Em mais um ano, a Cúpula aparece com nosso eletrizante Awards! Apesar de todas as dificuldades (e atrasos), nos esforçamos para trazer a vocês um artigo que reúna, de forma sucinta e divertida, os melhores animes de 2022. Com nosso selo, é claro.
O Cúpula Awards, esse ano, vai relembrar algumas das nossas escolhas ao longo do ano, as chamadas – escolhas trovejantes.
Se você não conhece, eu explico: ao início de cada temporada, nós votamos naqueles animes mais “chamativos” ou “interessantes” da temporada, dando lugar a três grandes escolhas.
Ou seja, a nossas escolhas são sempre baseadas em suposições. Às vezes esses animes são bons, às vezes não. Nesse ano, por exemplo, muitas pessoas já esperavam o lançamento de Chainsaw Man, devido ao sucesso estrondoso do mangá. Então foi fácil votar nesse. Agora, nem todos votaram em Bocchi the Rock porque não tinha indícios de que seria legal, mas foi um anime excelente! Além disso, já aconteceu até de votarmos em animes bem fracos, como RWBY, que decepcionou quase todo mundo…
Metodologia de votação
A dinâmica esse ano será um pouco diferente das dos anos passados. Anteriormente, separávamos em categorias interessantes e curiosas, mas neste ano iremos elencar as nossas escolhas trovejantes e entender como elas finalizaram.
Se a nossa expectativa foi cumprida (ou não) e elencar o famoso TROVÃOZÃO do ano, que irá consagrar entre as escolhas aquela que foi a vencedora.
Entretanto, você já sabe como a Cúpula funciona, não é? Existem muitos sites de votação popular por aí, e são incríveis. A gente sabe como eles funcionam, e é sempre legal poder contribuir em votações populares.
Mas também gostamos de deixar esse espaço aqui da Cúpula com a nossa cara, e por isso trazemos escolhas que são selecionadas com carinho, e pensadas especialmente para você, que participa ativamente da nossa comunidade.
A Cúpula é um espaço aberto sempre para conversar sobre animes e mangás com respeito, levando-os a sério, como eles merecem.
Ao longo das temporadas de 2023 marcaremos com ⚡ os animes que julgamos que acertamos como escolha trovejante, e para os que acharmos que erramos, marcaremos com ☢️.
Encare os animes com ⚡ como se fossem animes que vimos até o final e garantimos que valerá à pena você dar uma chance. Já os ☢️… tomem cuidado.
Disclaimers!
Ainda antes de continuarmos, é bom reforçarmos aqui 2 pontos importantes.
1) Não teremos Para-raio Awards dessa vez 😭
O motivo é triste, mas é real. Com o aumento de trabalho aqui na Cúpula e com a falta de recursos, não conseguimos ter mão de obra o suficiente para produzir um segundo artigo tão completo quanto este.
Considere apoiar nosso projeto caso queira mais conteúdos ricos assim, porque aí conseguimos buscar ajuda de autores com mais facilidade. Com seu apoio, conseguimos ir mais longe e produzir ainda mais. Afinal, a Cúpula é um projeto até então sem fins lucrativos.
Tudo que o projeto rende, retorna para ele.
2) Nossa votação é DIFERENTE do Crunchyroll Anime Awards 📢
O Crunchyroll Anime Awards são prêmios dados anualmente pelo serviço de streaming de anime Crunchyroll para reconhecer os melhores animes do ano anterior. É a maior votação de animes do MUNDO. É irado. Esse ano, inclusive, foi incrível. Pareceu Oscar o negócio. Considerem assistir!
Porém, eles votam diferente de nós. Por conta de ser um evento que requer muita organização e preparo prévio, seria impossível eles esperarem a temporada de outubro de 2022 acabar, pois o evento ocorre no começo de 2023.
Sendo assim, mesmo sendo o Crunchyroll Anime Awards de 2023, os animes que concorreram foram das temporadas:
- Outubro 2021
- Janeiro 2022
- Abril 2022
- Julho 2022
Então, em outras palavras, toda a temporada de outubro 2022 ficou de fora do deles.
POOOOOORÉM, não aqui no Cúpula Awards, e essa é a diferença entre o nosso awards e o da Crunchy. Aqui, olhamos para as temporadas de 2022. Janeiro, abril, julho e outubro; todas do ano passado!
Além disso, outra coisa que diferencia aqui é que não temos diversas categorias técnicas e etc. Pelo menos, não mais. O negócio aqui é deixar do nosso jeito mesmo.
Temporada de Inverno (janeiro): Escolhas trovejantes dos melhores animes de 2022
Apenas para adicionar um disclaimer antes de iniciarmos: aqui, parece que as estações do ano vão estar invertidas, e é isso mesmo.
Enquanto em janeiro, no Brasil, estamos com o sol a pino na cabeça; no Japão, eles estão com bastante neve. Logo, sempre que aqui for verão, lá, estaremos falando da temporada de inverno, que inicia o ano.
My Dress-Up Darling entregou muito! (mesmo com o ecchi forçado em algumas partes)
📢 Vou começar na condução do texto, mas vou passando a bola para outros autores enquanto apresentamos nosso Awards. Vamos nessa!
Começando com um dos animes que enquanto saía foi, sem dúvidas, um dos mais populares da temporada. Na verdade, provavelmente foi o mais popular. Agora, se foi o melhor da temporada, aí já não sei dizer.
Mas, assim, quem não adora uma gyaru simpática e carismática como a protagonista, Marin?
Ou ainda: quem nega um romance com um casal que convence?
Para fechar: quem em sã consciência não ficaria impressionado com a qualidade técnica geral de My Dress-Up Darling? (spoiler: é ótima!)
Seria possível continuar rasgando elogios para My Dress-Up Darling, porque de fato, é um ótimo anime de comédia romântica. Em tudo que se propõe, entrega bem. Gostoso de assistir. Bom demais torcer pelo casal. Ah, como eu amo romance…
Já falamos sobre ele no CúpulaCast, inclusive. Vale a escutada se quiser entender melhor nossa opinião. E sim, “nossa” mesmo, porque todo mundo que participou do cast gostou igual! 😆
Porém, nem tudo são flores em My Dress-Up Darling
Essa obra mexeu com a comunidade por seus diversos pontos fortes, mas também por seu pontos polêmicos. Temos diversas cenas com um nível de ecchi que passa dos limites, tornando-as até desconfortáveis. É teta, bunda, e até menina tropeçando pelada na frente do protagonista. 😥
Muita gente dropou o anime por conta desse tipo de cena, e eu (André) acho completamente justificável. Porém, na minha opinião, não estraga o anime. A experiência não fica comprometida por completa. Existem cenas, inclusive, que o teor precisava ser sensual mesmo. Era o sentimento que tinha que ser causado na audiência. Outras, contudo, não eram… Expliquei isso no podcast. Vai ouvir!
⚡Conclusão: É fato que My Dress-Up Darling foi bem popular por ser de fato BOM! Seu saldo é bem positivo, mesmo com alguns problemas. Acertamos essa escolha trovejante, e acredito que a comunidade otaku concorda com a gente!
Sabikui Bisco: ninguém assistiu, mas é legalzinho
📢Opa, seguimos comigo aqui!
Lááááá atrás quando escrevi minhas primeiras impressões sobre Sabikui Bisco, admito que dei uma emocionada.
Mas em minha defesa, o anime de fato cria um hype tremendo em seu começo. O contexto é legal, os personagens, a animação, a direção, a música… Tudo é média ou acima da média! E cá entre nós: olhando para a temporada que ele saiu, não tínhamos muitas outras escolhas…
Não lembram de qual estou falando? Curte o trailer, quem sabe você se recorda:
Acho estranho que Sabikui Bisco não tenha pipocado por aí nas redes sociais porque, sendo sincero, ele é o suco do shonenzão de porrada (só que em speedrun).
Temos muita ação e vários personagens legais, temos lutas legais, temos um vilão quase entendível e um wordbuilding que chama atenção… De verdade não compreendo como esse anime se tornou tão esquecível. Digo, não é nada incrível, mas é melhor que muita coisa que a galera comenta por aí.
O final, apesar dos meus elogios, é meio caído. Talvez por isso muita gente não comentou sobre Sabikui Bisco. Se tivessemos um grande final talvez viralizasse na internet, sei lá, acho que mais pessoas poderiam ter dado a chance de assistir.
⚡Conclusão: Reforço que a temporada estava fraca. Então, passando o olho por ela, chego a conclusão que a gente não errou em colocar Sabikui Bisco escolha trovejante. Justo dizer que acertamos! Certo?
Tokyo 24-ku mirou na ficção científica e não acertou em nada
📢Roubei o microfone do André, e agora é comigo!
Tokyo 24-ku entraria FÁCIL para a nossa categoria do Para-raio Awards de “animes que com certeza vou esquecer“, até porque estou tendo dificuldades para escrever sobre ele. Não é só porque ocorreu no início do ano passado, mas porque é completamente sem sal. Foi o Hugo quem ficou responsável pelas primeiras impressões do anime, e falou dele positivamente nos três primeiros episódios.
Em, suma, a história é sobre três garotos que, envolvidos em uma trama de tecnologia, perdem uma amiga em comum. Apesar de a amiga estar morta, eles recebem uma ligação do além da defunta. E, em todas as ligações, a gente se depara com uma encruzilhada.
O enigma do trem e dilemas morais
Alguma vez você já deve ter ouvido falar do tal “enigma do trem”. Nele, o trem perde os freios, e você tem que fazer uma escolha: ou você deixa o trem atropelar cinco pessoas no caminho que ele já está fazendo, ou puxa a alavanca e faz com que o trem atropele uma única pessoa na linha do lado.
Esse tipo de enigma é muito utilizado nas aulas de filosofia porque o impacto de se matar alguém com as próprias mãos é grande. Porém, o de se omitir também pode ser. Você mataria cem pessoas para salvar mil?
Em estado mais avançado, ainda há outro dilema: Na mesma situação, de cinco pessoas para um, você poderia empurrar um homem na linha de trem para salvar os outros cinco. Você faria?
Esses conflitos éticos são a base de Tokyo 24-ku, e geram situações episódicas em que eles se deparam com esses dilemas. Não é horrível, mas não é nada do que prometeu.
Ou seja, de uma história em que esperávamos algo no nível ficção científica muito bolada e bem planejada, sem qualquer ponta solta, acabamos com um roteiro episódico meia boca.
Nem mesmo o famoso diretor de JoJo, Naokatsu Tsuda, com seus ótimos enquadramentos e aproveitando a paleta de cores do anime, conseguiu salvar um roteiro que foi só perdendo o hype.
Quando chegou no final da temporada, ninguém nem mais sabia o que era Tokyo 24-ku…
☢️Conclusão: Tokyo 24-ku engana nos três primeiros episódios, e não entrega nada do hype que prometeu.
Veredito das escolhas trovejantes dessa temporada:
⚡⚡☢️ (67%)
Temporada de primavera (abril): Escolhas trovejantes dos melhores animes de 2022
Summer Time Rendering dividiu os otakus
É, meus amigos, esse daqui gerou não só muitos comentários como também disputas acirradas até mesmo dentro da Cúpula.
Summer Time Rendering ganhou tantos fãs quanto haters durante o seu tempo de exibição, durando mais do que os outros dois indicados da sua temporada.
Isso porque ele traz vários elementos que já vimos antes: protagonista OP, viagem no tempo, waifus e deus ex machina. O problema com os clichês nunca são os clichês, mas como eles são veiculados, correto?
Bem, alguns de nós acharam que, apesar dos clichês, Summer Time Render se saiu bem. Outros, como o João, descascaram o anime até não sobrar mais nada dele. Para você ter noção, o próprio título da análise do João já é: “Summer Time Rendering é uma obra sem alma”. Ainda comparou a obra com um X-tudão no podrão. Poxa, João, X-Tudão é uma delícia!
O seu final foi ainda mais polêmico, porque trouxe elementos estranhos e plot twists um tanto quanto exagerados.
Enfim, o que podemos dizer é que esse anime aqui gerou muita confusão entre todo mundo, mas podemos concluir que mereceu o lugar de escolha trovejante.
Isso porque nós escolhemos aqueles que acreditamos serem os mais chamativos e que podem renovar, de alguma forma, a perspectiva de quem assiste anime.
Como gerou bastante burburinho, foi uma escolha trovejante que deu certo, até porque muitos gostaram.
Mas será que deu certo o suficiente para ser o TROVÃOZÃO? Vem com a gente até o final do nosso Awards para descobrir…
⚡Conclusão: Summer Time Rendering foi um acerto como escolha trovejante, mesmo a contragosto de bastante gente, inclusive de vários autores aqui da Cúpula
Dance Dance Danseur passou despercebido mas é uma joia
Dance Dance Danseur foi uma joia incrivelmente subestimada da temporada.
Com tantos comentários sobre Spy x Family, que sem dúvidas também merece muito, Dance Dance passou despercebido.
Infelizmente, porque se saísse em outra temporada, poderia ter ganhado muito mais espaço, como, por exemplo, na temporada de verão, em que tivemos algumas decepções.
Mas eu mesma tive a sorte de fazer as primeiras impressões desse anime maravilhoso por aqui, e ficava toda semana esperando pelo próximo episódio, porque sabia que viria algo bom. E, como todo mundo aqui da Cúpula sabe reconhecer uma boa obra, André, Dudi e Wesley se juntaram para conversar sobre ele em um episódio do famoso CúpulaCast.
Cheio de drama, com muito crescimento pessoal e uma pitada de slice of life, Dance Dance Danseur consegue entregar ainda mais do que promete.
Alguns episódios são tão vívidos e tão cheios de emoção que você quase levantará da cadeira. Em um momento em que ele dança, competindo com o seu rival, parece que estamos lá de verdade! Você sente a tensão.
E o progresso deste anime é extremamente real como um bailarino, apesar de seus dons naturais. O autor/a autora leva seu trabalho bem a sério de pesquisar como o mundo do balé funciona e você se sente não só imerso, mas SUBMERSO no mundo do Junpei, protagonista.
É, sem dúvidas, uma ótima aposta para quem adora um drama misturado com romance. Um garoto que resolve dançar balé não é uma das propostas mais convencionais de anime, e o diretor Munehisa Sakai foi certeiro em repassar as emoções de algo tão fora da caixinha.
⚡Conclusão: Dance Dance Danseur sem dúvidas mereceu estar dentro das escolhas trovejantes da temporada. Está no meu coração, mesmo se não ganhar o Trovãozão. Até rimou!
SPY x FAMILY cativou a todos
Se não Ô mais esperado, SPY x FAMILY era um dos animes mais esperados do ano! Com um sucesso de vendas do mangá absurdo, e com a possibilidade de termos uma animação de qualidade, a comunidade otaku entrou em polvorosa esperando sair a história da família de mentirinha.
O hype diminuiu um pouco após a segunda temporada, que foi alvo de críticas por grande parte da comunidade. Contudo, não podemos deixar de falar que, no momento de seu lançamento, SPY x FAMILY foi um sucesso!
Logo, também faz sentido estar nas escolhas trovejantes e fazer parte na nossa votação para Trovãozão do ano. Se você ainda está vivendo na caverna e não sabe do que se trata, SPY x FAMILY é a história de três estranhas pessoas que se juntam: um detetive, uma assassina e uma criança telepata.
Essa família de mentirinha, que teria tudo para ser absolutamente disfuncional, ganhou os corações de todos os otakus por aí, com momentos super fofos e de derreter qualquer pedra de gelo que você tenha aí no lugar do músculo cardíaco.
Com uma protagonista criança que é, de fato, uma criança e age como criança mesmo tendo poderes especiais, temos momentos extremamente reais entre família, com um drama aqui e ali. Ou seja, um slice of life com ação, comédia e muita fofura!
É mais do que ÓBVIO que não deixaríamos de falar dele aqui na Cúpula.
⚡Conclusão: Atingiu muitas pessoas e ficou muito popular. Com certeza foi uma escolha trovejante acertada e pode muito bem ganhar como “anime do ano”.
Veredito das escolhas trovejantes dessa temporada: ⚡⚡⚡ (100%)
Julgamos que acertamos 100% das escolhas dessa temporada. Ou seja, nós conseguimos acertar, com precisão, que nossas escolhas fossem ser, de fato, bons/populares animes. Somos pika. 😎
Temporada de Verão (julho): Escolhas trovejantes dos melhores animes de 2022
Yurei Deco foi uma decepção sem fim
Apesar de ter sido cotado como uma das nossas escolhas trovejantes, Yurei Deco acabou por se demonstrar apenas mais um entre tantos outros animes que falam sobre tecnologia. Quase ninguém acompanhou até o final, e quem acompanhou ficou meio decepcionado.
Os três primeiros episódios começam bem, e as primeiras impressões dele foram bem positivas, escritas por mim mesma. No entanto, Yurei Deco não sustentou a sua premissa e foi caindo em descrédito a cada episódio lançado.
No meu ponto de vista, o worldbuilding criado tinha potencial para muito mais. Poderia virar uma grande história sobre como o amor, em um universo distópico, poderia ser facilmente comprado, vendido e substituído. Com uma boa direção, Yurei Deco com certeza poderia ser um dos cotados ao trovãozão.
Contudo, não chegou nem perto disso. O diretor Tomohisa Shimoyama preferiu permanecer naquele meio-termo e entregar situações episódicas que não escalaram, bem como um enredo que não cativou seus espectadores.
O anime terminou com uma avaliação muito pior do que quando começou; e, não que as avaliações popular reflitam 100% a qualidade técnica de um anime, mas agora ele está com a triste nota de 6,06 no MAL. Infelizmente, a nota faz bastante sentido.
Em vez de focar naquilo que se propõe a fazer durante os três primeiros episódios (o controle de informação e da vida de cada indivíduo naquela sociedade, bem como o consumo de amor), o anime engaja no “Clube de Detetives” em que a protagonista entra, mudando COMPLETAMENTE o seu direcionamento após o quarto episódio.
☢️Conclusão: Como aqui estamos, de certa forma, fazendo impressões finais dos animes comentados, e decidindo entre eles o melhor, Yurei Deco com certeza não será cotado como um dos melhores. É uma pena.
RWBY é a definição de tanto faz
📢 Alou, agora é minha vez por aqui!
RWBY foi um anime que comecei a assistir assim que saiu e, para minha surpresa, gostei muito dos episódios que assisti na época. Porém, nem tudo são flores, e posso afirmar que prometeram tudo e não entregaram nada.
Bom, até entregaram um anime muito bonito, com uma boa trilha sonora desde a abertura e cenas de ação até o encerramento. Mas nada além disso te convence muito a assistir, o que é uma pena, pois até o 4° episódio eu estava bem animada.
Até onde eu sei, RWBY é uma adaptação de uma animação inicial feita por Monty Oum, mas eu Amanda nunca ouvi falar. Por isso, a minha experiência com o anime foi “razoável” dentro do possível e sem vieses.
RWBY: Ice Queendom é uma história sem sal
Começamos com a introdução dos personagens e muitas promessas em cima de Ruby Rose, personagem principal. Além dela, conhecemos sua irmã mais velha Yang Xiao Long, a filha do dono da maior empresa de Dust, Weiss Schnee e Blake Belladona, uma Fauno. Os Faunos são metade humano e metade animal.
Todas elas entram na Academia Beacon e passam por uma prova seletiva, na qual também é formado uma equipe com base nas pessoas que você encontrar. A Academia é uma escola para formação de caçadores de Grimms. E, óbvio, os caçadores funcionam como uma rede de segurança contra eles.
A premissa inicial tem base na bíblia, do pó viemos e ao pó retornaremos. Esse pó veio a ser também, tempos depois, o que chamam de Dust. Com o uso desse pó, as pessoas foram capazes de lutar contra os Grimm antes que eles pudessem destruir a tudo e todos.
O anime é bem apressado nos primeiros episódios, mas eu gostei mais deles do que de todo o restante da obra. A partir do 5° episódios as coisas passam a ficar maçantes de assistir e acompanhar, o interesse pela história ou pela obra diminui bastante.
RWBY é uma boa Escolha Trovejante e merece seu lugar no Cúpula Awards?
A história se resume na busca de um tipo de Grimm, o Nightmare (pesadelo, em tradução livre do inglês). O Nightmare te faz adormecer e passa a controlar sua mente dentro de um sonho, e só é possível entrar no sonho de alguém caso você tenha alguma relação com ela.
Weiss foi uma das vítimas, e sua equipe foi a teu resgate. O anime inteiro é sobre isso, basicamente, salvar Weiss em sua própria mente e sonho. Além disso, o foco fica na formação das equipes, o desenvolvimento entre os integrantes da equipe, o tal do poder da amizade (juro, Ruby fala isso no último episódio!) e o resgate. Mais nada.
Bom, tem quem discorde de mim, como o nosso querido autor Luiz. Em suas primeiras impressões, ele fala que o anime é uma boa tentativa de maior alcance de pessoas para conhecerem mais sobre RWBY. Porém, tanto eu quanto ele concordamos que a animação e a trilha sonora são boas, embora tenha ali seus defeitos também.
Por fim, RWBY poderia honrar teu lugar como escolha trovejante se falarmos mais dos aspectos técnicos como direção, animação, trilha sonora. Já em relação ao andar da história e sua narrativa, eu diria que não vale muito a pena.
☢️Conclusão: RWBY poderia ter sido muito bom, mas escolheu mediocridade. Em resumo, RWBY foi basicamente uma introdução muito longa, que ficou maçante. É uma pena que isso tenha acontecido.
Cyberpunk: Edgerunners vem para ser mais um ótimo anime de jogo
📢 Voltei!
Muita gente já fala: MAIS UM ANIME DE JOGO? Pois bem, alguns de nós também acharam que fosse. Mas para a nossa surpresa (ufa!), Cyberpunk: Edgerunners entregou MUITO mais do que prometeu.
Andando lado a lado com o grandioso Arcane, que roubou a cena assim que saiu, Cyberpunk: Edgerunners não só fez história como captou grande parte do público do jogo para o anime. Além disso, também foi veiculado pela Netflix, o que ajudou bastante na divulgação.
Baseado no jogo Cyberpunk 2077, o anime foi produzido sob a supervisão da CD Projekt Red, que também é responsável pelo jogo. Com um orçamento de fazer cair o queixo, um dos melhores estúdios da atualidade entra em cena, o Trigger (Kill la Kill, Promare, Star Wars Visions e muito mais)!
Cyberpunk: Edgerunners pode merecer o título de melhor anime de 2022?
O resultado não poderia ser outro: o primeiro episódio deste anime é sem dúvidas um dos melhores (senão o melhor) desta lista. É uma sequência de ação insana, extremamente bem dirigida, intensa e cheia de personalidade estética. As cores, os designs e a trilha sonora criam um ambiente distópico imersivo e auxiliam até mesmo quem nunca ouviu falar de Cyberpunk 2077.
O ponto é: acertaram em cheio. Seja nos fãs do jogo, seja nos otakus ou até mesmo em quem só queria alguma coisa maneira de ação para assistir. David, o nosso protagonista, acaba por sofrer uma perda importante, e, por acasos da vida, decide se envolver com os mercenários, os “cyberpunks”.
Envolvendo marginalização, sociedade de consumo, banalização das mortes e loucura, o enredo nos primeiros episódios é tão frenético que não dá para desgrudar os olhos da tela. Para quem já teve a experiência de jogar, Night City ganha vida.
Um dos elogios que se deve fazer é aos momentos em que os cyberpunks viram psicopatas. Momentos extremamente bem dirigidos pelo Hiroyuki Imaishi, mestre que também esteve detrás de Tengen Toppa Gurren Lagann. Também parabéns ao Yoh Yoshinari, que trabalhou no character design como ninguém.
Por isso tudo, não iríamos deixar de falar dele por aqui, e rolou um cast em que vários elogios foram tecidos. Você não pode deixar de ouvir!
⚡Conclusão: Enfim, Cyberpunk: Edgerunners é SEM DÚVIDAS um dos mais cotados dessa lista a melhor anime do ano. Será que ele poderá ganhar o TROVÃOZÃO?
Veredito das escolhas trovejantes dessa temporada: ⚡☢️☢️ (33,3%)
Julgamos que acertamos 33,3% das escolhas dessa temporada. Ou seja, nesta temporada a gente realmente não sabia o que tava fazendo.
Outono (outubro): Escolhas trovejantes dos melhores animes de 2022
Chainsaw Man fez vibrar a comunidade otaku
Garoto escreve Deus com d minúsculo no interior do Japão e vira uma motosserra: RANDADANDANDAN
Chainsaw Man não poderia faltar. Na nossa indicação, nessa lista, nos nossos casts, nas nossas conversas e nas rodinhas de amigos otakus. Você talvez tenha ódio de Chainsaw Man porque é mainstream (estamos de olho em você), mas temos que combinar que o homem motosserra é a essência do HYPE.
Quando foi anunciado, todo mundo enlouqueceu. Você, teu amigo, tua mãe, tua tia, até o papagaio que lê mangá contigo. Então, não dá para negar a repercussão que esse gigante do Fujimoto teve no mundo dos animes.
A gente aqui da Cúpula, na época que escrevia notícia, já falou dele algumas vezes: falamos que o fim do mangá estava próximo, anunciamos a data de fim e até mesmo falamos sobre quando o mangá venceu um prêmio. O André ainda soltou uma crítica do mangá antes do anime sair.
E quando saiu, todo mundo foi assistir. O resultado: episódios que passavam tão rápido que você nem percebia. O anime é pesado, mas intenso. É superficial, mas profundo. Traz discussões e pontos de vista diferentes, e faz a comunidade se agitar de uma forma muito positiva (no geral).
Infelizmente, tivemos alguns incidentes com aqueles que se diziam “fãs”, atacando dubladores do anime por não realizarem dublagens semelhantes a traduções de scans (não oficiais, diga-se de passagem). No entanto, para os fãs e entusiastas de maneira geral, Chainsaw Man começou e terminou de forma muito positiva.
Chainsaw Man cria empatia com seus personagens
E esse é um dos pontos positivos dos que são citados por nós no Cúpulacast em que falamos sobre o mangá de Chainsaw Man. Denji perde tudo o que poderia ser motivo para a sua felicidade, e sobrevive com toda a sua força, ainda que seja se rebaixando ao pior nível possível.
Ao virar o homem motosserra, seus motivos, que parecem esdrúxulos, escancaram a realidade de um garoto cujas perspectivas foram destroçadas por uma vida abandonada. E se você também só quiser ação, pode ter certeza de que vai encontrar. Faz o barulho da motosserra e vai firme.
Apesar de críticas sobre a direção, Ryuu Nakayama conseguiu se virar. Sabemos que o anime sofreu com o cronograma e apresentou inconsistências, mas não deixou de sustentar o hiper-realismo até o fim. Ainda que haja críticas externas, o pessoal aqui da Cúpula (até mesmo os que leram o mangá) curtiu bastante a experiência.
Se você quiser entender mais sobre os problemas de produção que o anime passou, o pessoal do Sakuga ONE já fez uma thread sobre o caso, explanando de forma rápida as dificuldades superadas por Nakayama durante esse período.
Considerando tudo isso, Chainsaw Man ainda assim foi um sucesso e deu aquela estourada na bolha. Talvez não tanto quanto esperávamos, mas ainda assim merecedor de um possível título de melhor anime de 2022. Também fizemos um cast sobre o anime, e você obviamente deve ouvir.
(Fala sério, que opening ANIMAL Chainsaw Man tem!)
⚡Conclusão: Chainsaw Man é um dos mais cotados dessa lista para ganhar o título de Trovãozão do Ano, sendo um dos melhores animes de 2022. RANDANDANDANDAN!
Blue Lock nos fez torcer pelo Japão na copa
📢André de volta! Voltem a imaginar minha doce voz~
Este é um dos animes com premissas mais interessantes que já vi nos últimos tempos. Na boa, para você que tá totalmente por fora e só vê umas imagens aqui e ali, deve achar que Blue Lock é apenas mais um anime de esporte clássico.
Só que não.
Na história, o governo japonês tá cansado de levar porrada na copa do mundo. Durante uma das reuniões para falar sobre a Copa do Mundo, entra uma mulher na sala quebrando tudo e alegando que o que falta para o Japão vencer uma copa é um centro avante PIKA! Ou seja, um grande atacante.
Pelé, Ronaldo, Messi, Neymar… Diversos nomes grandes do futebol são citados aqui como exemplo de “bom atacante”. E bem, qual o plano para encontrar esse grande atacante? O governo decide iniciar o projeto “Blue Lock”, que consiste em convidar os 300 melhores colegiais que jogam na posição de ataque e fazer uma série de testes até sobrar apenas um.
Então, na série, não vemos jogos de futebol convencionais. Temos várias dinâmicas inovadoras sendo exploradas, que vão de queimadas até testes de resistência. Os jogos em si acontecem, mas de um jeito diferente. Afinal, todos os jogadores em campo querem ser o melhor atacante, então eles precisam se desafiar jogando fora de suas zonas de conforto, como na defesa ou até mesmo no gol!
É bastante interessante e divertido. Obivamente, não é o tipo de anime para assistir levando a sério. Senti uma vibe super “JoJo”, então se você curte esse tipo de anime, certamente gostará de Blue Lock.
O mangá é bem intenso, e o anime conseguiu passar algo parecido (apesar de o material original ser mais impactante).
⚡Conclusão: Blue Lock ficou bastante popular. Tenho certeza que você pelo menos ouviu falar dele. E olha, apesar do negócio ser doido, sem dúvidas é um dos melhores da temporada e um dos mais legais do ano de 2022.
Mobile Suit Gundam: Witch From Mercury emocionou com uma piloto mulher
📢Já cansaram de mim? Espero que não.
Gundam é uma franquia de muitos anos (muuuuuitos anos, tem muuuuuuitos títtulos) já animada primordialmente pela Sunrise. Eles se agarram com força ao gênero mecha e à franquia, e estão certíssimos: é o que fazem de melhor.
Com esses grandiosos e complexos designs de robôs gigantes animados inclusive em 2d, o estúdio tem muita experiência e consegue lidar bem com a franquia.
Com muita expectativa, Witch From Mercury chamou a atenção de fãs de mecha, fãs de Gundam e fãs de shoujo (uau?). Isso porque Witch From Mercury inaugura um protagonismo feminino não contemplado anteriormente, com um olhar mais escolar (?), se é que podemos dizer assim, a Gundam.
Há quem diga por aí que este anime não pode ser levado a sério como um da franquia. Que é muito fraco e não carrega o peso que a franquia leva. Eu discordo, e discordo com base tanto no prólogo do anime quanto no episódio final da primeira parte.
Apesar de não ser fã da franquia, fiquei positivamente impressionada com o impacto desses dois episódios, porque demonstram o quão árdua é a guerra pela sobrevivência. Não vou e nem quero dar spoilers, porque até eu acho que compromete a experiência com o anime.
Witch From Mercury esbanja potencial após sua primeira parte
Gundam: Witch From Mercury conta a história de Suletta, uma menina de Mercúrio que é especial. Com seu mobile suit, Aerial, é frequentemente acusada de ser uma bruxa, e de pilotar um Gundam. Ela não entende bem sobre nada disso, mas pretende fazer novos amigos e cumprir uma lista de desejos.
Como uma adolescente qualquer, Suletta ignora grande parte dos problemas ao seu redor: uma possível guerra, preconceitos contra pessoas de outros países e acusações de ser uma bruxa. Ela tenta seguir em frente sempre, e o otimismo cego de Suletta também nos é passado. Por isso – exatamente por isso – é que Witch From Mercury dá a impressão de ser leve.
E é só impressão mesmo.
Com uma finalização impactante, já indica sua segunda parte, modificando o modus operandi de alguns personagens e indicando viradas de chave dolorosas para uma continuação. Teve quem dissesse, no último episódio, a seguinte frase: “isso é Gundam. É isso”.
E se você está curioso(a), fique mesmo. Não se engane pelo que você vê nos primeiros episódios. Witch From Mercury só parece brincadeira de criança, mas tem muito mais a dizer do que aquilo que se vê na superfície.
Estou absolutamente ANSIOSA para continuar assistindo logo!
⚡Conclusão: Witch from Mercury tem um desenvolvimento lento, mas que cumpre todas as expectativas no episódio final. Será que pode concorrer ao melhor anime de 2022?
Menções Honrosas nos melhores animes de 2022
Não é novidade para ninguém, mas nós não acertamos todas as escolhas trovejantes. Mas, ao errar algumas escolhas trovejantes, não só enganamos sem querer nossa audiência a assistir coisas esquisitas. Errando uma escolha, quer dizer que deixamos de fora algum outro anime bacana de fora.
E isso aconteceu ano passado, obviamente.
Então, nessa sessão do Cúpula Awards, vamos abraçar nossos erros e destacar alguns animes que certamente valerão seu tempo, assim como as escolhas ⚡ acima.
Inclusive, as menções honrosas poderão fazer seu tempo valer ainda mais, porque temos grandes concorrentes à trovãozão do ano abaixo.
Sasaki to Miyano fez o coração bater mais forte
📢Eu de novo por aqui!
Sasaki to Miyano foi um dos meus queridinhos quando saiu e foi uma surpresa excepcional! Não somente para mim, mas para a grande maioria de fãs de Given também.
O anime é um romance clichê entre dois garotos do ensino médio que estão descobrindo agora que eles, na verdade, gostam de meninos e não de meninas. Esse aspecto é muito bem trabalhado durante a obra, de forma leve e natural e não como algo errado neles.
Assim como em Given, o romance vai se desenvolvendo aos poucos, devagar e sem pressa. Sasaki é o mais velho entre os dois, e quem se apaixona primeiro. Miyano ama uma história BL (Boys Love) e apresenta esse mundo para o Sasaki.
Dali surge uma amizade e diversos outros sentimentos. As descobertas de um amor, a fase da adolescência e de todas aquelas incertezas e inseguranças que um dia todos nós já tivemos… Um anime sessão da tarde para rir, se divertir e se apaixonar! Sente a vibe:
Eu escolhi a dedo assistir e fazer as primeiras impressões dessa delícia de anime, que muito passaria despercebido no meio de tantos outros. Pois não é um anime chamativo em nada, mas é mega gostoso de assistir e traz um quentinho pro coração em cada episódio.
O papel de menção honrosa cabe perfeitamente aqui, mas eu acredito que valia muito a pena ter colocado como Escolha Trovejante da temporada.
Paripi Koumei: todo mundo cantou junto!
📢 Eu novamente! Vamos lá com uma das maiores supresas do ano passado:
Paripi Koumei!
Tive a feliz oportunidade de receber Paripi Koumei em um de nossos sorteios das RD3 da temporada em que saiu. E cara, como sou grato. Esse anime sem dúvidas fez meu 2022 melhor. Não só meu, inclusive, porque assistimos ele inteirinho no Cine Cúpula, um evento que fazemos de tempos em tempos no nosso Discord, onde acompanhamos animes da temporada com todo mundo que quiser. Só entrar no nosso Discord, vale a pena! Dá um pulo lá.
O ano é algo por volta de 230 d.c. Você é um estrategista de guerra chinês, um de muito renome. Entretanto, você está em seu leito de morte, doente. O inevitável acontece. Contudo, você logo se vê acordado novamente… só que no Japão, nos tempos atuais, no meio de um festival enorme de fantasias. Será este o INFERNO? E esses são os primeiros minutos de Paripi Koumei!
O objetivo de Kongming, o tal estrategista, é fazer com que uma garota que acabou de conhecer vire uma estrela da música. Ah, ele encontra ela enquanto está BEBASSO! Maluco, é sensacional. Não tem como um anime assim dar errado. O negócio é tão divertido que chegamos a gravar um episódio do CúpulaCast inteirinho só para ele, mesmo que não tenha sido muito popular.
Ah, e não poderia falar de Paripi sem mencionar que tem simplesmente a melhor abertura do ano. Se não for a melhor, com certeza é uma DAS melhores. Curte:
Infelizmente erramos em não botá-lo como uma escolha trovejante, mas estamos aqui fazendo o FAVOR de resgatar ele para que você dê uma chance e vá assistir. Na boa, vale muito à pena!
Inclusive, pode conferir nosso episódio do podcast antes. É sem spoilers. A ideia é convencer você a assistir mesmo 😆
Lycoris Recoil te ganha com apenas 1 (um) gif
E falando em surpresas, Lycoris Recoil não poderia ficar de fora, né!?
Este foi outro anime que assistimos no Cine Cúpula, todo domingo a noite, juntinhos, no Discord. Baita experiência gostosa.
E falando em gostosa, fica fácil lembrar de Lycoris Recoil, porque porra, que… ANIMAÇÃO bacana, cara (no que você tava pensando aí, rapá!?).
Lembro que quando escrevi minha primeiras impressões desse anime foi a primeira vez que percebi tão rápido na temporada que tínhamos errado nas escolhas trovejantes. Sem dúvidas, para mim, Lycoris Recoil merecia ter levado. Aconteceu assim: escolhemos os animes, votamos, e quando fui pro Twitter, encontrei isso aqui:
Na boa, pode soar idiota ou exagerado, mas essa pequena coisinha traz tanta personalidade para o anime que é difícil até por em palavras… Ao mesmo tempo que mostra um pouco da personalidade das personagens, conta um pouco sobre o teor cômico do anime e da relação delas entre si. Além disso, deixa claro que “nessa produção vamos nos apegar aos detalhes“. Sim, eu pensei nisso tudo só ao esbarrar nisso ai no Twitter (inclusive, me segue lá se ainda não segue!).
A premissa em si é um tanto quanto chamativa também. Essas meninas fazem parte de um “grupo” de meninas que são as principais mantenedoras da paz no Japão atual.
Porém, as protagonistas trabalham numa vertente mais “tranquila” dessa organização. Seu gatinho se perdeu? Chame-as! Um grupo terrorista estão contrabandeando drogas e armas? Elas resolvem. Bandidos estão roubando lojas locais? Lá vem elas! Eu acho esse tipo de premissa muito interessante, porque simplesmente você não sabe o que esperar. É aleatório, portanto, surpreendente! E quem não gosta de ser surpreendido?
O anime começa com cenas de ação desenfreada, com tiro porrada e bomba mesmo. O negócio é violento! Metralhadoras pesadas, tráfico, reféns, sangue… o kit completo.
E num kit completo não poderia faltar waifus maravilhosas. Ambas são incríveis, mas meu coração é da Chisato.
Apesar de o final ser meio covarde, eu gosto da tensão e da construção que o anime cria. Acho divertido do começo ao fim, e é muito gostoso de assistir. Vale totalmente à pena. Sem dúvidas poderia ter sido uma escolha trovejante.
Isekai Ojiisan rendeu ótimas risadas
📢 Achou que acabou? Isekai Ojiisan também tem que entrar aqui!
O Tio de Outro Mundo, apesar de ter passado por diversos problemas de produção, é uma das nossas menções honrosas desse guia enorme sobre os melhores animes de 2022.
Apesar de não termos votado como escolha trovejante de verão de 2022, ele COM CERTEZA deveria ter entrado. Apesar disso, ele também foi nomeado como menção honrosa nos possíveis melhores animes da temporada de verão 2022.
Muitas vezes nós desprezamos o poder da comédia e de outros gêneros mais leves, que podem acabar sendo mais interessantes e fáceis de se assistir do que os “sérios”.
E aqui, foi exatamente isso. Muita gente não botou fé em Isekai Ojiisan, talvez porque fosse comédia, talvez porque fosse sair pela Netflix. Quando rolamos o trailer na nossa tradicional reunião da Rd3, o pessoal falou: “ah, deve ser legalzinho”, e ficou por isso mesmo.
Mas Isekai Ojiisan subverte o universo dos nerdolas, faz piadas com a comunidade otaku e gamer, e nos faz engajar na história de um tiozão que foi pra outro mundo.
Isekai Ojiisan é um alívio para o dia-a-dia
Após 17 anos vivendo em uma realidade paralela de RPG, tudo o que o tiozão fazia era ignorar claras investidas de uma tsundere, apagar a memória de todo mundo e ser um personagem super apelão. Mas, na real, ele só estava tentando sobreviver.
A comédia em Isekai Ojiisan contagia demais, e, mesmo com as sucessivas desculpas e atrasos por parte da produção, o anime não deixou de ter valor e ser amado por todos. Eu acertei nas minhas primeiras impressões, em que comentei super bem do anime.
O tom de slice of life e comédia é sempre no ponto, e pode te tirar gostosas risadas mesmo depois de um dia daqueles. É do tipo de anime que a gente quer sempre assistir mais um pouquinho antes de dormir, ou daqueles que a gente assiste no intervalo de almoço.
E, adivinha? Seu diretor, Shigeki Kawai, não tinha dirigido um anime inteiro sozinho antes. Isekai Ojiisan é o SEU trabalho, completo, e podemos dizer que ele fez um ótimo trabalho! Ele já havia trabalhado em outros animes de peso, como Darling in the Franxx e SAO, mas não sozinho.
⚡Conclusão: Apesar de não ter sido uma escolha trovejante, foi uma menção honrosa na nossa temporada de Verão 2022, e fez muito sucesso. Isekai Ojiisan mereceria o título de trovãozão?
Bocchi the Rock! se consagrou como sucessor de K-on!
Parece até maldade comparar os dois animes, mas não. Quem assistiu K-on e quem assistiu Bocchi the Rock sabe: os dois são tão bons, mas tão bons, que podem estar ali no pedestal nº 1.
Não dá para menosprezar o gênero CGDCT (Cute Girls Doing Cute Things, ou, ainda, Garotas Fofas Fazendo Coisas Fofas). Bocchi the Rock! é isso, mas não só isso. Assim como seu antecessor, que saiu em 2009 e foi resultado de uma direção fantástica da Naoko Yamada, Bocchi the Rock investe em uma direção criativa e exótica.
Com trocas constantes de tipos de animação, trabalho de perspectiva, ousadia para deformar seus personagens e muito peito para manter uma identidade visual mesmo com essa estética, Keiichirou Satou entrega tudo o que a gente queria ver.
É um ótimo storyboarder, já tendo trabalhado com projetos como Mob Psycho e Sonny Boy. Mas, em Bocchi the Rock, parece que Satou (e o resto da staff) coloca o coração. O projeto é extremamente criativo para um slice of life, e chama bastante atenção por suas escolhas diferenciadas.
Bocchi the Rock! alcançou os corações de todos
Bocchi e suas amigas recém-adquiridas são tão vivas que te fazem esquecer que está vendo uma animação. É sentir, junto com elas, o medo de se arriscar e a vontade de fazer melhor. Sentir que, de alguma forma, você gostaria de ser uma versão melhor de si.
E junto com tudo isso, temos uma comédia absurda e que combina muito com o clima de 2022, no qual rimos de patos esquisitos com som estourado. É uma comédia atualizada, em alguns momentos mórbida e depressiva (tinha que combinar com a Bocchi).
Eu digo que nunca vão compreender a grandeza de Bocchi the Rock!, mas os números não enganam. Para um simples anime de garotas fofas fazendo coisas fofas, a incrível nota de 8,94 no MAL diz por si só: nem mesmo o K-on, seu antecessor, chegou a essa aprovação social.
O que não significa que devem ser comparados. São de épocas diferentes e pensadas com diferentes focos. Bocchi traz a comédia como uma de suas adições mais potentes, alcançando um público que K-on não poderia alcançar naquela época.
Enfim, ele também foi uma de nossas menções honrosas no guia de outono 2022, recebeu primeiras impressões e foi recomendado pelo André em um de nossos listões. Uau!
⚡Conclusão: Bocchi the Rock! não só merece estar entre as menções honrosas, mas na disputa pelos melhores animes de 2022! Pode ser nosso trovãozão!
O TROVÃOZÃO DO ANO: o ANIME DO ANO de 2022
E chegou a tão esperada hora. Nessa parte final do guia, vamos eleger nossas TEMPESTADES do ano, os três animes que você não pode, em hipótese alguma, deixar passar. São as escolhas trovejantes das escolhas trovejantes! Você precisa dar uma chance para eles, pois são obras que com certeza balançaram a comunidade.
Porém, não pararemos por aí.
Dentro das 3 tempestades do ano, vamos eleger o grande TROVÃOZÃO do ano. Ou seja, o grande “anime do ano”. Lembrando que ser o anime do ano não necessariamente é o anime que nós mais GOSTAMOS pessoalmente, mas sim aquele que mais representou e mais abalou.
Em 2020, por exemplo, elegemos Demon Slayer, que apesar de ter sido a contragosto de muitos, é inegável que foi o anime que mais balançou as estruturas.
Sacaram? É nessa pegada!
Vamos relembrar TODOS os animes que competiram. Pegamos todos os ⚡ (junto com as menções honrosas), deixando os ☢️ de lado. Ficamos com:
Que rufem os tamboresssssss!
O grande TROVÃOZÃO DO ANO, o anime dentre os animes de 2023, aquele que mais marcou a galera aqui da Cúpula foi…
Uns podem chamar de azarão, de zebra, pois tínhamos títulos incríveis e “óbvios”, como Chainsaw Man e Cyberpunk: Edgerunners. Ambos são grandes produções e certamente marcaram demais aqueles que o assistiram. Inclusive, em diversas votações de outros sites por aí Chainsaw levou, e na maior votação de animes do mundo, o Crunchyroll Anime Awards, quem levou foi Cyberpunk. Temos episódios do CúpulaCast sobre os dois, inclusive. Discutimos bastante o que mais curtimos nos animes.
Ironicamente, de Bocchi the Rock não temos podcast ainda.
Ainda.
Agora, com esse renome, não teremos como deixar passar.
Bocchi é excelente no que faz e é o mais carismático de todos. Ele também é o melhor em fazer nos identificarmos com as heroínas, tendo em vista que é um anime mais “pé no chão”. Ainda mais porque aqui na Cúpula temos muitos otakões e otakudas, então a galera se identifica demais com a Bocchi!
Brincadeira.
Enfim, como provavelmente ainda falaremos mais sobre Bocchi, não vamos nos estender mais, mas Bocchi the Rock é, sem dúvidas, o anime do ano para nós aqui.
Venceu com a maioria esmagadora dos votos. por aqui.
Ao votar, tentamos evitar pensar apenas na nossas experiências pessoais com o anime, e sim, o anime que, para além da experiência pessoal, representou muita coisa. Curte a trajetória da parada:
- ‘Bocchi the Rock!’ vende quase 10 vezes mais DVD/BD que ‘Chainsaw Man’ no Japão
- Abertura de ‘Bocchi the Rock!’ fará parte da programação da 89FM durante março
- Bocchi the Rock: Banda da série lidera downloads da semana na Billboard Japão
- ‘Kessoku Band’ é o 4º álbum mais vendido do mundo na última semana
E essas são algumas notícias selecionadas para mostrar o impacto aqui, no Brasil. Mas no Japão, essa série ficou muito, muito popular mesmo. E não só por lá, como mostra a notícia acima sobre o álbum ter ficado popular no mundo todo.
Bocchi rocks!
E ah, quem não assistiu o Crunchyroll Anime Awards, tá moscando. Não perde tempo que ficou pique Oscar, namoral. Vai lá!
Espera! Antes de sair daqui, considere nos apoiar no Catarse!
Curtiu o conteúdo até aqui? Curte a gente? Tem 5 pila por mês sobrando? Sim? Então, curte só:
Seu apoio vai nos “comprar tempo”, pois com ele ficaremos mais próximos de quitar os custos mensais que todas as frentes da Cúpula geram (site, Youtube, Instagram, softwares diversos para deixar tudo lindo e maravilhoso). Com esse apoio, cada vez mais desafogaremos nosso caixa e poderemos alocar os recursos financeiros para trazer mais novidades! ⚡
Isso só depende de VOCÊ! Então, considere apoiar, se não for fazer falta. 😊
Só com mais tempo conseguiremos entregar ainda mais conteúdo.
E esse é nosso maior interesse! 👌