Análise

Anime de terror: uma lista com animes aterrorizantes e de respeito

11 animes de terror que vão te deixar com mais medo que deixar o pé para fora da coberta
25 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Quando falamos de anime de terror, parece haver uma lacuna a ser preenchida, pois de fato não é um gênero muito popular. Então, vamos fazer um exercício, se eu te perguntar agora, “me fala três animes de terror sem pensar muito”, você saberia me responder?

Se você conseguiu responder essa pergunta, parabéns, pode ter certeza que você é uma exceção.

Agora vamos para um exercício um pouco mais difícil: você saberia me dizer o que caracteriza um anime de terror?

Seria a violência? O gore? O sobrenatural? Ou o “famigerado” jumpscare? Talvez um bom suspense?

A ideia desse texto não é ser um artigo sobre a definição do gênero terror, mas sim uma lista sobre anime de terror. Mas antes de qualquer coisa, é bom entendermos o que define terror e quais são suas classificações, para os animes de terror dessa lista fazerem mais sentido.

Caso você não tenha interesse em ler sobre a definição e queira ir direto para a lista de animes de terror, basta clicar aqui e pular o trecho de conceito da lista.

O que é o terror?

A definição da palavra terror em si é algo bem simples. Nada mais é do que um gênero literário, cinematográfico ou musical que está entrelaçado à fantasia e a ficção especulativa. O intuito principal do terror é o de causar o sentimento de medo e aterrorizar.

Ou seja, tudo aquilo que te causa medo, pode ser considerado algo de terror.

Há algumas “formas narrativas” de causar esse medo e é desse ponto que surgem algumas vertentes do terror.

O horror

Para muitos, horror e terror são quase que sinônimos, quando na verdade não são. O terror, está mais relacionado ao sentimento de medo e ansiedade. Por outro lado, o horror é algo ligado ao sentimento de repulsa, choque, algo que desagrada.

Mas isso não quer dizer que são gêneros completamente distintos. Normalmente ambos estão lado a lado um antecedendo o outro. Uma cena no qual você sabe que algo vai dar errado, é o terror anunciado. Quando finalmente o ocorre o pior e alguém morre, some ou algo assim, isso é o horror.

Por outro lado, algo não precisa ser necessariamente de “terror”, para causar o “horror”.

O filme “Swallow” ou no titulo em português “Devorar” é um bom exemplo disso.

Se a ideia da pessoa engolir objetos das mais diversas formas não te causar uma sensação de choque/repulsa, eu não sei mais o que causaria.

Resumindo: o horror é algo feito para deixar horrorizado, não necessariamente com medo.

O gore

O gore nada mais é do que mais um subgênero do terror. É algo intrinsicamente ligado a esse gênero. Todo gore é um horror/terror, e não tem como não ser assim.

O gore se concentra, de forma explicita, na representação gráfica do sangue e da violência, e até mesmo do sexo. Isso inclui a “gratuidade” de muitas vísceras, restos mortais, tortura, mutilação e o que a criatividade de uma mente perturbada permitir.

O objetivo principal do gore é o de chocar, perturbar e causa medo no espectador.

O slasher

O slasher é um subgênero do terror dos mais conhecidos e aclamados. Quem nunca ouviu falar de Halloween, Sexta-feira 13, Pânico, A hora do pesadelo ou O massacre da serra elétrica?

Personagens icônicos de filmes de terror

E digo mais, quem nunca teve medo de algum desses psicopatas?!

Slasher é um subgênero que praticamente pega um pouco de cada elemento do terror. Porém, o princípio básico desse gênero é o de um assassino em série sem identidade definida que “coleta” vitimas ao longo de toda a história.

Um slasher bem feito, com certeza tem um potencial para criar personagens aterrorizantemente memoráveis.

Fechando as definições, podemos entrar nos animes de terror…

Para não estender muito nas definições, vamos só com esses três subgêneros do terror. Mas saiba que há varias vertente e sub vertentes que se estendem até quase o infinito.

Porém, na minha opinião, esses três subgêneros são a base dos melhores animes de terror que temos. Então, entender o básico de cada um, já é o suficiente para pegar a vibe de um anime de terror.

O objetivo desse trecho que passamos agora foi de mostrar que nem sempre o terror vai te causar medo. Então, um anime pode não ser aquele “terror clássico”, que vai te assustar o tempo todo, mas isso não o torna “menos de terror”. Ou seja, há formas e formas de causar medo em alguém, e o susto é só um dos recursos.

Então, chega de papo! Vamos ao que interessa: a nossa lista de animes de terror.

OBS: Se essa lista vai ou não causar medo em você, ai já é outra história. Todo mundo reage diferente à animes de terror diferentes. Depois conta para mim nos comentários se tem algum anime de terror nessa lista que de fato causou medo em você.

1) Corpse Party: Tortured Souls

Capa anime de terror Corpse Party
  • Gêneros: Mistério, Horror, Sobrenatural, gore
  • Estúdio: asread.
  • Lançamento: 2013
  • Material original: Visual Novel
  • Tipo: OVA
  • Episódios: 4 (29min)

Vamos começar com um “clássico” anime de terror gore. Corpse Party: Tortured Souls pode não ser uma obra de arte no quesito história. Na verdade, deixa muito a desejar.

Por outro lado, ele entrega muito bem aquilo que promete, o gore.

Baseado no aclamado jogo de RPG feito para PC no ano de 1996, Corpse Party conta a história de estudantes colegiais da Academia Kisaragi. Todos ficam até mais tarde para limpar a sala, com isso uma das alunas propõem que eles façam uma “simpatia” para que todos permaneçam amigos para sempre, porém algo da errado e no meio do ritual um enorme terremoto acontece e todos caem em uma espécie de Silent Hill realidade alternativa da escola.

Dentre os animes de terror dessa lista Corpse Party é um dos mais violentos. Com muito sangue, entranhas e cenas pesadas. Esse anime de terror vai no mínimo te deixar desconfortável e horrorizado com suas cenas explicitas.

Cena de tortura anime corpse party.

Sem dúvidas esse anime de terror só não recebeu mais destaque por conta da sua história ser fraquinha e ter alguns problemas de coesão. Mas com toda a certeza, se você está em busca de algo “pesado” para assistir, é aqui que você se encontrará.

2) Monster

Capa anime monster
  • Gêneros: Mistério, horror, Policial, Psicológico, Suspense
  • EstúdioMadhouse
  • Lançamento: 2004
  • Material original: Mangá
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 74 (23min)

Também um dos clássicos dessa lista. Monster é aquele anime de terror não convencional que vai te deixar com medo não pelo susto, violência ou pelo sobrenatural, mas sim pela sugestão, pelo imaginário e principalmente pelo medo do desconhecido.

Quase como um terror slasher, a trama gira em torno de Kenzo Tenma, um cirurgião japonês que vive na Alemanha. Porém, sua vida tem uma mudança drástica após um de seus ex-pacientes se revelar um serial-killer implacável.

Mesmo com uma “simples” trama policial, Naoki Urasawa, autor de Monster, inegavelmente da um ar aterrorizante para essa obra. O assassino em série em questão tem a habilidade única de seduzir/aterrorizar quem está em seu caminho.

Mesmo sem habilidades sobrenaturais, seus feitos são inimagináveis. Fazendo com que o leitor fique assustado com a simples ideia da possibilidade de humanos assim existirem.

3) Ayakashi: Samurai Horror Tales

Pintura de Ayukashi anime de terror
  • Gêneros: Mistério, Horror, Histórico, Fantasia
  • EstúdioToei Animation
  • Lançamento: 2006
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 11 (23min)

Ayakashi: Samurai Horror Tales é inspirado em histórias clássicas de terror da cultura japonesa. Antes de mais nada, para se ter uma noção, o primeiro conto desse anime de terror é uma adaptação de um dos maiores clássicos da literatura de terror do Japão, a peça Ghost Story of Yotsuya em Takaido, que foi escrita no século XIX por Tsuruya Nanboku IV.

Além desse conto, essa série é formada por outras duas histórias diferentes, e todas com base em contos clássicos. Ou seja, se você é fã do gênero, ou quer conhecer um pouco mais sobre o folclore japonês, ou os dois, essa é boa escolha.

Sem dúvidas, é um anime de terror que vale a pena dar uma conferida.

4) Yamishibai: Japanese Ghost Stories

Capa Yamishibai, um menino com uma manto e um homem segurando seu ombro
  • Gêneros: Mistério, Horror, Sobrenatural
  • EstúdioSentai Filmworks
  • Lançamento: 2013
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 13 (4min)

Yami Shibai é um anime de terror muito peculiar, não apenas por sua temática, mas sim por conta de sua duração. Com aproximadamente 4 minutos por episódio, Yami Shibai consegue criar uma atmosfera única de terror com suas histórias de fantasmas típicas do Japão.

Apesar de pouco conhecido, dentre os animes de terror, este é uma escolha ótima para adentrar no gênero, pois além de inegavelmente bom, sua curta duração é um diferencial legal.

Porém, caso você seja daqueles que gosta de algo sem fim, fique feliz, pois Yami Shibai possui 9 temporadas e provavelmente vão continuar lançando mais por conta de seu sucesso.

Yami Shibai ainda conta com o saudoso só que não spin-off Ninja Collection, ostentando incríveis 3.80 de nota no My Anime List. Ninja Collection é aquele anime que definitivamente não precisávamos (sério!). Quem avisa amigo é!

5) Kagewani

Capa Kagewani anime de terror
  • Gêneros: Mistério, Horror, Sobrenatural, Suspense
  • EstúdioTomovies
  • Lançamento: 2015
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 13 (7min)

Sem dúvidas Kagewani não é um anime de terror para todos. Se você faz questão de uma animação de qualidade, e que isso é o quesito principal, passe longe de Kagewani. Mas, caso isso não seja muito relevante, e na verdade o que você procura é uma boa história, aqui é seu lugar.

Muito se fala de que o que define uma boa animação é a fluidez e altos quadros por segundo. Porém em Kagewani, a animação “estática” se deve a uma escolha artística (de fato!). A estranheza do desenho, somada a atmosfera sinistra e ao design pouco convencional é o casamento perfeito para se contar uma história de terror.

Este anime de terror conta a história do Sousuke Banba, um cientista que viaja pelo mundo em busca da verdade que rodeia os mistérios sobrenaturais que vêm se tornando cada vez mais comum nos dias atuais.

Vale a pena deixar de lado esse “conceito padrão” de animação e dar um chance para a história de Kagewani. Com toda a certeza ele irá te surpreender.

6) Mononoke

Personagem principal de Mononoke enfrentando um demônio
  • Gêneros: Mistério, Horror, Sobrenatural, Suspense, Histórico
  • EstúdioToei Animation
  • Lançamento: 2007
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 12 (22min)

Agora, vamos com um anime não tão de terror assim, mas que é inegavelmente bom e indispensável.

Mononoke é um spin-off de Ayakashi: Samurai Horror Tales, mas com uma autoralidade única empregada pelos diretores Kenji Nakamura e Hidehito Ueda.

A estética, cores, trilha sonora e design dos personagens combinam muito bem com aquilo que está sendo contato. Assistir Mononoke é com certeza uma experiência única.

E de novo, se você deixar de lado a questão da “animação padrão” e se deixar levar pela história que está sendo contada, a experiência será fantástica.

Da uma conferida em alguns trechos desse anime.

Mononoke conta a história de um vendedor de remédios que lida com perigos sobrenaturais.

Este anime de terror ocorre entre o final do Período Edo e a Era Meiji. Nessa época, havia uma distinção de classes sociais, sendo que o samurai era a mais alta e os comerciantes a mais baixa. Apenas samurais tinham permissão de portar espadas, porém o vendedor de medicamentos parece ser uma exceção.

7) Kurozuka

Capa Kurozuka
  • Gêneros: Ação, Drama, Histórico, Horror, Romance, sci-fi, Vampiro
  • EstúdioMadhouse
  • Lançamento: 2008
  • Material original: Mangá
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 12 (23min)

Para além de títulos óbvios, Kurozuka é um anime de terror que se destaca mais por sua ação que por seu “terror”.

Na verdade, aqui, a história inegavelmente possui elementos de terror, porém a mesma não aterroriza tanto. O aspecto que mais puxa para o terror em Kurozuka são suas cenas gráficas e explicitas de gore.

Entretanto, este anime está aqui por conta de suas cenas de ação incríveis e muito bem animadas. Por se tratar de um titulo quase desconhecido, vale a pena a menção nessa lista.

Kurozuka conta a história de, Kurou que foge para as montanhas logo depois de ter perdido para o seu irmão, Minamoto no Yoritomo, o primeiro Shogun a governar o Japão.

Os documentos históricos dizem que ele cometeu suicídio, mas, na realidade, enquanto vivia na montanha como eremita, Kurou conheceu uma estranha mulher chamada Kuromitsu. Eventualmente Kurou apaixona-se por Kuromitsu, mas percebe então que ela esconde um segredo obscuro.

8) Hell Girl (Jigoku Shoujo)

Capa anime de terror Hell Girl
  • Gêneros: Mistério, Horror, Sobrenatural
  • EstúdioStudio Deen
  • Lançamento: 2006
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 26 (25min)

Jigoku Shoujo ou Hell Girl é um anime de terror bastante interessante por conta da sua premissa. Nesse sentido a história segue a protagonista Ai Enma, que concretiza pedidos de vingança feitos por meio do site Jigoku Tsuushin e envia o destinatário do pedido para o inferno.

Em outras palavras, Ai Enma não leva em consideração se o alvo merece ser punido ou não, porém, como pagamento para tal punição, aquele que realizou o pedido será condenado ao inferno.

Jigoko Shoujo é um anime de terror que retrata o pior da raça humana, e que há muitas pessoas que sofrem terrivelmente nessa vida. Ao assistir esse anime, você inegavelmente irá desejar que aqueles “agressores” simplesmente queimem no inferno.

Além disso, Hell Girl é um anime episódico. Ou seja, cada episódio ocorre uma história com dilemas diferentes, que nos coloca na pele de alguém que sofre por algo terrível.

Mesmo relativamente antigo, Hell Girl é um ótimo anime de terror e merece ser conferido. Mas, vá sabendo que não é um anime com final feliz.

9) Paranoia Agent (Mousou Dairinin)

Capa Paranoia Agent. Um menino de patins segurando um bastão de beiseball amaçado
  • Gêneros: Mistério, Horror, Suspense, Sobrenatural, Drama
  • EstúdioMadhouse
  • Lançamento: 2004
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 13 (24min)

Antes de mais nada, Mousou Dairinin ou Paranoia Agent é mais um titulo da era de ouro do estúdio Madhouse. Sem dúvidas esse anime de terror tem uma qualidade de animação e direção muito acima da média para sua época.

Da mesma forma, outro ponto de destaque para esse titulo é seu diretor, Satoshi Kon, que ao longo dos anos se destacou pelos filmes Paprika, Perfect Blue, Tokyo Godfathers entre outros. Ou seja, se você assistiu qualquer um desses filmes, já sabe mais ou menos que esperar.

Seja como for, Paranoia Agent mesmo não sendo um anime de terror padrão, é um “slasher” de tensão que vai te manter envolvido com sua trama até o final do anime.

Em síntese, a trama se concentra em uma figura misteriosa que ataca as pessoas com um bastão de beisebol. Primeiramente, parece que a história é só um clichê anime policial/detetive que vai seguir em direção à um lugar comum. Porém, conforme os episódios passam, e os “twists” acontecem, a história toma um rumo completamente imprevisível.

Porém, não se engane, com toda a certeza, esse é um titulo que você não vai querer perder.

10) Serial Experiments Lain

Anime de terror: Serial Experiments Lain. Uma menina com eletrodos pelo corpo
  • Gêneros: Mistério, Horror, Suspense, Sobrenatural, Drama
  • Estúdio: Triangle Staff
  • Lançamento: 1998
  • Material original: Original
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 13 (23min)

Primeiramente Serial Experiments Lain, não um anime para todos. Seja por conta da data do seu lançamento ou por conta de sua temática.

Esse anime se destaca não por seu terror explícito ou por te assustar, mas sim, por seu terror psicológico e o medo do desconhecido. Nesse sentido, Serial Experiments Lain é um anime “difícil” de assistir, mas que sem dúvidas é um dos melhores títulos dessa lista.

O anime conta a história de Lain, uma jovem adolescente solitária que desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired (uma versão melhorada da Internet). Após a morte de uma das suas colegas de escola, Lain é uma das muitas garotas que recebeu um e-mail perturbador dessa colega morta. E daí, segue a história.

Mesmo que você não seja grande fã de animes de terror, Serial Experiments Lain é um titulo indispensável para aqueles que gostam de uma boa história e querem conhecer clássicos esquecidos.

11) When They Cry (Higurashi no Naku Koro ni)

Capa anime Higurashi no Naku Koro. Amigos felizes ao por do sol
  • Gêneros: Mistério, Horror, Suspense, Sobrenatural
  • EstúdioStudio Deen
  • Lançamento: 2006
  • Material original: Visual novel
  • Tipo: Anime
  • Episódios: 26 (24min)

É bom deixar claro que When They Cry tem vários títulos. Para facilitar, o titulo recomendado em questão é o Higurashi no Naku Koro ni que é o primeiro anime da franquia.

Sim, eu sei! À primeira vista esse é um anime que não parece de terror e muito menos parece recomendável. Esse design clássico dos anos 90/2000, com personagens cabeçudos e olhos grandes com certeza vai afastar algumas pessoas desse titulo.

Porém, isso é totalmente proposital. A ideia aqui é justamente criar esse contraste entre um anime “shounen padrão” com a violência e o medo que só um bom anime de terror pode propor.

Higurashi no Naku Koro ni conta a história de Keiichi Maebara que acabou de se mudar para um vila que houve uma série de assassinatos e desaparecimentos nos últimos anos. Para piorar a situação, ela descobre que todos estão ligados, de alguma forma, ao festival e ao deus padroeiro da cidade.

A principio parece só mais uma história de mistério, porém, não demora muito para a história te fisgar por conta de seus eventos inesperados e atos de violência completamente surreais que vão te deixar em choque.

Ainda assim, o pior de tudo, é que mesmo desconfortável com o anime, você se verá obrigado a continuar assistindo para saber o que “diabos” está acontecendo nessa vila.

Definitivamente, Higurashi no Naku Koro ni é um anime memorável e tem um bom potencial para se tornar um de seus animes de terror favorito.

Finalizando nossa lista de animes de terror…

Se você chegou até aqui e ainda quer mais recomendações de terror, nós temos mais uma lista incrível sobre o assunto, mas não são animes de terror, mas sim mangás de terror. Acesse “mangás de terror: conheça alguns dos melhores e mais assustadores“. Está simplesmente sensacional!

Sem dúvidas há diversos títulos que ficaram de lado nessa lista de animes de terror. Ou foi por opção, para não recomendar “mais do mesmo”, ou foi por falta do meu conhecimento do anime.

Há também à chance de você achar que alguns dos animes dessa lista não sejam considerados terror. Porém, como disse antes, nem tudo precisa causar aquele medo de gelar a espinha, para ser terror.

Mas, em todo o caso, deixa ai nos comentários títulos que ficaram de fora dessa lista e, talvez, o porque algum dos nomes dessa lista podem não ser considerados terror.

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.