Cúpulacast
E22

A inovadora onda dos manhwa e webtoons!

Duração: 1h00min

Neste inovador episódio do CúpulaCast, o André, o Dudi, o Patrick e o convidado Pedrão se juntam para discutir sobre os “mangás” coreanos, ou os “mangás” digitais, ou seja, sobre manhwa e sobre webtoon!

No fim, tudo é história em quadrinho. Porém, cada uma tem características e particularidades que os diferenciam uns dos outros. Uns são feitos para o celular, outros, para serem impressos. Além disso, temos até os que vem acompanhados de música (no caso dos webtoons).

Hoje você lê mais mangá, ou outras mídias? Você costuma ler pelo celular? Gosta do estilo mais moderno e menos pesado que as mídias coreanas possuem? Ou ainda, sabe o que é uma “calha”?

Escute agora mesmo e resposta todas estas perguntas, porque o episódio, além de muito informativo, foi um dos mais divertidos do CúpulaCast até hoje!

Você pode ouvir no Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, Podbean e, claro, no nosso site! 

Deixe sua opinião pra Cúpula! Ali em baixo na sessão de comentários ou envie um e-mail para: [email protected].

Nunca ouviu falar das diferenças entre mangá, manhwa e manhua?

Aproveita aí que temos um artigo completão aqui explicando todas as diferenças entre essas mídias que vem lá do oriente!

Capa do Artigo sobre diferenças entre Manhua, Manhwa e Manga

Siga a Cúpula do Trovão!

cupulacast-podcast

Além disso, não deixem também de seguir a Cúpula nas principais redes sociais!

Já falamos sobre diversos webtoons aqui no site!

solo leveling capa
Capa-leviathan-manhwa
Sword King com um martelo de duas mãos
Capa-tower-of-god

Ouça também: episódio do CúpulaCast sobre o manhwa/webtoon Solo Leveling!

protagonista apelão solo leveling

Sobre o episódio de manhwa e webtoon

A ideia para este episódio nasceu com a necessidade que o Pedrão viu em nós aqui da Cúpula falarmos sobre essas mídias que estão em completa ascensão nos últimos anos: os manhwas e os webtoons.

O nome, teoricamente, não importa, porque tanto mangá, manhua, manhwa, webtoon, webcomic… tudo significa, em suma: histórias em quadrinhos!

Sendo assim, esse podcast, além do teor informativo sobre o assunto, onde é falado sobre as origens destas mídias e como apareceram lá na Coreia do Sul (pelo menos um pouco), também são levantadas reflexões sobre o atual estado do mercado de mangás japonês.

Desta forma, a discussão começa com um breve esclarecimento entre as diferenças entre mangá, manhwa e manhua. Logo após isso, André, Dudi, Patrick e Pedro encaminham a conversa para um tom de debate voltado para: “é fácil consumir mangás hoje?”.

Ademais, também foram levantadas as dificuldades de ler um mangá em seu formato online, e como as webtoons estão chegando para inovar isso tudo, pois, afinal, são feitas para os smartphones.

Na opinião dos participantes, será que os mangás irão perder mercado aos poucos? Como será que eles veem essa ascensão; de maneira positiva, ou negativa? Além disso, como você prefere consumir suas histórias em quadrinhos hoje, digitalmente, ou fisicamente? No celular ou no PC?

Participe do papo ouvindo o cast e deixando um comentário ou enviando um e-mail pra gente!!

Participantes
 André Uggioni /
André Uggioni
 Lucas
Lucas "Dudi" Souza
 Patrick Fernandes/
Patrick Fernandes
 Pedro Bernardes/
Pedro Bernardes

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo