritus
  • 209 – Wendy VS Aquarius, vamos brincar no parque 
  • 210 – Guild Deck VS Deck dos espíritos
  • 211 – Gray VS Câncer! Batalha de dança! 
  • 212 – Juvia VS Aries! Batalha de vida ou morte no deserto! 
  • 213 – Erza VS Sagitarius! Batalha a cavalo!
  • 214 – Natsu vs Leo!
  • 215 – Ophiuchus, o serpentário
  • 216 – Noite das estrelas cadentes
  • 217 – Fera celestial
  • 218 – Acredite

Começa com um episódio filler relacionado à saga, onde Lucy e Yukino resolvem chamar os espíritos celestiais para conceder um desejo para cada um como recompensa pela ajuda durante os grandes jogos mágicos. 

Enquanto Fiore está sofrendo de um clima muito estranho, Lucy e Natsu aceitam um pedido para investigar sobre. Chegando no local, descobrem que o pedido é falso e que a Lucy não consegue mais invocar seus espíritos celestiais dourados, então ela usa uma chave de prata chamando o Crux, e ele revela que aconteceu algo terrível ao mundo dos espíritos celestiais.

De repente alguém ataca eles, é a Virgo, que está com roupa e personalidade diferente do que normalmente possui, e Virgo força o Crux a voltar para o mundo dos espíritos e começa a atacar Lucy, querendo a punir. Um pouco depois aparecem os espíritos da Lucy e todos tem personalidades e aparências diferentes das normais, depois de atacarem os magos, Natsu pega Lucy e foge da batalha.

Na guilda, Lucy invoca novamente o Crux para perguntar o que está acontecendo, e dessa vez ele consegue contar. Ele conta que o mundo dos espíritos está um caos, o rei dos espíritos sumiu e os contratos com os doze portões dourados misteriosamente se tornaram nulos da noite para o dia. Também revela que os espíritos querem realizar o ritual Liberum, o qual vai lhes conceder a liberdade perfeita.

A guilda se separa para procurar pistas, e a Levy descobre que o custo para esse ritual é que os espíritos só poderão viver por mais doze dias.  Agora cabe aos magos da Fairy Tail deter os espíritos celestiais.

Pule. Esse filler tem lutas bem aleatórias como batalha de cartas, responder perguntas (através de um quiz), batalha de dança… Novamente um possível potencial desperdiçado.  

Episódios 219 ao 226 – Pós Eclipse Celestial (filler, omake)

  • 219 – O que o verdadeiro coração deseja (omake)
  • 220 – 413 dias (omake)
  • 221 – O labirinto de prata (filler) 
  • 222 – Transformar! (omake)
  • 223 – Lá vem KemoKemo (filler) 
  • 224 – O lugar de onde você veio!  (filler)
  • 225 – O homem raio (filler) 
  • 226 – A Fairy Tail do homem morto (omake)

Depois da saga dos espíritos celestiais terminar, teve alguns fillers avulsos. 

Em “O que o verdadeiro coração deseja” Alzack e Bisca partem para uma missão, e Natsu fica cuidando da Asuka. 

Em “413 dias” a Juvia planeja dar um presente para Gray, comemorando seu 413° dia que conheceu ele, porém ela não sabe que é o dia do aniversário da morte da Ur.

No episódio O labirinto de prata” Natsu e Lucy vão em busca de um gelo mágico, porém acabam se perdendo em uma caverna labirinto. 

Em “Transformar” Lucy quer aprender a usar magia de transformação e vai pedir ajuda para Mirajane. 

Em “Lá vem KemoKemo” Durante uma missão, um ovo cai do céu e Natsu resolve cuidar dele. Assim que choca o ovo, ele nomeia a criatura de KemoKemo. Esse filler termina com eles achando uma ilha misteriosa que subiu no mar por causa de um terremoto, e o KemoKemo sente algo em relação a ela, algo que deveria estar fazendo e não se lembra. 

No episódio O lugar de onde você veio!” Natsu vai explorar a ilha nova junto com uns membros da guilda e uns da Sabertooth, porém são atacados por uma serpente marinha, e são afetados por um vírus desconhecido. Então, KemoKemo o Deus das plantas os salva, neutralizando o vírus e derrotando a serpente marinha.

Em “O homem raio” Laxus vai fazer uma missão numa cidade onde não para de cair relâmpagos. 

Em “Fairy tail do homem morto” Ichiya acaba criando um perfume novo. Porém quem cheira esse perfume acaba ficando com o rosto dele, e dá uma reação de apocalipse zumbi, pois quem tem o rosto do Ichiya vai cheirar quem não tem, fazendo eles ficarem com o rosto do Ichiya.

Pule. Se quiser ver alguns desses fillers, eu achei divertido de se assistir o “O que o verdadeiro coração deseja”, porém ele é mais bobinho, e o “Fairy tail do homem morto”, sendo esse último porque tem uma pegada de apocalipse zumbi. 

Episódio 268 – Fairy Tail Zero: Caça ao tesouro (filler) 

Durante uma manutenção no meio do mar, a Mavis escuta Yuri e Warrod conversando sobre terem fundos baixos para realizarem a missão. Mais tarde, ela observa golfinhos nadando e pula no mar para brincar com eles, avistando assim um templo no fundo do mar. Querendo explorar o templo, Mavis volta até o navio e veste um equipamento mágico de mergulho e assim segue para explorá-lo.

Mavis encontra o santuário do templo, porém é atacada por peixes guardas que o protegem. Yuri e Warrod vem ajudar e Mavis os avisa que consegue resolver o enigma do templo. Resolvendo o enigma, o templo explode, porém eles conseguem ouro e jóias.  

Assista. É um filler que não vai acrescentar nada demais, porém é um dos poucos episódios do passado da Mavis e é apenas um episódio. Claro, se você não está gostando do passado da Mavis, pode pular esse filler

Pronto! Agora você já sabe como assistir (ou não) os fillers do anime Fairy Tail!

Este é possivelmente o guia de fillers de Fairy Tail mais completo que você encontrará na nossa língua, e ele deu bastante trabalho para fazer. Só que, felizmente, tive a ajuda de um grande amigo meu, o Fancos. Arrisco dizer que ele preferiu ficar no anonimato porque lembrou de como Fairy Tail é ruinzinho mas ele gosta mesmo assim. Brincadeira! KKKK’

Ademais, quer eu goste ou não, Fairy Tail é, sem dúvidas, um dos animes mais populares aqui no Brasil.

E, na verdade, não podemos nem desmerecer a popularidade desse título lá pelo Japão também. Seu autor, Hiro Mashima, já está emplacando um terceiro mangá que está vendendo bem (e vai até receber anime). Seu nome: Edens Zero.

É inegável que Hiro sabe fazer uma história que prende o garoto adolescente: um universo mágico e fantasioso, personagens estilosos, lutas bem animadas e com bastante emoção, PEITOS, e poder da amizade em demasia.

O cara é o gênio da fórmula “vou fazer um shounenzão aqui e fazer ele ganhar anime”!

Contudo, eu já cansei dessa fórmula “sem consequência” de obras como Fairy Tail. Digo, o tempo inteiro os personagens estão em situações de vida ou morte mas, mesmo perdendo FEIO, em situações onde a tensão foi previamente criada, ninguém morre (e o vilão ainda vira amiguinho no arco seguinte!). Fora os poderes sendo tirados do nada, e a quebra das leis do próprio universo por pura conveniência de roteiro.

Tô velho, ou realmente é fraco?

Porém, entretanto, todavia, a ideia deste artigo não era eu demonstrar meu profundo agridoce amor por Fairy Tail. Eu quis reunir para você todos os fillers do anime, recomendar o que você deve ou não assistir e trazer informações gerais.

Espero que tenham curtido!

Arte do elenco de Fairy Tail

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!