Análise

Mo Dao Zu Shi é bom? Vale à pena ver o donghua? | Crítica

Mo Dao Zu Shi: o BL diferentão que mistura romance com ação em meio ao sobrenatural
10 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Mo Dao Zu Shi é uma obra BL (Boys Love) chinesa, um donghua, e apresenta um romance leve. A animação e trilha sonora são marcantes, muito bem alinhadas e perfeitas, além de o enredo da história ser extremamente cativante. Acredite, não tem nada piegas.

Imagem de Wei Wuxian e Lang Wangji com seus instrumentos mágicos

Antes de tudo, vamos esclarecer que as animações chinesas chamam donghua. Então, essa crítica é a respeito do donghua chinês Mo Dao Zu Shi que, por sua vez, considera-se um Boys Love. Esse donghua é um ONA (Original Net Animation), ou seja, um anime que nasceu exibido na internet.

É simplesmente magnífico toda a construção de mundo da história feita pela autora da novel, assim como de todos os elementos que a compõem. Existe uma lógica apaixonante em cada acontecimento, e as coisas se amarram como teia de aranha (tem partes confusas, mas, no final, quando você entende… você entende).

Nós temos política, contexto histórico da China antiga, elementos mitológicos, zumbis, magia… Tudo que você imaginar!

Vem comigo para entender os motivos pelos quais você deveria assistir ao donghua, além de receber um mini guia para como acompanhar essa história.

Imagem pomocional de Mo Dao Zu Shi
  • Gênero: Ação, Aventura, Mistério, Histórico, Sobrenatural
  • Estúdio: B.CMAY PICTURES
  • Material fonte: Novel
  • Episódios: 15
  • Página do anime no MAL

Caminhos da cultivação espiritual em Mo Dao Zu Shi

Mo Dao Zu Shi é a adaptação da web novel de mesmo nome da autora Mo Xiang Tong Xiu. A história conta sobre os caminhos da cultivação, sendo o da cultivação espiritual e da cultivação demoníaca. Os seus respectivos cultivadores, divididos em 5 grandes clãs, auxiliam na manutenção do equilíbrio natural do mundo com o sobrenatural.

Os cinco clãs possuem práticas próprias de ensino da cultivação, sendo eles o Yunmeng Jiang, Gusu Lan, Qinghe Nie, Lanling Jin e Qishan Wen. Entretanto, existe um grupo de estudos e de formação de cultivadores muito forte no clã Gusu Lan, onde se passa uma parte da história.

Imagem de Wuxian e Wangji em Gusu Lan
Estudos em Gusu Lan

O curso é feito de forma bastante rígida, com muitas regras sobre o uso de seus ensinamentos e espaço físico. Ele é feito através de muito estudo, práticas de meditação, dentre outros.

Durante o donghua, assistimos a duas linhas temporais simultaneamente. Enquanto vemos Wei Wuxian, personagem principal, reincarnar no corpo de um lunático por meio de um encantamento mal feito 13 anos após suas morte, também vemos o seu passado. Ou seja, vemos o que aconteceu para levar a sua morte e o que está acontecendo agora que voltou a vida.

Imagem de Wei Wuxian reincarnado em um lunático
Wei Wuxian reincarnado

Por isso, no começo, é um pouco difícil entender o que está acontecendo de verdade, mas a obra continua sendo incrível em sua temática e, principalmente, em como abordá-la. O sobrenatural faz parte da rotina de todos na história, seja por quem sofre seus males ou por quem lida com eles.

Além disso, a belíssima arte em conjunto com uma trilha sonora perfeita fazem com que você continue assistindo, sentindo de fato as emoções e os momentos que estão acontecendo.

Mo Dao Zu Shi e a aposta na dualidade filosófica entre o bem e o mal

Em cada episódio há um foco central, um mistério sobrenatural a ser resolvido pelos cultivadores. Antes de ficar confuso, o caminho da cultivação espiritual é como se fosse o caminho Jedi, porém existe outro lado que é da cultivação demoníaca, sendo maligno, poderoso, perigoso e, claro, super atrativo (o lado negro da força).

Wei Wuxian foi um cultivador excelente, mas que fugia das regras de conduta moralmente aceitas. Em contrapartida, temos Lang Wangji. Embora Lang seja um cultivador mais do que excelente, ele segue as regras de forma, literalmente, exemplar.

Imagem de Lan Wangji

E, adivinhem? Estes são os protagonistas do romance BL. Todo mundo adora o famoso enemies to lovers (de inimigos à amantes) e os opostos que se atraem. Deixando claro que o foco da animação não é o romance em si entre eles, mas todo o cenário que os envolve.

Por isso, a escolha dos personagens principais como opostos faz bastante sentido. Ambos personagens são geniais a seu próprio modo, um mais livre e criativo enquanto o outro é mais rígido e centrado.

Wei Wuxian foi um cultivador demoníaco excelente, e inventou diversas técnicas para facilitar o trabalho dos cultivadores. Entretanto, justamente por partir de suas práticas demoníacas, essas técnicas tinham uma rejeição muito grande.

Imagem de Wei Wuxian

Os episódios seguem a linha de raciocínio inicial, mesclando histórias do passado e do presente. Sempre repleto de muito contexto, de uma forma que vá fazendo com que você consiga entrar nas aventuras de cabeça e tenha mais compreensão de como as coisas funcionam nesse mundo.

Por isso, esteja preparado a presenciar os eventos que se seguem, de mistérios sobrenaturais, aventuras, romance e muita ação! O donghua desenvolve-se de forma excelente e cativante (você não vai conseguir parar de assistir, até ver tudo!).

Dá vontade de ver, né?

Wei Wuxian e Lang Wangji

O nosso casal maravilha, Wuxian e Wangji, podem ser comparados com o Yin e Yang do taoísmo. Ambos são opostos em suas energias, sendo que Wuxian é o mais livre, leve e solto. Por isso mesmo, é que o romance delicado entre ele e Wangji (o super rígido) é muito bonito de acompanhar.

Imagem do donghua com Wangji e Wuxian
Wuxian de preto e vermelho, Wangji de azul e branco. Fala se as cores já não indicam tudo?

Não forçam a barra, os momentos vão acontecendo de forma natural. Mas, Guto Nunes colocou muito bem a questão de censura de conteúdos com esses elementos no seu vídeo crítico sobre a obra. Parafraseando, por venderem a ideia de ser um BL é que entendemos isso enquanto assistimos, mas poderia muito bem ser apenas uma amizade. Veja o que ele fala:

Para quem se interessar pela história com menos censura e mais detalhes, tem o drama The Untamed (Os Indomáveis) disponível na Netflix e o manhua, que atualmente conta com tradução apenas para coreano e inglês.

Da política a magia e os elementos mitológicos chineses

No donghua, nós podemos ver uma disputa política de poder entre os clãs. Na realidade, o clã Wen sente-se ameaçado pelos outros clãs e, logicamente, partiu pelo melhor caminho para reafirmar sua posição de soberania: ataques e mortes.

Além desse fato da história, devemos lembrar que o ponto chave de tudo é o sobrenatural! Portanto, nós temos os elementos mágicos na trama, como a própria cultivação (encantamentos).

É interessante de acompanhar essa movimentação política, tanto pelo clã Wen que declara os ataques a todos os outros quanto pelos clãs em si defendendo-se e unindo-se. Guarda esse fato, pois é por conta disso tudo que temos um evento traumático e marcante com o Wei Wuxian. Sem dar spoilers, ele foi a peça essencial para que o clã Wen fosse derrotado.

Abdicando-se totalmente da cultivação e entregando-se para a cultivação demoníaca (domínio sobre as coisas mortas, energias ressentidas, espíritos, etc), Wuxian deu a vitória aos clãs para que todos pudessem prosperar.

Confuso, mas… amarrado?

Embora você fique confuso no começo com as linhas temporais e os eventos que acontecem, o donghua ainda vale muito à pena, as coisas se conectam e fazem sentido. Reforço o quão linda é a animação, e o quão marcante é a trilha sonora. Sinta um pouco disso assistindo a abertura:

Além disso, se for como eu (das maratonas) você não terá muitas dificuldades. Você vai assistindo, completamente cativado pela história (preso na teia de aranha do donghua), e então vai entendendo os eventos, personagens e as linhas temporais. Ao final, você viverá todas as emoções possíveis.

Escrito por

Amanda Franco

Psicóloga

Escritora | Resenhista

São Paulo - SP

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!