Notícias

Famosos mangakás serão jurados em novo concurso de mangás

5 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

A empresa japonesa MediBang Inc. e a editora Shueisha anunciaram nesta sexta-feira que estão lançando um prêmio especial no exterior para o “Concurso Tezuka Manga“. Os vencedores terão seus mangás publicados na Weekly Shonen Jump. Ademais, o objetivo do concurso é encontrar novos talentos de todo o mundo.

O “Concurso Tezuka Manga” (Tezuka Shō) é um dos concursos regulares que Shueisha e Weekly Shonen Jump realizam todos os anos para procurar novos talentos para o mangá shonen, e tem o nome de Osamu Tezuka, considerado o “deus do mangá” por revolucionar esta indústria.

A Shueisha realizou o primeiro prêmio em 1971 e realiza o concurso duas vezes por ano. O prêmio especial de supervisão faz parte da 100ª iteração geral do concurso e procura entradas em inglês, espanhol, chinês (simplificado e tradicional) e coreano.

concurso tezuka mangás

Abaixo, confira a lista dos mangakás que irão compor a bancada do concurso:

  • Akira Toriyama (Dragon Ball)
  • Eiichiro Oda (One Piece)
  • Kazue Katō (Blue Exorcist)
  • Kōhei Horikoshi (Boku no Hero Academia)
  • Takehiko Inoue (Slam Dunk)
  • Tezuka Productions
  • Editor-chefe da revista semanal Shonen Jump
  • Salte SQ. Editor-chefe da revista

Em síntese, os mesmos juízes também estão julgando o 100º prêmio geral no Japão.

Em relação às recompensas, o vencedor do primeiro prêmio será publicado na versão digital ou impressa do Weekly Shonen Jump, também será convidado para a cerimônia de premiação em Tóquio e receberá 2 milhões de ienes (cerca de R$ 102.755,173).

No que diz respeito ao vencedor do segundo prêmio, será publicado na versão digital ou impressa do Weekly Shonen Jump, também será convidado para a cerimônia de premiação em Tóquio e receberá 1 milhão de ienes (cerca de US $ 9.335).

Um vencedor de menção honrosa receberá 500.000 ienes (cerca de R$ 51.371,76) e será convidado para a cerimônia de premiação em Tóquio.

Por fim, MediBang e Shueisha anunciarão os vencedores em dezembro.

Ademais, as regras do concurso e as informações de envio estão disponíveis em inglês no site do concurso. Sobretudo, o site também apresenta comentários de cada um dos juízes.

Saiba quais são os mangás que estão concorrendo ao prêmio

Os vencedores do 24º Prêmio Cultural Tezuka Osamu foram anunciados pelo jornal Asahi Shimbun na última terça-feira, 26.

Inicialmente, oito candidatos foram anunciados em fevereiro e foram escolhidos entre os volumes publicados no ano passado, com votos e recomendações da equipe da livraria e dos oficiais de mangá.

Inicialmente, a cerimônia de premiação foi anunciada para 4 de junho no pequeno salão Hamarikyuu Asahi em Tsukiji, Tóquio, entretanto o evento foi postergado sem nova data definida devido ao surto da Covid-19.

Os mangás

Grande Prêmio: Nyx ​​no Lantern por Kan Takahama

Prémio Novo Trabalho: Mizu wa Umi ni Mukatte Nagareru por Rettou Tajima

Prêmio de Trabalho Curto: Muchuu sa, Kimi ni. por Yama Wayama

Prêmio Especial: Machiko Hasegawa (Concedida por suas contribuições à cultura do mangá. A autora falecida era conhecida pela série Sazae-san e comemoraria seu centésimo aniversário este ano.)

mangás premio tezuka

Por fim, o Prêmio Cultural Tezuka Osamu foi criado em 1997 e é um prêmio anual de mangá concedido a mangakás e seus trabalhos que, sobretudo, seguem a abordagem de mangá Osamu Tezuka.

Anteriormente, a Weekly Shonen Jump divulgou no início do mês, em sua conta oficial no Twitter, os principais mangás que definem os japoneses. Caso queira conhecer, basta acessar nossa notícia.

Fontes: ANN; MAL

Escrito por

Welerson Silva

Quase Jornalista e Escritor

Youtuber | Escrita cabeçuda

Brasília - DF

Comentários da cúpula

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo