Especiais

11 animes seinen ótimos para adentrar no “gênero”

34 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Antes de mais nada, quero deixar claro aqui que nós da Cúpula do Trovão sabemos a diferença entre gênero e demografia. Além disso, certamente sabemos que animes seinen não são um gênero ”cabeça”, com tramas sérias e que vão ter obrigatoriamente aquele plot twist que fará seu cérebro explodir.

Mas, convenhamos. Nós sabemos que a maioria das obras seinen se encaixam naquilo que chamamos de “animes para adultos“.

Claro, em síntese há aquelas obras que fogem dos padrões, como Kingdom, que é serializada em uma revista seinen, mas tem todos os elementos de um tipico shounen.

Porém, se analisarmos mais minuciosamente essas obra, veremos que vários pontos dela, se encaixam no ”padrão seinen”.

Há também Shingeki no Kyojin, que é publicado em uma revista shounen, mas que mais se assemelha à primeira vista a um seinen do que a obra citada acima. Mas isso cabe a discussão para um outro artigo.

Por fim, o que quero deixar claro nesse primo tópico, que há casos e casos, e não podemos de forma alguma generalizar tudo.

No entanto, nessa lista aqui, busquei fazê-la de modo que ao mesmo tempo fosse interessante, mas não óbvia, como é o caso muitas listas da internet.

1) Initial D

Takumi Sentado em seu AE-86 anime seinen
  • Gênero: Ação, Carros, Drama, Esporte
  • Estúdio: Gallop, Studio Comet
  • Ano de lançamento: 1998 – 2013
  • Material Original: Mangá
  • Episódios:
    • 1ª Temporada: 26
    • 2ª Temporada: 13
    • 3ª Temporada: 1 (filme)
    • 4ª Temporada: 24
    • 5ª Temporada: 14

Sinopse

A série mostra a história de Takumi Fujiwara, uma garoto de 18 anos que trabalha na loja de seu pai com entregas de tofu. Todas as manhãs Takumi precisa atravessar a montanha no Toyota Corolla Sprinter Trueno GT-APEX (vulgo Ae-86) de seu pai para levar tofu para um hotel.

O protagonista vem fazendo esse tipo de entrega desde que tinha 13 anos, por isso, como resultado, suas habilidades são altamente refinadas, permitindo-o pilotar conforme qualquer condição climática.

Initial D é ambientado na provincia de Gunma durante os anos 90, o foco da série é mostrar as corridas de montanha com ênfase nos drifts.

Abertura da 4ª temporada

Initial D é um dos melhores animes seinen de corrida (ou de todos) que você verá, porém o mesmo não envelheceu bem com o tempo, pois todas as corridas, desde 1998, foram feitas em CGI.

De fato, a primeira temporada tem um efeito datado e pode ser difícil de assistir para alguns. Mas a qualidade com que é representada a técnica de pilotagem de carros em montanhas, é totalmente sem precedentes.

As corridas são alucinantes e inventivas de tal forma que te fazem perder o fôlego.

Enfim, sem dúvidas é um dos melhores animes de esportes de todos os tempos. Não é atoa que existe uma legião de fã ao redor do mundo, uma versão americana do anime e um live action que mencionei nessa lista, e inspirou (indiretamente ou diretamente) Velozes e Furiosos Desafio em Tokyo.

Trilha sonora primorosa

Outro ponto alto do anime está em sua trilha sonora, porque esta casa perfeitamente com todo o clima das corridas de rua.

A banda M.O.V.E. foi responsável por todas as aberturas de Initial D, mas o sucesso mesmo, fica por conta das trilhas sonora no melhor estilo eurobeat do músico Dave Rodgers, que ficou popularmente conhecido com a música Deja Vu.

Essa música é tocada nos momentos mais épicos das corridas.

Inegavelmente, a trilha sonora de Initial D tem tanta importância quanto os personagens e carros do anime. Os pegas de drift não seriam os mesmos sem essas músicas maravilhosas.

Sendo assim, te desafio a assistir uma temporada de Initial D e não sair dirigindo ao som de alguma música do estilo eurobeat e fingir que está em uma corrida, imaginando ser igual ao Takumi.

No entanto, apesar de ser um título bem icônico, hoje em dia, pode-se sim dizer que ele enquadra como um anime seinen desconhecido.

2) Gungrave

Brando apontando sua arma para alguém
  • Gênero: Ação, Drama, Sci-Fi
  • Estúdio: Madhouse
  • Ano de lançamento: 2003
  • Material Original: Game
  • Episódios: 26

Sinopse

Brandon Heat e Harry MacDowell são dois punks de rua, trabalham em um restaurante e são membros de uma pequena gangue. Porém, quando cruzam o caminho com um homem errado, acabam tornando-se os únicos membros sobreviventes de sua gangue.

Atraído pelo poder, Harry MacDowell tenta entrar na Millenion, um poderoso sindicato do crime que enfatiza a lealdade entre seus membros e o avanço através do rank.

Brandon também entra para o sindicato visando apenas proteger Harry, seu grande amigo e Maria, seu verdadeiro amor.

Não achei o trailer em japonês, sorry

Gungrave é um dos poucos casos no qual um jogo virou anime, e não o contrário. O primeiro game saiu no ano de 2002 distribuído pela Sega para Playstation 2.

O ponto forte de Gungrave está em sua história, a relação entre os personagens, um ”olhar” crível sobre o submundo da máfia, traição, ganancia e poder.

O mérito deste feito se deve ao conceito original do enredo que foi concebido por Yasuhiro Nightow, mesmo criador de Trigun, e pelo roteiro da série, sendo escrito por Yousuke Kuroda, roteirista de Gundam 00, Onegai Teacher, Boku no Hero etc.

Gungrave provavelmente não é um anime para todos. Sua história tem um ritmo lento, até mesmo para padrões seinen. Porém, é fato que esse ritmo foi muito bem trabalhado para que quando o anime chegasse ao seu clímax, uma explosão de sentimentos transbordasse, tanto dos personagens quanto de nós, expectadores.

Mas, para aqueles fãs das animações da Madhouse deixo um aviso: Gungrave não é nem de longe uma das melhores animações desse estúdio, sendo apenas uma animação mediana.

Sobretudo, todos elementos somados tornam Gungrave um dos animes seinen mais memoráveis e digno de recomendação, mesmo sendo um anime desconhecido para a nova geração.

Pelo menos na minha opinião.

3) Elfen Lied

Protagonista do anime a frente com as mãos cobrindo os seios e usando um capacete quebrado
  • Gênero: Ação, Horror, Psicologico, Sobrenatural, Drama, Romance
  • Estúdio: Arms
  • Ano de lançamento: 2004
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 13

Sinopse

O anime conta a história de seres humanos mutantes, chamados Diclonius, onde possuem grandes poderes e, que com esses poderes, se tornam uma grande ameaça a humanidade, por isso eles foram presos em um laboratório pelo governo.

Lucy, uma jovem e psicótica Diclonius, consegue escapar do confinamento e brutalmente mata a maioria dos guardas do laboratório.

Ela sobrevive e vai parar em uma praia onde dois adolescentes chamados Kouta e Yuka a descobrem. Aparentemente Lucy é apenas uma “menina boazinha” e Kouta e Yuka tomam conta dela e como Lucy não fala, apenas pronuncia (“Nyu!”), eles a nomeiam como tal.

Porém, o lado demoníaco de Lucy não está completamente “dormindo” e ela não está apenas por acaso com eles…

É provável que Elfen Lied talvez seja o marco zero dos animes seinen no Brasil, popularmente falando. Em sua época foi um dos megahit por conta da ”novidade” da violência gráfica e sua história séria, com traumas psicológicos somado a um drama com romance.

Em contrapartida, se você não gosta de violência gratuita, cenas impactantes, como por exemplo matar um cachorro fofinho por puro prazer, recomendo passar longe desse título.

Contudo, não espere uma animação fora da curva, digo, para 2004 era bom, mas hoje em dia é apenas ”ok”. Não compromete, mas é fácil notar que trata-se de um anime antigo.

Particularmente falando, eu não sou um grande fã dessa obra, mas é fato que esse anime é reverenciado por muitos aqui no brasil.

4) Golden Kamuy

Capa Golden Kamui, todos os principais personagens na capa
  • Gênero: Ação, Aventura, Histórico
  • Estúdio: Geno Studio
  • Ano de lançamento: 2018
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 24

Sinopse

Sonhando em fazer fortuna do dia pra noite durante com a Febre do Ouro de Hokkaido, Sugimoto encontra um mapa de tatuagens nas costas de fugitivos da Prisão Abashiri, que pode levar a um tesouro secreto!

Golden Kamuy é facilmente um dos meus animes seinen preferidos dessa lista. Em suma, se você gostou de Vinland Saga, você tem 99.9% de chance de gostar desse anime seinen.

O mangá é escrito e ilustrado por Satoru Noda, porém, em virtude de ser um anime histórico, a história é supervisionada por Hiroshi Nakagawa, um linguísta Ainu da Universidade de Chiba.

Além disso, o mangá de Golden Kamuy ganhou o 9° prêmio Manga Taisho no ano de 2016 e também ganhou um dos prêmios mais prestigiados do japão, o Prêmio Cultural Osamu Tezuka na categoria ”Grande Prêmio” em 2018.

A história de Golden Kamuy é o ponto alto do anime. Mas, ao mesmo tempo, a trama é muito bem construída, personagens marcantes com mais de uma faceta, lutas fantásticas e bem animadas e um protagonista sensacional.

Particularmente, outro ponto que eu acho muito bom nesse anime é o humor. É um timing cômico perfeito com piadas sutis, mas extremamente engraçadas, outras, de inicio parecem de mal gosto, mas a insistência da mesma a torna engraçada inevitavelmente.

Resumindo: assista a Golden Kamuy!

5) Uchuu Kyodai

Do lado esquerdo um atranuta em uma roupa espacial laranja, do lado direito o irmão dele usando uma roupa social e segurando um cachorro com roupa de astronauta. Ao fundo os dois crianças
  • Gênero: Comedia, Sci-Fi, Slice of Life, Espaço
  • Estúdio: A-1 Pictures
  • Ano de lançamento: 2014
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 99

Sinopse

No verão de 2006, Mutta Namba e seu irmão mais novo, Hibito, acham que viram um OVNI que voou em direção à lua. Dezenove anos depois, no ano de 2025, Hibito torna-se um astronauta na Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) designado para servir em uma missão para a lua.

Mutta, por outro lado, não foi tão bem sucedido em alcançar seus sonhos. No entanto, logo após ser demitido de seu emprego, Mutta relembra de suas ambições passadas e começa sua jornada para se tornar um astronauta e alcançar seu irmão mais novo.

A história segue Mutta em todas as etapas da seleção para se tornar um astronauta.

Uchuu Kyodai é outro anime premiado dessa lista. Além de ter sido indicado duas vezes para o Manga Taisho, em 2009 e 2010, ganhou:

  • 56° Prêmio de Mangá Shogakukam;
  • Prêmio de Mangá Koudansha;
  • Prêmio do Leitor no 18° Prêmio Cultural Tezuka Osamu.

Todavia, Ushuu Kyodai é com certeza um dos animes seinen para recomendar para qualquer tipo de amigo seu, seja ele do meio otaku ou não. Afinal, quem é que não gosta de uma história sobre exploração espacial?!

Sobretudo, essa história é simplesmente incrível, emocionante, divertida, tensa e inteligente.

O ponto alto do anime, é a retratação da vida de um astronauta desde a seleção até a exploração espacial. Cada etapa da seleção é incrível, em cada episódio há pequenos detalhes que podem dar a chance do espectador solucionar os enigmas.

Porém, há um pequeno ponto negativo que não dá para passar despercebido. O problema é que a maioria dos episódios são únicos, eles acabam lindamente e te fazem sentir completos, sendo assim, falta aquele cliffhanger, para te manter motivado a maratonar esse anime em três dias.

Sendo assim, esse anime é o 10/10 que você está procurando!

6) Hakaima Sadamitsu

Protagonista do anime seinen Sadamitsus gritando e ele em sua armadura atrás
  • Gênero: Ação, Mecha, School, Sci-Fi
  • Estúdio: Studio Deen
  • Ano de lançamento: 2001
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 10

Sinopse

Sadamitsu é um herói que luta contra os Ryukeitai, aliens criminosos que tentam apossar-se da terra. Tudo começou quando um robô chamado Pursuer é enviado para a terra com a missão de deter essa ameaça, mas Sadamitsu confundindo o robô com um vilão acaba o destruindo.

Restando apenas sua cabeça, Pursuer adverte Sadamitsu do seu grande erro, o incubindo da missão de lutar contra os Ryukeitais.

Sendo assim, nosso herói usa a cabeça do robô como capacete que lhe concede todos os poderes da sua alta tecnologia, para combater a verdadeira ameaça dos monstros do espaço.

Que musica sensacional para uma opening

Hakaima Sadamitsu ou Sadamitsu the Destroyer é dos animes seinen desconhecidos aqui do Brasil. Duvido que mais de cinco leitores deste artigo vão ter assistido esse anime.

Antes de tudo, se você quer um anime rápido e empolgante, definitivamente Sadamitsu é o que você procura, mas sem criar muitas expectativas, pois é aquele anime nota 6.9 que vale uma terça a noite pré-feriado.

Uma outra ressalva é que o anime é de 2001, ou seja, tem quase 20 anos, dessa forma, não vá esperando uma animação nível Demon Slayer.

7) Terra Formars

Anime Seinen Terra Formars personagens principais na capa
  • Gênero: Ação, Sci-Fi, Espaço, Horror, Drama
  • Estúdio: LIDENFILMS
  • Ano de lançamento: 2014
  • Material Original: Manga
  • Episódios: 13

Sinopse

No século 21, com tantos problemas ambientais ocorrendo na Terra, cientistas decidiram que era hora de encontrar uma maneira de mudar a população para Marte, no futuro.

Para transformar esse planeta em um ambiente habitável, dois tipos de organismos foram lançados em sua superfície, uma espécie modificada de alga e um inseto da superordem dos Dictyoptera, popularmente conhecido como barata, que se alimentariam dessa alga e que possuem um grande poder de reprodução.

Depois de 500 anos, a primeira expedição tripulada aterrissou em Marte com a missão de analisar a situação do planeta. Mas algo dá errado e todos os astronautas desaparecem misteriosamente, não sem antes enviar uma mensagem para o centro de comando da missão.

Terra formars é um anime que passou por diversos problemas e acabou que não alcançou todo seu potencial.

O primeiro deles, foi a censura extremamente desnecessária e relaxada durante as cenas de violência. Por se tratar dos um animes seinen da sua temporada, o público alvo assistiu esperando ver sangue e corpos mutilados, mas não foi isso que aconteceu.

Segundo, a baixa venda de mangás decorrente a exibição do anime. O anime não alavancou a venda dos mangás, o que fez com que os produtores mudassem a estratégia e lançassem uma segunda temporada completamente diferente da história do mangá, com uma pegada mais shounen.

Mas, do meu ponto de vista o anime é uma ótima porta de entrada para o mangá, apesar de toda a censura, definitivamente é uma história muito boa, com poderes e personagens marcantes.

Portanto, apesar dos problemas que Terra Formars passou, é um anime que eu recomendo fortemente.

8) Bungou Stray Dogs

Capa do anime seinen Bungou Stray dogs, persoangens principais a frente
  • Gênero: Ação, Comedia, Misterio, Super Power, Sobrenatural
  • Estúdio: Bones
  • Ano de lançamento: 2016
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 12

Sinopse

Bungou Stray Dogs conta a história de indivíduos com poderes sobrenaturais da Agência de Detetives Armados, uma organização responsável por solucionar casos que nem a polícia e o exército conseguem resolver.

Bugou Stray Dogs é um anime que todo mundo ouviu falar, mas que poucos assistiram.

A Crunchyroll tem no seu catálogo além da versão legendada, tem uma versão dublada que super recomendo por conta de sua qualidade e regionalização.

Além disso, esse anime possui uma série de referências com poetas e escritores que existiram no japão, alguns até mesmo carregam semelhanças físicas e de personalidade.

Entretanto, Bungou Stray Dogs não é nem um anime nota 10, mas é com certeza um anime que vale a pena dar uma conferida.

Seus personagens são carismáticos, a história é intrigante e a trilha sonora é uma das melhores do ano de 2016.

9) Drifters

Capa Drifters, anime Seinen, Gerreiros samurais indo em direção a algo
  • Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Histórico, Fantasia
  • Estúdio: Hoods Drifters Studio
  • Ano de lançamento: 2016
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 12

Sinopse

O comandante Shimazu Toyohisa, consegue ferir e matar o general Li Naomasa, mas para esse feito ter sido realizado Toyohisa foi ferido gravemente.

Andando ferido e exausto pelos campos de batalha, Shimazu é transportado misteriosamente para um corredor branco cheio de portas. Ao final do corredor tinha um homem de óculos que o teletransporta para outro mundo através da porta mais próxima.

Então, chegando lá Toyohisa encontra mais dois guerreiros que foram parar ali da mesma forma que ele, a partir daí sua jornada começa.

Drifters foi um dos animes que mais chamaram a atenção no ano de 2016. A primeira coisa que chama a atenção é o design incrível e autoral do mangaká Kouta Hirano, o mesmo de Hellsing.

A premissa é outro ponto que chamou a atenção, invocar personagens históricos reais dos mais diversos países em um universo paralelo para comandarem exércitos e se enfrentarem em batalhas nunca antes imaginadas.

Porém, o anime como um todo acabou não empolgando por conta de parte do seu potencial ter sido desperdiçado em uma trama apressada e pouco explorada.

Mas, mesmo com esse ponto negativo Drifters é um dos animes seinen do ano de 2016 recomendadíssimo.

Se você é fã das histórias de pessoas históricas como: Oda Nobunaga, Joana d’Arc, Hannibal, Grigori Rasputin, Adolf Hitler dentre outros, com toda a certeza esse anime te deixará empolgado!

10) Afro Samurai

Afro samurai com a bandana de numero dois na testa olhando sério para frente
  • Gênero: Ação, Aventura, Samurai
  • Estúdio: Gonzo
  • Ano de lançamento: 2007
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 5

Sinopse

Afro Samurai se passa em um “Japão feudal futurístico e pós-apocalíptico“, no qual aquele que conseguir a bandana simbólica de “Número Um”, irá comandar o mundo, como um “deus”.

Alguém torna-se o Número Um matando o antigo Número Um e tomando sua bandana. Entretanto, somente aquele que tiver a bandana de “Número Dois” tem direito de desafiar o Número Um.

Por sua vez somente o número três pode desafiar o número dois, e assim por diante até o número sete, onde todos podem desafiá-lo.

Mas isso muda quando o novo Número Um, tem todas as outras bandanas, exceto a de número dois (Afro), então todos podem desafiar o número dois e somente o número dois pode desafiar o número um deixando a missão de Afro quase impossível.

Afro Samurai é um dos animes seinen que veio de um mangá independente japonês criado por Takashi Okazaki. Fã de soul music e hip hop, Okazaki fez algo muito inusitado, criou um mangá protagonizado por um samurai negro.

Afro samurai também conta com a participação do famoso ator americano Samuel L. Jackson, que além de ser o voz actor do protagonista e de seu parceiro é um dos co-produtores do anime.

De certo, Afro Samurai é uma animação totalmente fora dos padrões para a época. Mesmo sendo um anime de 2007, a qualidade da animação é totalmente fora da curva e até hoje é impressionante.

Inegavelmente o anime impressiona, tanto por sua história, quanto pelo seu ritmo. Com apenas cinco episódios o autor dessa obra conseguiu criar algo com começo, meio e fim satisfatórios.

No ano de 2009, foi produzido um filme em animação de 100 minutos pelo estudio Gonzo. O custo dessa produção foi de aproximadamente US$ 5 milhões, que é um orçamento altíssimo para os padrões da época.

11) Berserk

Griffth, Caska, Guts e outros personagem em cima de uma colina ao por do sol, anime seinen de respeito
  • Gênero: Ação, Aventura, Demônios, Fantasia, Sobrenatural
  • Estúdio: Studio 4°C
  • Ano de lançamento: 2012
  • Material Original: Mangá
  • Episódios: 3 (os três filmes)

Sinopse

Situado em um mundo de fantasia sombria inspirado na Europa medieval, a história gira em torno do solitário Guts, um ex-mercenário e agora um espadachim amaldiçoado e forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança, e Griffith, o líder de um bando de mercenários chamado de “Bando do Falcão“.

Como essa seria uma lista de animes seinen se não tivesse a personificação dessa demografia?

Berserk é sem dúvidas um anime que representa tudo que há de melhor em um seinen com lutas.

Tem uma história super bem desenvolvida, violência, ação, plot twist, dramas, inumeros mistérios, vingança, redenção, discordia. Simplesmente um pacote completo.

Porém, o que eu venho recomendar não é o anime de 1998, e muito menos o de 2016. Alias, essa recomendação aqui é a única que foge do padrão deste artigo.

Berserk: The golden Age Arc I, II e III é uma trilogia de filmes (animação) que adapta todo o primeiro arco do mangá. Ao todo, somando os três filmes, temos por volta de cinco horas de história.

Apesar de não ser perfeito, Berserk: The Golden Age Arc retrata de forma satisfatória toda a jornada de Guts até tornar-se o famoso (e verdadeiro) espadachim negro.

Uma das produtoras dessa animação foi a Warner Bros., que apesar de não ser uma animação 100% ótima, tem momentos incríveis que fazem valer o tempo investido.

Se você é um dos que sabe o que é Berserk, mas ainda não leu e nem assistiu nada sobre, essa é a melhor porta de entrada para você.

Porém, esse filme não substitui o mangá. Caso você goste, dê uma conferida no mangá de Kentaro Miura que vale cada página virada.

Menções honrosas

Os animes abaixo não possuem uma demografia definida (ou pelo menos eu não encontrei), sendo assim, nenhum deles são definidos como animes seinen.

Todavia, acredito que esse fato deve-se ao material fonte, que no caso, ou são animes originais, ou animes baseados em jogos.

Porém, suas histórias, ambientações e narrativas, assemelham-se (ao meu ver) a um anime seinen padrão. Acho que todos animes dessa menção honrosa valem a pena serem assistidos e não podiam ser deixados em para trás.

I) Sengoku Basara

Guerreiros samurais do periodo sengoku fazendo pose na capa de divulgação do anime
  • Gênero: Ação, Aventura, Samurai
  • Estúdio: Production I.G
  • Ano de lançamento: 2009
  • Material Original: Game
  • Episódios: 12

Sinopse

No sangrento Período dos Estados Beligerantes ( período Sengoku), muitos generais lutaram por poder. Mas dentre várias ameaças, um homem provou ser a maior delas; o Senhor do Escuro Oda Nobunaga.

Sanada Yukimura e Date Masamune, desse modo dois jovens guerreiros de diferentes regiões que se tornam rivais, começam a formar uma improvável aliança com o resto dos generais para derrubar o Rei Demônio.

Sengoku Basara é baseado em um game de mesmo nome que fez muito sucesso em sua época. O jogo é uma mistura de Hack and Slash com uma pegada de jogos Musou, no qual seu objetivo é derrotar incontáveis inimigos.

Então, se você é fã de jogos assim, não há dúvidas que você gostará de Sengoku Basara.

Porém, o que faz esse anime especial não é sua origem, e sim sua essência. Sengoku Basara nos trás guerreiros reais e que realmente viveram no periodo Sengoku.

Para aqueles fãs das histórias do japão feudal e gostam de figuras históricas como: Oda Nobunaga, Dante Masamune, Yukimura Sanada, Ieyasu Tokugawa, Keiji Maeda dentre muitos outros, certamente esse anime é para você.

Embora não seja oficialmente um dos animes seinen, sua história tem tudo para agradar aqueles que procuram algo com mais substância e acima de tudo uma história bem desenvolvida.

É a história do japão contada da maneira mais épica possivel!

II) Death Parade

Barman de braços abertos sobre um balcão e suas assistentes uma de cada lado olhando para ele e o balcão
  • Gênero: Game, Mistério, Drama, Suspense
  • Estúdio: Madhouse
  • Ano de lançamento: 2015
  • Material Original: Original
  • Episódios: 12

Sinopse

Após a morte, os humanos são mandados para a reencarnação ou para o vácuo. Mas alguns acabam indo parar no Quindecim, um bar onde um bartender misterioso de cabelos brancos, chamado Decim, trabalha.

Todos que vão parar nesse lugar são desafiados a jogar vários tipos de jogos mortais, afim de revelar suas verdadeiras personalidades, como resultado final, é decidido pelo árbitro se os participantes irão para a reencarnação ou para o vácuo.

Por mais pesada que a sinopse possa ter parecido, o anime é lindo, leve, revigorante, emocionante e, acima de tudo, perfeito.

Eventualmente, se eu tivesse que recomendar apenas um único dos animes seinen (apesar de ele não ser seinen, talvez) dessa lista, sem dúvidas seria Death Parade.

Sobretudo, a música de abertura, na minha opnião, foi uma das melhores de seu ano e retrata com perfeição o tom e o clima do anime.

Finalizando…

Quero reforçar aqui o que foi dito anteriormente na introdução: seinen não é gênero!

Entretanto, é fato que as obras seinen compartilham de semelhanças para além de sua demografia. Por isso, os títulos dessa lista compartilham características que são sim similares: uma trama mais madura, com personagens mais “adultos”.

E resgatando mais um ponto que mencionei no começo do artigo: busquei fazer uma lista que ao mesmo tempo fosse interessante, mas não óbvia como é o caso muitas listas da internet.

Claro, inegavelmente há títulos nessa nessa lista que são conhecidíssimos, mas que com certeza valem ficar de recomendação para as novas safras de “otakinhos” que estão vindo por aí.

Em contrapartida, é provável que eu tenha deixado passar alguns títulos que, para muitos, são considerados indispensáveis e até mesmo animes seinen desconhecidos, mas que sem dúvida vale a pena assistir.

Dessa forma, quero que vocês comentem aí quais obras faltaram nesse artigo e o porquê de você achar isso!

Vamos transformar essa lista de 11 animes seinen para uma lista de 111! (se é que tem tanto anime seinen assim bom)

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo