Especiais

Melhores perfis de Instagram sobre animes e mangás para seguir!

13 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Para além dos memes com a flauta do Naruto estourando na baga, páginas de humor de tiozão duvidoso envolvendo animes tão duvidosos quanto ou apenas para passar boa parte do tempo que você não tem, o Instagram pode servir para que você se conecte ainda mais com o lado bom do universo que você tanto curte: o universo dos animes e dos mangás. E qual o melhor jeito de ficar por dentro de recomendações, notícias, listas ou impressões das suas obras favoritas? Seguindo os melhores perfis de Instagram sobre animes e mangás, é claro.

Assim como já passei aqui para recomendar alguns dos meus podcasts de anime favoritos, pensei em fazer a mesma coisa com os melhores perfis de Instagram sobre animes e mangás (na minha opinião). Essa ideia nasceu pois eu mesmo me vi na necessidade de reciclar as páginas que eu seguia no meu Insta, e pesquisando na internet não achei nada que, de maneira objetiva, me trouxesse sugestões de páginas legais. Como não encontrei, resolvi eu mesmo fazer um. Afinal, eu posso!

E, ah, acho bacana reforçar que eu não tenho como conhecer TODOS os perfis de Instagram que existem, então os que vocês encontrarem na lista abaixo são alguns dos que eu pessoalmente acompanho, e outros que foram recomendados por pessoas confiáveis. Mas VOCÊ também pode contribuir aqui. Então, basta deixar um comentário deixando sugestões dos perfis que você curte, e, desta forma, teremos cada vez uma lista mais rica!

Sem mais delongas, vamos nessa!

1) @wotaku

Começando com a página pessoal de uma amiga nossa, a Sasa, Dani, ou Sayumi, como preferirem! No @wotaku, você encontrará, majoritariamente, postagens de impressões semanais dos animes da temporada, alguns memes aqui e ali, e também recomendações da própria Sasa.

perfil wotaku instagram
Perfil do @wotaku

Se fosse para dar um “tom” para esse perfil, eu diria que é um mais descontraído e divertido, porém a frequência das postagens é levada completamente a sério. É muito raro ver ela furar o cronograma (se é que isso já aconteceu) e, além disso, ela é super presente nos stories, trazendo brincadeiras com openings de anime, aqueles questionários para você preencher com suas preferências e, assim como nos posts do feed, também temos nos stories altas doses da opinião DELA – como ela brinca na descrição.

Então, se você tem interesse em acompanhar os animes da temporada em meio a uma comunidade extremamente educada, respeitosa e divertida, o @wotaku é uma das melhores chamadas possíveis.

Ah, a Sasa já esteve aqui no CúpulaCast falando sobre representatividade feminina nos animes, você pode conferir o episódio para conhecer ela um pouquinho melhor. Além disso, ela é uma das fundadores do Otaminas, um podcast que fala, principalmente, sobre a presença e representatividade feminina na comunidade otaku – tanto das personagens dentro das obras, bem como da indústria num geral).

Sigam a Sayumi!

2) @jbox

O JBOX é um site que você, na verdade, já deve até conhecer – pelo menos se você costuma acompanhar notícias de animes e mangás. Fundado em 2005, é um portal focado na divulgação da cultura pop japonesa. Na descrição do próprio site, nós temos:

Com matérias informativas e opinativas, o JBox busca manter viva a paixão dos brasileiros pela Terra do Sol Nascente, mostrando e sentindo diariamente a importância de uma cultura a princípio tão distante da nossa. Animês, mangás, cinema, música, games, tokusatsu… Tudo que faz parte desse universo é a nossa pauta.

jbox perfil instagram
Perfil do @jboxbr

E bem, eles trazem todo esse amor, profissionalismo e dedicação para a página do Instagram deles, no @jbox. Basicamente toda novidade que sai no site sai, também, na rede social (não toooodas, porque seria impossível, já que o site publica MUITAS COISAS MESMO!).

É possível dizer que a Cúpula se inspirou no próprio JBOX. Afinal, a proposta deles é parecida com a nossa, “levar animes e mangás a sério”. Com isso em mente, se fosse para escolher um “tom” do JBOX (e da página do Insta, por consequência) eu diria que é um tom jornalístico, crítico e sério. Fazem piadinhas as vezes? Sim. Mas não é bem o foco deles, na minha opinião.

No feed deles você encontrará, majoritariamente, notícias mais relevantes da cultura pop japonesa, bem como resumos de resenhas (que levam para o site por um link, geralmente), divulgação dos artigos autorais do site… Enfim, é um prato cheio para quem busca um conteúdo jornalístico de alto calibre sobre animes e mangás. Disparado um dos melhores perfis de Instagram da área otaku.

Siga o JBOX!

3) @nabatidadokawaii

Para quebrar um pouco o clima e provar para vocês que eu não sou careta só por levar animes e mangás a sério, aqui faço a recomendação da página @nabatidadokawaii, que pelo nome completo você até já deve ter ouvido falar: No Batidão do Kawaii o que Reina é o Desu!

nabatidadokawaii perfil instagram
Perfil do Batidão (adorei escrever isso)

Conheci a página anos e anos atrás, ainda no Facebook. Como o nome meio zuera já indica, é uma página focada em entregar um ótimo humor com muitos memes super criativos.

Mas o diferencial é que não são memes genéricos; são memes misturando o universo dos animes com a realidade brasileira. Sério, só colocando uns exemplos aqui para você entender a vibe do perfil. Curte só:

Não dá, cara. Eu perco TUDO vendo os memes dessa página, pqp. Não consigo dar uma passada pelo perfil deles sem dar umas gargalhadas – e olha que sou meio azedo para ficar rindo sozinho das coisas.

Eles também possuem um podcast, mas nunca parei para ouvir. Uma vez o Dudi esbarrou num episódio e ele me mandou porque nós ACHAMOS que um dos caras leu minha crítica de Dr. Stone e ficou muito pistola. Mas, enfim!

Sigam a No Batidão do Kawaii o que Reina é o Desu!

4) @hashiquebrado

Voltando para a linha dos “perfis mais sérios”, recomendo a vocês o @hashiquebrado, um perfil que tem uma pegada parecida até com o nosso próprio perfil, porém ele tem um design mais “limpo”, acompanhado de títulos + textinhos sobre os assuntos que escolhe abordar ao longo dos posts.

hashiquebrado perfil instagram
Perfil do Hashi Quebrado

Apesar de eu não acompanhar eles a tanto tempo assim, é possível notar que o foco deste perfil é em curiosidades e listas, num geral. Mas claro, sempre com a perspectiva deles aqui e ali, e as vezes, na verdade, vemos postagens com opiniões diretas mesmo, o que é bem legal e agrega ainda mais identidade para a página.

Além do design mais “limpo”, eles usam muitos gifs e vídeos, o que dá bastante dinâmica para as postagens (e te ajuda a reviver momentos bem legais!).

Sigam o Hashi Quebrado!

5) @biblioteca.otaku

Aqui temos outro perfil de “opinião pessoal”, porém a Ingrid com o @biblioteca.otaku faz mais do que por merecer a nossa indicação. Além de te sido indicada por um de nossos autores, o Luiz, ela também foi indicada pela Sasa (lá do @wotaku). Eu mesmo acompanho o trabalho dela sempre que possível. O principal motivo: ela foca quase que exclusivamente em mangás (ou derivados, como manhwas, manhuas, webtoons…).

perfil biblioteca otaku
Perfil da Biblioteca Otaku

Esse traço de “mangá only” com o humor dela é o que traz esse teor único ao perfil. Isso somado à críticas que são bem estruturadas e argumentadas podem ajudar você a polir cada vez mais seu senso crítico. Afinal, a gente só aprende a criticar, discutindo e evoluindo nossos métodos de análise. Pontos de vista diferentes levam a pensamentos diferentes…

Siga a Ingrid!

6) @yokanimes

Se o JBOX é um perfil quase que exclusivamente jornalístico e a Sasa e a Ingrid possuem uma pegada mais subjetiva, o Eli (do @yokanimes) junta ambos e entrega um perfil que não só tem recomendações pessoais e impressões de animes da temporada, mas tem também notícias relevantes. Segundo a Sasa, inclusive, ele sempre traz as notícias bem rápido também.

yokanimes perfil instagram
Perfil do Yoka Animes

Pessoalmente, ainda não o sigo há muito tempo, mas o que já vi me mostrou um perfil muito bem organizado, com uma comunidade engajada e respeitosa, e como antes mencionado: você sairá daqui com recomendações, impressões e notícias.

Quer mais?

Segue o Eli!

7) @cupulatrovao

Por fim, mas não menos importante, você pode seguir o NOSSO perfil, o @cupulatrovao. Afinal, tenho certeza que você encontrará conteúdos tão bom quanto o de todos os citados nessa lista.

cupulatrovao perfil instagram
O nosso!

Contudo, nosso perfil não tem intenção de trazer notícias, e nem de trazer memes ou algo do tipo. Nossa ideia é entregar um visual único para as postagens, investindo muito esforço em um formato praticamente 100% carrossel, com muita informação dentro.

Dossiês, curiosidades, listas de recomendações, reflexões, críticas… Além disso, dou meu máximo para fazer o máximo possível de interações via story e também conversamos muito por DM’s. Enfim, temos bastante coisa por lá, e de um jeito que eu garanto que você nunca viu antes.

Exemplos de algumas postagens nossas:

feed da cupulatrovao instagram

Dá uma curtida lá! Segue a gente!

Espero que estes ótimos perfis de Instagram otaku sobre animes e mangás te ajudem a aproveitar melhor o seu feed!

É sempre difícil a gente conseguir filtra bem o que vamos consumir dentro das redes sociais. Manter seu feed filtrado e com coisas legais chega até a ser uma tarefa árdua hoje em dia – principalmente se você tem preguiça de tirar umas horas para “parar de seguir” os perfis que você já se arrependeu de ter seguido e nunca organiza isso.

Eu raramente faço essas “pausas” para organizar meu feed, porém sei que quando eu for fazer, nenhum desses perfis otakus irão ser retirados de lá.

Afinal, para mim, estes são alguns dos melhores perfis de animes e mangás aqui do Brasil.

Se você quer contribuir para essa lista, deixe suas sugestões aí em baixo na sessão de comentários! Será um prazer poder conhecer novos perfis bacanas.

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.