Especiais

Saiba porque sai sangue pelo nariz nos animes!

16 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Nesse artigo a ideia será responder a famosa pergunta que muitos consumidores de animes e mangás constantemente fazem a si mesmos: “por que personagens de anime sangram pelo nariz?”, ou, então, “por que sai sangue no nariz em animes?”.

Muito provavelmente você já assistiu algum anime em que, em uma determinada cena, algum personagem teve um sangramento nasal leve ou exagerado. Aposto ainda com você que que foi em uma cena de cunho sexual.

Em japonês, esse fenômeno é chamado de “hanaji” (鼻血), e é algo tão corriqueiro que acabou caindo no conceito do cliché dos personagens masculinos (e até femininos, em alguns casos) dentro dos animes.

O sangramento vem sempre denotado em momentos onde há uma necessidade de evidenciar alguma característica muito sensual/sexual.

sangue saindo pelo nariz em anime baka to test

Essas cenas, além de triviais, também passam ou tentam uma forte impressão de comédia, tornando a atmosfera mais leve e engraçada. Esse é um dos principais feelings que momentos onde os personagens que sangram pelo nariz nos causam.

Mas você sabe o porquê dos personagens de animes terem esses sangramentos nasais? Afinal, a gente sabe (ou não?) que o sangue pelo nariz não funciona bem assim na vida real…

O que geralmente leva alguém ao sangramento nasal em animes?

Em suma, o contexto para a execução do famoso momento do sangramento no nariz é o mesmo: um jovem personagem de anime saudável (e se atenham ao termo) que avista uma personagem feminina atraente, com pouca roupa, ou até mesmo completamente sem roupa.

Dessa forma, sua pressão arterial aumenta imediatamente e o sangue começa a escorrer, disparar ou explodir pelas narinas como resultado.

sangramento nasal no personagem de naruto

Trazendo a situação para o mundo real, embasados em constatações científicas, abaixo pode-se ver alguns causadores de escorrimento de sangue pelo nariz:

  • Irritação devido a alergias, resfriados, espirros ou sinusite;
  • Muito frio ou ar seco;
  • Assoar o nariz muito forte;
  • Machucar o nariz;
  • Desvio de septo;
  • Irritantes químicos;
  • O uso excessivo de sprays nasais descongestionantes;

O motivo de tal citação no termo “saudável” é para justificar que o sangramento nasal do personagem nada tem a ver com a saúde do mesmo.

Na verdade, sequer qualquer um desses acontecimentos elencados acima que vetorizam ao sangramento dentro dos animes e mangás, mas sim outras questões que serão dissertadas a seguir (talvez).

O sangramento nasal em animes: qual a lógica por trás?

Bem, não há.

O sangramento nasal do personagem pode ser considerado como uma superstição japonesa, do mesmo modo como acredita-se que sentir a orelha direita ou esquerda quente significa algum estado de humor de uma pessoa em relação a você. Ou aquela de alguém falar de você, e você espirrar, sabe?

O real motivo é que os autores comumente utilizam esse fenômeno por ser extravagante (uma característica comum entre alguns animes) e ~muito~ cômico. Logo, uma complexa, extensa e prolixa teorização sobre isto pode ser completamente descartada.

Como já supracitado, um dos fatores que mais determinam esse fenômeno do ato de sair sangue pelo nariz em animes é a excitação sexual, que provoca um aumento da pressão arterial.

Deste modo, desencadeando uma hemorragia nasal que as vezes mais parece um chafariz.

Sangrando pelo nariz

Fato é que há uma elevação na pressão arterial, entretanto, a mesma não tem nenhuma relação com o nariz, segundo Kōichiro Kanayama, um médico japonês especialista em ouvidos, nariz e garganta.

Logo, cientificamente, nada justifica o sangue no nariz dos personagens, exceto, claro, o desejo incontrolável dos japoneses por coisas nonsenses.

Em síntese, dentro do universo dos animes, não existe uma grandiosa história científica por trás deste costume de sangrar o nariz por causa de uma excitação.

Mesmo porque, como nos mostra o vídeo abaixo do canal Nerdist, para o sangramento nasal funcionar como funciona em alguns animes, ele teria que ter uma velocidade de jato maior que a do som. Na água.

O cabeludo vai bem mais além no vídeo, então, se você sabe inglês e gosta de física, vale dar uma olhada.

E como surgiu essa ideia de fazer sair sangue pelo nariz em animes?

Existe uma antiga lenda que diz que alguns lutadores profissionais possuíam o costume de fazer pequenos cortes na testa, a fim de construir uma tensão e atmosfera singular durante uma partida.

Então, Kōichiro Kanayama, antes citado, teoriza que os autores se inspiraram nesta ideia para desenvolver esse exagero e representar os sentimentos aflorados dos personagens.

Como já mencionado, um sangramento nasal de tal calibre devido uma excitação não possui embasamento científico. Ou seja, use e abuse de sua suspensão de descrença.

Todavia, segundo um vídeo do canal Cronosfera sobre o assunto, o apresentador explica que o uso do nariz seria porque seriam “tubos cavernosos sendo preenchidos por sangue”.

Sabe o que mais fica com seus tubos preenchidos por sangue quando excitado?

Piu piu piscando em meio à flores e um fundo amarelho
É, pois é.

Porém essa é só uma teoria dele próprio e de outras pessoas que exergam tal “semelhança biológica”.

No mesmo vídeo, contudo, é apresentada uma outra teoria que fala que muitos e muitos anos atrás, no Japão, quando homens e mulheres nem podiam dividir o mesmo lado da calçada enquanto andavam na rua, os homens desenvolveram uma curiosa… “habilidade”.

Eles forçavam a pressão sanguínea em sua cabeça aumentar (se você tentar, você meio que sabe como fazer isso, mas não tente, por favor) à ponto de suas faces ficarem vermelhas.

Faz sentido? Não sei. Ainda mais que isso é só uma espécie de lenda urbana, e o pessoal não a aceita de verdade.

Por isso chegamos em…

Yasuji Tanioka, o possível precursor do sangramento nasal em mangás

Os consumidores de mangás não estavam satisfeitos em simplesmente aceitar o sangramento nasal, por isso, resolveram ir ainda mais fundo.

Yasuji no Mettameta Gaki Dou Kouza capa com garota sendo despida e garoto com sangramento nasal

Chegamos então num mangaká dos anos 70, Yasuji Tanioka, que escreveu e desenhou o mangá Yasuji no Mettameta Gaki Dou Kouza.

Nesse mangá, o criador fez um de seus personagens levantar a saia de uma garota, e, após o desprezível ato, o garoto sai do local e sangra rios de sangue pelas narinas.

Yasuji no Mettameta Gaki Dou Kouza sangue saindo do nariz

Acha-se, então, que os autores da época acharam isso muito sensacional, e desde aquela época eles veem utilizando desse elemento narrativo para justificar uma situação, um sentimento de grande empolgação/excitação.

Contudo, não se esqueçam que rastrear o começo disso tudo é muito, muito difícil. Ainda mais que eu não sou japonês, então investigar as raízes culturais desse sangramento nasal é complicadíssimo.

Além disso, o próprio povo “normal” japonês desconhece o motivo para em animes sair sangue pelo nariz nesse tipo de situação. No caso, a parcela que não consome animes e mangás. Sim, nem todo japonês é otaku. Pasmem.

Vídeo antes citado do canal Cronosfera

Personagens femininas também sangram pelo nariz em animes?

É muito comum ser visto esse tipo de coisa acontecer com personagens masculinos. Porém, “raramente” se vê o mesmo acontecer com as personagens femininas. Pelo menos perto do que vemos em narinas masculinas.

E, assim como não há um histórico para os sangramentos, também não há para justificar o fato do mesmo ser minoritário com as garotas nos animes.

garota tendo sangramento nasal

A ideia mais próxima para tentar justificar isto é a de que as hemorragias nasais são mais comum em homens, talvez por uma questão mais hormonal e de desejos sexuais mais sobressalentes. Ou será que dei uma viajada?

Talvez, seja simplesmente porque as obras onde mais vemos o sangramento pelo nariz sejam os clássicos shounen, que são demografias destinadas à adolescentes do sexo masculino. Logo, apresentar garotas seminuas ou nuas é muito mais interessante para prender a atenção.

Sobretudo, não é algo inexistente. Alguns animes, como Maria Holic, Kannagi, e Yuru Yuri, retratam bem estes sangramentos em mulheres, ocorridos devido a pensamentos pervertidos.

Clássicos personagens de animes marcantes pelo sangue que sai pelo nariz

Não é mentira dizer que esses sangramentos dos personagens de animes foi uma daquelas muitas cenas que ficaram registradas na memória. Ainda mais por ser algo completamente inexistente em obras ocidentais.

Assim como lembramos do narrador de Dragon Ball Z dizendo: “Namekusei vai explodir”, ou do famigerado bordão de Yusuke Urameshi, de Yu Yu Hakusho: “Não conheci o outro mundo por querer!”, determinados personagens que sangraram pelo nariz se tornaram únicos também.

Jiraiya, de Naruto

sabio tarado sangrando pelo nariz

Como esquecer o “sábio tarado” (ero-sennin), apelido “carinhoso” que Naruto deu ao seu mestre, Jiraiya. Sem dúvidas um dos maiores personagens memoráveis do universo de Naruto e também do mundo dos animes.

Quantas vezes o personagem não tirou gargalhadas do telespectador nos momentos em que sangrava pelo nariz ao ver Tsunade e aquela enorme protuberância de seios. Ou mesmo quando Naruto utilizava o Jutsu Sexy para tirar onda com o velho.

Caso não conheça o personagem: não é sangue nos olhos também ok? Ele tinha essas pinturas aí. Mas no nariz certamente é sangue.

Sanji, de One Piece

sanji de one piece

Mais um para a trupe dos mulherengos dos animes. Sanji, com seu jeito despojado, classudo e muito romântico, já sangrou pelo nariz inúmeras vezes na obra One Piece. Principalmente se tratando da Nami, uma de suas belas companheiras.

Sanji, assim como Jiraiya, criou vários momentos cômicos com este fenômeno de sangramento nasal que marcaram o personagem e o fez ser tão lembrado pela comunidade.

Claro, o fato de ele ser muito estiloso e cozinhar bem é de destaque também. Mas sendo sincero: quem não achava engraçado ele chamando a Nami de NAAAAAMI-CHWAN e a Robin de ROOOOOBIN-SWAN!

Mestre Kami, de Dragon Ball

mestre kami sangrando pelo nariz

Como deixar de lado o velhinho tarado de Dragon Ball. Talvez o Mestre Kami tenha sido um dos primeiros personagens que você presenciou fazendo esse tipo de coisa nos animes.

Esse aqui na perdia tempo em tarar a Bulma no Dragon Ball Clássico. Até mesmo em suas diversas aparições na Saga Z e no resto das temporadas de Dragon Ball o fizeram reconhecido mundialmente por essa caraterística de “sangue no nariz”.

A lista é grande, mas esses são uns dos mais notórios nesse meio e que, com certeza, até mesmo quem nunca assistiu anime ou esses animes dos quais os personagens citados acima participam, conhecem eles.

Finalizando…

Sumarizando, não há uma explicação repleta de tradição para justificar o porquê dos sangramentos nasais em animes, somente o fato de ser algo “”legal”” e uma questão de gosto de cada autor em colocar ou não.

Aliás, bom lembrar: sangramento pelo nariz em animes não é regra para toda cena de conotação sexual em animes, ok?

Claro que, denotando uma excitação, a fins de censura, poderia ser uma forma de mitigar o impacto que teria caso o anime mostrasse o que realmente acontece quando um homem vê uma mulher semi-nua ou nua.

Acho que ninguém ia gostar de ver o jubileu do Mestre Kami virar super saiyajin.

Caso queira ler mais sobre este tema, você pode analisar a matéria que saiu no site AnimeNewsNetwork falando sobre isto. Contudo, está em inglês.

Um outro vídeo para complemento é esse do canal Get In The Robot, que cita boa parte das teorias mencionadas ao longo deste texto, e, além disso, compara o sangramento nasal com o fato de hoje vermos muitos personagens de anime “babando” quando estão surpresos, muito satisfeitos ou até mesmo excitados.

Vídeo do canal Get In The Robot

E você? Tinha conhecimento de tudo isso?

Deixa aí nos comentários sua opinião, não somente sobre o texto, mas também sobre o famoso sangue que sai pelo nariz em animes.

Escrito por

Welerson Silva

Quase Jornalista e Escritor

Youtuber | Escrita cabeçuda

Brasília - DF

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo