🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Urusei Yatsura | Primeiras impressões

Urusei Yatsura parou no passado

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

9 minutos para leitura

Urusei Yatsura era um dos animes da temporada dos quais eu esperava algo acima da média. O anime de 2022 é um remake da obra de 1986, o que, por si, não diz muita coisa.

Refazer uma obra e readaptar para os padrões da atualidade é sempre um trabalho muito difícil. Esses dias comentei com o meu irmão sobre como fiquei chateada com a adaptação de Tokyo Mew Mew New, que modificou aspectos importantes das personagens.

No entanto, eu não vou conseguir analisar precisamente as diferenças entre o novo Urusei Yatsura e o antigo, tendo em vista que não o vi.

O que pude acompanhar foram alguns comentários de pessoas diversas sobre algum descontentamento com a nova adaptação.

De minha parte, fui com muitas expectativas positivas. Contudo, finalizei os três episódios rebaixando essas expectativas. Será que Urusei Yatsura vale a pena?

ataru e lum em urusei yatsura
  • Gêneros: Sci-fi; Comédia; Romance
  • Estúdio: David Production
  • Diretor: Hideya Takahashi; Yasuhiro Kimura; Takahiro Kamei (trabalharam em Golden Wind)
  • Material fonte: Mangá
  • Onde assistir: Não disponível oficialmente
  • Novos episódios: Quinta

Alienígena busca romance

É o resumo da história. Mas calma, vou contar como isso aconteceu bem resumidamente.

Ataru é muito azarado. Do tipo que, da chance de ser atingido por um raio, ele seria. E, de acordo com o INPE, essa chance é em média menor do que 1 para 1 milhão.

ataru

A questão é que esse azarado aí foi o sorteado, das quase 8 bilhões de pessoas do planeta, para decidir o futuro da Terra. Após uma invasão alienígena, ele deve jogar um jogo com os aliens para descobrir se eles vão (ou não) invadir o planeta.

E é bem simples. Se ele ganhar, eles não invadem. Se ele perder, eles invadem.

Assim, começa uma partida enlouquecida de pega-pega na qual ele precisa pegar os chifres de Lum, uma alienígena com poderes elétricos. Basicamente um pikachu de saia.

lum em urusei yatsura

O fracote e azarado Ataru passa o primeiro episódio correndo atrás de Lum, e só ganha verdadeira motivação quando a Shinobu (uma das garotas por quem se interessa) diz que vai casar com ele se ele ganhar a disputa.

shinobu

E ele, como azarado que é, pretende aproveitar a chance de se dar bem na vida. Só que, veja bem: a Lum confunde as coisas. Ele ganha o desafio, é o herói mundial, mas agora, Lum ficou impressionada com o vencedor, e vai fazer de tudo para se casar com ele.

Quem Urusei Yatsura pretende atingir?

Foi a minha maior dúvida. Quando comentei no grupo sobre não ter gostado tanto, o Welerson comentou algo sobre terem reclamado da sexualização das meninas. E, de fato, isso acontece. Mas a gente sabe que só a existência de sexualização não é suficiente para afastar determinado público.

Exemplo: Chainsaw Man. Chainsaw Man tem tudo para afastar o público feminino, porque o maior objetivo do seu protagonista é, supostamente, “pegar em uns peitos”. Mas, veja bem, Chainsaw Man não se reduz a isso.

A sexualização e simplicidade do pensamento do Denji fazem parte de uma série de privações de afeto e necessidades básicas durante a sua vida.

Bem, o que vemos aqui é um menino em idade escolar babando para tudo quanto é garota, e uma alienígena que solta raios seminua voando por aí dizendo que está casada com ele. É o cenário de uma comédia romântica.

Portanto, diferentemente de Chainsaw Man, cujo motor envolve muito mais do que seu protagonista, Urusei Yatsura gira em torno de seus protagonistas e de suas personalidades. É aquela diferença, que a gente comenta por aqui, sobre a história ser plot-driven ou character-driven.

E como uma história que não tem um plot específico, e se volta aos seus personagens, não vejo um futuro brilhante para Urusei Yatsura se consolidar em 2022, como seu antecessor fez.

O que pretendo dizer é que a sexualização, por si só, não traz nenhum problema, se a história não for só isso. Mas se ela se reduz a uma comédia pouco estruturada, majoritariamente sexualizada e descontextualizada à época, não sobra muito para se ver.

sexualização em urusei yatsura

Urusei Yatsura acerta em alguns pontos e peca em outros

Como já disse, acho que a história não tende a avançar, e me parece que o anime será voltado para situações cotidianas e comédicas entre os personagens.

Ouvi, não me lembro de quem, ao certo, de que a produção pretendia contextualizar as piadas e atualizar para o ano de 2022. Até porque, cá para nós, há muita mudança no que se considera humor ao longo dos anos. E nem vamos entrar numa seara de “preconceito”, porque nem é disso que pretendo falar.

Mas o humor se modifica, e o que hoje é classificado como “humor de tiozão”, ontem não era. Hoje, um vídeo borrado de um lagarto se desmanchando em 60p com sons estridentes pode fazer um monte de gente rir (exemplo meramente ilustrativo).

Enfim, essa historinha toda é para dizer que Urusei Yatsura peca no que deveria ser seu maior ponto forte: a comédia. Eu simplesmente não consegui achar graça das situações exageradas, cheias de coincidência e de muitos gritos dos personagens. Inclusive, não aconselho ninguém a ouvir de fone em altos volumes.

Todas as piadas são voltadas ao azar do Ataru e à sexualização das meninas. No terceiro episódio, aparece um riquinho para dar uma modificada na piada e ter como rir (supostamente) de gente rica.

garoto riquinho em urusei yatsura

Todavia, não acho que Urusei Yatsura não tenha nada para se aproveitar. Voltando ao público-alvo, sua demografia é shounen, ou seja, jovens meninos.

Pode ser que você, jovem gafanhoto, ser masculino, encontre no Ataru, que flerta com qualquer coisa feminina que se move, certa empatia. E que, lá no fundo, tudo o que você quer é que alguém te ame, desesperadamente. Está tudo bem, eu não te julgo.

ataru falando sobre pegar mulheres

A produção também merece bons elogios.

David Production e o carinho com as produções

Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada por JoJo’s Bizarre Adventure, e já fiz um monte de texto por aqui. Eu tenho um carinho especial pela produção de JoJo e pelo estúdio David Production, que tem muitos profissionais com trabalhos únicos!

A equipe que trabalha aqui, em Urusei Yatsura, também é a mesma que trabalha em Golden Wind, a quinta parte de JoJo (temos um CúpulaCast, salva lá para ouvir depois!), muito conhecida pelos seus memes e sua animação de ponta, quando colocada lado a lado com as demais.

É a parte melhor produzida, que, obviamente, é resultado da staff de peso envolvida no anime.

Também devo parabenizar o character design, que foi modernizado e se adequou muito bem ao estilo do anime, sem perder a singularidade. O mestre é o Naoyuki Asano, que também foi responsável pelo character design de Eizouken ni wa Te wo Dasu na! e também trabalhou em Star Wars: Visions.

Marcas da David Production aparecem durante todos os três episódios, como as constantes trocas de cores dos personagens, sobreposição de frames e traços mais definidos. É sempre um prazer para mim poder ver algo que eles fazem!

Por fim, quero ressaltar que a opening é muito legal! Vou deixar aqui também para vocês verem.

Finalizando as primeiras impressões de Urusei Yatsura 2022

No final das contas, Urusei Yatsura não começa nem com saldo positivo, nem com saldo negativo, para mim. Pessoalmente, eu não curti tanto, mas reconheço que outras pessoas podem gostar.

Acho que a comédia é, de fato, muito exagerada e cartunizada, própria de animes da época em que seu anterior havia sido lançado.

Mais um motivo para eu pensar em largar de vez é o fato de que o anime terá 23 episódios em seu primeiro cour, e outros 23 na segunda parte. Ou seja, 46 episódios. É muito, e eu não faço a menor ideia de quanta linguiça eles vão encher.

Na verdade, eu não consigo nem pensar no que eles vão fazer, porque a história não tem direcionamento, já que não é movida pelo plot. Os personagens são planos, ou pelo menos, é como se demonstraram até agora. Logo, não parece que haverá qualquer crescimento por parte dos personagens, também.

Por isso, não sobrou muito que fizesse Urusei Yatsura ficar suficientemente interessante para que eu continuasse assistindo.

Para provar meu ponto, também, me utilizo da informação popular. Enquanto o anime de 2022 possui a nota de 7.39 no MAL, seu antecessor tem a nota de 7.71. E olha que ele começou há pouco! Bem, se você já assistiu ao antigo, comenta aí e me diz: Urusei Yatsura tem potencial para melhorar?

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

Helena Nunes

Advogada | Professora | Concurseira triste

Máquina de spoiler | Jojofag

Campos - RJ

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.