Quer ainda mais motivos pra assistir Jojo? Ouça agora nosso podcast sobre essa obra!
Os stands de JoJo, muitas vezes, não são fáceis de entender. Vez ou outra, voltamos alguns segundos para relembrar o poder de algum stand. Às vezes, no entanto, não queremos ficar pesquisando um por um na internet para saber quem é, qual o seu usuário, e o que ele significa. Então, aqui está o meu guia IMBATÍVEL de stands de JoJo!
O que é um stand? É uma imagem criada por meio de energia vital. Como está ao lado do portador, é chamada de stand. É controlado pela força espiritual de seu usuário e movido pelo instinto de luta, portanto, se o usuário não tiver um espírito forte, certamente será morto pela tentativa de desenvolvimento do stand.
Se você ainda não assistiu JoJo, vai lá no meu guia de como assistir, que eu te digo por onde você pode começar. E, se, além disso, quer saber mais sobre alguns memes da série, também não te desaponto! Estou sempre aqui, a wikia viva de JoJo’s Bizarre Adventure!
Portanto, esse será um guia em ordem CRONOLÓGICA, ou seja, de aparição dos stands. Se você quiser ver de acordo com as partes, você pode, porque vou estar separando tudo em tópicos. Divirta-se!
OBS: se você quiser ir direto para um stand específico que você procura, digita um CTRL + F e digita o começo do nome. Se quiser ir para uma parte específica é só usar esse sumário aqui abaixo. Contudo, se você quer ver na ordem normal de aparição, CLIQUE AQUI PARA PULAR O SUMÁRIO!
Sumário dos stands de Jojo
- Parte 3: Stardust Crusaders
- Parte 4: Diamond is Unbreakable
- Parte 5: Golden Wind
- Parte 6: Stone Ocean
- Parte 7: Steel Ball Run
Stands de JoJo Parte 3: Stardust Crusaders
Os stands de JoJo só aparecem mesmo na parte três. Por que não na primeira ou na segunda? Bem, o Araki, criador da série, decidiu que assim fosse. Assim, começamos por aqui.
1- Star Platinum: o rei dos stands de JoJo!
- Usuário: Jotaro Kujo
- Aparição: Capítulo 114; 1º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Estrela” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: C
- Durabilidade: A – E (parte 6)
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: A – C (a partir da parte 4)
Inicialmente, o Jotaro achou que ele estivesse possuído por um “espírito do mal”, já que não sabia que tinha um stand.
O Star Platinum é um stand poderosíssimo (talvez entre no top 10 mais fortes stands de JoJo), pois tem alta precisão, demonstrada no capítulo em que ele retira o “broto de carne” que controlava Kakyoin, como um cirurgião, em Stardust Crusaders; também o demonstra quando segura projéteis de arma de fogo.
Ademais, outra das habilidades especiais do Star Platinum é o Star Finger, que consiste no aumento dos dedos indicador e médio, a formar uma lança de alta precisão.
Além disso, Jotaro também adquire mais uma habilidade na luta contra Dio (ver The World), que acaba sendo excepcional para a finalização da parte 3! O Star Platinum é definitivamente um dos mais fortes stands de JoJo, muito amado por todos os que gostam da série.
2- Magician’s Red
- Usuário: Mohammed Avdol
- Aparição: Capítulo 115; 1º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Mago” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
Tem o poder de controlar chamas e calor. Ademais, tem como um de seus movimentos especiais o Red bind, que foi utilizado contra o Jotaro para tirá-lo da cadeia. O Red Bind é uma corda de fogo que é enlaçada em torno do oponente. Assim, pode-se sufocar o oponente, devido à perda de oxigênio.
Outrossim, tem como movimento especial o Crossfire Hurricane, que é, provavelmente, sua mais forte jogada, que tem intensas chamas e queima tudo ao redor. Como tem alto poder destrutivo, pode atingir também aliados, que devem se afastar do campo de batalha.
Além disso, pode controlar as chamas para que elas detectem outras formas de vida, respiração e stands em um raio de 15 metros, o que aparece mais para o final da série (capítulo 239).
3- Hermit Purple
- Usuário: Joseph Joestar; Dio Brando.
- Aparição: Capítulo 117; 1º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Eremita” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand-ferramenta. Absolutamente inútil em combate, mas pode garantir muita informação!
- Força: D
- Velocidade: C
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: E
O Hermit Purple é um stand formado de espinhos (saídos do braço direito) que permite ao portador ideografar visões de lugares distantes. Assim, Joseph Joestar frequentemente usa câmeras para isso, porque terá fotos destas visões. É dito, no mangá, que o Joseph adquiriu o Hermit Purple um ano antes do início dos acontecimentos em Stardust Crusaders.
Questiona-se muito sobre a capacidade do Dio de usar o Hermit Purple, já que cada usuário poderia ter apenas UM stand. No entanto, a explicação mais plausível (e mais aceita pelos fãs) é a de que o Dio haveria herdado a habilidade do corpo de Jonathan Joestar, e ela teria sido passada geneticamente ao Joseph.
Vale ressaltar que é um dos poucos stands de JoJo de tipo ferramenta!
4- Hierophant Green
- Usuário: Noriaki Kakyoin
- Aparição: Capítulo 118; 2º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O hierofante” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: C
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
O Hierophant Green é um stand verde de grande elasticidade, com habilidade de longa distância de infiltração. O Kakyoin já falou que ele, apesar de ter longo alcance, não gosta de espaços abertos e prefere se esconder em lugares apertados.
Ademais, o Hierophant Green também tem a capacidade de possuir pessoas. Isso ocorre logo nos primeiros capítulos de Stardust Crusaders, quando possuiu o corpo da enfermeira da escola de Jotaro. Até onde se sabe, a habilidade não se estende aos stands.
Além disso, há o Emerald Splash, movimento mais utilizado pelo Kakyoin em Stardust Crusaders. No Emerald Splash, ele envia vários fragmentos de esmeralda na direção do oponente, a fim de cortá-lo em diversos pedaços, com uma energia altamente destrutiva.
É triste que, posteriormente, algumas de suas habilidades, como a possessão, foram esquecidas. Mas, claro, nesse guia enorme de stands de JoJo, dá para entender que é de se esquecer alguma coisa!
5- Tower of Gray
- Usuário: Gray Fly
- Aparição: Capítulo 122; 3º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Torre” (carta de Tarô)
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: E
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: C
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
É um stand símbolo de destruição e caos, e apareceu em Stardust Crusaders para atrapalhar a viagem de Jotaro e os demais. Tem uma velocidade incrível, descrito como mais veloz que o Star Platinum; no entanto, é um stand extremamente frágil. Felizmente, (ou infelizmente) foi derrotado pelo Hierophant Green.
6- Silver Chariot
- Usuário: Jean Pierre Polnareff
- Aparição: Capítulo 124; 4º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Carruagem” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Curta distância (raio máximo de 1 metro)
- Força: C
- Velocidade: A
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: C
O Silver Chariot é um stand de combate à curta distância que possui uma armadura prateada e uma espada de esgrima. Em sua primeira aparição, ele perfura não somente as moedas, mas demonstra que tem habilidade para até mesmo cortar as chamas.
A sua armadura é altamente resistente e lhe diminui um pouco a velocidade, mas assim que o stand retira a armadura, fica muito mais veloz (apesar de perder parte de sua resistência).
E, claro, é um dos melhores JoBros! Polnareff passou por bastante coisa!
Clique aqui para ver o Silver Chariot da Parte 5 [spoilers].
7- Dark Blue Moon
- Usuário: impostor que estava no lugar do Capitão Tenille
- Aparição: Capítulo 127; 6º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Lua” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
Dark Blue Moon é um stand representado pela carta “A Lua”, que representa traição, mentiras e medo do desconhecido. Sua primeira aparição ocorre em alto mar, e, nela, o impostor afirma que ele nada mais rápido do que qualquer peixe no mundo, desafiando o Jotaro para uma batalha na água.
Além disso, seu portador fala conseguir aguentar impressionantes 6 minutos e 12 segundos sem respirar, o que garantiria um bom desempenho em domínios aquáticos. Ademais, ele também pode espalhar cracas em torno do corpo do usuário de stand inimigo, para impedir movimentação e roubar parte da força do inimigo.
8- Strength
- Usuário: Mamaco (Forever)
- Aparição: Capítulo 130; 6º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Força” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand Vinculado (manipulação de objetos, que normalmente tem alta durabilidade). Normalmente não possui grande capacidade ofensiva, mas tudo depende de seu usuário.
- Força: B
- Velocidade: D
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
O Strenght é um grande navio, que pode ser visto até mesmo por pessoas que não são usuárias de stand. Isso ocorre porque os stands de JoJo vinculados podem normalmente ser vistos por pessoas.
Representa a carta “Força”, que simboliza desafio, forte determinação e potencial oculto. Além disso, ressalto que, por ser vinculado, seu usuário pode controlar todas as coisas dentro dele, que são formadas por sua imagem mental.
9- Ebony Devil
- Usuário: Devo, o Amaldiçoado
- Aparição: Capítulo 133; 8º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Diabo” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand Vinculado; Longa distância.
- Força: D
- Velocidade: D
- Alcance: A
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: B
Ebony Devil é um stand que trabalha com o ódio do oponente, visto que sua inspiração é a carta “Diabo”, que indica confusão e falta de sorte.
Foi também inspirada pelo boneco Assassino Chucky, já que o usuário manipula uma marionete.
Em sua primeira aparição, ele se deixa ser atacado por Polnareff, e, com isso, utiliza sua raiva para manipular a marionete. Além disso, por ser um stand de longa distância, ele consegue ver a situação e manipular a marionete sem que precise estar no mesmo local que seu inimigo.
10- Yellow Temperance
- Usuário: Rubber Soul
- Aparição: Capítulo 136; 8º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Temperança” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand Vinculado; Curta distância
- Força: D
- Velocidade: C
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: D
Este stand pode assimilar qualquer outro tipo de carne, e, assim, assumir qualquer forma. No anime, tem cor dourada. Em Stardust Crusaders, ele se transforma no Kakyoin para enganar os demais e se infiltrar.
O stand, portanto, fica em torno do usuário, e pode ser visto por pessoas normais (por isso é um stand vinculado). Está associado à carta “Temperança”, que significa resistência.
No combate em curta distância, o stand se estende lentamente ao corpo do oponente, em uma aparência gosmenta, queimando-o aos poucos, até que, enfim, não sobre mais nada.
11- Hanged Man
- Usuário: J. Geil
- Aparição: Capítulo 140; 10º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Enforcado” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: C
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Hanged Man tem a habilidade de “passear” por meio de superfícies que são reflexivas, o que fez com que Polnareff pensasse que ele estivesse no “mundo dos espelhos”. No entanto, ele tem a habilidade de passear por QUALQUER superfície reflexiva, inclusive os olhos das pessoas.
No entanto, quando ele ataca o reflexo, também ataca fisicamente o usuário, e, por isso, é um dos perigosos stands de JoJo. Como é um stand que se move com a reflexão, tem também a velocidade da luz. Fica, todavia, desprotegido ao pular de superfície para superfície.
Seu usuário é o J. Geil, que é o culpado por matar a irmã de Polnareff, e possui duas mãos direitas.
12- Emperor
- Usuário: Hol Horse
- Aparição: Capítulo 141; 10º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Imperador” (carta de Tarô)
- Tipo de combate: Longo alcance, stand-ferramenta.
- Força: C
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Este stand aparece conforme a vontade de seu portador, na forma de uma pistola. Além disso, também se materializa na mão direita. Como as balas são parte de seu stand, ele também pode mudar sua trajetória.
Apesar de não ser lá grandes coisas, o stand de Hol Horse é um dos mais amados stands de JoJo. Vai entender esse pessoal que é fã…
13- Empress
- Usuário: Nena
- Aparição: Capítulo 146; 12º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A imperatriz” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longo alcance; stand vinculado.
- Força: C
- Velocidade: E
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Por meio do sangue da sua usuária, este stand se vincula a um usuário de stand inimigo, parasitando-o. Primeiramente, quando ele se instala, é uma ferida. Com o tempo, no entanto, ganha braços, pernas, boca e uma consciência própria.
Pessoalmente, acredito que este seja um dos stands de JoJo mais nojentos. É um corpo grudado a outro, crescendo. Ugh. O Joseph passou por uns maus bocados.
14- Wheel of Fortune
- Usuário: ZZ
- Aparição: Capítulo 150; 13º ep Stardust Crusaders
- Referência: “Roda da Fortuna” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand vinculado
- Força: B
- Velocidade: D
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: D
Wheel of Fortune tem a aparência de um carro, e é mais um stand vinculado visível a não usuários de stand. Com isso, pode alterar as funcionalidades do carro como quiser, bem como a energia disponível ou a gasolina.
No mangá, ele solta de propósito cacos de vidro do carro para atingir seus inimigos. Ou seja, ele tem controle TOTAL de todas as partes do carro. É, por isso, um tanto perigoso. Quase mata todo mundo! E, é claro, o salvador do dia é sempre o Jotaro.
15- Justice
- Usuário: Enya Geil (Enyaba)
- Aparição: Capítulo 155; 14º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Justiça” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand vinculado; Longa distância
- Força: D
- Velocidade: E
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Com o stand Justice, o usuário cria uma neblina que é dispersada em um raio de longo alcance. É um stand vinculado, portanto, pessoas normais conseguem enxergar essa neblina. Por meio dela, dispersa-se qualquer sangue e qualquer ferida que seja aberta, formando grandes buracos no local.
Quando os protagonistas de Stardust Crusaders estavam no mesmo local que a usuária, Enya, depararam-se com várias pessoas mortas repletas de buracos na pele, que provavelmente teriam sido feitos pela usuária de Justice.
Assim que as feridas são abertas, Justice pode controlar os corpos, usando-os como marionetes. Quanto mais feridas, mais o corpo será dominado pelo stand. Além disso, ele pode mudar a sua forma de neblina para um esqueleto com uma coroa.
Dessa forma, Justice pode controlar tanto pessoas vivas como pessoas mortas. Não há, no entanto, limite para esse controle. O stand foi derrotado quando o Star Platinum aspirou a névoa para impedir que Enya respirasse. Meio roubado, não é?
Provavelmente, esse poderia um dos mais fortes stands de JoJo, que teve pouca valorização no quesito batalha. Ou, talvez, o Araki tenha inventado algo tão forte que depois não tivesse tido muita ideia de como combater. Contudo, eu gosto muito deste!
16- Lovers
- Usuário: Steely Dan
- Aparição: Capítulo 161; 16º ep Stardust Crusaders
- Referência: “Os Enamorados” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longa distância; stand orgânico
- Força: E
- Velocidade: D
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: E
O stand Lovers é microscópico, e se instala no corpo de seu inimigo. O que o usuário de Lovers sofre, seja um tapa, seja um corte, também o sofre o inimigo atacado pelo stand, porque ele manipula os receptores de dor do cérebro. Portanto, não é possível machucar o usuário sem se machucar (ou, no caso dos nossos protagonistas, machucar algum amigo).
O grande problema é que esta dor é multiplicada, logo, se Dan sentir uma dor, a pessoa conectada ao stand sentirá a dor dez vezes maior. Além disso, o stand também pode usar os esporos de Dio para matar alguém, como fez com a Enya (usuária de Justice).
Apesar de ser pequeno, Lovers pode ser controlado a absolutamente qualquer distância. Por isso, seu usuário afirma que, para matar alguém, não é preciso força.
Ademais, Lovers também consegue usar células para assumir outra forma, o que ele faz para assumir a forma do stand Hierophant Green e enganar o Silver Chariot. Também pode formar várias cópias com as células.
17- The Sun
- Usuário: Arabia Fats
- Aparição: Capítulo 166; 18º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Sol” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longa distância; automático (atua por conta própria e não afeta o usuário)
- Força: B
- Velocidade: E
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Este é um dos mais bizarros stands de JoJo (e utilizado como alívio cômico). Sun é uma miniatura do Sol, que, no mangá, chega a impressionantes 80º C. Por ser automático, consegue manter a temperatura por longos períodos de tempo; inclusive, disparando raios laser quando um inimigo se aproxima.
18- Death 13
- Usuário: Mannish Boy
- Aparição: Capítulo 168; 19º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Morte” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: E
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: B
Esse é um dos stands de JoJo que eu mais gosto, porque é super criativo e memorável! Não surpreendentemente, o primeiro a entender como o stand funcionava foi o Kakyoin. <3
Death 13 leva todas as pessoas dorminhocas ao seu “mundo dos sonhos”, que, com certeza, está mais para um pesadelo. No mundo dos sonhos, os demais usuários não podem trazer seus stands, porque seus espíritos são mais fracos ao dormir, e, quando acordam, não se recordam de nada que tenha acontecido.
No entanto, seus corpos sofrem tudo aquilo que for sofrido dentro do sonho, e essa foi a chave para que Kakyoin soubesse o que fazer para ganhar deste stand. Como o mundo dos sonhos pertence ao bebê, ele pode manipulá-lo da maneira que quer, e, por isso, acaba sendo um mundo sem regras.
Só é possível vencê-lo, portanto, chamando o stand antes de cair no sono ou desmaiar, que foi o que o Kakyoin fez! Bingo, conseguiu derrotar o stand. Brabo demais.
19- Judgment
- Usuário: Cameo
- Aparição: Capítulo 174; 21º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Julgamento” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Judgement é um stand que, inicialmente, se apresenta como uma lâmpada. Assim que é esfregada, um gênio aparece, e pode conceder três pedidos (assim como em Aladdin). Ele se apresenta como Cameo, e quem batalha contra ele é o francês Polnareff, como sempre se ferrando.
Como dito, ele tem a capacidade de conceder desejos… só que esses desejos são limitados. Quando Polnareff pede para reviver duas pessoas, ele monta dois bonecos de terra que se parecem com as pessoas pretendidas.
Só que, como os desejos são concedidos e formados da terra, não há, realmente, ressuscitação. Por isso, os bonecos começam a ser controlados de acordo com Judgment, atacando Polnareff. Hail 2 you! Um dos mais fortes automáticos stands de JoJo. Pena que perdeu fácil.
20- High Priestess
- Usuário: Midler
- Aparição: Capítulo 179; 23º ep Stardust Crusaders
- Referência: “A Alta-sacerdotisa” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: C
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Este stand tem como capacidade se transformar em qualquer objeto que seja de vidro, metal, ou até mesmo borracha. Com isso, consegue mimetizar qualquer objeto existente, e foi assim que se infiltrou no submarino em que Jotaro e os demais estavam. Não pode, no entanto, se transformar em coisas vivas.
Com a derrota do stand, eles só conseguiram ver sua usuária já caída e sem os dentes. Mal apareceu, coitada.
21- The Fool
- Usuário: Iggy
- Aparição: Capítulo 183; 25º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Tolo” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Longa distância; stand vinculado
- Força: B
- Velocidade: C
- Alcance: D
- Durabilidade: C
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: C
Um dos mais legais stands de JoJo, não pelo stand em si, mas porque seu usuário é um cachorro! Como é também um stand de areia, me lembra um pouquinho o Gaara, de Naruto. É um ótimo stand que é, ao mesmo tempo, ofensivo e defensivo! Ainda bem que não é um inimigo…
Por isso, Iggy pode alterar a forma de seu stand como bem quiser, assim como a sua densidade, tornando-o extremamente versátil. Ademais, consegue voar suportando o peso de Iggy, mas não é projetado para longas distâncias.
Observação nada aleatória: Iggy adora chiclete sabor café.
22- Geb
- Usuário: N’Dour
- Aparição: Capítulo 184; 24º ep Stardust Crusaders
- Referência: Deus egípcio Geb
- Tipo de combate: Longa distância; stand vinculado
- Força: C
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Geb é um stand formado por água, que consegue alterar sua composição facilmente e se infiltrar em qualquer lugar. Só que, como é um stand vinculado e de longa distância (além de seu usuário ser cego), ele ataca somente pelo som. Portanto, o jeito mais fácil de vencê-lo é sem fazer barulhos.
O seu usuário, N’Dour, é extremamente treinado para ouvir os mínimos sons possíveis, o que torna a luta bem díficil (e acaba fazendo Kakyoin ser hospitalizado). Vale ressaltar que o nome do stand faz referência ao deus egípcio da terra.
23- Thoth
- Usuário: Boingo
- Aparição: Capítulo 189; 26º ep Stardust Crusaders
- Referência: Deus egípcio Thoth
- Tipo de combate: stand automático; stand vinculado (humanos podem ver)
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Talvez um dos mais fracos stands de JoJo, se não for o mais fraco. É, contudo, muito interessante, e todo mundo se lembra, porque os irmãos Oingo e Boingo estão sempre juntos. Sua habilidade consiste em prever o futuro por meio de um livro.
Mas, sendo bem sincera, para mim, Oingo e Boingo poderiam sumir da história de SC. Pessoalmente, não acho que faria a menor diferença.
Enfim, conforme o tempo passa, as previsões vão aparecendo nas páginas do livro, automaticamente. De acordo com Boingo, as previsões são sempre 100% corretas!
24- Khnum
- Usuário: Oingo
- Aparição: Capítulo 189; 27º ep Stardust Crusaders
- Referência: Deus egípcio Khnum
- Tipo de combate: Stand integrado (ao usuário)
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Com os mesmos níveis de habilidade que Boingo, Oingo utiliza seu stand para se transformar em qualquer outra pessoa, modificando sua altura, peso e até mesmo cheiro. Na verdade, isso acaba por ser a sua ruína, visto que se transforma em Jotaro (e acaba sendo partido no meio). De fato, o feitiço se virando contra o feiticeiro!
Refere-se ao deus egípcio Khnum, que é o deus da criação dos seres humanos.
25- Anubis
- Usuário: Não há
- Aparição: Capítulo 193; 28º ep Stardust Crusaders
- Referência: deus egípcio Anubis
- Tipo de combate: Stand automático; compartilhado.
- Força: B
- Velocidade: A
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: C
É um dos mais peculiares stands de JoJo, por diversos motivos. Primeiramente, pode-se falar que, quando ele aparece, ele simplesmente NÃO tem usuário. A explicação para isso é de que, mesmo com a morte de seu usuário original (Caravan Serai), seu espírito permaneceu. Ele não é, no entanto, o único stand que tem força pós-morte de seu usuário original. É, desta forma, um stand compartilhado.
Simboliza o deus da morte, e se manifesta na forma de uma espada. Quando Chaka o encontra, é dominado pelo espírito do stand, seguindo os desígnios de Dio. Anubis, em seguida, domina várias outras pessoas, possuindo seus espíritos e seguindo fielmente Dio.
Não satisfeito, Araki ainda deu a Anubis o poder de memorizar todos os movimentos de seus oponentes, e, por isso, ele não cai duas vezes no mesmo truque. Infelizmente, foi derrotado pelo Star Platinum, e caiu no fundo do mar, incapacitado.
26- Bast
- Usuário: Mariah
- Aparição: Capítulo 199; 30º ep Stardust Crusaders
- Referência: deusa egípcia Bastet
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Este stand de JoJo se manifesta na forma de uma tomada. Se o usuário toca nela, adquire propriedades magnéticas e atrai os objetos metálicos que estão ao redor. A força do stand, no entanto, depende da proximidade de sua usuária, que, se estiver mais próxima, será muito forte.
27- Sethan
- Usuário: Alessi
- Aparição: Capítulo 204; 31º ep Stardust Crusaders
- Referência: deus egípcio Set
- Tipo de combate: Stand vinculado
- Força: D
- Velocidade: D
- Alcance: E
- Durabilidade: C
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Sethan é um stand que simboliza tornados e violência. Este, apesar de ser um dos mais fracos stands de JoJo, é difícil de ser derrotado: quando alguém toca na sombra de Alessi, seu usuário, torna-se mais jovem.
Quanto mais tempo passa na sombra, mais jovem fica, até regredir completamente. Além disso, o stand regride junto. Meio Benjamin Button, mas é isso mesmo. Deu um trabalhão ao Polnareff!
28- Osíris
- Usuário: Daniel J. D’arby
- Aparição: Capítulo 211; 34º ep Stardust Crusaders
- Referência: deus egípcio Osíris
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: E
- Velocidade: D
- Alcance: D
- Durabilidade: C
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Apesar de parecer inofensivo, Osíris é um stand capaz de tomar a alma das pessoas. Seu usuário é o quase imbatível apostador D’arby, que tem habilidades incríveis para engambelar todo mundo e ganhar todas as apostas.
D’arby pede para jogar algo e para que as pessoas apostem sua alma. Assim que seu oponente perde (ou somente assume a derrota em seu coração), transforma-se em mais uma ficha de pôquer na coleção de almas de Osíris.
Ele, sem dúvidas, ganharia… se não fosse o Jotaro.
29- Horus
- Usuário: Pet Shop
- Aparição: Capítulo 222; 38º ep Stardust Crusaders
- Referência: deus egípcio Horus
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: D
- Durabilidade: D
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: B
Também temos aqui um stand muito interessante, já que seu mestre é um falcão. Adoro os stands de JoJo que têm animais como usuários! Sua habilidade consiste em lançar blocos de gelo ou estacas de gelo no inimigo. Ele luta contra Iggy, usuário do The Fool, e é derrotado (por pouco).
30- Atum
- Usuário: Terence T. D’arby
- Aparição: Capítulo 228; 40º ep Stardust Crusaders
- Referência: deus egípcio Atum
- Tipo de combate: Curta distância; stand automático
- Força: D
- Velocidade: C
- Alcance: D
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Terence é irmão de Daniel, então, já podemos concluir que a família tem algum dom para jogos. Entretanto, ele coloca as almas daqueles que derrota em bonecos que ele cria. Além disso, Atum consegue também detectar mentiras, perguntando simples questões e identificando se a alma da pessoa diz “sim” ou “não” às perguntas.
É vencido quando Jotaro, em vez de jogar, trapaceia usando o Hermit Purple, stand de seu avô. Um dos mais legais stands de JoJo da terceira parte, na minha opinião. Acabou, sem querer, protagonizando uma das melhores lutas desta parte.
31- Cream
- Usuário: Vanilla Ice
- Aparição: Capítulo 238; 42º ep Stardust Crusaders
- Referência: banda britânica Cream
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: D
- Durabilidade: C
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
Cream é, sem dúvidas, um dos stands de JoJo mais perigosos. Tanto é que Avdol e Iggy faleceram na luta que tiveram contra ele. Apesar da capacidade de Avdol de detecção, ele não foi capaz, porque Cream tem acesso a outra dimensão. Ele cria em torno de si um vácuo, enviando seu usuário (e outros) a outra dimensão.
Qualquer coisa que toque nesse vácuo, portanto, é desintegrada. Por isso, Vanilla Ice pode aparecer e desaparecer facilmente, tornando-o um oponente extremamente complicado, fora sua lealdade a Dio. Basta, com isso, um toque em seu vácuo, e já era.
32- Tenore Sax
- Usuário: Kenny G.
- Aparição: Capítulo 239; 39º ep Stardust Crusaders
- Referência: saxofone tenor (instrumento musical)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Ainda que eu queira falar algo positivo, é impossível! Bem, o stand foi derrotado antes que se pudesse fazer qualquer coisa! Tenore Sax cria ilusões, mas não consegue enganar o olfato, e, além disso, o Iggy é um cachorro. Não durou 5 segundos até que ele pudesse estar no chão, de fato. Acho que o autor só quis colocar pra lembrar do Kenny G. mesmo.
33- The World
- Usuário: Dio Brando
- Aparição: Capítulo 248; 45º ep Stardust Crusaders
- Referência: “O Mundo” (carta de tarô)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: B
The World é um stand de curto-alcance incrivelmente poderoso, com range de aproximadamente 10 metros. Este stand representa a carta de tarô “O Mundo”, que significa plenitude, perfeição.
Assim como o Star Platinum, ele tem super força e super velocidade. Inclusive, é dito que The World e Star Platinum são o mesmo tipo de stand, e somente por isso é que Jotaro e os demais tiveram chance de contra-ataque. Afinal, The World é um stand que consegue parar o tempo (e Dio consegue fazer isso por 11 segundos na parte 3).
Posteriormente, Jotaro também desenvolve essa habilidade, o que o permite ganhar a luta. De fato, incrível, porque o Dio treinou essa habilidade anteriormente, a fim de se acostumar a parar o tempo. Muito brabo!
Quer se aprofundar mais em JoJo? Ouça o primeiro episódio da nossa SAGA JOJO!
Ouça agora!Stands de JoJo Parte 4: Diamond is Unbreakable
Assim, chegamos à quarta parte! Pessoalmente, é uma das que eu mais gosto! Apesar de ter menos stands que a parte 3, é bem divertida e muito emocionante.
Para tanto, deixo aqui avisado que alguns stands que apareceram na parte 3 aparecem novamente na parte 4, e, por isso, não vou catalogar novamente. Só irei colocar, portanto, os que aparecem inauguralmente na parte 4. Espero que se divirta lendo esse guia de stands de JoJo – parte 4!
34- Crazy Diamond
- Usuário: Josuke Higashikata
- Aparição: Capítulo 266; 1º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Shine on You Crazy Diamond (Pink Floyd)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: D
- Durabilidade: B
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: C
Como já falei no meu artigo sobre memes de JoJo, Crazy Diamond é uma referência à Shine on You Crazy Diamond, do Pink Floyd. Já dá para ver, logo aqui, que essa parte é cheia de referências. Crazy diamond é um dos mais originais e bem desenhados stands de JoJo! Claro, claro: é o stand protagonista.
Diz-se que Josuke conseguiu a habilidade desde os 4 anos, e, além de ser um stand extremamente rápido e forte, ele tem a capacidade de restaurar coisas e pessoas. Essa restauração é feita de acordo com a vontade de Josuke.
Se, por exemplo, uma cadeira estiver quebrada, ele pode retorná-la ao estado de cadeira não-quebrada, bem como também pode retorná-la ao estado de “madeira”, seu componente original.
Ou, por exemplo, fazer um prato de comida retornar aos seus ingredientes originais e crus. O raio de alcance do Crazy Diamond é de 1 a 2 metros, apenas, o que limita seu combate com outros stands.
Josuke só não pode, contudo, utilizar sua habilidade em si mesmo. Apesar, também, da sua possibilidade de curar os outros, não pode reverter a morte, pois é um caminho sem volta.
Por vezes, quando ele fica um tantinho nervoso (principalmente quando falam mal do seu cabelo) sua restauração acaba saindo meio errada. Ele já até estragou alguns bonés do Jotaro com isso!
35- Aqua Necklace
- Usuário: Anjuro (Angelo) Katagiri
- Aparição: Capítulo 269; 1º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Aqua (álbum da banda Asia)
- Tipo de combate: Longa distância; stand vinculado
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: E
Aqua Necklace é um stand de água, que pode se infiltrar em qualquer líquido. Quando, portanto, uma pessoa bebe algo que esteja contaminado pelo stand, ela pode ser possuída por ele. Aqua Necklace consegue controlar os fluidos a seu favor, podendo, assim, alterar suas propriedades.
Como é um stand de longa distância e vinculado (à água), seu usuário fica a alguns metros de onde ele está, a fim de que tenha força e possa controlá-lo, mas não se mistura ao stand.
Foi inspirado no álbum Aqua, da banda Asia.
Josuke ficou com tanta raiva dele que o fundiu com uma pedra, e, assim, o tornou um ponto turístico em Morioh.
36- The Hand
- Usuário: Okuyasu Nijimura
- Aparição: Capítulo 274; 3º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: The Band (banda)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: D
- Durabilidade: C
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Primeiramente, gostaria de falar que acho que o The Hand foi um dos stands de JoJo mais injustiçados! Ele até é aproveitado, mas foi esquecido bastante mais para o final. Tinha um potencial gigantesco! Com a mão direita, The Hand “corta” o espaço.
O que isso significa? Simplesmente, que ele apaga tudo o que estiver no alcance da sua mão direita. Se ele estiver a 5 metros do seu inimigo, por exemplo, ele pode apagar 2 metros de espaço, e, assim, ele estaria a 3 metros de distância. (Só para ilustrar) O que seria, portanto, equivalente a um teletransporte.
Okuyasu diz que não sabe para onde as coisas (e pessoas) que ele apaga vão, e que o mundo se encarrega de reconstruir e manter o equilíbrio em relação ao que foi apagado.
37- Bad Company
- Usuário: Keicho Nijimura
- Aparição: Capítulo 276; 4º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: banda Bad Company
- Tipo de combate: Stand-colônia (várias unidades que formam um stand)
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Bad Company é um dos poucos stands de JoJo colônia, no qual vários pequenos soldados (diz-se que são 60, de acordo com o capítulo 280) com rifles atacam o inimigo. Além disso, eles também possuem helicópteros e todo o tipo de armamento pesado possível.
As feridas são causadas em mesma medida, mas como são muitos, acaba sendo letal, com a mesma força de um armamento em tamanho real.
38- Echoes
- Usuário: Koichi Hirose
- Aparição: Capítulo 279; 4º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Echoes (música do Pink Floyd)
- Tipo de combate: Longa distância (act 1 e act 2); curta distância (act 3)
- Força: E-C-B
- Velocidade: E-D-B
- Alcance: B-B-C
- Durabilidade: B-B-B
- Precisão: C-C-C
- Desenvolvimento Potencial: A-A-E
Inicialmente, o stand de Koichi aparece como um ovo, o que é dito como o Echoes Act 0. Entretanto, logo o stand sai do ovo para se desenvolver, se tornando o Act 1. É um dos poucos stands de JoJo com capacidade evolutiva natural. Além disso, faz referência à música Echoes, da banda Pink Floyd.
Ademais, vale lembrar que mesmo com o desenvolvimento, ele ainda consegue utilizar o stand nos estágios anteriores.
38.1- Echoes Act 1
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: B
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
A primeira aparição acontece no capítulo 287, quando Koichi luta contra o The Lock. A princípio, Act 1 parece não ter nenhum tipo de força, muito menos parece ser veloz. É um dos mais diferentes stands de JoJo, porque é um stand sonoro!
Ele escreve onomatopeias em qualquer tipo de superfície, produzindo o som desejado por seu usuário. Essas onomatopeias podem influenciar pessoas, como a mãe de Koichi, quando ele a pediu para acreditar nela.
O alcance, aqui, é incrível: Act 1 tem uma área de 50 metros para atingir seu inimigo!
38.2- Echoes Act 2
- Força: C
- Velocidade: D
- Alcance: B
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Surge no capítulo 300, durante a batalha de Koichi contra Yukako, usuária do stand Love Deluxe. Ainda mantendo suas características sonoras, Act 2 traz o adicional de tornar os sons em realidade.
Portanto, com onomatopeias que indiquem fogo, assim que Yukako tocar no lugar em que a onomatopeia foi colocada, irá queimar. Pessoalmente, acredito que dá um “up” em relação ao Act 1. No entanto, agora, ele fica limitado a uma onomatopeia por vez!
38.3- Echoes Act 3
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: E
Faz sua primeira aparição no capítulo 358, quando luta contra o stand remoto Sheer Heart Attack. Ele tem como principal poder o Three Freeze, que ele utiliza socando seus inimigos, o que altera a gravidade no corpo em que ele toca e faz com que fique extremamente pesado.
Diferentemente dos dois anteriores, Act 3 tem personalidade própria e se refere ao Koichi como “mestre”, bem como também não tem habilidades sonoras como os dois anteriores. Além disso, torna-se um stand de curta distância, com alcance de cinco metros.
39- Red Hot Chilli Pepper
- Usuário: Akira Otoishi
- Aparição: Capítulo 283; 5º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: banda Red Hot Chilli Peppers
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Um dos mais perigosos stands de JoJo, por sua versatilidade, rapidez e alcance. Ele viaja por meio da eletricidade e é feito de eletricidade. Portanto, pode passar por cabos, baterias, pilhas e o que mais tiver elétrons! Pode aparecer por meio de televisões, e até se infiltrou na moto do Okuyasu enquanto eles estavam distraídos.
Ademais, pode absorver energia da rede por onde passa ou redes próximas. Se, levarmos em consideração, portanto, redes de energia de alta transmissão, ele pode usá-las para energia quase infinita.
Seu usuário diz que sonha em ser um grande guitarrista, como o Jimi Hendrix, Jeff Beck ou Van Halen, por isso anda carregando uma guitarra por aí…
40- The Lock
- Usuário: Tamami Kobayashi
- Aparição: Capítulo 284; 6º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: The Rock (música da banda The Who)
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
The Lock é um stand que tem a forma de um cadeado, e que também foi inspirado na música “The Rock“, da banda “The Who“.
Ele funciona quando, ao toque de seu usuário, o oponente sente algum sentimento de culpa, instalando-se em seu coração. Conforme o sentimento de culpa aumenta, também o cadeado aumenta.
Se a pessoa atacada pelo The Lock tentar atacar Kobayashi, receberá o mesmo dano que fizer de volta. Se a culpa consumir a pessoa, ela pode chegar ao ponto de cometer suicídio.
Contudo, assim que a culpa sumir, o cadeado também some!
41- Surface
- Usuário: Toshikazu Hazamada
- Aparição: Capítulo 289; 7º ep Diamond is Unbreakable
- Tipo de combate: Stand automático; stand vinculado
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Surface é um stand marionete que manipula a pessoa cuja imagem é copiada. Portanto, se a marionete levantar a mão, o original também levantará. Como é uma cópia idêntica, é bem difícil distinguir, exceto por um pequeno parafuso que aparece na testa da marionete.
O inconveniente, para Hazamada, é que Surface também copia a personalidade do alvo. Isso não tira o controle sobre o stand, mas pode ser bem chato.
42- Love Deluxe
- Usuário: Yukako Yamagishi
- Aparição: Capítulo 294; 8º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Love Deluxe (álbum da banda Sage)
- Tipo de combate: Stand vinculado
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: B
Love Deluxe é, além de um stand de JoJo, um álbum da banda Sage. Este stand controla fios de cabelo à mercê da vontade de Yukako, personagem extremamente apaixonada por Koichi Hirose (ela é meio psicopata, mas dá para perdoar depois…)
Ela pode controlar os fios independentemente de estarem (ou não) agarrados ao seu couro cabeludo. Ou seja, ela pode enviar fios de cabelo ao seu oponente para amarrá-los, enforcá-los e tudo o mais que seja possível fazer com fios de cabelo tão fortes quanto os dela. Além disso, tem alcance de cerca de 10 metros!
Como é um stand vinculado, também pode ser visto por não-usuários de stand. Ela acabou, indiretamente, deixando uma menina careca (ela achou justificado, já que, aparentemente, essa menina estava tentando roubar o Koichi dela – claro que não estava).
Quando Yukako utiliza muito o seu poder, ou é seriamente ferida, seu cabelo fica branco.
43- Pearl Jam
- Usuário: Tonio Trussardi
- Aparição: Capítulo 305; 10º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: banda Pearl Jam
- Tipo de combate: combate? kkkkk (é um stand-colônia)
- Força: E
- Velocidade: C
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Nem preciso dizer qual a referência desse stand, não é? A banda Pearl Jam é também um dos stands de JoJo! Tonio Trussardi parece um tanto quanto ameaçador, mas com certeza teria o poder para curar qualquer doença existente na face da terra.
Ele começa analisando as mãos das pessoas, e descobre tudo o que elas têm de problemas de saúde. Descobriu, inclusive, que o Okuyasu estava com diarreia e cáries.
É o poder do stand? Não. Tonio é extremamente habilidoso, e o stand dele, na verdade, só complementa suas habilidades naturais. Eu casaria com esse homem!
O stand dele, microscópico, se junta à comida para que possa recuperar todas as partes do corpo que estejam feridas ou danificadas. Assim, sempre que alguém come sua comida, sente que é extremamente deliciosa e que não pode parar de comer (tudo trabalho desse stand super legal)! É um médico e tanto.
44- Achtung Baby
- Usuário: Shizuka Joestar
- Aparição: Capítulo 315; 13º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: álbum da banda U2
- Tipo de combate: Stand integrado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: ?
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: A
Sem dúvidas, um dos mais fofos stands de JoJo! Shizuka não é a primeira nenê a ter um stand (ver Death 13, em Stardust Crusaders), mas com certeza é uma gracinha. O stand foi inspirado no álbum de mesmo nome da banda U2.
Shizuka pode não só se tornar invisível, como também pode fazer as pessoas e coisas ao seu redor se tornarem invisíveis. Seu alcance não foi demonstrado, mas quando ela está irritada, ele aumenta.
Shizuka acabou sendo adotada por Joseph, o que fez ela ganhar o sobrenome Joestar.
45- Heaven’s Door
- Usuário: Rohan Kishibe
- Aparição: Capítulo 319; 14º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Knockin’ on Heaven’s Door (música do Bob Dylan)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: D
- Velocidade: B
- Alcance: B
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Se eu pudesse escolher um entre os stands de JoJo, eu escolheria este! Não porque é muito forte ou nada do tipo, mas porque é extremamente criativo. E seu usuário, Rohan Kishibe, é um dos personagens que mais amo na série.
Para um mangaká, sua habilidade é perfeita, já que ele consegue ler as memórias de todas as pessoas, descobrindo os mais íntimos detalhes da vida de quem ele quiser, desde que as pessoas vejam a sua arte.
Além disso, pode também escrever novas memórias no lugar, o que serve de proteção para, por exemplo, não ser atacado por outro stand. Com as ordens reescritas, a pessoa irá seguir inquestionavelmente o que Rohan tiver determinado.
Rohan pode também tirar páginas das pessoas, o que, além de tomar a memória delas, as faz também perder peso. Nem é preciso dizer que o stand faz referência à famosa música “Knockin on Heaven’s Door”.
46- Ratt
- Usuário: Dois ratos (Mushikui e Mushikuidenai)
- Aparição: Capítulo 326; 16º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Ratt (banda americana)
- Tipo de combate: Curta distância; stand compartilhado
- Força: B
- Velocidade: C
- Alcance: D
- Durabilidade: B
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Mais um dos bizarros stands de JoJo que são controlados por animais. Eu costumo brincar com meu irmão, e dizemos que até mesmo um rato desenvolveu um stand, mas a Holly Kujo (mãe do Jotaro) não. Uma das bizarrices da série, é claro.
Com projéteis, Josuke consegue matar um deles antes de fazer (muito) estrago. Mas os bichos são complicados: eles disparam dardos que consomem a carne de seres vivos, transformando-os em um aglomerado de carne gelatinosa.
O rato foi bem perigoso, e quase desintegrou o corpo do Jotaro. Quem diria, hem?
47- Harvest
- Usuário: Shigekiyo (Shigechi) Yangu
- Aparição: Capítulo 335; 18º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Harvest (música do Neil Young)
- Tipo de combate: Longa distância; stand-colônia
- Força: E
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Shigechi é um usuário de stand que gosta de coletar moedas perdidas por aí. De grão em grão a galinha enche o papo, e Harvest, com suas inúmeras unidades, consegue pegar várias moedinhas que se tornam muito dinheiro para Shigechi.
Além disso, as unidades de stand também possuem ferrões, então é possível armazenar líquidos para injetá-los depois. Shigechi usou isso para deixar Josuke e Okuyasu bêbados em uma luta.
Como são muitos, para derrotar Harvest é preciso atacar diretamente o usuário, assim como os demais usuários de stands-colônia.
48- Killer Queen
- Usuário: Yoshikage Kira
- Aparição: Capítulo 345; 21º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Killer Queen, Sheer Heart Attack e Another One Bites the Dust (músicas da banda Queen)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: A
Um dos mais temíveis stands de JoJo, Killer Queen é o principal stand antagonista da parte 4. Faz referência à música de mesmo nome, da banda Queen.
Este stand tem como principal habilidade transformar qualquer coisa que toque em uma bomba, o que é definido por seu usuário. Assim que o usuário quiser, a bomba será ativada.
48.1- Sheer Heart Attack
É um sub-stand, ou seja, uma habilidade extra do Killer Queen. Trata-se de uma habilidade remota que sai da mão esquerda do Killer Queen, e, por isso, não é controlada de acordo com a vontade de Kira. Ele se guia pela temperatura corporal, atacando quem estiver com a maior.
Assim que alguém tocar em Sheer Heart Attack, a bomba detonará automaticamente. É um forte stand automático, já que nem mesmo o Star Platinum conseguiu quebrá-lo.
48.2- Another One Bites the Dust
SUPER ALERTA DE SPOILER AQUI, porque esta habilidade aparece ao final da parte 4. Se você não viu ainda e está interessado, não leia esta parte relacionada ao stand. Ela aparece no capítulo 418, e no 35º episódio de Diamond is Unbreakable.
De fato, aqui começa uma grande sacada do Araki que, depois, gerará os stands Requiem. Para elucidar, dá para dizer de forma bem simples: se a flecha ataca novamente um usuário, ele ganhará uma nova habilidade, e o stand se tornará um Requiem, ganhando um “upgrade”. Algo similar ocorre aqui.
Aqui, a flecha ataca novamente Kira, e Bites The Dust é a bomba terciária de Kira, que se manifesta por meio de um “Killer Queen” em miniatura, plantado no corpo de Hayato.
Assim que Hayato tenta contar a alguém sobre Kira, bem como se alguém tentar descobrir por outros meios (como o Heaven’s Door, a bomba ativa – matando o curioso e resetando o tempo. Vale lembrar que, com isso, somente Hayato se lembra do ocorrido. Kira sabe que há o loop, mas somente Hayato vive o loop todas as vezes.
Uma vez que alguém tenha morrido durante esse dia resetado, morrerá de novo quando o loop ocorrer. Bites the Dust ataca qualquer outra pessoa, mas protege Hayato e impede que ele se machuque. Só não é invencível porque, para usar Killer Queen para se defender, Kira precisa desativar Bites the Dust.
49- Cinderella
- Usuário: Aya Tsuji
- Aparição: Capítulo 348; 20º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Cinderella (banda de metal)
- Tipo de combate: Curta distância (apesar de não ser exatamente útil para combate)
- Força: D
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: C
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: C
Cinderella é um stand especializado em mudança de feições faciais; quase como uma espécie de cirurgia plástica. No entanto, o encanto dura bem pouco, assim como a verdadeira Cinderela, que tinha até meia-noite pra resolver suas pendências.
Sua usuária é uma esteticista que se formou na Inglaterra, e, como a fada madrinha no conto original, ela também gostaria de tornar as pessoas bonitas e felizes para que pudessem achar seu verdadeiro amor. Então, acabou atingindo seu sonho com uma flechada!
Além disso, a usuária tem um batom que entrega às clientes para “retocar” o efeito que ela produz de meia em meia hora, que nada mais é do que o efeito do próprio stand, mantendo as modificações corporais temporariamente. Se a pessoa não retocar, o rosto e o corpo podem se desintegrar e deformar para sempre!
Claro que a Yukako, usuária de Love Deluxe, ia atrás dessa maravilha para fisgar o coração do Koichi. E, na verdade, meio que deu certo!
50- Atom Hearth Father
- Usuário: Yoshihiro Kira
- Aparição: Capítulo 365; 25º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Atom Heart Mother (música da banda Pink Floyd)
- Tipo de combate: Stand vinculado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: ?
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Há stands que continuam mesmo após a morte de seu usuário, assim como há stands que se seguram ao fantasma dele. Aqui, esse é o caso: o pai de Kira, já morto, detém Atom Heart Father, stand que homenageia Atom Heart Mother, música e álbum da banda Pink Floyd.
Com essa habilidade, Yoshihiro consegue, por meio de uma câmera, tirar uma foto. Essa foto, por sua vez, representará todo o espaço que pode ser controlado pelo poltergeist do velho morto. Na história, Jotaro e Josuke são captados pela câmera, e recebem ataques que parecem vir do nada.
Portanto, a área de alcance será a mostrada pela foto, e, assim que for estabelecida, ninguém pode sair ou entrar do lugar da foto. Kira tem total controle de todos os objetos físicos que também forem mostrados na foto, o que significa que ele pode usá-los para atacar os inimigos que forem pegos.
Em suma, ele leva os espíritos das pessoas para dentro da fotografia.
Além disso, é possível ver seus movimentos apenas por meio da foto. Caso alguém tente rasgar a foto, também irá rasgar o próprio corpo. Todos descobriram, depois, que ele era quem estava sob a posse do arco e flecha, transformando pessoas comuns em usuários de stand. Foi a origem de todos os outros vilanescos stands de JoJo da parte 4!
51- Boy II Man
- Usuário: Ken Oyanagi
- Aparição: Capítulo 373; 26º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Boyz II Men (grupo musical)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: C
- Velocidade: B
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Famoso pedra papel e tesoura, ou jankenpô, para o menino japonês que desafiou Kishibe Rohan.
Ele foi atingido pela flecha que o pai do Kira pegou e desenvolveu um stand justamente na hora em que jogava seu jogo favorito. Contudo, como usuários de stand se atraem, Rohan acabou tendo dificuldades contra o menino.
Tem como habilidade a capacidade de “tomar” o stand da pessoa com quem está jogando. Assim, conforme a pessoa vai perdendo, perde também uma parte de seu stand. Ele utilizou uma partida de melhor de cinco contra o Rohan, e quase ganhou. Foi por pouco!
52- Highway Star
- Usuário: Yuuya Fungami
- Aparição: Capítulo 384; 28º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Highway Star, música da banda Deep Purple
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: C
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Highway star é um stand muito poderoso que persegue qualquer coisa a 60 km/h. Com isso, ele drena a energia vital das pessoas. Apesar de ser controlado em longas distâncias, não é muito preciso, visto que persegue apenas O CHEIRO que ele grava de suas vítimas.
Ele grava este cheiro quando atrai as pessoas para uma sala especial, e, com isso, passa a persegui-las automaticamente.
Quando Josuke ergueu uma grande parede na frente do stand, ele teve dificuldades em ultrapassar essa parede, porque o cheiro do Josuke estava muito próximo, e ele não consegue identificar mais nada fora o cheiro.
Seu usuário estava gravemente ferido devido a um acidente ocorrido no túnel de Morioh, então decidiu tomar a energia de usuários de stand poderosos para se recuperar. Nada que o Crazy Diamond não pudesse resolver, já que o Josuke deu uma surra nele.
Além disso, Highway Star também confere ao seu usuário um olfato apuradíssimo, que consegue até mesmo detectar emoções de outras pessoas.
Vale ressaltar que o acho um dos mais estilosos stands de JoJo!
53- Stray Cat
- Usuário: Tama
- Aparição: Capítulo 392; 30º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: banda Stray Cats
- Tipo de combate: Stand integrado
- Força: B
- Velocidade: E
- Alcance: ?
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Um dos casos raros de stands de JoJo, Stray cat é um stand que está integrado ao corpo do usuário. É, na verdade, um gato, que, morto por Shinobu (esposa postiça de Kira Yoshikage), foi enterrado e virou uma planta-gato (bizarro!).
Com isso, Stray Cat, depois da flechada do destino, passa a conseguir controlar o ar em sua volta. Portanto, é um dos poucos stands de JoJo que conseguem anular as bombas de Killer Queen, manipulando o ar e formando vácuo em torno da bomba.
Pode, assim, enviar bolhas de ar comprimido (que não são vistas a olho nu), e machucar os seus inimigos. Torna-se (mais ou menos) aliado de Kira, que, por sua vez, descobre que a planta-gato adquire energia por meio de fotossíntese, e que deixá-la em ambiente escuro a subjugaria.
54- Superfly
- Usuário: Toyohiro Kanedaichi
- Aparição: Capítulo 398; 31º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: Superfly (álbum de Curtis Mayfield)
- Tipo de combate: Stand automático; stand vinculado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: nulo
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Superfly é, na verdade, uma torre de alta transmissão, que Toyohiro utiliza como casa autossustentável. Como é um stand automático, não age de acordo com a vontade de seu portador. Além disso, por ser vinculado, pessoas que não são usuárias de stand podem vê-lo.
O stand funciona aprisionando qualquer um que entrar, e transformando em metal qualquer um que tentar sair. Para que uma pessoa saia, outra deve entrar em seu lugar. Ademais, qualquer força que seja aplicada à torre será absorvida e redirecionada.
De acordo com seu usuário, o stand ainda funcionaria mesmo se ele morresse. Okuyasu também diz, e eu concordo, talvez seja um dos mais poderosos stands de JoJo em termos defensivos!
55- Enigma
- Usuário: Terunosuke Miyamoto
- Aparição: Capítulo 404; 32º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: projeto musical Enigma
- Tipo de combate: curta distância
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Enigma é um stand que transforma as pessoas em papel quando seu usuário descobre o “sinal de terror” delas. Quando estamos com medo, instintivamente, realizamos movimentos, como passar a mão nos cabelos ou ranger os dentes.
Portanto, o stand de Miyamoto trabalha para incitar as pessoas e, por meio dos seus sinais de medo, transformá-las em papel.
Além disso, pode transformar qualquer outra coisa em papel, o que o auxilia na luta contra outros stands. Inclusive, guardou um táxi no bolso (quem não iria querer carona fácil, não é mesmo?)
Se o papel for rasgado, a coisa se deteriora ou quebra. Se um papel que contém um humano for rasgado, então, pode retirar a vida de alguém.
56- Cheap Trick
- Usuário: Masazo Kinoto (original), Kishibe Rohan (temporário)
- Aparição: Capítulo 413; 33º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: banda Cheap Trick
- Tipo de combate: Stand automático; stand compartilhado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Este stand possui as costas do usuário, matando-o caso outra pessoa olhe para as costas de quem possui. Rohan, muito curioso, olhou as costas de Kinoto, arquiteto que se recusava a mostrar suas costas e fazia os movimentos mais estranhos possíveis para que Rohan não as visse.
Com isso, Rohan acabou por ter as costas possuídas também. Além disso, Cheap Trick também sussurra aos seus usuários algumas sugestões, que são aceitas e internalizadas, como a fobia que Kinoto tinha com relação às suas costas. Como é um stand com personalidade própria, ele sugere o que deseja ao seu usuário.
Inclusive, lembro-me que em nota a este volume, Araki comentou que as pessoas o questionaram sobre a força dos stands da parte quatro, dizendo que eram todos fracos. Em troca, ele disse que os stands de JoJo desta parte são reflexões acerca de defeitos de personalidade ou percalços mentais vivenciados pelos usuários. Este me parece ser o caso aqui!
57- Earth, Wind and Fire (MENÇÃO HONROSA – quer dizer, não dá para saber se é um dos stands de JoJo, mesmo)
- Usuário: Mikitaka Hazekura
- Aparição: Capítulo 378; 27º ep Diamond is Unbreakable
- Referência: banda americana Earth Wind and Fire
- Tipo de combate: Stand (?) integrado
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: ?
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Mikitaka talvez seja um dos maiores mistérios na saga de stands de JoJo, porque ninguém sabe mesmo se sua habilidade é ou não um stand. Ele diz (e parece acreditar fortemente) que é um alienígena, além de trazer informações contundentes a respeito do espaço (como citar o ponto L2 de Lagrange).
Alienígena ou não, ficou a dúvida até o final do mangá, e não foi resolvida. Motivo esse, portanto, pelo qual o coloco no final da parte quatro, ainda que não esteja exatamente em ordem cronológica.
Mikitaka, na verdade, consegue se transformar em qualquer coisa que não seja mais forte do que ele (princípio da conservação de energia) e nem em seres humanos (ele diz que são todos iguais). É um dos personagens mais fofos, sem dúvidas. Eu, de fato, acredito em sua inocência e na sua origem extraterrestre.
Quer se aprofundar mais em JoJo? Ouça o primeiro episódio da nossa SAGA JOJO!
Ouça agora!Stands de JoJo Parte 5: Golden Wind
Araki dá um upgrade nos stands de JoJo aqui, na parte 5, porque agora teremos os famosos Requiems! P-e-r-f-e-i-ç-ã-o!
58- Gold Experience
- Usuário: Giorno Giovanna (Haruno Shiobana)
- Aparição: Capítulo 440; 1º ep Golden Wind
- Referência: The Gold Experience (álbum do Prince)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: C
- Velocidade: A
- Alcance: E
- Durabilidade: D
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Gold Experience é, além de um stand, um dos álbuns do cantor Prince. Na verdade, é um stand muito parecido com o Crazy Diamond, porque é um stand restaurador. No entanto, ele trabalha com formas de vida. Sua habilidade consiste em transformar coisas inanimadas em seres vivos!
Isso inclui, portanto, plantas e animais das mais variadas espécies. Apesar disso, Giorno não pode controlar os animais que cria, fato demonstrado já no primeiro episódio de Golden Wind.
Quando alguém ataca uma criação do seu stand, o dano inferido é refletido de volta ao oponente. Isto aconteceu quando Koichi Hirose atacou uma árvore criada por Giorno com seu Echoes Act 3.
Ademais, quando Gold Experience ataca diretamente um humano, ele acelera a sua consciência, fazendo-o pensar que seu corpo está também acelerado, criando uma ilusão que dá vantagem sobre seu oponente. Com isso, o oponente permanece parado ou se move muito lentamente.
Quando o oponente perceber que seus sentidos estão fora de controle, perceberá que todas as coisas se moverão lentamente frente aos seus olhos, e, inclusive, a sua dor será lenta e intensa.
Gold Experience é extremamente versátil. Em uma das suas primeiras aparições, transforma o dente de Bruno em um mosquito, e o usa para retornar a Bruno e saber onde ele se escondia com o Sticky Fingers. Posteriormente, ele também descobre que consegue “curar” as pessoas com sua habilidade, o que, claramente, também tem um limite.
De acordo com Giorno, é um stand que dá vida continuamente.
Gold Experience Requiem (Spoilers fim da parte 5)
- Aparição: Capítulo 586; 37º ep Golden Wind
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: Ø
- Velocidade: Ø
- Alcance: Ø
- Durabilidade: Ø
- Precisão: Ø
- Desenvolvimento Potencial: Ø
Eu ouvi “melhor stand de JoJo de todos os tempos?” Sim, sim, sim! O Requiem é incrível e por isso tem todos estes zeros cortados (que eu, pessoalmente, substituiria por vários símbolos do infinito) nos seus status. Se fosse um stand vilão, ninguém teria para onde correr. Se o Gold Experience normal conferia vida aos objetos, este fornece, também, vida.
Só que para sempre. Quem for atingido por esse stand terá sempre tudo revertido ao zero, então, irá morrer infinitamente, em um ciclo de vida irreversível e infinito. Diz que são trilhões e trilhões de anos, incontáveis humanamente. Absurdo! O Diavolo sofreu bastante, e acho que aprendeu a lição.
59- Sticky Fingers
- Usuário: Bruno Bucciarati (ou Buccellati)
- Aparição: Capítulo 444; 1º ep Golden Wind
- Referência: Sticky Fingers (álbum dos Rolling Stones)
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: D
- Durabilidade: D
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
Sticky Fingers pertence ao homem mais incrível dessa série: Bruno! Sério, amo demais, muito mais que o protagonista. Costumo dizer com o meu irmão que ele é o verdadeiro protagonista da parte 5, e que o Araki só usa o Giorno como pretexto para desenvolver os personagens secundários.
Sticky Fingers também é um dos stands de JoJo que mais amo, e, sem ele, certeza que o pessoal da Passione não teria chegado onde chegou. Ele cria zíperes em qualquer lugar (qualquer mesmo, inclusive em pessoas), podendo inclusive se esconder ou esconder coisas dentro do espaço oco no qual abre o zíper.
Parece bobo, mas é incrivelmente útil! Com isso, ele também pode unir coisas diferentes, como unir o próprio corpo ao braço de outra pessoa. Zíper mesmo.
Muita gente fala que o episódio em que Bruno verifica se Giorno está mentindo seria uma habilidade do stand dele que foi deixada de lado, mas eu discordo. Ele nunca indicou isso como uma habilidade do seu stand, apenas como uma avaliação própria dele sobre as pessoas. Já que, de fato, Bruno viu muita gente mentir, faria sentido.
60- Black Sabbath
- Usuário: Polpo
- Aparição: Capítulo 451; 3º ep Golden Wind
- Referência: banda Black Sabbath
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: E
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Black Sabbath é o nome de uma banda de heavy metal britânica e o formador de stands de JoJo, pelo menos na parte 5. Ele aparece quando o fogo do isqueiro de Polpo é apagado, e segue automaticamente qualquer um que presenciar o fato. As pessoas são atingidas pela flecha, e há duas possibilidades: morrer ou desenvolver um stand, como sempre.
O diferencial deste stand é que ele se movimenta pelas sombras, portanto, não pode atacar enquanto a pessoa estiver em um local de luz não conectado com outras sombras. Se, por acaso, a sombra se conectar ao local em que Black Sabbath está, ele irá atacar automaticamente. Ele é limitado, no entanto, porque não pode se esconder em pequenas sombras.
61- Soft Machine
- Usuário: Mario Zucchero
- Aparição: Capítulo 457; 5º ep Golden Wind
- Referência: banda Soft Machine
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: C
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: E
Com o nome inspirado em uma banda inglesa de rock psicodélico, este stand de JoJo foi usado para tentar roubar o dinheiro de Polpo, que só Bruno sabia onde estava.
Com sua espada, ele ataca os inimigos, fazendo-os “murchar”, como se fossem bolas de assoprar. Assim, ele consegue inativar seus stands, ainda que eles não morram.
Por ser um stand que se esconde, o seu usuário também consegue “murchar” e “inflar” conforme a própria vontade, mas, assim que aparece, suas habilidades precárias de combate são reveladas. É um bom stand para lugares limitados!
62- Moody Blues
- Usuário: Leone Abbacchio
- Aparição: Capítulo 459; º5 ep Golden Wind
- Referência: banda The Moody Blues
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Um dos mais divertidos e bonitos stands de JoJo, Moody Blues tem o poder de “rebobinar” o tempo, mostrando eventos que ocorreram na vida de um indivíduo em específico. No entanto, enquanto Moody Blues está mostrando o vídeo, não pode nem atacar, nem se defender, o que, consequentemente, torna seu usuário vulnerável a ataques externos.
Contudo, quando o replay acaba, Abacchio pode controlá-lo livremente e utilizá-lo para luta. Seu alcance é máximo quando reproduz os eventos do passado, já que pode reproduzir eventos de anos e anos atrás! Ele pode pausar, avançar alguns segundos, retroceder… como um blu-ray da vida real. Criativo, não é?
63- Sex Pistols
- Usuário: Guido Mista
- Aparição: Capítulo 462; 7º ep Golden Wind
- Referência: banda Sex Pistols
- Tipo de combate: Stand de longa distância, stand-colônia
- Força: E
- Velocidade: C
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: B
Como o próprio nome diz, o stand de Mista possui seis balas especiais (muito animadas!), numeradas de 1 a 7. Mas, espera! Não deveriam ser seis? É, sim. Mas Guido Mista odeia o número quatro, então seu stand não tem uma bala com o número quatro. Todas têm personalidades únicas! Inclusive, eles gostam bastante de comer. A primeira refeição deles na parte 5 foi um pedaço generoso de salame.
Eles direcionam a trajetória dos projéteis da arma de Mista, e ainda que ele não veja exatamente o local em que quer atirar, as balas acertarão o alvo! Contudo, seu usuário é um atirador e tanto. Eles são tão eficientes que Mista nem precisa recarregar as balas, já que seu stand faz isso por ele.
64- Kraftwerk
- Usuário: Sale
- Aparição: Capítulo 464; 8º ep Golden Wind
- Referência: banda Kraftwerk
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: E
- Durabilidade: C
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Pode controlar a energia de movimento, congelando, refletindo ou fazendo flutuar objetos. Acho, pessoalmente, que a ideia poderia ser mais aproveitada do que usá-la em um mero antagonista qualquer. Energia cinética teria um grande poder caso o stand tivesse potencial e o usuário soubesse utilizar, contudo, não foi o caso.
Ele conseguiu, por exemplo, prender o Mista a um caminhão em movimento. Só o fez porque estava perto, já que o stand é de curto alcance, mas acho que realmente poderia ter ganhado um tempinho maior de tela.
65- Little Feet
- Usuário: Formaggio
- Aparição: Capítulo 470; 9º ep Golden Wind
- Referência: banda Little Feet
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: D
- Velocidade: B
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: C
Os companheiros de Formaggio dizem que sua habilidade é inútil, e eu, de certa forma, concordo. Mas ela tinha que aparecer em algum momento. Como o próprio nome diz, Little Feet encolhe tudo o que quiser após arranhar objetos com seu dedo indicador. Entretanto, isso leva tempo e energia da sua parte, encolhendo aos poucos.
Por outro lado, ele consegue fazer as coisas voltarem ao seu tamanho normal instantaneamente, sem gastar tempo e energia. Não me parece lá muito útil, porém, ele até que teve um bom uso contra a pouca inteligência lógica do Narancia. Não ganhou, claro.
66- Aerosmith
- Usuário: Narancia Ghirga
- Aparição: Capítulo 470; 9º ep Golden Wind
- Referência: banda Aerosmith
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: C
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Não sei QUEM FOI a mente inteligente que resolveu traduzir isso para Li’l Bomber. Sério, que bosta. Aerosmith é o nome mais único possível, e era pelo qual eu esperei por tanto tempo! Estava esperando uma de minhas bandas favoritas, e não ficaria satisfeita se fosse usada em um personagem secundário qualquer. Felizmente, não fiquei desapontada.
Aerosmith é um stand rastreador de longas distâncias, muito útil para momentos de perseguição, já que possui rastreio por respiração. Qualquer coisa viva que emita dióxido de carbono é captada, e Narancia consegue enxergá-las por meio de um radar.
Inclusive, diferencia respirações mais pesadas de respirações mais leves, por maior ou menor liberação do dióxido. Foi dessa maneira que Formaggio o enganou por algum tempo, misturando sua respiração às de vários ratos no esgoto.
No entanto, tem baixa precisão, e por isso atira várias vezes (tem que ter certeza de que acertou o alvo, certo?). Um ótimo stand, no fim das contas!
67- Man in the Mirror
- Usuário: Illuso
- Aparição: Capítulo 479; 12º ep Golden Wind
- Referência: Man in the Mirror, música do Michael Jackson
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: B (100 metros dentro do mundo do espelho)
- Durabilidade: D
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: E
Referente à música de mesmo nome de Michael Jackson, Man in the Mirror era o stand que se esgueirava nas ruínas de Pompeia esperando para encarar o Purple Haze do Fugo. Este stand de JoJo leva as suas vítimas para dentro do espelho, fazendo um reflexo de todas as coisas que existem no mundo real, quase como a simulação de uma realidade paralela.
Contudo, o “truque” deste stand é que o mundo do lado do espelho é formado exclusivamente por objetos, e, para que seres vivos entrem, seu usuário deve autorizar. Por isso, quando Fugo chama Purple Haze, ele aparece do lado real, mas não aparece do lado do espelho.
O que acontecer com as coisas do lado de fora, também acontece com as coisas do lado de dentro, já que é uma imagem refletida.
68- Purple Haze
- Usuário: Pannacotta Fugo
- Aparição: Capítulo 480; 12º ep Golden Wind
- Referência: Purple Haze, música do Jimi Hendrix
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: D
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: B
Um stand super louco que tem afinidades com o novo coronavírus, Purple Haze faz referência à música do Jimi Hendrix e é um dos mais desperdiçados stands de JoJo. É muito OP! Reflete a personalidade agressiva de Fugo, que jogou uma enciclopédia em cima da cabeça de um dos seus professores em um acesso de raiva.
Então, Helena, ele parece ter algumas estatísticas bem comuns. De fato, olhando assim, não parece ser grande coisa. Só que Purple Haze tem seis cápsulas nos seus punhos, que contêm um vírus mortal. Assim que o stand soca coisas ou pessoas, as cápsulas se quebram, uma a uma, dispersando o vírus e matando qualquer pessoa em 30 segundos.
Só que, como ataca qualquer um na sua área de alcance (cinco metros), sem distinção entre aliados ou inimigos, Fugo o utiliza apenas em situações de vida ou morte.
E, claro, o único stand que pôde neutralizar essa arma mortal foi o Gold Experience, que gerou imunidade ao Giorno por uma cobra, para que ele pudesse sobreviver ao vírus.
69- Mister President
- Usuário: Coco Jumbo
- Aparição: Capítulo 486; 14º ep Golden Wind
- Referência: banda Mr. President
- Tipo de combate: stand integrado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Só o que posso falar desse stand é: tartaruga. Serve para absolutamente NADA além de guardar a trupe e esconder dos inimigos dentro do casco de uma tartaruga. Contudo, acabou servindo de muita ajuda. Além disso, tem uma geladeirinha e umas bebidas, igual quarto de hotel. Bem, é confortável!
70- Beach Boy
- Usuário: Pesci
- Aparição: Capítulo 487; 14º ep Golden Wind
- Referência: The Beach Boys, banda americana
- Tipo de combate: stand-objeto; curta distância
- Força: C
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: C
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Beach Boy se manifesta por meio de uma vara de pesca, com linha e anzol. Ele consegue identificar coisas vivas e ir atrás delas, bem como se enfiar na carne da pessoa e atacar seus órgãos vitais. Ademais, pode se infiltrar no chão e em paredes, e atravessá-los com bastante rapidez.
Além disso, Pesci tem grande capacidade analítica, apesar de ser um grande idiota, o que o permite fazer análises complexas sobre o peso de quem foi pego por seu anzol.
71- Grateful Dead
- Usuário: Prosciutto
- Aparição: Capítulo 488; 14º ep Golden Wind
- Referência: banda The Grateful Dead
- Tipo de combate: longa distância
- Força: B
- Velocidade: E
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Grateful Dead é um dos stands de JoJo que eu queria ter. Apesar de não ser tão valorizado, consegue ser muito efetivo! Ele cria uma neblina que vai envelhecendo as pessoas, dependendo da temperatura corporal, até que elas morram. Uma agradável morte, de fato, porque todos morrem de velhice.
Como ele não distingue quem irá atingir, seu irmão, Pesci, precisa ficar com um suprimento de gelo, assim, irá conseguir evitar o envelhecimento, passando em sua pele ou comendo, para não ser atacado. Prosciutto usa o stand muito bem, na hora certa, com muita perspicácia.
72- Baby Face
- Usuário: Melone
- Aparição: Capítulo 500; 17º ep Golden Wind
- Referência: Kenneth “Babyface” Edmonds (músico)
- Tipo de combate: stand automático
- Força: A
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Um dos mais fortes stands de JoJo automáticos. Normalmente, stands automáticos não têm muita força, mas quando aprendem por conta própria, como Baby Face, podem compensar suas fraquezas. A fim de gerar o stand, Melone escolhe uma mulher humana e um homem com DNA compatível (de acordo com as vozes da cabeça dele), criando uma criança-monstrinho.
Como ele tem personalidade própria, apesar de ser automático, pode agir de maneira quase independente, se Melone não o controlar. Pode, então, chamar bastante atenção e ser inconveniente, considerando também que ele pode ser visto por humanos.
Tem o poder de destruir humanos e coisas, e faz isso em quadradinhos. Ademais, pode transformar humanos em coisas. Por isso, ele também pode se fundir aos objetos. Enquanto Gold Experience cria vida por meio de objetos, Baby Face transforma a vida em objeto. Enfim, um bom antagonista!
73- White Album
- Usuário: Ghiaccio
- Aparição: Capítulo 509; 18º ep Golden Wind
- Referência: White album, álbum dos Beatles
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
White album (álbum dos Beatles) é o gelado do mundo dos stands de JoJo, só que mais irritadiço. Inclusive, tem patins também. Nas palavras do próprio Ghiaccio, seu stand usa temperaturas criogênicas para congelar a umidade do ar, formando um traje de armadura. Além disso, é forte o suficiente para parar balas.
Portanto, o usuário é envolvido pelo seu stand, que tem habilidades tanto de defesa quanto de ataque, com a manipulação da umidade do ar. A desvantagem máxima deste stand é seu curto alcance, o que o impediu de congelar completamente Mista e Giorno (que estava impossibilitado de usar o Gold Experience em temperaturas baixas, nas quais a vida é limitada).
O Mista, por sua vez, teve certo brilhantismo nesta luta. Pensou sozinho que a armadura deveria ter uma abertura para respiração e usou isso a seu favor, contando assim mais uma fraqueza.
74- King Crimson
- Usuário: Diavolo/ Vinegar Doppio
- Aparição: Capítulo 516; 19º ep Golden Wind
- Referência: banda King Crimson
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: E
- Durabilidade: E
- Precisão: A (após revelação)
- Desenvolvimento Potencial: C (após revelação)
O King Crimson é um dos stands de JoJo que causa grande confusão entre quem assiste o anime, porque é mais um vilão que mexe com o tempo – e, nisso, o Araki está bem certo: o tempo é algo precioso. Sua habilidade consiste, basicamente, em apagar o tempo por dez segundos. Mas, como assim?
Quando ele percebe que seu oponente vai agir, ativa a sua habilidade, e cria um lapso que chama de “tempo parado”, no qual somente ele irá se mexer conscientemente. Então, alguns segundos passam, e ele é o único em determinada área que terá consciência dessa passagem de tempo e capacidade de agir livremente dentro dela.
Além disso, também não será afetado por nenhum dano recebido durante esses dez segundos.
Os demais humanos, no entanto, também serão afetados, mas não terão memórias com relação a esse tempo que foi apagado. Então, se alguém estiver andando na calçada, pode aparecer 2 ou 3 metros depois, e não se lembrar de caminhar essa distância, como se houvesse teletransporte.
Por isso, é um stand extremamente perigoso, já que é realmente como se o tempo fosse apagado para todos além do Diavolo. Contudo, tem baixa resistência. Da primeira vez que apareceu, preferiu recuar a ter que lidar com todos os membros de Buccellati.
74.2- Substand: Epitáfio
Que o grande vilão da parte cinco tem um transtorno dissociativo de identidade, nós já sabemos. Ou, no entanto, se você caiu por aqui pra ver spoiler de graça, acabou de saber, porque são duas “pessoas” utilizando um só corpo. Penso que, provavelmente, isso é decorrente da tentativa de esconder o próprio passado.
Portanto, o substand não é usado por Diavolo, e, sim, pelo Doppio, a parte mais ingênua que habita o mesmo corpo que o chefe da máfia italiana.
Epitáfio consegue enxergar dez segundos no futuro, o que, por conseguinte, torna o King Crimson muito mais poderoso.
No entanto, como os dois compartilham o mesmo corpo, é difícil dizer quem usa o King Crimson e quem usa o Epitáfio. Na verdade, o Epitáfio acaba sendo uma sub-habilidade do King Crimson, compartilhada pelas duas mentes. De fato, uma bomba-relógio incontrolável.
75- Clash
- Usuário: Squalo
- Aparição: Capítulo 524; 22º ep Golden Wind
- Referência: banda The Clash
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: D
- Velocidade: A
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: C
Stand que se manifesta na forma de um tubarão (que pode ficar grande ou pequeno), e, com isso, invade qualquer tipo de líquido. Portanto, pode invadir sopas, vinhos, rio, qualquer líquido mesmo. (Até mesmo lágrimas!) Não pode, no entanto, entrar em áreas fechadas, como garrafas com tampas, por exemplo.
Foi com isso que, muito esperto, atacou o Narancia (que, coitado, tem o menor QI do grupo). Todavia, é um stand bem frágil, provavelmente por ser controlado à longa distância.
Além disso, ele consegue fazer um “teletransporte” entre os líquidos, o que o permite alta mobilidade, motivo de a velocidade dele ser concebida como A. Na verdade, tinha grande potencial, mas bateu de frente com o protagonismo.
76 – Talking Head
- Usuário: Tiziano
- Aparição: Capítulo 525; 22º ep Golden Wind
- Referência: banda Talking Heads
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Seu usuário trabalha juntamente com o Squalo, usuário do Clash. De fato, o Clash tem uma ofensiva maior, mas o Tiziano usa seu stand de maneira mais… sorrateira, digamos. Talking Head se agarra à língua de alguém e faz com que a pessoa diga exatamente o oposto do que quer dizer.
E, claro, adivinhem quem foi o sortudo? O Narancia, de novo. Coitado do menino, sofreu um bocado. O stand, apesar de ser quase inútil, também consegue carregar algumas coisas na língua, e, com isso, conseguiu atacar o Narancia com a própria faca.
77- Notorious B.I.G.
- Usuário: Carne (usuário morto)
- Aparição: Capítulo 532; 24º ep Golden Wind
- Referência: rapper The Notorious B.I.G.
- Tipo de combate: Curto-alcance (antes); incontrolável (depois)
- Força: A
- Velocidade: Infinito
- Alcance: Infinito
- Durabilidade: Infinito
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: A
Sem dúvidas, um dos mais perigosos stands de JoJo. Talvez tenha sido completamente desperdiçado em um personagem secundário que morreu em segundos, mas, definitivamente, muito poderoso. Todo o seu poder foi ativado pela morte de seu usuário.
Alimenta-se de qualquer tipo de energia, sejam corpos vivos ou stands, para a sua sobrevivência. Por isso, Giorno não conseguiu detectá-lo, porque, na verdade, ele não é um ser vivo, e seu usuário havia morrido. Também, devido a isso, não há limite para seu alcance.
Seu usuário morreu tendo consciência de que essa habilidade de perseguição remota seria ativada somente com a sua morte. Por não poder enxergar, ele segue os seus alvos por meio do movimento, priorizando, assim, o que se move mais rápido.
Seria quase invencível não fosse pelo próximo stand, visto que ele não possui força contra objetos elásticos ou que não têm nenhum tipo de energia, já que não pode se alimentar deles. Mas, claro, se não tivesse fraqueza nenhuma… todos morreriam ali.
Vale ressaltar que o stand não foi morto, apenas evitado.
78- Spice Girl
- Usuário: Trish Una
- Aparição: Capítulo 537; 25º ep Golden Wind
- Referência: Spice Girls
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: C
Inspirado nas Spice Girls (eu amo!), o stand rosa de Trish é tão lindo quanto ela. Ela diz “aquilo que é mole é mais inquebrável do que qualquer diamante!”, o que acho ser uma afronta direta ao Crazy Diamond do Josuke, mas quem liga? Ela é incrível!
Pode amolecer absolutamente qualquer material, e, por isso, foi muito útil na luta contra o stand anterior. Ademais, tem uma personalidade incrível; pessoalmente, gosto muito de como desenvolveram o stand da Trish. Foi aparecendo aos poucos, dando sinais; a Trish também foi, pouco a pouco, mudando quem era.
E, por fim, quando a Trish conseguiu alcançar sua determinação, também a Spice Girl se materializou. Adoro ver mulheres incríveis, e a Trish com certeza é uma delas!
79- Metallica
- Usuário: Risotto Nero
- Aparição: Capítulo 543; 27º ep Golden Wind
- Referência: banda Metallica
- Tipo de combate: stand-colônia
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: C (5-10 m)
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Metallica é, além de uma ótima banda, um dos stands de JoJo. Tem uma habilidade bem peculiar, que é a de imantação. Suas pequenas partículas podem atrair ferro e manipulá-lo conforme desejam, desde que esteja no seu campo de alcance.
Risotto usa bem a habilidade, tanto que consegue ficar invisível atraindo partículas de ferro para o seu corpo, assim, forma uma camada de ferro reflexiva, que o camufla em meio às demais coisas. Ademais, pode mudar o formato do ferro, então, usou isso para, por exemplo, criar uma tesoura no corpo de Doppio a fim de rasgar sua garganta.
Além disso, ele também consegue utilizar essa habilidade para curar o próprio corpo.
80- Green Day
- Usuário: Cioccolata
- Aparição: Capítulo 553; 29º ep Golden Wind
- Referência: banda Green Day
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: C
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: A
Cioccolata é um médico de 34 anos absolutamente bizarro, e seu stand também é: um mofo. Sério, Helena, mofo? Não tinha nada melhor? Calma, que eu ainda não terminei de explicar. Green Day, além de ser banda emo, é um dos stands de JoJo, mofo que ataca todos os que descem a uma altitude menor do que a que estão no momento.
Ahn?
Sim, isso aí. Funciona, portanto, por exemplo, quando você desce degraus de uma escada. E, além disso, ele se espalha de cadáver a cadáver, aumentando cada vez mais seu raio de ação. A influência para este fungo foi o existente Cordyceps, que também influenciou The Last of Us.
Ademais, a força do stand aumenta de maneira proporcional à vontade do Cioccolata de lutar e ver o seu oponente em agonia.
81- Oasis
- Usuário: Secco
- Aparição: Capítulo 552; 29º ep Golden Wind
- Referência: banda Oasis
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Secco já foi paciente de Cioccolata, e, tendo isso em vista, com certeza não bate bem das ideias. Contudo, seu stand é perfeito para trabalhar em conjunto com o de seu parceiro: ele consegue fazer o chão sólido virar lama. Por isso, pode se esconder no subsolo ou fazê-lo desmoronar.
E, já que Green Day trabalha com um organismo que atinge pessoas em baixas altitudes, nada mais justo que trabalhar em conjunto. Essa habilidade também é vestida como uma roupa pelo usuário.
6.5- Silver Chariot Requiem
- Usuário: Jean Pierre Polnareff
- Aparição: Capítulo 571; 33º ep Golden Wind
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: A
Eu realmente não gostaria de tratar do Requiem junto com os demais stands da parte 3, porque seria muita sacanagem. No entanto, como o Requiem é especial (e um dos mais fortes stands de JoJo), e evoluiu do Chariot comum, coloco-o aqui como uma extensão de sua forma comum.
Com a morte do Polnareff, o Requiem passou a guardar seu mais precioso desejo, qual seja o de proteger a flecha. Com isso, passou a ter o poder de dominar almas. Isso fez com que o Giorno fosse para o corpo do Narancia, e a Trish acabasse no corpo do Mista.
Além de todos estarem trocados, o Requiem conseguiu mantê-los em sono profundo por cerca de sete horas. Quando acordaram, a cidade de Roma ainda dormia, mas, ao acordarem, os cidadãos também estavam com almas trocadas.
Ao tentarem atacá-lo, foi inútil, porque todo ataque direcionado ao Requiem voltava ao usuário de stand. Portanto, ele consegue manipular as almas a fim de que não reconheçam seu verdadeiro alvo.
Como Polnareff tecnicamente morrera, perdeu todo e qualquer controle que poderia ter sobre o Requiem. Ele é também chamado de Requiem do Silêncio. Acho muito solene e apropriado, de fato.
82- Rolling Stone
- Usuário: Scolippi
- Aparição: Capítulo 590; 38º ep Golden Wind
- Referência: banda The Rolling Stones
- Tipo de combate: stand automático
- Força: ∅
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: ∅
Pessoalmente, acho este stand tão inútil, que nem o colocaria na minha lista. No entanto, como é canônico, não poderia deixar de colocar. Então, trata-se de um stand que aparece em flashback depois da última luta.
É um stand de má sorte, que assume a forma de uma pedra e persegue alguém. Logo, assim que acha alguém que está destinado a morrer tragicamente, assume a forma desta pessoa e a persegue a fim de que ela tenha uma morte pacífica.
Ainda que a pedra seja quebrada, o destino se concretizará, de uma maneira ou outra. De fato, o Araki gosta bastante de coisas que envolvem o destino.
Stands de JoJo Parte 6: Stone Ocean
Enquanto estou escrevendo esse guia, recebi a maravilhosa notícia de que Stone Ocean será finalmente lançado! E, claro, minha felicidade é tanta que nem sei como descrever. A parte seis é a minha favorita, então, eu acredito que será lindo! Enquanto ela não chega, vamos continuar no nosso guia de stands de JoJo!
83- Stone Free
- Usuário: Jolyne Kujo
- Aparição: Capítulo 602 (aparição completa)
- Referência: Stone Free, música do Jimi Hendrix
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: B
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Eu estava esperando muito por isso! A Jolyne é a primeira personagem principal feminina de JoJo, e não decepciona nem um pouco! Stone Free é um stand de JoJo inovador e que traz um tempero a mais para esta parte 6. Stone Free pode se manifestar em sua forma de combate de curta distância (muito estiloso, com óculos) ou, então, pode também se decompor em linhas.
As linhas que partem da Jolyne podem decompor seu corpo em 70%, e, quanto mais longe suas cordas chegarem, menos força terá seu stand. E, claro, como faz parte do seu corpo, se ela utiliza órgãos vitais para as linhas, elas podem ser atacadas, o que seria um grande problema.
Por isso, o alcance ali é baixo, de mais ou menos 1 ou 2 metros para lutas corpo a corpo, nas quais Stone Free terá força total. Além disso, ela também pode ouvir conversas distantes por meio da sua linha, como uma linha de telefone, mesmo.
Em um pequeno spoiler do final, Jolyne utiliza algo chamado fita de Mobius, conceito físico que se manifesta pela “fita do infinito”. Por ser uma fita sem fim, na qual não existe nem início e nem começo, consegue combater um importante inimigo.
84- Goo Goo Dolls
- Usuário: Guess
- Aparição: Capítulo 601
- Referência: banda Goo Goo Dolls
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: D
- Velocidade: D
- Alcance: B (20 a 30 metros)
- Durabilidade: D
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: B
Guess me lembra uma espécie de Cioccolatta 2.0., porque é absolutamente maluca. Goo Goo Dolls consegue deixar qualquer coisa minúscula, mas, como nada é perfeito, também possui alcance limitado. Na verdade, é parecido com o Little Feet do Formaggio. Enfim, parece um compilado de coisas que o Araki fez antes em um stand só.
Contudo, dá para ver pelos status que acaba perdendo um pouco para o Little Feet, mais por conta da durabilidade. O ponto positivo, todavia, é que ele ataca quem quer que desobedeça às ordens de Guess. É um bom stand antagonista inicial para a parte 6.
Aparentemente, ela não consegue encolher vários alvos.
85- Manhattan Transfer
- Usuário: Jongalli A.
- Aparição: Capítulo 607
- Referência: grupo The Manhattan Transfer
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: C
Jongalli é mais um, além de N’Doul, com síndrome de Demolidor. A falta de visão, para eles, não significa nada: Manhattan Transfer consegue auxiliar seu usuário por meio das correntes de ar. Como assim?
Manhattan identifica as correntes de ar circulantes e passa essa informação ao seu usuário, que, por meio disso, consegue saber, por exemplo, quantas pessoas estão em um espaço apertado. Isso acontece porque, claro, ao nos mexermos, geramos modificações nas correntes de ar.
Vale dizer que, sozinho, o stand não faz nada. Então, seu usuário na verdade o utiliza somente como fonte de informações, e, enquanto isso, prepara o seu rifle para acertar a cabeça da Jolyne. Ademais, ele pode direcionar as balas, mudando a trajetória.
86- Whitesnake
- Usuário: Enrico Pucci
- Aparição: Capítulo 611
- Referência: banda Whitesnake
- Tipo de combate: longa distância
- Força: ?
- Velocidade: D
- Alcance: 20 metros
- Durabilidade: A
- Precisão: ?
- Desenvolvimento Potencial: ?
Primeiro stand verdadeiramente antagonista da parte 6, Whitesnake consegue decompor as pessoas em dois discos: um disco de memória e um de stand (caso a pessoa seja usuária de stand). Caso ele pegue estes discos, a pessoa perde suas memórias ou seu poder. Além disso, ele pode também colocar informações em discos para fazer as pessoas obedecerem aos seus comandos.
Ao começo da parte 6, Pucci também usou uma espécie de névoa que colocou Jotaro e Jolyne em um transe, uma espécie de ilusão. No entanto, isso não foi reutilizado posteriormente. Com o roubo dos discos de Jotaro é que começa a jornada de Jolyne na busca pela salvação de seu pai.
Fala sério, é muito estiloso! Talvez esteja no meu top 1 de stands de JoJo estilosos!
87- Kiss
- Usuário: Hermes Costello
- Aparição: Capítulo 615
- Referência: banda Kiss
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Kiss é a habilidade de Hermes de produzir adesivos na palma da mão, que, por sua vez, quando colocados em algum objeto, conseguem duplicá-lo. Contudo, se ela retira os adesivos, os objetos se unem, muitas vezes não retornando ao perfeito estado anterior, com algumas modificações.
O que explica, portanto, o risco de ela usá-la em si mesma: poderia sofrer sérias modificações no seu corpo que poderiam inabilitá-la para batalha. Todavia, é um stand muito útil contra inimigos!
88- Highway to Hell
- Usuário: Thunder McQueen
- Aparição: Capítulo 616
- Referência: música Highway to Hell, da banda AC/DC
- Tipo de combate:
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: A
- Durabilidade: C
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Highway to hell é uma ótima música, e seu stand também faz bastante sentido: quando McQueen tenta se matar de alguma forma, também o seu adversário sofrerá as mesmas consequências. A primeira vez que o vemos utilizando esta habilidade é quando luta contra Hermes e tenta se enforcar.
O Osamu Dazai com certeza gostaria dessa habilidade: suicídio em dupla. Muito romântico! Mas, coitado, o McQueen realmente se sente rejeitado pela sociedade… Não foi dessa vez que ele conseguiu, com a Hermes.
89- Burning Down the House
- Usuário: Emporio
- Aparição: Capítulo 618
- Referência: Burning Down The House, música de Talking Heads
- Tipo de combate: Stand vinculado
- Força: ∅
- Velocidade: ∅
- Alcance: ∅
- Durabilidade: ∅
- Precisão: ∅
- Desenvolvimento Potencial: ∅
Evidentemente, esses zeros cortados vão lembrar quem já viu a parte cinco do Gold Experience Requiem. Mas não é exatamente tão poderoso quanto. Emporio, que viveu grande parte de sua vida na prisão, chama seu stand de “hotel espiritual”. O seu grande sonho é sair da prisão. De acordo com o mangá:
“A Prisão Green Dolphin Street sofreu um incêndio por volta dos anos 80, e passou por reformas nos anos 90. Contudo, Emporio ainda é capaz de ver os locais que foram queimados como ‘quartos fantasmas’.”
“Emporio não é apenas capaz de ver como também de usá-los, por exemplo, ele pode tocar o piano que foi queimado, ou ler os livros que antes existiam no local. Ele também pode se esconder e viver dentro desses quartos. Tudo dentro deles, como as lâmpadas e equipamentos de escrita, são do Emporio.”
90- Foo Fighters
- Usuário: Não possui (ela mesma)
- Aparição: Capítulo 620
- Referência: banda Foo Fighters
- Tipo de combate: Stand compartilhado; distância irrelevante.
- Força: B
- Velocidade: A
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: B
Foo Fighters é resultado de um aglomerado de plânctons que se tornaram um organismo de energia vital compartilhada. Por isso, é dono de si mesmo – ou seja, não possui usuário. Como também é inteligente, acredita na teoria de que todo “intelecto” existiu antes da formação do mundo, e que não precisa ser humano para pensar.
Ademais, tem poder absoluto na água, com capacidade de multiplicação: na luta contra Jolyne e Hermes, deixou uma cópia sua carregando o corpo do guarda, enquanto a outra ia ao armazém pegar os discos. Por esse controle absoluto de água, consegue drenar água do corpo de seres humanos e armazená-la para “abastecer” sua permanência em terra firme. Nada mal, tendo em vista a quantidade de água que temos no corpo.
O Araki faz questão de dizer que talvez não seja um stand, mas uma nova espécie, de maneira mais adequada. E, para a nossa alegria, Foo Fighters se torna uma aliada na luta de Jolyne – digo uma pois assumiu o corpo de uma mulher, e, bem, parecia bem confortável. Só precisa beber bastante água.
Para adicionar, F.F. consegue acelerar o processo de cura compartilhando células de seu corpo, bem como também consegue formar uma pistola com seus dedos quando está na forma de humana. Muito, muito versátil.
91- Marilyn Manson
- Usuário: Miraschon
- Aparição: Capítulo 629
- Referência: banda e cantor Marilyn Manson
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: E
- Velocidade: A
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: C
Nossa, esse aqui dá uma sensação de nostalgia muito grande da parte 3! É o famoso stand de agiota, porque cobra, e cobra com força. Miraschon faz uma aposta com alguém e, se essa pessoa, em seu coração, trapacear e/ou quebrar as regras estabelecidas, o stand aparece para cobrar o valor.
Então, ele vai usar de todos os meios possíveis disponíveis, inclusive retirar o fígado da pessoa que não tinha o suficiente para pagar o que devia. É claro, se a pessoa tiver dinheiro suficiente para quitar a dívida, ela pega somente o dinheiro, mas não foi o caso com Hermes e os mil e duzentos dólares apostados.
Vale ressaltar que, por estar em dívida, a pessoa não pode lutar contra o stand coletor. E, uma vez que for pega, ele descobrirá todos os seus segredos (então, não adianta tentar pegar dinheiro de outra pessoa para pagar a dívida).
92- Weather Report
- Usuário: Weather Report – Emporio Alniño
- Aparição: Capítulo 634
- Referência: banda Weather Report
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: B
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: A
Seu usuário, Weather Report, não lembra muito bem por que foi preso, e nem lembra da sua infância, mas pretende entender o porquê, e é assim que esse stand se junta a Jolyne. Weather Report, como o próprio nome denuncia, é um stand capaz de influenciar o clima.
Influencia, portanto, as condições atmosféricas no raio de um metro. É um stand muito habilidoso, entretanto, um pouco limitado em questões de alcance (por isso o C). Só que suas habilidades climáticas não são limitadas: até sapos venenosos ele consegue fazer chover! Consegue também controlar elementos, como fogo, água, terra, ar e seus derivados.
Weather Report é o melhor meteorologista de todos os tempos! Sou apaixonada (imagine coraçõezinhos nos meus olhos aqui).
92.2- Heavy Weather
Habilidade que Weather Report consegue quando recupera as suas memórias, lembrando também que Pucci é seu irmão. Assim que recupera as memórias, surgem vários arco-íris, e Versace diz que ele é capaz de destruir até mesmo a camada de ozônio.
No entanto, o mais maluco ocorre quando vários caracóis começam a aparecer em todos os lugares, também transformando todo mundo em caracol. É o que Pucci chama de capacidade de interferência na refração dos raios solares, comparando o evento a atividades midiáticas subliminares, tais como a inserção, a cada 1/24 segundos, de uma cena com pipocas e bebidas em uma sessão de cinema.
Quem nunca ficou doido procurando coisas sobre mensagens subliminares quando mais novo? Você não? Pois bem, eu sim. Pucci diz que, inconscientemente, Heavy Weather se manifesta pelas emoções de Domenico Pucci, fazendo todos acreditarem que são caracóis. Enfim, a mente é uma coisa terrível, não é?
Adorei ter as propagandas subliminares entrando em um stand, já que antes apareceram os bonecos da Disney. Faz bastante sentido, tendo em vista que a parte 6 se passa na América do Norte. Heavy Weather entra para a lista dos mais magníficos stands de JoJo.
93- Jumpin’ Flash Jack
- Usuário: Lang Wrangler
- Aparição: Capítulo 635
- Referência: Jumpin’ Jack Flash, música dos Rolling Stones
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: C
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: E
Apelão demais esse aqui, pois ele coloca tudo em gravidade zero! Claro, seria o inimigo perfeito para o Weather Report. Seu alcance é de cerca de 20 metros, ou seja, relativamente grande. Se ele consegue deixar o oponente flutuando, qualquer coisa que seu oponente tocar também entrará em estado de gravidade zero. Inclusive, infelizmente, o ar.
Ou seja, é possível que ele crie uma situação de vácuo para seus inimigos em um raio de 20 metros. Não é um stand com força bruta como o da Jolyne, e nem possui desenvolvimento latente, mas é extremamente perigoso. Com o uso da força centrífuga, ele lança pequenos objetos de metal, como parafusos, com uma boa mira mesmo em gravidade zero.
Ademais, como o seu corpo é preparado para a luta, ele tem ventosas nas mãos que o prendem a objetos e paredes quando em um ambiente de gravidade zero.
94 – Limp Bizkit
- Usuário: Sports Maxx
- Aparição: Capítulo 646
- Referência: banda Limp Bizkit
- Tipo de combate: Stand integrado; stand automático.
- Força: Nenhum
- Velocidade: B
- Alcance: B
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: E
Pessoalmente, acho que esse é um dos stands de JoJo mais assustadores depois do Notorious B.I.G., que funciona mesmo após a morte. Na verdade, é uma espécie de fusão entre o citado e o stand da Enya, de controle corporal. Limp Bizkit consegue ressuscitar os mortos, transformando-os em zumbis, só que pode fazê-los ficarem invisíveis para até mesmo usuários de stand.
Por isso, acaba sendo extremamente difícil de se lidar. Uma vantagem que ajudou as nossas protagonistas foi o fato de conseguirem ser vistos caso estivessem cobertos por algum tipo de material (como sangue). Sports Maxx utiliza essa habilidade em si mesmo, também transformando-se em zumbi a fim de atacar Hermes.
Ademais, reanimou o osso de Dio, que deu origem a outra aberração: o Bebê Verde.
95 – Diver Down
- Usuário: Narciso Annasui
- Aparição: Capítulo 653
- Referência: Diver Down, álbum do Van Halen
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: E
- Durabilidade: C
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: B
Assim como o próprio nome diz, sua habilidade consiste em “mergulhar” em coisas ou pessoas. Com isso, tendo acesso à parte interna, pode reconstruir o funcionamento interno de algo ou alguém (ou até mesmo quebrar uma máquina).
Um de seus usos foi quando lutou com Yo-Yo Ma, ligando o corpo do stand à mente de um sapo internamente, fazendo com que ele passasse a agir como um sapo. Um dos stands de Jojo mais malucos! Sem contar que o Annasui parece uma mistura de Diavolo com Abacchio. Lindão, sim.
96 – Survivor
- Usuário: hoteleiro/ Guccio
- Aparição: Capítulo 654
- Referência: banda Survivor
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: C
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Dio disse a Pucci que esse é o stand mais fraco de todos os stands de JoJo, revelando o ponto do Araki que os “status” de força do stand não significam muito, porque vários outros aspectos influenciam no uso da habilidade. O stand consegue enviar correntes elétricas de cerca de 0,07V por superfícies molhadas, que, por sua vez, afetam o cérebro humano sem causar qualquer dano externo ao indivíduo.
Só que qualquer pessoa afetada por essa pequena corrente é levada a um acesso absurdo de raiva, em que começa-se a brigar com qualquer outra pessoa até que se chegue à morte. Funciona, portanto, estimulando o sistema límbico do cérebro humano e despertando o espírito de luta.
O primeiro usuário, o hoteleiro, ficou com raiva de um comentário feito por uma das viajantes de um grupo de seis, e ativou a habilidade. Posteriormente, encontraram todos os seis mortos no meio do nada, com sinais de luta corporal.
97- Planet Waves
- Usuário: Viviano Westwood
- Aparição: Capítulo 657
- Referência: Planet Waves, álbum do Bob Dylan
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: A
- Velocidade: B
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: E
Planet Waves é um stand que atrai meteoros para a superfície terrestre. Ele altera o ângulo desses meteoros para que possam cair na terra sem que se desintegrem, asim, podem atingir seu oponente. Se, por acaso, os meteoros chegarem a ele, seu stand os queimará a um milímetro de distância do corpo.
Tem um enorme poder destrutivo, o que justifica o A nos seus status de força.
98- Dragon’s Dream
- Usuário: Kenzou
- Aparição: Capítulo 661
- Referência: Dragon’s Dreams, livro de Roger Dean
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: ∅
- Velocidade: ∅
- Alcance: ∅
- Durabilidade: A
- Precisão: ∅
- Desenvolvimento Potencial: ∅
Dragon’s Dream é um dos stands de JoJo baseado na filosofia do Feng Shui, uma espécie de “adivinhação” de harmonização, que delineia um fluxo de energia para definir e distinguir entre áreas sortudas e áreas azaradas. Com isso, Kenzou sabe qual direção é a mais efetiva, ou seja, a mais azarenta para o oponente, em termos de ataque ao corpo humano.
O próprio stand, em si, tem uma personalidade ativa, e acaba entregando partes da sua tática aos oponentes, se discordar do seu usuário. Ele se manifesta na forma de um dragão, que indica as áreas de feng shui.
Ademais, tem também uma espécie de bolha em torno do seu “corpo”, que, assim que qualquer membro (do corpo, como um braço) tenha contato, é redirecionado a causar dano ao oponente. Posteriormente, ele retorna ao dono. Como é considerado stand automático, não sofre danos alheios físicos, e funciona como ponto de “neutralidade” em uma batalha, apenas dando as direções e se unindo a seu usuário para realizar ataques.
Seu objetivo é que todos possam conhecer o Feng Shui, porque, assim, qualquer um poderia ter uma luta justa. Um cavalheiro, eu diria.
99- Yo-Yo Ma
- Usuário: D&G
- Aparição: Capítulo 673
- YReferência: Yo-yo Ma, musicista chinês
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: C
- Velocidade: D
- Alcance: A
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: C
Apesar de ser um stand automático, é mais um dos stands de JoJo com personalidade própria. Yo-yo Ma age como se fosse um escravo, pronto a ajudar qualquer pessoa de qualquer maneira, esperando pelo momento certo de atacar.
Ele ataca, portanto, com a sua saliva, que tem poderes de deterioração, derrotando seus oponentes lenta e dolorosamente. Como o ataque é silencioso, e muitas vezes invisível, lutar um a um com ele não é uma boa escolha.
Ademais, sua saliva pode ser colocada em outras coisas ou misturada com outros líquidos. Se houver apenas um pouco que seja da saliva dele, o oponente será afetado.
100- Green, Green Grass of Home
- Usuário: Bebê verde
- Aparição: Capítulo 680
- Referência: Green, Green Grass of Home, música de Porter Wagoner
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: ?
- Velocidade: ?
- Alcance: ?
- Durabilidade: ?
- Precisão: ?
- Desenvolvimento Potencial: ?
O bebê verde é uma das incógnitas da parte 6, porque nasce da tentativa de reanimação do corpo de Dio por meio de um de seus ossos. 38 prisioneiros foram sacrificados para que o Bebê Verde nascesse, com a estrela dos Joestar. A fim de proteger a própria vida, desenvolve esse stand (que, antes, nem tinha nome).
Cada vez que alguém se aproxima do bebê, seu corpo é reduzido. Se você reduz a distância à metade, seu corpo também será reduzido à metade, o que implicaria em uma redução infinita do corpo, sendo incapaz de se chegar até o Bebê Verde.
101- Jailhouse Lock
- Usuário: Miu Miu (Miuccia Miuller)
- Aparição: Capítulo 690
- Referência: Jailhouse Rock, música do Elvis Presley
- Tipo de combate: Stand automático
- Força: ∅
- Velocidade: C
- Alcance: As paredes da prisão
- Durabilidade: A
- Precisão: ∅
- Desenvolvimento Potencial: ∅
Jailhouse Rock é uma das músicas que eu mais gosto do Elvis Presley, além de ser um dos stands de JoJo. A troca de Rock por Lock, é claro, foi proposital. Jailhouse Lock tem a habilidade de “trancar” as memórias das pessoas, fazendo com que elas só se lembrem de três coisas por vez.
Por conseguir fazer isso em várias pessoas ao mesmo tempo, acaba por se tornar um stand bastante perigoso. As memórias que você tem antes do encontro com o stand são mantidas, mas tudo após isso se torna nebuloso, sendo trocado várias e várias vezes. Tanto é que Emporio e Jolyne passaram a escrever nos próprios braços para se lembrarem do que deveriam fazer.
Jailhouse Rock só pode fazer isso porque se esgueira nas paredes da prisão, que é seu espaço. Fora disso, não tem como.
102- Bohemian Rhapsody
- Usuário: Ungalo
- Aparição: Capítulo 698
- Referência: Bohemian Rhapsody, música da banda Queen
- Tipo de combate: Stand de alcance universal
- Força: N/A
- Velocidade: N/A
- Alcance: Infinito
- Durabilidade: A
- Precisão: N/A
- Desenvolvimento Potencial: N/A
Um dos mais excêntricos e poderosos stands de JoJo. De fato, pode ser que gere alguns problemas de Copyright: ele faz com que todos os personagens fictícios possam tomar forma, vir à realidade, e desaparecer dos livros, séries, filmes etc. Se um desses personagens morrer, ele não poderá retornar à sua obra.
Então, esses personagens começam a atacar os nossos heróis. Assim que o fazem, quem é atacado tem o corpo separado da alma, que irão estar conscientes ainda que separados. Assim, a alma irá sofrer as ações desses personagens, sendo incorporada às histórias, que irão ocorrer certamente. Por exemplo, o Annasui se torna um lobo que será morto por várias cabras!
Sim, sim, é quase invencível. Todavia, seu usuário fica completamente indefeso, ainda que seu alcance seja global! Faz jus à música: “Is this the real life? Or is it just fantasy?“
103- Sky High
- Usuário: Rykiel
- Aparição: Capítulo 706
- Referência: música Sky High, de Jigsaw
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: ∅
- Velocidade: ∅
- Alcance: Todo o campo de visão de Rykiel
- Durabilidade: C
- Precisão: ∅
- Desenvolvimento Potencial: ∅
Sky High é um stand absurdo de esquisito. Bizarro demais, até para mim! É um stand que tem como controle criaturas chamadas “Varas”, que se alimentam de calor corporal humano. Mas, depois da F.F., não posso reclamar de organismos aleatórios. Ademais, podem também ser chamados de SkyFish ou RODs, que, na verdade, não saíram da cabeça do Araki.
Portanto, as varas tem a habilidade de voar até 200 km/h. Dentro dos corpos, têm algo similar a um rim ou instestinos que filtram o sangue (também pode ser para controlar a temperatura). Além disso, os resíduos que expele estão em estado líquido, e são ótimos para reter calor, similar ao ‘clay’ que a NASA inventou para ser usado no espaço.
Têm também oito asas no total, que rodam como propulsores. De acordo com o mangá, surgiu de 300 a 400 milhões de anos atrás.
104- Underworld
- Usuário: Donatello Versus (Versace)
- Aparição: Capítulo 712
- Referência: banda Underworld
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: ∅
- Velocidade: C
- Alcance: A (287 km², aproximadamente)
- Durabilidade: C
- Precisão: ∅
- Desenvolvimento Potencial: ∅
Stand adquirido por um dos filhos do Dio, que tem a habilidade de escavar memórias do chão. Assim, ele pode repetir diversas memórias, que sejam, por exemplo, quedas de avião, ou ainda memórias de pessoas que por acaso estivessem passando na rua. De acordo com o mangá, essa habilidade se estende por toda a cidade de Orlando, na Flórida.
Portanto, o que deve ser feito para quem está sofrendo a memória, é encontrar algum lugar seguro ou uma situação segura no tempo. A Jolyne e a Hermes tentaram, por exemplo, chegar a dois assentos que não foram afetados durante a queda e explosão de um avião em específico.
105- C-Moon
- Usuário: Enrico Pucci
- Aparição: Capítulo 734
- Referência: C-Moon, música do Wings
- Tipo de combate: Longa distância; stand evoluído
- Força: Nenhuma
- Velocidade: B
- Alcance: Raio de aproximadamente 3 km
- Durabilidade: ?
- Precisão: ?
- Desenvolvimento Potencial: ?
Eu pensei muito sobre juntar esse stand ao Whitesnake, mas é como se fosse um stand completamente diferente. Então, não faria muito sentido colocar junto, até porque poderia dar spoiler a quem vai assistir à parte 6 animada. O C-Moon é extemamente poderoso porque une as características do Whitesnake com as do Bebê Verde, criando um stand completamente novo.
Nele, o usuário se torna um centro anti-gravitacional, ou seja, tudo o que estiver ao redor de Pucci será jogado contra ele, para o espaço. Por esse motivo, fica complicado atacar o Pucci. Ademais, C-Moon, sozinho, consegue reverter o ponto de gravidade dos objetos, fazendo-os revirar do avesso. Ele pode fazer isso com coisas ou pessoas.
Como é manipulado por Pucci, ele pode facilmente mudar o centro de gravidade, levitar quando necessário ou caminhar sobre superfícies verticais. É possível, além disso, que ele tenha desviado durante o tempo parado de Jotaro por ter deglutido o Bebê Verde, parte direta do corpo de Dio.
106- Made in Heaven
- Usuário: Enrico Pucci
- Aparição: Capítulo 742
- Referência: Made in Heaven, música e álbum do Queen
- Tipo de combate: Stand universal
- Força: B
- Velocidade: Infinita
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: B
Made in Heaven é a terceira forma do stand de Enrico Pucci. Ele considera que existe uma relação intrínseca entre a gravidade e o tempo, afinal, se a gravidade altera por movimento lunar, também pode haver alteração no tempo que hoje conhecemos.
Com isso, o Made in Heaven utiliza a força gravitacional de todos os astros para aceleração temporal, fazendo com que todas as coisas se movam em uma velocidade absurda. O problema é que, assim, todos os organismos vivos não conseguem acompanhar essa velocidade, e o único que poderia se mover de maneira livre é o próprio Pucci, que sincroniza com o tempo acelerado.
Infelizmente, Made in Heaven consegue alterar e acelerar tanto o tempo que entra em ciclos de convergência, criando um novo universo. De acordo com Pucci, sua habilidade faria com que, sabendo do próprio destino, as pessoas pudessem livremente encarar o futuro. Então, ele poderia alterar o destino e moldá-lo conforme quisesse; já que sabe do que acontecerá.
Ou seja, todos aqueles que não morreram são colocados no mesmo lugar e com as mesmas memórias nesse novo universo, sabendo de tudo o que acontecerá no futuro. Todavia, aqueles que morreram são substituídos por cópias caricaturadas de suas versões anteriores.
Seu único erro foi não matar Emporio. Pucci se fora apenas com o uso do Weather Report, intoxicado pela própria velocidade de respiração. Assim sendo, Emporio não sabia mais o que aconteceria, justamente pela morte de Pucci; e, agora, estava condenado a um mundo reinicializado, mesmo com todas as memórias anteriores.
Quer se aprofundar mais em JoJo? Ouça o primeiro episódio da nossa SAGA JOJO!
Ouça agora!Stands de JoJo Parte 7: Steel Ball Run
107- Hey Ya!
- Usuário: Pocoloco
- Aparição: Capítulo 761
- Referência: Hey Ya!, música de Outkast
- Tipo de combate: Stand de curta distância
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: B
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Começamos bem a nossa saga de sants de JoJo! Hey Ya! me lembra um pouco o stand de sorte do menino que jogou pedra, papel e tesoura com o Rohan. É meio inofensivo, mas tem a capacidade de acertar quase sempre. Mais especificamente, sua sorte é de 50 milhões em 1: ele não tem como ser vencido.
Motivo pelo qual é um grande de um sortudo. Então, o stand fica em suas costas, sussurrando palavras de vitória, como uma voz interior. Bem, dizem que o pensamento positivo faz milagres!
108- Tomb of the Boom
- Usuário: Família Boom Boom
- Aparição: Capítulo 767
- Referência: Tomb of the Boom, música do Outkast
- Tipo de combate: stand compartilhado, curta distância
- Força: D
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: C
Mais um poder de manipulação de metais! Além do Metallica e do Bastet, Tomb of the Boom também mexe com imantação e camuflagem, só que de um jeito diferente. André, L.A. e Benjamin são os seres que compartilham esse stand, tendo diferentes habilidades.
Primeiramente, André consegue utilizar seu poder para transformar as pessoas em ímãs quando toca nelas. Com uma bala, usou parte de seu sangue para imantar Gyro e Johnny. L.A., por sua vez, consegue livremente manipular as partículas, enquanto Benjamin as usa para mudar a própria forma (e fez isso para confundir Mountain Tim, fazendo parecer que Johnny era o assassino).
Obviamente, seus poderes aumentam conforme a distância entre eles e o alvo diminui. Então, o poder acaba sendo um pouco mais versátil do que os outros stands que citei acima justamente por sua natureza compartilhada. Bem, eles são chatos, mas até que é um dos mais legais stands de JoJo compartilhados!
109- Oh! Lonesome Me
- Usuário: Mountain Tim
- Aparição: Capítulo 769
- Referência: Oh! Lonesome Me, música de Don Gibson
- Tipo de combate: stand integrado
- Força: E
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
Versão completamente nerfada do stand da Jolyne. Bem, ele conseguiu esse stand depois de andar pela “Palma do Diabo”, um local no Arizona que agora é definido como ponto de partida para a criação de stands. Assim, uma corda foi “juntada” ao seu corpo, e ele pode usá-la para fugir ou escalar, mas não pode se curar, como a Jolyne faz.
110- Listen to my Rhythm (Boku no Rhythm wo Kiitekure)
- Usuário: Oyecomova
- Aparição: Capítulo 773
- Referência: Oye como va, música de Tito Puerte
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: B
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Este aqui já lembra um pouco mais o nosso querido Killer Queen, porque Oyecomova (haha, o nome é ótimo) o utiliza para formar bombas. Contudo, essas bombas são como pequenos “relógios”, ou “alfinetes” que irão se ativar assim que se soltarem de onde ele originalmente as colocou. E, assim, ele explode o coitado do Mountain Tim.
Além disso, tudo o que ele toca pode virar bomba. Inclui-se a isso a água e o ar, o que torna bem difícil sair da situação! Mais um dos perigosos stands de JoJo.
111- Wired
- Usuário: Pork Pie Hat Kid
- Aparição: Capítulo 778
- Referência: Wired, álbum do cantor Jeff Beck
- Tipo de combate: Longa distância
- Força: D
- Velocidade: B
- Alcance: B
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Além de lembrar bastante o Beach Boy, do Pesci, acaba sendo bem parecido. Wired é um stand que sai da boca de seu usuário, e se manifesta por meio de uma linha e anzol. Ademais, por um pequeno prato de água, ele consegue enviar seu anzol a lugares distantes que ele não consegue enxergar.
Claro, além disso, ele utiliza várias iscas. Vale ressaltar que ele pode enviar mais de uma “corda” ao mesmo tempo, porque tem dois ganchos.
112- Tusk
- Usuário: Johnny Joestar
- Aparição: Capítulo 778
- Referência: Tusk, álbum e música de Fleetwood Mac
- Tipo de combate: Stand de curta distância; stand integrado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: B
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: A
Tusk (Act 1) é uma gracinha! Ele aparece pela primeira vez quando Johnny passa pela famosa “Palma do Diabo”, e um braço esquisito se aloja no seu, semelhante a um braço de cadáver. Na sua primeira aparição, ele é bem fofinho, ou seja, não é exatamente um forte stand (podemos ver isso inclusive pelos status).
Contudo, como deixa bem claro o Dio na parte 6, o importante não é só quão forte é o stand, mas também o que o usuário decide fazer com ele. Depois do Koichi, finalmente temos um stand que evolui! Poder ver os stands em evolução me lembra um pouco Pokémon...
Tusk Act 1 tem muita influência da técnica usada pela família Zeppeli. É como se o Hamon da parte 1 estivesse sendo incorporado novamente: Johnny Joestar usa as suas unhas como projéteis, girando-as (de acordo com os ensinamentos de Gyro), para atacar os seus oponentes.
Não é ótimo em termos de força e nem de velocidade, mas como ele é o protagonista, nós sabíamos que a coisa iria mudar de figura.
112.1- Tusk Act 2
- Aparição: Capítulo 796
- Tipo de combate: Stand de curta distância; stand integrado
- Força: D
- Velocidade: D
- Alcance: D
- Durabilidade: C
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Como eu amo o que aconteceu por aqui! Eu sou uma fã de tudo o que envolve o estudo sobre a proporção áurea, e a primeira vez que li sobre isso foi no Código da Vinci, do escritor Dan Brown. Lá atrás, eu deveria ter uns 10 a 12 anos, e fiquei maravilhada com aquilo que lia. Saber que o mundo todo se submete a uma proporção, que seria a expressão do divino, parecia absurdo!
Enfim, rever isso em JoJo é voltar ao primeiro momento em que me apaixonei pela ideia matemática da constante. E, não, não sou estudante de exatas! Contudo, sou estudante de Letras e Direito. Mas nada me impede de achar isso genial.
Outrossim, o fato é que o Araki incorpora isso ao Tusk, e Gyro ensina: se Johnny aplicasse as rotações na proporção áurea ao giro de suas unhas, a força seria infinitamente maior, e é isso que ele decide fazer. Assim, seu stand consegue até mesmo, além de atacar, perseguir o alvo por mais alguns segundos.
Mais do que óbvio que isso tudo é fantasia, mas ficou muito legal e super original!
112.2- Tusk Act 3
- Aparição: Capítulo 811
- Tipo de combate: Stand de curta distância; stand integrado
- Força: D
- Velocidade: D
- Alcance: D
- Durabilidade: D
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: A
Enfim a rotação áurea é levada a um outro nível! Johnny usa as rotações do infinito para girar o próprio corpo, em uma espiral, na qual envia-se a outra dimensão, podendo reaparecer novamente em um local mais distante.
Anteriormente, apenas a sua unha ficava a alguns metros para atacar o inimigo, e, agora, ele pode enviar partes do próprio corpo. Como a rotação é infinita, isso impede que outras pessoas ou coisas invadam essa dimensão na qual ele se movimenta.
Ademais, vale ressaltar que ele a adquiriu na luta contra Civil War, quando viu Jesus pela primeira vez. Deve ter sido aí que ele se tornou cristão, no caso. Ótima luta!
112.3- Tusk Act 4
- Aparição: Capítulo 835
- Tipo de combate: stand de alcance irrelevante
- Força: A
- Velocidade: B
- Alcance: Infinito
- Durabilidade: A
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: E
Tusk Act 4 combina todos os ensinamentos de rotação áurea que foram confiados a Johnny Joestar, e ele realiza o que é muito parecido com o Gold Experience Requiem: um modelo de rotação infinita das células.
Com a rotação infinita invadindo a dimensão na qual Valentine está, Johnny consegue rotacionar as células de todas as cópias do presidente, de maneira infinita e indefinida, assim como o Giorno fez com o Diavolo. Como a técnica atravessa dimensões e mundos paralelos, dizemos que seu alcance é infinito!
Sim, Joe. Gyro com certeza ficou muito orgulhoso.
113- Scary Monsters
- Usuário: Ferdinand (originalmente) e Diego Brando
- Aparição: Capítulo 780
- Referência: Scary Monsters, álbum e música de David Bowie
- Tipo de combate: stand integrado; stand compartilhado
- Força: B
- Velocidade: B
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: B
Primeiramente, que stand é esse? Bizarro, bizarro, talvez um dos mais bizarros stands de JoJo! Mano, dinossauro? Bem, Scary Monsters foi um stand passado ao Dio, atual Diego Brando, que o transforma em dinossauro, além de permitir que ele também transforme outras pessoas em dinossauro.
Qualquer ser vivo pode ser transformado e, ademais, em sua forma de dinossauro ele pode lutar tanto contra pessoas como contra stands fisicamente. O princípio que move isto é o mesmo que move as cordas da Jolyne: como o stand é integrado ao seu corpo, ele pode atacar ambos espírito e físico.
O que permitiu, portanto, com que Dio mantivesse esse stand foi o olho do cadáver, que, por ser extremamente poderoso, lhe concedeu a graça da habilidade de se transformar em dinossauro.
114- Scan
- Usuário: Gyro Zeppeli
- Aparição: Capítulo 783
- Tipo de combate: stand integrado
- Força: ?
- Velocidade: ?
- Alcance: ?
- Durabilidade: ?
- Precisão: ?
- Desenvolvimento Potencial: ?
Primeiramente, cabe dizer que o problema da falta de informação aqui reside no fato de que parece não ser muito considerado um stand. Por exemplo, não é nem citado na wiki em inglês na página sobre stands de JoJo. Contudo, me parece ser viável citá-lo, já que a habilidade foi adquirida posteriormente por meio do corpo do santo.
Quando Gyro luta com Diego Brando pela primeira vez, pega um dos olhos do santo e coloca em sua pele. Sua pele o absorve, e seu olho fica amarronzado, com a palavra TURBO escrita na íris. Isso acaba promovendo maior controle sobre as suas steel balls, técnica milenar da sua família (que nada tem a ver com os stands de JoJo).
Com isso, Gyro consegue enxergar mesmo que seu olho esteja coberto, bem como observar através das pessoas, como em uma espécie de raio-x. Ele conseguiu, inclusive, ver os ossos e descobrir onde estava Ferdinand. Creio que foi uma ótima aquisição para um cuja família é de médicos executores.
115- Cream Starter
- Usuário: Hot Pants
- Aparição: Capítulo 785
- Referência: banda Cream
- Tipo de combate: stand vinculado
- Força: D
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: B
Stand que pode transformar qualquer carne (inclusive a sua) em uma substância cremosa, que joga por meio de um borrifador. Pode, além disso, absorver a carne de alguém também com o borrifador, fazendo com que a pessoa perca parte de sua pele, por exemplo.
Pode utilizar a carne para se disfarçar de outra pessoa ou para ajudar a curar aliados, bem como cegar inimigos e causar sérios danos. Hot Pants também consegue incorporar parte de sua carne em outras pessoas a fim de controlá-las.
116- Mandon
- Usuário: Ringo Roadagain
- Aparição: Capítulo 785
- Referência: Lovers of the world, música
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: N/A
- Velocidade: A
- Alcance: N/A
- Durabilidade: E
- Precisão: N/A
- Desenvolvimento Potencial: C
Não, não é o vilão-mor da parte 7. E, sim, ele controla o tempo! Apesar de eu achar que já estava bom de vilões controladores de tempo, Ringo acaba sendo um bom antagonista.
Enfim, ao que importa: Mandom é um stand que retrocede 6 segundos no tempo. Tem curto alcance porque está limitado a uma certa distância da cabana em que Ringo fica. Ademais, esse retorno no tempo só pode ser lembrado pelo próprio usuário. Ou seja, faz sentido que Johnny, Gyro e Hot Pants tenham se perdido, sempre retornando ao mesmo lugar.
Assim, sempre que tentassem tomar uma rota, Ringo os redirecionava novamente, a fim de ficarem andando em círculos. Para ativar a habilidade, ele só precisa rodar o botão em seu relógio de pulso na quantidade correta.
117- Catch The Rainbow
- Usuário: Blackmore
- Aparição: Capítulo 788
- Referência: música e álbum Catch the Rainbow
- Tipo de combate: stand integrado
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: B
- Durabilidade: B
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: D
Mais um dos stands de JoJo que mexem com fenômenos da natureza. No entanto, não é tão forte como o nosso Weather: Blackmore consegue “apenas” controlar a chuva.
O que significa, portanto, que ele pode aumentar o ritmo da chuva, bem como congelar pingos de chuva no ar ou até mesmo usar a água para curar a si mesmo. Consegue utilizá-la, assim, para mover o próprio corpo por meio dos pingos de chuva (tipo o Gelado). Ademais, consegue transformar o seu corpo em água e se misturar à chuva, separando diversas partes do próprio corpo.
Entretanto, não serve de nada se não estiver chovendo. Um tempo ensolarado é o seu maior inimigo.
118- In a Silent Way
- Usuário: Sandman (ele se chama Soundman)
- Aparição: Capítulo 796
- Referência: In a Silent Way, álbum de Miles Davis
- Tipo de combate: Curta distância
- Força: C
- Velocidade: C
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: B
In a Silent Way lembra muito o stand do Koichi, Echoes! Isso ocorre porque, assim que aparece, seu formato é o de várias onomatopeias presas aos dinossauros criados por Diego Brando. Dependendo de quais forem as onomatopeias coladas nas coisas, elas podem cortar ou queimar, por exemplo. Podem, ademais, perseguir as suas vítimas.
Quando Gyro e Johnny estão na água, várias onomatopeias também se dirigem ao corpo dos dois, conseguindo atacar Gyro eficazmente. Pode, além disso, usá-las para proteger o próprio corpo.
119- Sugar Mountain
- Usuário: Uma árvore grande
- Aparição: Capítulo 797
- Referência: Sugar Mountain, música de Neil Young
- Tipo de combate: stand vinculado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Apesar de ter uma humana como sua guardiã, a grande árvore guarda bem as coisas “perdidas”; e, assim que a pessoa tenta obter de volta, a guardiã oferece o objeto perdido, e também outro, perguntando qual deles foi o verdadeiro. A diferença é que o outro objeto é sempre melhor e mais caro. Se a pessoa mentir, a árvore a mata. Se disser a verdade, a árvore devolve o que se perdeu, além de dar também o outro mais caro.
O grande problema é que, até o pôr do sol, os objetos devem ser utilizados. A guardiã diz que, caso você não os use, também virará uma “fruta”, ou seja, a árvore consome as pessoas que não obedecem as regras, eventualmente transformando-as em guardiãs, que não podem deixá-la.
De acordo com as regras, os objetos só serão sujeitos à compra e venda, ou seja, é impossível dá-los ou se desfazer deles até o pôr do sol, outrossim, a pessoa também se tornará parte da árvore.
120- Tattoo You!
- Usuário: 11 anônimos
- Aparição: Capítulo 798
- Referência: Tattoo You, música dos Rolling Stones
- Tipo de combate: stand de curta distância; stand compartilhado
- Força: N/A
- Velocidade: E
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: E
Tattoo You é um stand que se manifesta atrás das cabeças de onze homens, assim como uma marca. Por meio dessa marca, eles podem viajar entre os corpos uns dos outros, portanto, se um deles morrer, outro pode surgir diretamente da marca.
Ou seja, suas marcas funcionam como “portais” para que os demais passem. Acho que não me recordo de outro dos stands de JoJo que seja compartilhado por tantas pessoas ao mesmo tempo.
121- Tubular Bells
- Usuário: Mike O.
- Aparição: Capítulo 800
- Referência: Tubular Bells, música de Mike Oldfield
- Tipo de combate: stand integrado
- Força: D
- Velocidade: D
- Alcance: D
- Durabilidade: A
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: B
Mike O. consegue transformar qualquer objeto metálico (como janelas ou parte de telefone) em balões, que seguem comandos simples para atingir um objetivo. Ele criou, por exemplo, cachorros que pudessem procurar pelo cheiro de quem usou o telefone por último.
Assim, quando os balões atingem seu alvo, eles retornam à forma original (de metais) machucando quem quer que seja o alvo. Contudo, não são bons para defender seu usuário.
122- 20th Century Boy
- Usuário: Magenta Magenta
- Aparição: Capítulo 804
- Referência: 20th Century Boy, música de T. Rex
- Tipo de combate: curta distância
- Força: N/A
- Velocidade: C
- Alcance: N/A
- Durabilidade: A
- Precisão: D
- Desenvolvimento Potencial: C
20th Century Boy é um ótimo stand para defesa! Magenta consegue defletir quaisquer danos a ele atirados, e o faz redirecionando o ataque para o chão, e soltando-o em um ponto distante dele. Assim, ele faz isso com os tiros de unha do Jonnhy e com as Steel Balls do Gyro.
Contudo, ele não pode se mover enquanto seu stand estiver ativo, o que gera certa limitação quanto à velocidade de seu stand. É quase invencível se estiver completamente parado! Então, em termos de defesa, talvez seja o mais defensivo dos stands de JoJo!
123- Civil War
- Usuário: Axl Ro
- Aparição: Capítulo 808
- Referência: Civil War, música de Guns N’ Roses
- Tipo de combate: longa distância
- Força: N/A
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: N/A
“As pessoas precisam sacrificar algo para progredirem”, é o que diz Axl Ro. Seu stand, Civil War, consegue trazer à vida ilusões que personificam o passado das pessoas, assim que mostra aquilo que elas sacrificaram para se manterem vivas. No caso da Hot Pants, ele mostrou seu irmão morto.
Com isso, assim que a pessoa toca na ilusão, passa a se tornar um com ela, e uma película é formada para asfixiar e esmagar o alvo. Para se salvar, deve-se usar água (para purificação), que salva a pessoa da culpa que ela carrega. Entretanto, ainda que se use água, o passado continua perseguindo.
A fim de solucionar, Johnny tentou matar o Axl, o que não deu muito certo: assim que o matou, todos os “pecados” de Axl foram transferidos para Johnny, e era exatamente o que ele esperava. Transferindo seus pecados a Johnny, ele se purificou a fim de pegar as pernas do cadáver.
124- Dirty Deeds Done Dirt Cheap
- Usuário: Funny Valentine
- Aparição: Capítulo 814
- Referência: Dirty Deeds Done Dirt Cheap, música do AC/DC
- Tipo de combate: curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: C (2 metros)
- Durabilidade: A
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: A – C
CARAMBA! Que é isso? Dentre todos os mais bizarros stands de JoJo, esse aqui talvez ganhe a corrida (rs)! Valentine consegue VIAJAR entre MUNDOS PARALELOS. Apesar de não ser um stand relacionado ao tempo, o que, pessoalmente, eu acho que é ótimo, o Araki fez uma obra-prima aqui. Tem gente que acha mais difícil entendê-lo, mas o conceito não é tão complexo.
Valentine, ao transitar entre mundos diferentes, precisa passar ENTRE duas coisas. Por exemplo: entre o cavalo e a sela, entre a porta e a parede… enfim, deu para entender. Assim, ele também pode transportar outras pessoas de mundos paralelos para o mundo no qual estamos originalmente (aquele no qual se procura pelo cadáver), e, se a pessoa de um mundo x tocar a pessoa do mundo y, sua existência é apagada. Portanto, o mesmo acontece com objetos. Pobre coitado do Wekapipo, tinha muito a viver ainda…
E, quando ele morre em um mundo alternativo, basta transferir o seu eu de outro mundo para o outro. O que significa, claro, que é basicamente impossível de vencer. No entanto, vale dizer que o seu “eu” do mundo base (o que a gente acompanha) é o mais importante!
Ademais, em cada mundo há um objetivo. Por isso, é possível falar que só existe UM mundo no qual o cadáver está, e por isso é tão importante para Valentine que ele seja bem sucedido neste exato mundo. Ele consegue trazer várias pessoas de várias realidades paralelas ao mesmo tempo, o que gera bastante confusão, principalmente na luta entre ele, Dio, Johnny e Wekapipo.
Love Train
Bem, talvez seja este fenômeno que mais deixe as pessoas confusas. Depois que Lucy reuniu todas as partes do cadáver no seu corpo, isso criou uma fenda dimensional perto dela e do Valentine, gerando uma nova habilidade ao D4C.
Essa falha espacial funciona como uma defesa impenetrável, na qual nada de ruim entra. Nenhuma pessoa morta, nenhum ataque, nada: é uma fenda no espaço onde tudo é perfeitamente bom. E, ao adquirir essa habilidade, Valentine consegue se mover livremente por essa fenda.
Qualquer ataque a ele desferido é defletido, e passado a outras pessoas (em absolutamente qualquer lugar possível) que estão fora da fenda, tendo em vista a conservação da energia. Essa habilidade é compartilhada com a Lucy e, por isso, ele precisa estar perto dela para que funcione corretamente.
Esta fenda pode ser criada em qualquer lugar dentro de certa área em que a Lucy esteja, então, ele pode até mesmo criá-la no chão (como de fato fez). Vale adicionar que a habilidade também atrai as coisas boas, fazendo-as convergir em direção a Lucy.
Na luta, o mar fica em volta de Lucy, mas não a atinge, criando um espaço vazio, assim como a situação de Moisés.
Para derrotar o D4C
O princípio da viagem entre dimensões paralelas tem um grande e importante ponto: a atração gravitacional, visto que ela se desloca junto ao Valentine e ao D4C. Caso ela não existisse na viagem entre os mundos, ou em outros mundos, seria impossível a viagem paralela completa.
Com isso, o D4C seria estraçalhado e feito em pedaços, porque a conexão entre a sua mente e o seu corpo seria desfeita. Feito isso, seus pedaços seriam enviados a milhares de dimensões, impossibilitando a viagem no tempo. Portanto, o segredo para derrotá-lo estaria justamente na existência (ou inexistência) da atração gravitacional.
125 – Chocolate Disco
- Usuário: Di-s-co
- Aparição: Capítulo 817
- Tipo de combate: curta distância
- Força: N/A
- Velocidade: C
- Alcance: C
- Durabilidade: B
- Precisão: A
- Desenvolvimento Potencial: D
Mais conhecido por mim como “stand batalha naval”, também é super criativo! Um dos mais criativos stands de JoJo, porque eu nem sonharia fazer algo parecido. Seu usuário tem no braço coordenadas, que se manifestam no chão próximo a ele, no qual o inimigo está.
Utilizando as coordenadas, ele pode atacar o inimigo, assim como fazemos na batalha naval! Este ataque pode ser também apenas refletido. Por exemplo, quando Gyro tentou enviar as Steel Balls para atacar o Di-s-co, elas voltaram para atacá-lo. Assim, ele pode também se defender, redirecionando os ataques.
Gyro conseguiu vencê-lo utilizando o poder das Steel Balls A FIM DE criar uma distorção na luz, e fazê-lo enxergar diferentemente do lugar em que estava na realidade.
126- Ticket to Ride
- Usuário: Lucy Steel
- Aparição: Capítulo 823
- Referência: Ticket to Ride, música dos Beatles
- Tipo de combate: curta distância, stand integrado
- Força: E
- Velocidade: E
- Alcance: E
- Durabilidade: C
- Precisão: E
- Desenvolvimento Potencial: C
Depois de Lucy entrar em contato com partes do cadáver, adquiriu algumas habilidades (até que enfim, todo mundo esperava isso por um tempão!). Primeiramente, a habilidade de transformar as próprias lágrimas em “facas” afiadas, que ela pode usar para cortar quaisquer objetos.
Em segundo plano, a Lucy acaba tendo uma certa “proteção divina”, semelhantemente à sorte do Pocoloco. Tudo ocorre de maneira a proteger o corpo de Lucy, muito provavelmente para resguardar o cadáver.
E, por fim, Love Train, habilidade diretamente ligada ao D4C (veja ali em cima), que consiste na criação de uma fenda dimensional que afasta todo e qualquer dano que ela e Valentine possam sofrer. Assim que aparece, a habilidade passa a fazer o mundo convergir em torno de Lucy, já que ela está com o cadáver dentro dela.
Com o D4C, a fenda dimensional passa a funcionar, e Lucy precisa estar perto dele para que os ataques sejam defletidos e jogados a outras pessoas distantes do ponto em que eles estão.
127- Ball Breaker
- Usuário: Gyro Zeppeli
- Aparição: Capítulo 835
- Referência: Ballbreaker, música do AC/DC
- Tipo de combate: curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: D
- Durabilidade: B
- Precisão: C
- Desenvolvimento Potencial: D
Ball Breaker é a versão ultimato da técnica desenvolvida pela família Zeppeli. Com a sincronia perfeita de rotações áureas entre o corpo do cavaleiro, do cavalo e das Steel Balls, Ball Breaker é a habilidade que consegue girar infinitamente, a ponto de atravessar barreiras dimensionais!
Infelizmente, não foi suficiente para aquele momento, porque D4C conseguiu se desviar brevemente das investidas da versão perfeita da técnica. Mas, é sem dúvidas mais um dos incríveis stands de JoJo, que abre o caminho para a vitória!
128- The World (2.0!)
- Usuário: Diego (Dio) Brando
- Aparição: Capítulo 842
- Tipo de combate: curta distância
- Força: A
- Velocidade: A
- Alcance: C
- Durabilidade: A
- Precisão: B
- Desenvolvimento Potencial: B
Trata-se da versão remasterizada que todos conhecemos e amamos! Enfim, aquilo de sempre: The World para o tempo em 5 segundos, e ninguém mais pode se mover além de seu usuário.
Contudo, como a energia rotacional do Tusk pode alterar a gravidade, também é possível que seu stand tenha certa influência sobre o tempo parado de Dio.
Mas não foi o Johnny quem derrotou o Dio! Dessa vez, foi a incrível e brabíssima Lucy. E utilizando restos do poder do D4C! Bem, não sei muito se precisava desse stand aqui, mas até que foi legal ver o final.
Quer se aprofundar mais em JoJo? Ouça o primeiro episódio da nossa SAGA JOJO!
Ouça agora!Finalizando o nosso especial sobre stands de JoJo!
Eu sou apaixonada pela série, e acho que isso ficou bem claro! Até o momento, a parte 8 ainda não foi concluída, e é por isso que os stands ainda não estão catalogados. Assim que a referida parte for finalizada, este artigo será expandido! Na verdade, esse artigo estará sempre em constante expansão, até que o Araki decida que não quer mais escrever.
Escrevi tudo isso, letra por letra, por um motivo: é feito de fãs para fãs. Espero que você, que seja tão fã quanto eu, tenha gostado de tudo isso! E que, em breve, possamos ter todas as partes adaptadas para anime!
Diz aí nos comentários, se puder: qual é o seu favorito dentre todos esses stands de JoJo? Eu sei, é impossível escolher um só. Quem sabe um dia eu consiga decidir! Nos vemos em breve! ORA!