Acho que nunca admiti um erro de escolha trovejante tão cedo na temporada. Ao esbarrar com um gif, apenas de 1 cena específica da abertura do anime, eu já havia percebido a cagada que fizemos ao deixar Lycoris Recoil de fora das nossas escolhas para possíveis melhores animes da temporada.
Olha só o gif:
Na boa, pode soar idiota ou exagerado, mas essa pequena coisinha traz tanta personalidade para o anime que é difícil até por em palavras… Ao mesmo tempo que mostra um pouco da personalidade das personagens, conta um pouco sobre o teor cômico do anime e da relação delas entre si. Além disso, deixa claro que “nessa produção vamos nos apegar aos detalhes“. Sim, eu pensei nisso tudo só ao esbarrar nisso ai no Twitter (inclusive, me segue lá se ainda não segue!).
Com essa expectativa eu entrei nos primeiros episódios Lycoris Recoil.
E confesso que foi ainda melhor do que eu esperava.
- Gêneros: Ação, Comédia
- Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso)
- Diretor: Adachi, Shingo (trabalhou muito com animação e character design no passado)
- Material fonte: Original
- Onde assistir: Crunchyroll
- Novos episódios: Sábados
Uma premissa curiosa, mas simples
Fiquei abismado quando estava fazendo o nosso guia da temporada. A sinopse de Lycoris Recoil é tão simples que chega a doer. Sendo sincero, provavelmente não daria vontade de assistir só com a sinopse.
Num café no centro de Tóquio, essas garotas ajudarão seus clientes a resolver seus problemas – não importa quais sejam!
Ao ler isso, eu só não esperava que o “não importa quais sejam” seria levado tão a sério. Nesse maravilhosamente bonito anime, acompanhamos um mundo onde meninas órfãs são “adotadas” pelo… governo?… e são treinadas desde cedo para executar missões secretas.
Elas são as principais mantenedoras da paz no Japão atual. Seu gatinho se perdeu? Chame-as! Um grupo terrorista estão contrabandeando drogas e armas? Elas resolvem. Bandidos estão roubando lojas locais? Lá vem elas! Até o episódio 3 parou por aí, mas olha, não duvido que iremos até para uma vertente sobrenatural.
Eu acho esse tipo de premissa muito interessante, porque simplesmente você não sabe o que esperar. É aleatório, portanto, surpreendente! E quem não gosta de ser surpreendido?
Não fui muito à fundo, mas pesquisando rasamente, descobri que quando somos surpreendidos, de maneira agradável ou desagradável, nossas emoções se intensificam em até 400%. Então, se a surpresa for positiva (como foi para mim ao ver o anime), tudo fica muito, muito mais impressionante e gostoso de assistir.
Além da premissa, as personagens de tem seu brilho LycoReco
Antes brinquei sobre como aquele pequeno gif mostra indícios de como são aquelas personagens dentro da história. É maravilhoso ver que eu estava certo. Sempre bom estar certo. Recentemente o Pedrão teve que admitir que, mais uma vez, eu estava certo.
O anime começa com cenas de ação desenfreada, com tiro porrada e bomba mesmo. O negócio é violento! Metralhadoras pesadas, tráfico, reféns, sangue… o kit completo. Takina, a morena fofa, age contra as ordens de seus superiores para tentar salvar sua colega refém.
E ela consegue! Porém, como a organização é ultra rígida, ela é demovida para um setor fora de onde ela gostaria de estar. Agora, ela vai trabalhar num pequeno café, que cuida de serviços menores para a organização.
Lá, a morena de personalidade fechada encontra a radiante Chisato. ALERTA DE WAIFU! ALERTA DE WAIFU! Que personagem maravilhosamente carismática. Meu santo pai do céu. Fazia tempo que não achava uma personagem de anime tão viva, tão carismática… eu juro que adoraria ser amigo dessa garota. Diversão 100% do tempo.
Contudo, apesar de estar nesse café retirado, Chisato é muito mais do que parece. Ela é uma das agentes mais pica de todas, porém está ali por ter uma personalidade difícil de ser controlada pelos superiores da organização.
Em suma, Lycoris Recoil conta a história de Takina e Chisato, onde a primeira está desesperadamente voltar para seu cargo anterior, enquanto a outra parece ser uma cabeça de vento divertida mas é super competente e tem um passado misterioso e intrigante.
Amei!
Uma produção de deixar o queixo cair
Como a cadelinha de animação que sou, não podia deixar passar batido aqui: Lycoris Recoil com certeza tem uma das melhores animações da temporada de verão, que sá do ano.
O estúdio A-1 Pictures não está economizando esforços. Estão se apegando ao detalhe do detalhe, entregando cenas super fluidas e de muito impacto. Para um anime de ação, isso é essencial. Afinal, é isso que garante que nos mantenhamos imersos na narrativa.
Digo isso porque se fosse um CGI cansadaço com certeza nos desconectaríamos da obra. Isso aconteceu, infelizmente, com RWBY, um dos animes que foi eleito um dos melhores da temporada por nós… que erro! Na boa, um dos piores erros que cometi em 2022 foi não ter votado em LycoReco para escolha trovejante. Me perdoe, Chisato-senpai!
Enfim, dá uma curtida nas cenas de ação dessa belezura:
E quando falo de detalhes, também falo de detalhes mais simples, que falam sobre a personalidade dos personagens envolvidos ou até mesmo daquele mundo. À fim de exemplo, destaco aqui essa cena simples, mas que mostra um pouco a diferença entre as garotas:
Ignorando a parte de reflexão existencial sobre elas serem assassinas ou não, reparem como Takina é contida, ajeitada, tímida. Enquanto Chisato abre o peito, mostrando que não tem nada a temer, que é confiante, é mais despojada. Tudo isso numa simples cena no parque, sabe? Eu gosto muito desse estilo de narrativa.
Finalizando minhas primeiras impressões de Lycoris Recoil
Tô parecendo disco furado de tão repetitivo, mas é realmente uma pena que Lycoris Recoil não tenha figurado dentro das nossas escolhas trovejantes da temporada. Tenho certeza que esse anime irá impressionar bastante sua audiência, entregando cada vez mais cenas muito bem animadas e de alta intensidade.
Tenho fé de que as personagens cada vez mais irão apertar seus laços, e que os debates sobre “é certo seguir ordens se isso significa a morte de alguém” serão mais aprofundados, para que o anime não vire só uma casca bonita, mas vazia.
No meu texto de Call of the Night falei sobre a importância da waifu do anime convencer… e cara, convenhamos, tanto Takina quanto Chisato são waifu material da mais alta qualidade
Mas com todo respeito: Chisato >>>>>>>>>> RESTO! Que personagem divertida de acompanhar. O trabalho de voz dela é essencial para esse gosto todo, inclusive. Palmas para a dubladora Anzai Chika. Está desossando!
Por fim, concluo aqui minhas primeiras impressões de LycoReco, e acho difícil eu não ter enviesado as suas caso ainda não tenha assistido o anime. Mas sou culpado, admito. Corre lá para assistir e depois volta aqui pra comentar o que você está achando do anime!