Cá estamos nós em mais um começo de ano, e como de praxe, um Cúpula Awards dos melhores animes de 2021 rolando!
Muitos animes bons saíram ano passado, né? Diversos animes originais, estreias fortes e continuações ainda mais fortes! Diversas músicas de abertura que ficaram na cabeça, e muitos animes que movimentaram a comunidade.
Este artigo provavelmente vai te relembrar de vários desses animes. Use-o como uma lista de “melhores animes de 2021”, só que com um diferencial: a curadoria aqui da Cúpula!
Ah, se este foi seu primeiro ano conhecendo a Cúpula do Trovão, talvez você nem saiba direito do que se trata. Este Awards é a nossa premiação dos melhores (e piores!) animes do ano na nossa opinião, dentro do que nós vimos. Ou seja, curadoria é toda feita por nós da Cúpula. Então é bom reforçar: o Cúpula Awards não é uma votação popular.
Afinal, já existem votações populares o suficiente, como a da Crunchyroll, que se chama Anime Awards, e tem o Anime Awards BR aqui no Brasilzão, organizado pelo Anime Crazies. Dessa forma, a ideia no nosso artigo aqui não é entregar a opinião geral do povo otaku, mas sim a opinião geral aqui do nosso time, com base no que nós assistimos e nas nossas experiências.
Como temos milhares de seguidores, muitos vão aprovar, outros terão opiniões contrárias. Mas, tá tudo certo! A ideia é essa mesmo. Esperamos que a sessão de comentários aqui do site vire uma incrível roda de discussão!
São 10 categorias. Variam entre “melhor abertura”, “melhor cena de luta”, “trovãozão do ano”… dentre outras! E existem outras 10 categorias no Para-raio Awards, a versão “dark” da nossa premiação. Ali tem até a categoria do “melhor personagem que parece o Kirito, mas não é o Kirito”. Vale a pena conferir.
LEMBRETE: AS OBRAS NESTE SÃO DO ANO DE 2021, MESMO QUE A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO OCORRA NO COMEÇO DO ANO DE 2022.
1) Melhor anime original
Nada melhor do que começar essa pseudo lista de melhores animes de 2021 com uma categoria concorridíssima como essa de “Melhor anime original”.
Afinal, em um ano onde tivemos Odd Taxi, Vivy, Wonder Egg Priority, SSSS.Dynazenon… na boa, se você procurar, com certeza tiveram ainda mais bons animes originais perdidos por aí.
Vale lembrar que “anime original” é aquele que não tem um material fonte de outra mídia para se basear, como por exemplo um mangá ou uma light novel. Geralmente, os animes originais são criações do diretor do anime. Ele fica responsável por toda a parte criativa do negócio, e se ele manjar de roteiro, ele já faz o roteiro também muitas vezes.
Aqui na Cúpula sempre damos uma atenção especial para esse tipo de anime, pois, tecnicamente, são obras criadas para a mídia “anime”, e não uma adaptação de outro lugar. A liberdade criativa do diretor é “máxima”, e dessa forma, costuma sair algo mais pessoal.
Quando diretores como Masaki Yuasa (de Devilman Crybaby) ou Mamoru Hosoda (de Belle) fazem algo original, por exemplo, os que os conhecem já ficam de orelha em pé.
Sem mais delongas, os animes que estavam na nossa mesa para votarmos foram:
- Vivy
- Sk8
- SSSS.Dynazenon
- Odd Taxi
- Sonny Boy
- Wonder Egg Priority
Ganhador: Odd Taxi
Apesar do “original” aqui não significar “originalidade” ao pé da letra, é inegável que para um anime sem material fonte popular, Odd Taxi foi algo relevante demais para ser ignorado. Isso por si só acontece, principalmente, por conta da personalidade (daí a brincadeira com originalidade) única do anime.
Talvez você que tenha assistido Odd Taxi não esteja tão surpreso assim, mas é fato que esse anime é muito bem produzido. Impressiona ainda mais por ser a primeira obra do estúdio, e também a primeira direção de Kinoshita Baku.
Ele, junto com Konomoto Kazuya, responsável pelo script, entregaram um trabalho final digno de estar na primeira colocação de anime original, inaugurando muito bem o Cúpula Awards 2022.
2) Melhor troca de soco
HYPE! Essa é a definição máxima dessa categoria.
Não somos profissionais da área para conseguir dizer quais lutas de 2021 tiveram uma qualidade técnica superior, no quesito animação. Em outras palavras, como leigos, não podemos sair afirmando quais das lutas abaixo foram as mais difíceis de serem produzidas.
Também não somos mestres do combate para podermos afirmar coisas como “essa luta aqui utilizou de técnicas que existem na vida real mesmo, então o anime conseguiu mesclar esse tom de realidade nas coreografias”.
Nós só somos otakus. Entendemos de HYPE!
E dentro dessa categoria de combates com maior potencial de 2021, temos:
i) Eren x Warhammer (Shingeki no Kyojin)
ii) Diva x Kakitani (Vivy)
iii) Dorshe x Cães (Ousama Ranking)
iv) Rengoku vs Akaza (Demon Slayer Mugen Train)
v) Neiru batalha na ponte (Wonder Egg Priority)
Não foi uma votação fácil. Muitas lutas legais também ficaram de fora, mas precisávamos nos limitar àquelas que mais nos marcaram. Heion Sedai no Idaten-tachi entrega cenas iradas também, só que o anime não conversou emocionalmente com a gente.
Beastars é um ótimo anime, e entregou um combate real e semvagem, só que ficou tão fora do que o anime parecia entregar, que sei lá, ficou muito avulso. Não à toda estava na votação, mas recebeu zero votos aqui. Faz parte.
Mas sem mais delongas, quem levou foi:
Ganhador: Rengoku vs Akaza (Demon Slayer Mugen Train)
Previsível? Talvez. Mas que tinham outros merecedores por aqui, tinham!
Contudo, não teve jeito… o trem sem freio do HYPE em Demon Slayer mais uma vez convenceu não somente o povo, mas também nós, os críticos renomados aqui da Cúpula (contém ironia, somos povo também, rs).
Tudo é simplesmente maravilhoso e impressionante demais, e a maneira como Rengoku, que mal tinha entrado no anime, se comporta durante a luta é… foda. Simplesmente isso.
Os quesitos técnicos não podem ser avaliados por nós, leigos no assunto, mas assim… ficou foda também, né?
Não tem como. Merecido! Ainda mais porque o filme também mereceu tudo que conquistou.
3) Anime mais esperado do ano
Uma das categorias mais subjetivas do artigo. Todos esperamos coisas diferentes de animes que vamos assistir. Porém, tentamos dar uma ponderada aqui: mesclamos o que nós mais esperávamos, mas também o que mais gerou burburinho na comunidade quando anunciado.
Isso reduz o número de concorrentes, mas ainda assim a competição estava forte. Dá uma curtida nos competidores:
- Horimiya
- Tokyo Revengers
- Shaman King (2021)
- Platinum End
- Blue Period
- Stone Ocean
E a lista poderia facilmente ter mais títulos!
Tokyo Revengers e Blue Period vinham fortes, pois temos muitos fãs do mangá. Platinum End tinha os grandes nomes dos autores de Death Note por trás de si (o resultado final é discutível, mas impressionava!).
Shaman King tinha consigo toda uma legião de órfãos dos anos 90 que nunca viram o final canônico do mangá adaptado em anime, e a sra. Netflix que estava trazendo. Horimiya, um dos mais populares mangás de romance da atualidade, tinha também uma legião de fãs apaixonados e hypando no Twitter sempre que saía qualquer coisa do anime.
Só que, bem… IT’S JOJO TIME!
Ganhador: Stone Ocean
Não goste. Deteste. Fale mal… Ou ame.
Esse é o lema de JoJo e de seu legendário exército de jojofags. Sem dúvidas um dos mangás mais marcantes de todos os tempos por conta de sua excentricidade, mas também um dos animes mais populares desde que o estúdio David Production trouxe a adaptação da parte 1, em 2012. A quantidade de fãs que JoJo ganhou por memes também não é brincadeira.
Mas meme ou não, é fato que a parte 6, da queridíssima Jolyne Joestar, foi não só o anime mais esperado do ano de 2021 para nós aqui da Cúpula (e acreditamos que para a maioria das pessoas), mas também seria um dos melhores de 2021 (se tivesse sido lançado por inteiro, né Netflix…).
4) Melhor abertura
Essa é possivelmente a categoria mais esperada por muita gente ao esbarrar nos clássicos artigos de Awards que os portais fazem por aí. Provavelmente aqui no Cúpula Awards não é diferente.
E já adiantamos: novamente, uma categoria difícil. Tão difícil que houve empate técnico, e precisamos abrir uma roda de discussão para desempatarmos a parada. Acirrado!
Como já comentamos por aqui, uma boa abertura consiste em mais do que apenas uma música maneira.
Para nós, a composição como um todo precisa casar bem com o anime. Uma boa abertura, então, prepara o terreno para o que o espectador está para assistir. É tipo a capa de um bom livro, só que com mais capricho. Existem produções de anime que contratam times inteiros APENAS para a abertura, sabia? Não à toa, precisamos levá-las a sério! Elas nasceram muito tempo atrás, mas até hoje tem, para nós, esse mesmo propósito.
Os concorrentes:
i) “Cinderella” – CIDERGIRL (Komi Can’t Communicate)
ii) “Kaibutsu” – YOASOBI (Beastars 2ª temporada)
iii) “Cry Baby” – Official Hige Dandism (Tokyo Revengers)
iv) “Color Perfume” – Yoh Kamiyama (Horimiya)
v) “ODDTAXI” – Skirt and DJ PUNPEE (Odd Taxi)
vi) “STONE OCEAN” – ichigo (JoJo Part 6: Stone Ocean)
iCIDERGIRL YOASOBI Official Hige Dandism Yoh Kamiyama Skirt and DJ PUNPEE Ichigo
Ganhador: “Kaibutsu” – YOASOBI (Beastars 2ª temporada)
A concorrência estava pesadíssima. Vários artistas talentosos figuraram no nosso podium de possíveis escolhas para melhor abertura. Porém, durante a votação, um critério obscuro mas que faz muito sentido foi mencionado por um dos participantes da votação: “Olha, não sei a opinião de vocês, mas eu simplesmente não enjoo da abertura de Beastars.”
E é fato. Todo mundo ouviu ela um número suficiente de vezes para enjoar mas… não enjoou. Isso deve significar algo, né? Bem, pra gente sim! Então, merecido, mesmo a segunda temporada não estando dentro dos melhores animes de 2021.
5) Melhor encerramento
Da mesma forma que damos uma tremenda importância para uma boa abertura, também deveríamos dar para os temas de encerramento. São eles quem ditam o sentimento que deveria prevalecer depois que você termina uma obra. É a famosa frase: “fechar com chave de ouro”, sabe?
Pensando nisso, montamos nossa lista de concorrentes. Só que o ganhador ganhou com 100% de aproveitamento, apesar de quê outro dos competidores também estava muito cogitado.
Será que você consegue adivinhar qual será antes de ver o resultado?
i) “Nai Nai” – ReoNa (Shadows House)
ii) “Yasashi Suisei” – YOASOBI (Beastars 2ª temporada)
iii) “Strobe Memory” – Maaya Uchida (SSSS.DYNAZENON)
iv) “Voice?” – Hatena (Dr. STONE 2ª temporada)
ReoNa YOASOBI Maaya Uchida Hatena
Ganhador: “Nai Nai” – ReoNa (Shadows House)
Sejamos sinceros: todas são muito legais e encaixaram muito bem com seus respectivos animes. Porém, a vibe que a de Shadows House entrega é… única. Você não cansa de ouvir, e mesmo sendo uma ending, tem aquela pegada de opening, mais animada e mais empolgantes.
Isso é um problema? Não sabemos! Mas pra gente não foi. ReoNa desossou, igual já fez diversas vezes por aí no mundo dos anisongs. Uma de suas mais famosas foi ANIMA, em SAO: Alicization.
6) Melhor primeiro episódio
Primeiras impressões são sim importantes. Com certeza ao ler o título dessa categoria, “melhor primeiro episódio”, você buscou em sua memória animes cujo primeiro episódio impressionaram você de alguma forma. Geralmente, lembramos primeiro das lembranças positivas. O que é bom, marca.
E essa categoria é sobre isso: relembrarmos os animes de 2021 que tiveram como seu primeiro episódio uma introdução muito boa para a obra.
Vale lembrar que levamos em conta apenas o primeiro episódio aqui, e não a obra como inteiro. Em Cúpula Awards passados, por exemplo, The God of High School venceu a categoria, mesmo que não tenhamos gostado do anime como um todo.
Sem mais delongas, os concorrentes:
- Fumetsu no Anata e
- Wonder Egg Priority
- Tokyo Revengers
- Sonny Boy
- Takt Op. Destiny
Ganhador: To Your Eternity
Adoraríamos dizer que houve uma briga acirrada aqui… mas não houve. Apesar de vários outros listados terem bons episódios 1, o de Fumetsu no Anata e simplesmente supera muito as expectativas – mesmo daqueles que já vão esperando algo bom.
É emocionante demais. Ponto.
Impossível assistir e não sentir nada. Sério. Quem viu, sabe.
Quem viu, sentiu.
Lembrou?
É. Lembramos também. Doeu aqui também. Cara, que episódio! Um dos melhores animes de 2021.
7) Anime mais bonitão
ATENÇÃO: essa não é uma categoria de análise técnica sobre a direção de arte, a estética como um todo ou da animação dos animes de 2021. Usamos o termo “bonitão” para ficar, propositalmente, uma votação leiga do assunto. Em resumo, falamos aqui dos animes que, para nós, povo comum, mais chamaram atenção aos olhos.
Ao mesmo tempo, não quer dizer que animes que não estão aqui sejam “feios”. Não é isso. Deu para sacar, né?
Tinham muuuuuuuitos concorrentes para essa categoria. Muitos mesmo! Chegou a impressionar quando estávamos montando os indicados. Simplesmente não conseguimos separar apenas 5, porque vários mereceram destaque!
Enfim, os concorrentes são:
- Takt Op. Destiny
- Ousama Ranking
- Wonder Egg Priority
- Heike Monogatari
- Stone Ocean
- Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen
- Mushoku Tensei: Isekai Ittara Honki Dasu
- Heion Sedai no Idaten-tachi
- Komi-san wa, Comyushou desu.
- Vivy: Fluorite Eye’s Song
- Eita, que tanto anime!
Ganhador: Mushoku Tensei
Categoria foi disputada. Tivemos que desempatar! O critério para desempate foi simples: gosto pessoal.
Tivemos votos em Stone Ocean, em Ousama Ranking, em Komi-san… foi bem diversificado. E é claro! Afinal, é uma categoria bem pessoal. Talvez você que esteja lendo discorde completamente do que elegemos aqui, inclusive.
Porém, algo que é inegável é que a estética de Mushoku Tensei, apesar de genérica, é muito detalhista e caprichada. Dentro do clichê, faz bem demais.
Some isso com uma animação de deixar o queixo cair em praticamente todo episódio, e terás a fórmula perfeita para impressionar fãs de sakuga (mesmo sendo sakugas mais conservadores e clichês, sem inovar muito, tipo um Devilman Crybaby). Enfim, funciona. E mais importante: impressiona.
A história acaba ficando mais imersiva, e por conta disso, nos vemos mais engajados com a obra. Mushoku tem seus problemas? Claro que tem. Discutimos bastante sobre isso no episódio do CúpulaCast que falamos sobre ele.
Mas, no fim, continua bem bonitão.
E falando em continuar…
8) Melhor continuação
Tá aí uma categoria que pegou fogo!
Ou, pelo menos é o que adoraríamos falar se o vencedor não estivesse concorrendo. É fato que todos os concorrentes abaixo foram interessantes a seu modo. Sinceramente, acho que não houve nenhuma continuação de anime popular que “flopou” (o que é ótimo, já pensou termos um Neverland novamente?).
Teve continuação de slice of life de bicho, isekai mega popular bom, isekai mega popular nem tão bom assim, shounenzão de porrada maravilhosamente genérico (mais de 1 inclusive!)… mas, não teve jeito.
O ganhador estava claro desde 2020.
Quer chutar?
- Beastars 2ª temporada
- Shingeki no Kyojin: The Final Season
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Mugen Train Arc
- Boku no Hero Academia 5ª temporada
- Re:Zero 2ª temporada
Ganhador: Shingeki no Kyojin: The Final Season
Apesar do que falamos no nosso episódio do CúpulaCast sobre o final do mangá, é inegável que a primeira parte da quarta temporada é incrível demais além da conta. A última parte que está passando agora é… questionável. Ouçam e vão entender!
9) Maior superação de expectiva
Essa categoria com certeza é uma das mais subjetivas desse Awards. É literalmente sobre contrariar expectativas, e estas, por sua vez, são inerentes à quem pensa nelas. Suas expectativas são suas, e as nossas, são nossas.
Porém, nosso parâmetro foi bem claro: nenhuma escolha trovejante poderia figurar nessa categoria. É meio óbvio, afinal, as escolhas trovejantes são os animes nos quais mais depositamos nossa expectativa em cada temporada.
Por este motivo, enquanto animes como Ousama Ranking e Horimiya podem ter surpreendido algumas pessoas, para nós não foi surpresa. Já esperávamos que fossem boas obras.
Deu de pegar? Acho que sim, né?
Em suma, os animes que não esperávamos muita coisa, mas no fim foram bem acima da média, foram:
- Kageki Shoujo!!
- Tenchi Souzou Design-bu
- Odd Taxi
- Fumetsu no Anata e
- Shadows House
Odd Taxi antes de chamar atenção da crítica, nem se falava sobre. Foi basicamente o primeiro anime do estúdio, e é um material original, fora que a sinopse não é tão interessante assim. Só que duvidamos: se você assistiu, você gostou. É lei.
To Your Eternity chegou chegando, com um primeiro episódio digno de anime que supera expectativas (não àtoa ganhou a categoria anteriormente aqui no Awards). Toda a reflexão que a série levanta marcou muita gente, e certamente marcará você. Porém, pouquíssima gente falava dele antes de começar.
Shadows House é definitivamente um dos mais subestimados da temporada. Um anime bem completinho em vários sentidos, interessante do começo ao fim. A premissa te fisga demais, te convencendo a ver até o fim.
Design-bu surpreende porque, fala sério, você não dá 2 real pro anime só olhando sinopse e capa. Porém, o teor cômico é genial, e todo episódio é divertido (fora que você sai aprendendo uma coisa ou outra sobre animais!).
Kageki Shoujo é outro que, talvez, você nem tenha ouvido falar sobre até esbarrar nele por aqui. Não duvido. Mas deixemos a crítica da Helena falar por nós. Em resumo, é um anime muito, muito bom!
Ganhador: Odd Taxi
É fato que antes de “cair na moda” de falar bem de Odd Taxi, a grande maioria dos otakus nunca nem tinha ouvido falar da obra. Aliás, é provável que talvez até tenha ouvido falar, mas ao baterem o olho no pôster e na sinopse pensaram algo como o Dudi pensou: “Ah, não parece grande coisa.”
Deus, como estavam errados (e está errado, né Dudi, que ainda não viu mas perdeu por voto vencido aqui).
Odd Taxi surpreende todos que derem a chance para a história começar a se desenrolar, que acontece por volta pelo meio do anime. Todo o mistério é resolvido de maneira que um mistério de fato deve ser: estava tudo ali, você que não percebeu.
A amarração do roteiro agrada até o mais difícil dos paladares. Ótimo anime! Surpresa ainda melhor! (Pena que para você que não viu ainda, agora não é mais surpresa KKKK).
10) “Trovãozão do ano”
Enfim, chegamos na categoria mais esperada deste Cúpula Awards. O anime mais charmoso, mais marcante, interessante e irado do ano: o famoso Trovãozão do ano, a.k.a o melhor anime de 2021, na nossa opinião.
Sem dúvidas, como esperado, uma das categorias mais difíceis de ser votadas.
Mentira, não foi tão difícil assim.
Porém, diferente do que faz a Crunchyroll, nós não permitimos que continuações participem dessa categoria. Não vemos sentido nenhum em comparar a quarta temporada de um anime hypadíssimo com uma estreia original deste ano. A briga é injusta – pelo menos em votações populares.
Mas aqui não é votação popular. Aqui é a voz da Cúpula. A voz da razão!
Brincadeira.
O ano de 2021 não foi tão incrível assim para estreias, sejamos honestos. As continuações realmente ofuscaram um pouco. Shingeki, Boku no Hero, Re:Zero, Kimetsu… olhando para anos passados, quando tivemos Jujutsu Kaisen e Demon Slayer vencendo, este ano parece fraco.
Mas só PARECE mesmo.
Aqueles que estão por dentro do que teve de bom no ano, verá que essa categoria poderia facilmente ter mais de um vencedor. Facilmente mesmo.
Mas… só um vai levar o troféu para casa.
Qual será?
- Odd Taxi
- Ousama Ranking
- To Your Eternity
- Komi Can’t Communicate
- Tokyo Revengers
Sobre os indicados a melhor anime do ano…
Odd Taxi mostrou como um roteiro deve ser. Além disso, surpreendeu todo mundo com uma história objetiva, com plot twists muito bem criados e teve o tema “mistério” sendo explorado ao máximo.
Komi-san encantou o coração de todos, entregando o melhor de dois mundos: a comédia e o romance. É claro que muitos esperavam um Horimiya 2.0, ainda mais engraçado, e ainda mais amor. Porém, há quem diga que Komi-san supere Horimiya – e muito – na comédia. A parte técnica também é incrível. Animação foda!
Tokyo Revengers criou uma legião de fãs. Independentemente do que digam sobre sua animação mediana, a história é interessante e os personagens (principalmente os secundários), são marcantes. Temática gangster, quando bem feita, sempre vinga!
To Your Eternity conta uma história sobre… a vida. Conversamos sobre isso no CúpulaCast, mas é inegável que essa história emociona todos que assistem. A jornada de Fushi é mágica e cativante, e as pessoas que passam por ele são igualmente interessantes. Quem não vai lembrar para sempre daquele episódio 1?
Mas… Ousama Ranking? O anime que conseguiu unir os inimigos que mais se odeiam no mundo, uniu o bem e o mal, o yin e o yang, o chato e o legal; este anime é magnífico em praticamente todos os sentidos. História intrigante, personagens carismáticos, animação com muita personalidade, trilha sonora maneira, mensagens impactantes, ação, amor fraternal, lealdade… tem de TUDO! E é ÓTIMO!
Para alguns era óbvio. Mas as vezes o óbvio precisa ser dito:
Ganhador dentre os melhores animes de 2021: Ousama Ranking
Simplesmente, imbatível, reforçando.
Assim como fizemos em anos passados, não levamos em consideração só nossos gostos pessoais e os critérios técnicos (que nem somos profissionalmente qualificados para avaliar). Levamos também o impacto do anime na comunidade e o número de pessoas que acreditamos que a obra tenha atingido.
Olhando para rankings semanais, para o movimento nas redes sociais e números de streamings, fica bem difícil qualquer um dos concorrentes superar o que Ousama Ranking fez (e ainda faz, mesmo que não tenha terminado ainda).
Assim como falamos num episódio do CúpulaCast sobre “vale a pena ver mesmo se o final for ruim”, Ousama Ranking vale MUITO à pena. Além disso, como Ousama já apareceu agora neste Awards, ano que vem ele não aparecerá.
Merecidíssimo como Trovãozão do Ano!
E chegamos ao final de mais um Cúpula Awards, dessa vez com os melhores animes de 2021!
Não somos críticos profissionais. Fazemos esse artigo para nos divertir, e, ao mesmo tempo, deixar nossos leitores e ouvintes por dentro da opinião geral da Cúpula com relação aos animes do ano. Neste caso, de 2020.
Sendo assim, os animes aqui foram, sem dúvidas os melhores animes de 2021. Mas os melhores pra gente. Talvez os melhores para muita gente.
Mas e para você? Os resultados teriam sido muito diferentes dos nossos? Comenta aí!